Entrar

Plano de aula de Reprodução Oral

Português

Original Teachy

'EF03LP15'

Reprodução Oral

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreensão do conceito de reprodução oral: O professor deverá garantir que os alunos compreendam o que é a reprodução oral, explicando de forma simples e clara que é a habilidade que temos de expressar pensamentos e sentimentos através da fala.

  2. Identificação de diferentes formas de reprodução oral: Os alunos deverão ser capazes de identificar diferentes contextos em que a reprodução oral é utilizada, como conversas, histórias, canções, poemas, entre outros.

  3. Reconhecimento da importância da reprodução oral: O professor deverá destacar a importância da reprodução oral em nossa vida cotidiana, ressaltando que é através dela que nos comunicamos e expressamos nossas ideias e emoções.

Objetivos secundários:

  • Incentivar a participação ativa dos alunos: O professor deverá estimular a participação dos alunos durante toda a aula, encorajando-os a compartilhar suas próprias experiências de reprodução oral.

  • Desenvolver a capacidade de escuta ativa: Os alunos deverão ser incentivados a ouvir atentamente as diferentes formas de reprodução oral apresentadas em sala de aula, desenvolvendo assim a habilidade de escuta ativa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor iniciará a aula relembrando com os alunos sobre a importância da comunicação e das diferentes formas de comunicação que eles já conhecem, como a escrita, os desenhos, os gestos, entre outros. Essa revisão é importante para que os alunos possam estabelecer conexões com o novo conteúdo a ser apresentado.

  2. Situação Problema: O professor propõe duas situações problemas para instigar os alunos:

    • "Imagine que você está em uma floresta e encontra um animal desconhecido. Como você descreveria esse animal para seus amigos?"
    • "Se você fosse contar uma história para seus avós que moram longe, como faria para eles ouvirem essa história?"

    Essas situações problemas ajudarão a introduzir o conceito de reprodução oral e sua importância.

  3. Contextualização: O professor, então, explicará que assim como na situação problema, em muitas ocasiões, precisamos expressar nossos pensamentos, sentimentos e ideias de forma oral. Por exemplo, quando conversamos com nossos amigos, quando contamos uma história, quando cantamos uma música, entre outras situações do dia a dia. O professor pode trazer exemplos práticos de situações em que a reprodução oral é usada, como uma conversa, uma música ou um programa de rádio.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: O professor apresentará duas curiosidades para despertar a curiosidade dos alunos:

    • "Você sabia que a fala é uma das formas mais antigas de comunicação? Há milhares de anos, nossos ancestrais já usavam a fala para se comunicar."
    • "E você sabia que existem muitas línguas no mundo? Hoje, estima-se que existam mais de 7.000 línguas diferentes faladas em todo o mundo."
  5. Apresentação do Tópico: Finalmente, o professor apresentará o tópico da aula, explicando que eles irão aprender sobre a reprodução oral, que é a habilidade que temos de expressar nossos pensamentos e sentimentos por meio da fala. O professor pode usar exemplos concretos, como uma conversa entre amigos, para ilustrar o conceito. Além disso, o professor ressaltará que a reprodução oral é uma habilidade muito importante, pois é através dela que nos comunicamos e expressamos nossas ideias e emoções.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, o professor deverá realizar atividades práticas que envolvam a reprodução oral. Aqui estão três sugestões de atividades que podem ser realizadas:

  1. Jogo "O Telefone Sem Fio":

    • O professor dividirá a turma em grupos de 6 a 8 alunos.
    • Cada grupo forma uma fila e o primeiro aluno de cada fila receberá uma frase escrita pelo professor.
    • A tarefa do primeiro aluno será sussurrar a frase para o ouvido do colega ao lado, e assim por diante, até que a frase chegue ao último aluno da fila.
    • Esse último aluno deverá então dizer em voz alta a frase que recebeu.
    • O professor comparará a frase original com a frase final e discutirá com a turma como a comunicação oral pode ser diferente da comunicação escrita, destacando a importância da atenção e da clareza na comunicação oral.
  2. Dramatização de Histórias:

    • O professor escolherá algumas histórias curtas e conhecidas pelos alunos, garantindo que sejam adequadas para a idade e o nível de compreensão da turma.
    • Em grupos, os alunos deverão ler a história e decidir como irão representá-la para o restante da turma.
    • O grupo poderá escolher se irá dramatizar a história, fazer uma leitura expressiva ou uma mistura dos dois.
    • Após as apresentações, o professor e os alunos discutirão sobre as diferentes formas de reprodução oral utilizadas nas apresentações, enfatizando como a entonação, o ritmo e a expressão facial e corporal podem influenciar a maneira como uma história é contada.
  3. Criação de uma Música ou Poema:

