Entrar

Plano de aula de Artes visuais: Introdução

Artes

Original Teachy

''EF15AR01''

Artes visuais: Introdução

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Apresentar aos alunos o conceito de artes visuais e seus principais mecanismos como pintura, fotografia, desenho e escultura, destacando sua importância e contribuição para a expressão da cultura e das emoções humanas.

  2. Estimular a apreciação artística e a observação crítica dos alunos, incentivando-os a analisar e discutir sobre diferentes obras de arte visual.

  3. Proporcionar uma experiência prática de criação artística, onde os alunos terão a oportunidade de explorar os conceitos aprendidos através da produção de uma peça de arte visual própria, utilizando as técnicas apresentadas.

Introdução (15 - 20 minutos)

  1. Para começar a aula, o professor deve trazer uma caixa com vários objetos artísticos pequenos, como miniaturas de esculturas, reproduções de pinturas, desenhos e fotografias. Essa atividade prática tem a finalidade de relembrar os alunos sobre o que são as artes visuais e como elas são representadas através desses objetos.

  2. O professor apresentará cada objeto, explicando brevemente o que é e que tipo de arte visual representa. Os alunos serão convidados a passar os objetos entre si, observando-os de perto.

  3. Em seguida, o professor propõe duas situações-problema: i) a turma deve organizar uma pequena exposição de arte na escola, quais tipos de arte visual poderiam ser incluídos? ii) Imagine que vocês são artistas e precisam criar uma obra de arte visual para expressar suas emoções durante a quarentena, qual tipo de arte visual escolheriam e por quê?

  4. O professor pode discutir a importância das artes visuais na vida cotidiana, destacando como elas são usadas para expressar emoções, contar histórias e representar culturas. Isso pode ser feito através de exemplos reais, como a arte de rua presente na cidade, as fotografias em revistas e jornais, e até mesmo as pinturas e esculturas em parques públicos.

  5. Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades: i) A arte mais antiga do mundo tem cerca de 40.000 anos e foi encontrada em uma caverna na Indonésia, é uma pintura de um animal selvagem. ii) Você sabia que o artista Michelangelo levou 4 anos para pintar o teto da Capela Sistina? E que ele fez isso deitado de costas em um andaime?

  6. Após essa introdução, os alunos devem ter uma compreensão básica do que são as artes visuais e estarão prontos para aprender mais sobre os diferentes mecanismos que compõem essa forma de arte.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: "Museu na Sala de Aula"

  1. O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 estudantes. O desafio proposto é que cada grupo deve criar uma mini-exposição de arte visual usando materiais disponíveis na sala de aula ou trazidos de casa.

  2. Os materiais podem variar de desenhos e pinturas feitas pelas próprias crianças, a recortes de revistas, fotografias, pequenos objetos cotidianos (como uma folha de árvore ou uma pena de pássaro) que podem ser usados para criar uma peça de arte visual. O importante é que os alunos consigam expressar-se através dessa atividade, e que a diversidade de técnicas e objetos seja incentivada.

  3. Cada grupo terá cerca de 15 minutos para organizar sua exposição, após os quais cada um apresentará as obras aos colegas, explicando as razões das escolhas e comentando como as peças refletem os diferentes mecanismos de arte visual apresentados na introdução da aula.

  4. O professor deve caminhar pela sala durante a atividade, orientando os alunos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir. Ao final, ele pode encorajar a discussão, fazendo perguntas sobre as obras, a fim de instigar uma reflexão crítica sobre o conteúdo apresentado.

Atividade 2: "O Artista e seu Público"

  1. Seguindo o mesmo formato de grupos da atividade anterior, o professor propõe que os alunos construam juntos uma escultura, um desenho, uma pintura ou mesmo uma composição fotográfica sobre um tema proposto por eles mesmos.
  2. O professor fornecerá materiais variados, como argila, papelão, tintas, pincéis, papéis coloridos, revistas para recorte, e até mesmo um smartphone ou tablet para composições fotográficas (se disponível).
  3. O grande diferencial desta atividade é que, enquanto um dos alunos trabalha na criação da obra, os outros, denominados "público", deverão interpretar a obra, buscar significados, ligar-se emocionalmente à criação e, por fim, discutir sobre a importância da obra para a cultura e para a expressão de emoções humanas. O "artista" então escuta as interpretações e explica suas intenções com a obra.
  4. Os papéis devem ser revezados dentro dos grupos, de forma que todos tenham a oportunidade de ser o "artista" e o "público".
  5. Essa atividade promove a familiarização com as artes visuais tanto na prática, com a criação das obras, quanto teoricamente, ao promover a apreciação crítica das obras produzidas pelos colegas.

Essas são sugestões de atividades. O professor pode avaliar o tempo disponível, o perfil da turma e escolher a atividade que considerar mais adequada. Cada uma delas é concebida para promover a participação ativa dos alunos, tanto na criação quanto na apreciação de obras de arte visual, e poderá tomar o tempo estimado para o desenvolvimento deste plano de aula.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Uma vez concluídas as atividades práticas, o professor reunirá toda a turma para uma sessão de discussão em grupo. Cada equipe terá a oportunidade de apresentar suas soluções ou conclusões encontradas durante as atividades, explicando o que aprenderam e como conectaram a teoria com a prática.

  2. O professor fará perguntas direcionadas para cada grupo, com o objetivo de verificar o que foi aprendido. As questões podem abordar o processo de criação das obras, as escolhas artísticas feitas, a interpretação e apreciação das obras pelos "públicos", bem como a conexão entre as obras produzidas e os mecanismos de arte visual apresentados na introdução da aula.

  3. A seguir, o professor dará a oportunidade para que os alunos façam perguntas uns aos outros, incentivando a troca de ideias e a discussão construtiva. O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a chance de participar e que a conversa permaneça respeitosa e focada no tópico da aula.

  4. Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam durante a aula. Duas perguntas serão sugeridas para orientar essa reflexão:

    i) Qual mecanismo de arte visual você mais gostou de explorar hoje e por quê?

    ii) Como você usaria as artes visuais para expressar um sentimento ou contar uma história?

  5. Após essa reflexão individual, os alunos serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem. O professor pode destacar como as respostas refletem a diversidade de experiências e perspectivas presentes na sala de aula, e como essa diversidade enriquece a nossa compreensão e apreciação das artes visuais.

  6. Finalmente, o professor agradecerá a todos pela participação e pelos esforços durante a aula, reiterando a importância das artes visuais para a expressão humana e a formação cultural. Como tarefa de casa, os alunos poderão ser incentivados a continuar explorando as artes visuais, talvez visitando um museu local ou procurando obras de arte visual em suas casas e vizinhanças, e pensando sobre como essas obras se conectam com o que aprenderam na aula.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Para concluir a aula, o professor resumirá os principais pontos abordados durante a aula sobre as diferentes formas de arte visual: pintura, fotografia, desenho e escultura. Ele relembrará os alunos sobre a importância desses mecanismos para a expressão de emoções, narrativas e culturas humanas.

  2. Em seguida, o professor destacará como a aula combinou teoria e prática. Ele explicará que os alunos não apenas aprenderam sobre as artes visuais, mas também aplicaram esse conhecimento através das atividades práticas. Isso deve ajudar os alunos a entender como a teoria e a prática estão intrinsecamente ligadas nas artes visuais, e como a criação e apreciação de arte requerem tanto o conhecimento quanto a experimentação.

  3. O professor pode então sugerir materiais adicionais para que os alunos possam expandir seu entendimento sobre o assunto. Isso pode incluir livros sobre arte visual, websites de museus que possuem coleções digitais, vídeos de artistas criando suas obras, entre outros. Ele pode também sugerir que os alunos continuem a praticar em casa o que aprenderam na aula, criando suas próprias obras de arte visual.

  4. Por fim, o professor fará um resumo da importância das artes visuais para a vida diária. Ele pode lembrar aos alunos que as artes visuais estão ao nosso redor: nos livros que lemos, nos filmes que assistimos, nas roupas que vestimos, nos videogames que jogamos, e até mesmo na decoração de nossas casas. Ele pode enfatizar que as artes visuais são uma ferramenta poderosa para expressar nossos sentimentos e ideias, e que ao entender e apreciar as artes visuais, somos capazes de entender melhor a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor.

  5. A aula será encerrada com uma rodada final de perguntas e respostas, onde os alunos terão a oportunidade de esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes. O professor agradecerá a todos pela participação e encorajará os alunos a continuarem explorando o maravilhoso mundo das artes visuais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies