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Plano de aula de Música: Introdução

Artes

Original Teachy

''EF15AR13''

Música: Introdução

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir os alunos no universo da música, evidenciando que ela é uma forma de arte que expressa sentimentos e emoções, além de refletir a cultura de um povo. O professor deve trazer exemplos variados de gêneros musicais (pop, clássico, reggae, samba, etc.), mostrando a diversidade na música.

  2. Através de atividades práticas, permitir que os alunos percebam os componentes que formam uma música. O professor deve planejar atividades que envolvam as diferentes partes de uma música: melodia, ritmo, harmonia e letra.

  3. Desenvolver habilidades de escuta ativa e de apreciação musical. Através de sessões de audição musical, onde os alunos são encorajados a compartilhar suas impressões sobre as músicas ouvidas, o professor pode ajudar a desenvolver a capacidade crítica dos alunos em relação à música.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. O professor deve começar a aula perguntando aos alunos se eles gostam de música e quais são seus gêneros musicais favoritos. Esta conversa inicial pode servir para relembrar os alunos de conceitos relacionados à música que já foram discutidos em aulas anteriores, como o fato de que a música é uma forma de arte que expressa sentimentos e emoções e que reflete a cultura de um povo.

  2. Em seguida, o professor pode apresentar duas situações-problema que serão exploradas durante a aula:

    • Primeira situação: Peça para os alunos imaginarem que eles foram convidados para compor uma música para ser apresentada na festa de final de ano da escola. Como eles iriam começar? Quais elementos eles precisariam considerar na composição da música?
    • Segunda situação: Peça para os alunos imaginarem que eles foram convidados para serem jurados em um concurso de música. Que critérios eles usariam para avaliar as músicas apresentadas no concurso?
  3. O professor pode então contextualizar a importância do assunto com aplicações reais, falando sobre como a música é usada em diversos contextos na nossa sociedade, como em filmes, jogos, festas, concertos, etc. Ele pode também mencionar que muitas pessoas fazem da música a sua profissão, trabalhando como músicos, compositores, produtores musicais, etc.

  4. Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre o universo da música:

    • Primeira curiosidade: Você sabia que a música mais antiga do mundo que conhecemos é chamada de "Hino a Nikkal" e foi escrita há mais de 3.400 anos na antiga cidade de Ugarit, na atual Síria? A música foi escrita em tábuas de argila e foi decifrada por arqueólogos.
    • Segunda curiosidade: Você sabia que existem mais de 1.200 gêneros musicais no mundo? Eles vão desde o pop e o rock, que são muito conhecidos, até gêneros mais específicos como o "chiptune", que é uma música feita com os sons de videogames antigos.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar prontos para mergulhar no universo da música e explorar seus diversos componentes de forma prática e divertida.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Brincadeira "Composição Music Shuffle":

    • Divida a turma em grupos pequenos de 4 a 5 alunos.
    • Distribua uma folha de papel e canetas para cada grupo.
    • Peça a cada grupo para escrever uma frase ou verso simples que expressa uma emoção ou sentimento. Por exemplo, "Quando acordo, o sol está brilhando".
    • Depois que todos os grupos terminaram de escrever suas frases, peça para eles dobrar as folhas de papel e colocá-las em um recipiente central.
    • Peça então para cada grupo pegar um papel do recipiente e a tarefa deles será criar uma melodia para a frase que eles pegaram. Oriente que eles podem usar instrumentos musicais disponíveis na sala de aula, como xilofones, pandeiros, etc., ou se não houver, eles podem usar suas vozes.
    • O resultado deve ser uma divertida colaboração onde a letra originalmente criada por um grupo será apresentada com uma nova melodia criada por outro grupo!
  2. Jogo "Detective Musical":

    • Neste jogo, os alunos terão que usar seus ouvidos e se tornar "detectives" para perceber diferentes componentes da música.
    • O professor irá tocar uma música e pedir para os alunos identificarem um determinado elemento, seja o ritmo, melodia, harmonia ou a letra.
    • O papel de detective passará de aluno para aluno, dando a todos a chance de praticar sua percepção musical.
    • A música pode ser pausada após cada turno de detective para discussão dos elementos apontados e reiniciada de onde parou para o próximo detective.
  3. Brincadeira "Música Desenhada":

    • Neste jogo, os alunos usarão música como inspiração para criar desenhos.
    • O professor irá tocar várias músicas de diferentes gêneros e suegindo que os alunos ouçam atentamente e tentem visualizar cenários, cores, formas, pessoas ou quaisquer imagens que a música inspire.
    • Depois de escutar cada música, os alunos terão um momento para desenhar o que visualizaram na folha de papel, usando giz de cera ou lápis de cor.
    • No final da atividade, os alunos podem compartilhar seus desenhos e explicar como a música inspirou suas criações.

O professor pode escolher uma das atividades acima para ser realizada com a turma, de acordo com a preferência e necessidade dos alunos. Neste momento, o importante é que os alunos interajam ativamente com os princípios do universo da música de forma lúdica e interessante, permitindo assim que eles compreendam melhor o assunto em discussão. O tempo estimado para a realização de cada atividade varia e será necessário que o professor monitorize e gerencie ativamente o tempo para garantir que a atividade escolhida seja concluída dentro do tempo de aula disponível.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: Após a conclusão das atividades práticas, o professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo deve apresentar brevemente o que criou, seja a música, o desenho ou os elementos identificados na música. Eles devem explicar como chegaram a esses resultados e quais estratégias usaram. O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas impressões sobre as músicas e os desenhos e a comentar as apresentações dos outros grupos, promovendo um ambiente de respeito e apreciação pelas criações dos colegas.

  2. Conexão com a Teoria: Depois que todos os grupos tiverem apresentado, o professor deve fazer uma recapitulação da teoria discutida no início da aula, conectando-a com as soluções e conclusões encontradas pelos alunos. Por exemplo, o professor pode relembrar a definição de melodia, ritmo, harmonia e letra, e apontar como esses elementos foram usados nas composições musicais criadas pelos alunos. O professor também deve ressaltar a importância de perceber e apreciar esses elementos na música, e como isso pode enriquecer a experiência de ouvir música.

  3. Reflexão Final: Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Duas perguntas simples podem ser usadas para orientar essa reflexão:

    • Primeira pergunta: "Qual foi o elemento da música que você achou mais interessante de explorar e por quê?"
    • Segunda pergunta: "Como essa aula mudou a maneira como você percebe e aprecia a música?"

    O professor pode pedir para alguns alunos compartilharem suas reflexões com a turma, se sentirem-se à vontade. O objetivo dessa reflexão final é permitir que os alunos internalizem o que aprenderam e percebam a relevância e aplicabilidade desses conhecimentos em suas vidas.

  4. Feedback do Professor: Por fim, o professor deve fornecer um feedback aos alunos sobre a sua participação e envolvimento nas atividades. Ele deve elogiar o esforço e a criatividade dos alunos, e encorajá-los a continuar explorando e aprendendo sobre música.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda dos elementos que compõem uma música e de como a música é uma forma de arte que expressa sentimentos e emoções e reflete a cultura de um povo. Além disso, eles devem ter desenvolvido habilidades de escuta ativa e apreciação musical, e sentir-se mais confiantes e motivados para continuar aprendendo sobre música.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos: O professor deve ressaltar os principais pontos abordados durante a aula. Este é o momento de enfatizar a importância da música como expressão artística e cultural, e a relevância de seus componentes: melodia, ritmo, harmonia e letra. É importante também mencionar como esses elementos se conectam para criar uma música e como eles podem variar de acordo com diferentes gêneros musicais.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor deve ressaltar como as atividades práticas realizadas durante a aula ajudaram os alunos a compreender melhor a teoria discutida. Por exemplo, através da brincadeira "Composição Music Shuffle", os alunos tiveram a oportunidade de experimentar na prática como é compor uma música, considerando seus diferentes componentes. No jogo "Detective Musical", os alunos puderam exercitar sua escuta ativa e perceber diferentes elementos na música. E na atividade "Música Desenhada", os alunos puderam explorar a ligação entre música e emoções, expressando suas percepções por meio de desenhos.

  3. Materiais Extras: Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais para os alunos explorarem em casa. Isso pode incluir:

    • Uma lista de músicas de diferentes gêneros para os alunos ouvirem e tentarem identificar os elementos discutidos em aula.
    • Livros infantis que falam sobre música, como "Zin! Zin! Zin! A Violin" de Lloyd Moss ou "M is for Melody: A Music Alphabet" de Kathy-jo Wargin.
    • Websites ou aplicativos interativos que permitem aos alunos explorar mais sobre os componentes da música, como o Chrome Music Lab.
  4. Importância do Assunto: Para finalizar, o professor deve reforçar a relevância da música no dia a dia dos alunos. A música não é apenas uma forma de entretenimento, mas também uma maneira de expressar sentimentos e emoções, uma parte importante de diferentes culturas, e até mesmo uma possibilidade de carreira. Além disso, o desenvolvimento de uma apreciação musical e de habilidades de escuta ativa pode contribuir para o bem-estar geral dos alunos, ajudando-os a relaxar, a se concentrar e a se conectar melhor com os outros.

Ao final da aula, o professor deve encorajar os alunos a continuarem explorando o mundo da música, relembrando que cada um deles é capaz de apreciar, criar e se expressar através da música, de sua própria maneira única.

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