Objetivos (5 - 10 minutos)
-
Apresentar aos alunos o conceito de artes visuais e seus principais mecanismos como pintura, fotografia, desenho e escultura, destacando sua importância e contribuição para a expressão da cultura e das emoções humanas.
-
Estimular a apreciação artística e a observação crítica dos alunos, incentivando-os a analisar e discutir sobre diferentes obras de arte visual.
-
Proporcionar uma experiência prática de criação artística, onde os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos aprendidos através da produção de uma peça de arte visual própria, utilizando as técnicas apresentadas.
Introdução (15 - 20 minutos)
-
Para começar a aula, o professor deve trazer uma caixa com vários objetos artísticos pequenos, como miniaturas de esculturas, reproduções de pinturas, desenhos e fotografias. Essa atividade prática tem a finalidade de relembrar os alunos sobre o que são as artes visuais e como elas são representadas através desses objetos.
-
O professor apresentará cada objeto, explicando brevemente o que é e que tipo de arte visual representa. Os alunos serão convidados a passar os objetos entre si, observando-os de perto.
-
Em seguida, o professor propõe duas situações-problema: i) a turma deve organizar uma pequena exposição de arte na escola, quais tipos de arte visual poderiam ser incluídos? ii) Imagine que vocês são artistas e precisam criar uma obra de arte visual para expressar suas emoções durante a quarentena, qual tipo de arte visual escolheriam e por quê?
-
O professor pode discutir a importância das artes visuais na vida cotidiana, destacando como elas são usadas para expressar emoções, contar histórias e representar culturas. Isso pode ser feito através de exemplos reais, como a arte de rua presente na cidade, as fotografias em revistas e jornais, e até mesmo as pinturas e esculturas em parques públicos.
-
Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades: i) A arte mais antiga do mundo tem cerca de 40.000 anos e foi encontrada em uma caverna na Indonésia, é uma pintura de um animal selvagem. ii) Você sabia que o artista Michelangelo levou 4 anos para pintar o teto da Capela Sistina? E que ele fez isso deitado de costas em um andaime?
-
Após essa introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do que são as artes visuais e estarão prontos para aprender mais sobre os diferentes mecanismos que compõem essa forma de arte.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
Atividade 1: "Museu na Sala de Aula"
-
O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 estudantes. O desafio proposto é que cada grupo deve criar uma mini-exposição de arte visual usando materiais disponíveis na sala de aula ou trazidos de casa.
-
Os materiais podem variar de desenhos e pinturas feitas pelas próprias crianças, a recortes de revistas, fotografias, pequenos objetos cotidianos (como uma folha de árvore ou uma pena de pássaro) que podem ser usados para criar uma peça de arte visual. O importante é que os alunos consigam expressar-se através dessa atividade, e que a diversidade de técnicas e objetos seja incentivada.
-
Cada grupo terá cerca de 15 minutos para organizar sua exposição, após os quais cada um apresentará as obras aos colegas, explicando as razões das escolhas e comentando como as peças refletem os diferentes mecanismos de arte visual apresentados na introdução da aula.
-
O professor deve caminhar pela sala durante a atividade, orientando os alunos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir. Ao final, ele pode encorajar a discussão, fazendo perguntas sobre as obras, a fim de instigar uma reflexão crítica sobre o conteúdo apresentado.
Atividade 2: "O Artista e seu Público"
- Seguindo o mesmo formato de grupos da atividade anterior, o professor propõe que os alunos construam juntos uma escultura, um desenho, uma pintura ou mesmo uma composição fotográfica sobre um tema proposto por eles mesmos.
- O professor fornecerá materiais variados, como argila, papelão, tintas, pincéis, papéis coloridos, revistas para recorte, e até mesmo um smartphone ou tablet para composições fotográficas (se disponível).
- O grande diferencial desta atividade é que, enquanto um dos alunos trabalha na criação da obra, os outros, denominados "público", deverão interpretar a obra, buscar significados, ligar-se emocionalmente à criação e, por fim, discutir sobre a importância da obra para a cultura e para a expressão de emoções humanas. O "artista" então escuta as interpretações e explica suas intenções com a obra.
- Os papéis devem ser revezados dentro dos grupos, de forma que todos tenham a oportunidade de ser o "artista" e o "público".
- Essa atividade promove a familiarização com as artes visuais tanto na prática, com a criação das obras, quanto teoricamente, ao promover a apreciação crítica das obras produzidas pelos colegas.
Essas são sugestões de atividades. O professor pode avaliar o tempo disponível, o perfil da turma e escolher a atividade que considerar mais adequada. Cada uma delas é concebida para promover a participação ativa dos alunos, tanto na criação quanto na apreciação de obras de arte visual, e poderá tomar o tempo estimado para o desenvolvimento deste plano de aula.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Uma vez concluídas as atividades práticas, o professor reunirá toda a turma para uma sessão de discussão em grupo. Cada equipe terá a oportunidade de apresentar suas soluções ou conclusões encontradas durante as atividades, explicando o que aprenderam e como conectaram a teoria com a prática.
-
O professor fará perguntas direcionadas para cada grupo, com o objetivo de verificar o que foi aprendido. As questões podem abordar o processo de criação das obras, as escolhas artísticas feitas, a interpretação e apreciação das obras pelos "públicos", bem como a conexão entre as obras produzidas e os mecanismos de arte visual apresentados na introdução da aula.
-
A seguir, o professor dará a oportunidade para que os alunos façam perguntas uns aos outros, incentivando a troca de ideias e a discussão construtiva. O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a chance de participar e que a conversa permaneça respeitosa e focada no tópico da aula.
-
Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam durante a aula. Duas perguntas serão sugeridas para orientar essa reflexão:
i) Qual mecanismo de arte visual você mais gostou de explorar hoje e por quê?
ii) Como você usaria as artes visuais para expressar um sentimento ou contar uma história?
-
Após essa reflexão individual, os alunos serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem. O professor pode destacar como as respostas refletem a diversidade de experiências e perspectivas presentes na sala de aula, e como essa diversidade enriquece a nossa compreensão e apreciação das artes visuais.
-
Finalmente, o professor agradecerá a todos pela participação e pelos esforços durante a aula, reiterando a importância das artes visuais para a expressão humana e a formação cultural. Como tarefa de casa, os alunos poderão ser incentivados a continuar explorando as artes visuais, talvez visitando um museu local ou procurando obras de arte visual em suas casas e vizinhanças, e pensando sobre como essas obras se conectam com o que aprenderam na aula.
Conclusão (5 - 10 minutos)
-
Para concluir a aula, o professor resumirá os principais pontos abordados durante a aula sobre as diferentes formas de arte visual: pintura, fotografia, desenho e escultura. Ele relembrará os alunos sobre a importância desses mecanismos para a expressão de emoções, narrativas e culturas humanas.
-
Em seguida, o professor destacará como a aula combinou teoria e prática. Ele explicará que os alunos não apenas aprenderam sobre as artes visuais, mas também aplicaram esse conhecimento através das atividades práticas. Isso deve ajudar os alunos a entender como a teoria e a prática estão intrinsecamente ligadas nas artes visuais, e como a criação e apreciação de arte requerem tanto o conhecimento quanto a experimentação.
-
O professor pode então sugerir materiais adicionais para que os alunos possam expandir seu entendimento sobre o assunto. Isso pode incluir livros sobre arte visual, websites de museus que possuem coleções digitais, vídeos de artistas criando suas obras, entre outros. Ele pode também sugerir que os alunos continuem a praticar em casa o que aprenderam na aula, criando suas próprias obras de arte visual.
-
Por fim, o professor fará um resumo da importância das artes visuais para a vida diária. Ele pode lembrar aos alunos que as artes visuais estão ao nosso redor: nos livros que lemos, nos filmes que assistimos, nas roupas que vestimos, nos videogames que jogamos, e até mesmo na decoração de nossas casas. Ele pode enfatizar que as artes visuais são uma ferramenta poderosa para expressar nossos sentimentos e ideias, e que ao entender e apreciar as artes visuais, somos capazes de entender melhor a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor.
-
A aula será encerrada com uma rodada final de perguntas e respostas, onde os alunos terão a oportunidade de esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes. O professor agradecerá a todos pela participação e encorajará os alunos a continuarem explorando o maravilhoso mundo das artes visuais.