    • O professor proporá que os alunos, em grupos, criem uma música ou poema sobre um tema específico, como a natureza, a amizade, a família, etc.
    • O professor dará algumas dicas de como iniciar a criação (por exemplo, sugerindo uma melodia simples ou um ritmo de poema).
    • Durante a criação, o professor circulará pela sala, orientando e incentivando os alunos.
    • Ao final, cada grupo apresentará sua música ou poema para a turma, e o professor e os alunos discutirão sobre as escolhas feitas em relação à reprodução oral, como a escolha das palavras, a melodia ou o ritmo, a entonação, etc.

Cada uma dessas atividades proporcionará aos alunos a oportunidade de experimentar e refletir sobre a reprodução oral de maneira lúdica e criativa. O professor deve encorajar a participação de todos os alunos, valorizando suas contribuições e promovendo um ambiente de respeito e colaboração.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas, pedindo para cada grupo compartilhar brevemente como foi a experiência de participar do jogo "O Telefone Sem Fio", da dramatização de histórias e da criação de uma música ou poema. O professor deve encorajar os alunos a expressar suas opiniões, sentimentos e desafios enfrentados durante as atividades, e também a compartilhar o que aprenderam sobre a reprodução oral. Esta etapa é importante para permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências e consolidem o que aprenderam.

  2. Conexão com a Teoria: Em seguida, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula. O professor pode perguntar aos alunos como eles usaram a reprodução oral durante as atividades e como a reprodução oral é usada em situações do dia a dia, como conversas, histórias, canções, etc. O professor deve reforçar que a reprodução oral é uma forma importante de comunicação e que cada um de nós usa a reprodução oral de maneiras únicas e criativas.

  3. Reflexão Individual: Para finalizar, o professor deve propor que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos:

    • "O que você descobriu sobre a reprodução oral que você não sabia antes?"
    • "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em suas conversas, leituras ou escritas do dia a dia?"

    O professor deve dar alguns minutos para os alunos pensarem sobre as perguntas e, em seguida, convidar alguns alunos a compartilharem suas respostas com a turma. O professor deve valorizar todas as contribuições, reforçando que cada aprendizado é válido e importante.

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitir que eles façam conexões entre a teoria e a prática, e refletir sobre suas próprias aprendizagens. Além disso, promove uma cultura de aprendizado contínuo e autoavaliação.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor fará um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de reprodução oral, a importância dessa habilidade na comunicação cotidiana e as diferentes formas de reprodução oral, como conversas, histórias, canções, poemas, entre outros. O professor pode recorrer aos exemplos dados pelos alunos durante as atividades práticas para ilustrar os conceitos discutidos.

  2. Conexão Teoria-Prática: O professor explicará como a aula conectou a teoria com a prática, destacando como as atividades realizadas permitiram aos alunos experimentar e refletir sobre a reprodução oral de maneira lúdica e criativa. O professor deve enfatizar que a reprodução oral não é apenas um conceito abstrato, mas uma habilidade que usamos todos os dias em nossa vida cotidiana.

  3. Materiais Extras: O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Esses materiais podem incluir livros infantis que valorizam a oralidade, como "O Menino Maluquinho" de Ziraldo, ou "A Volta ao Mundo em 80 Dias" de Júlio Verne, que apresenta diferentes formas de comunicação utilizadas ao redor do mundo. Além disso, o professor pode indicar vídeos educativos disponíveis online que abordam o tema da reprodução oral de maneira divertida e didática.

  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor explicará a importância do conteúdo aprendido para a vida dos alunos. O professor pode enfatizar que a habilidade de reprodução oral é essencial para a comunicação efetiva, tanto na vida pessoal quanto na escola. Além disso, o professor pode mencionar que a prática da reprodução oral, seja através de conversas, leituras expressivas, dramatizações, entre outros, ajuda a desenvolver habilidades como a escuta ativa, a expressão de ideias de forma clara e coerente, e a valorização da diversidade linguística e cultural.

  5. Encerramento: O professor encerrará a aula agradecendo a participação de todos e reforçando que a reprodução oral é uma habilidade que pode e deve ser aprimorada com o tempo e a prática. O professor pode encorajar os alunos a continuarem explorando e experimentando com a reprodução oral em suas atividades cotidianas, lembrando-os de que a sala de aula é um espaço seguro para cometer erros e aprender com eles.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies