Entrar

Plano de aula de Dança: Introdução

Artes

Original Teachy

''EF15AR08''

Dança: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Dança: Introdução

Palavras Chavedança, expressão artística, movimento do corpo, comunicação, emoções, histórias, ritmo, coreografia, diversidade cultural, atividades práticas, aprendizado teórico, interação em grupo, apreciação cultural, narrativa visual
Materiais Necessáriosespaço amplo para dança, música variada para diferentes atividades, vídeos de danças folclóricas, adereços simples para auxiliar na expressão das danças, material para anotações dos alunos, projetor para exibir vídeos
Códigos BNCCEF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.; EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.; EF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.; EF15AR11: Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.; EF15AR12: Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Nesta seção, são estabelecidos os principais pontos de aprendizagem que os alunos devem alcançar, em concordância com as habilidades previamente estudadas em casa. Ao detalhar claramente os objetivos, a aula ganha direcionamento e os alunos podem alinhar melhor suas expectativas e esforços durante as atividades práticas em sala.

Objetivos principais:

1. Compreender e identificar a dança como uma forma de expressão artística que utiliza o corpo humano como instrumento principal.

2. Analisar como os movimentos ritmados na dança podem contar histórias ou transmitir emoções.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com a prática em sala de aula. As situações-problema propostas estimulam os alunos a pensar criativamente sobre como aplicar os conceitos de movimento e expressão aprendidos. A contextualização, por sua vez, busca ampliar a visão dos alunos sobre a importância e a diversidade da dança, mostrando como ela está presente em diferentes aspectos do cotidiano e da cultura global.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma festa e uma música animada começa a tocar. Como você poderia usar seus movimentos para expressar a alegria que essa música traz?

2. Pense em uma cena de um filme onde os personagens dançam para comemorar uma grande conquista. Quais tipos de movimentos eles poderiam usar para mostrar essa emoção?

Contextualização

A dança é uma linguagem universal que pode ser encontrada em todas as culturas ao redor do mundo. Desde festivais tradicionais até coreografias modernas em videoclipes, a dança é um meio poderoso de comunicação e expressão. Por exemplo, em cerimônias africanas, os movimentos de dança podem contar histórias inteiras sobre a história de uma tribo ou celebrar a passagem para a idade adulta. Essa riqueza cultural e o potencial de expressão da dança são o que a tornam tão fascinante e relevante para o estudo das artes.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos estudados em casa sobre dança e expressão através do movimento. Ao trabalhar em grupos, eles têm a oportunidade de colaborar, experimentar, e aprofundar seu entendimento sobre como a dança pode ser usada como uma forma de comunicação e expressão artística. As atividades propostas são estruturadas para serem desafiadoras e divertidas, permitindo que os alunos explorem diferentes aspectos da dança, desde a expressão de emoções até a narrativa visual e a apreciação cultural.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dança das Emoções

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de expressar emoções através do movimento e compreender como a dança pode ser usada como forma de comunicação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá uma emoção (como alegria, tristeza, raiva, surpresa, medo) para expressar através da dança. Eles deverão criar uma coreografia curta que transmita claramente essa emoção, utilizando movimentos rítmicos e expressivos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua uma emoção a cada grupo.

  • Peça que discutam em grupo como a emoção pode ser expressa através de movimentos de dança.

  • Cada grupo deverá criar uma coreografia de no máximo 1 minuto.

  • Ensine aos alunos alguns passos básicos de dança que possam ajudá-los na expressão da emoção.

  • Permita que cada grupo pratique sua coreografia.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua dança para a classe, e os outros alunos tentam adivinhar qual emoção está sendo expressa.

Atividade 2 - História em Movimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a dança como uma forma de contar histórias e desenvolver a criatividade na interpretação e expressão de conceitos não verbais.

- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão uma história curta ou um conto popular conhecido. Eles deverão criar uma dança que conte essa história de forma não verbal, utilizando apenas movimentos corporais e expressões faciais. A ideia é que a dança seja entendida como uma narrativa visual.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo escolhe uma história curta ou conto popular.

  • Os grupos devem planejar e ensaiar uma dança que conte a história sem falar, apenas com movimentos e expressões.

  • Os alunos podem usar adereços simples para ajudar na narrativa.

  • Cada grupo apresenta sua dança para a classe, e os outros alunos tentam adivinhar qual história está sendo contada.

Atividade 3 - Dança do Mundo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Ampliar o repertório cultural dos alunos e promover a apreciação de diferentes estilos de dança ao redor do mundo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão introduzidos a danças folclóricas de diferentes culturas ao redor do mundo. Eles escolherão uma das danças para aprender e apresentar para a turma, focando na precisão dos movimentos e no ritmo característico da dança escolhida.

- Instruções:

  • Apresente brevemente vídeos ou descrições de danças folclóricas de diferentes culturas.

  • Permita que os grupos escolham uma dança que gostariam de aprender.

  • Forneça orientações básicas e demonstre os passos principais da dança escolhida.

  • Os alunos praticam a dança em seus grupos.

  • Cada grupo apresenta a dança para a classe, tentando replicar os movimentos e ritmo aprendidos.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas descobertas com os colegas. A discussão em grupo ajuda a solidificar o conhecimento adquirido e proporciona uma oportunidade para os alunos articularem suas compreensões e desafios. Além disso, ao ouvir as experiências de outras pessoas, os alunos podem ganhar novas perspectivas sobre a dança e sua capacidade de expressão e comunicação.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências durante as atividades. Pergunte como eles se sentiram ao expressar diferentes emoções e histórias através da dança. Encoraje os alunos a discutir o que aprenderam sobre como a dança pode ser usada para comunicar sem palavras e como isso pode variar em diferentes culturas. Utilize as seguintes perguntas como guia: 'Qual foi a parte mais desafiadora da atividade para o seu grupo?','Como vocês escolheram os movimentos para expressar a emoção ou a história?','O que vocês acham que a dança pode comunicar que outras formas de expressão não podem?'

Perguntas Chave

1. Como os movimentos de dança podem ajudar a transmitir uma emoção ou contar uma história sem usar palavras?

2. O que vocês aprenderam sobre a importância do ritmo na dança durante as atividades?

3. De que maneira a dança pode ser diferente ou similar em diversas culturas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham clareza sobre os conceitos e habilidades desenvolvidas durante a aula. Através do resumo, da ponte entre teoria e prática e da reflexão sobre a relevância do conteúdo, os alunos são capacitados a internalizar os conhecimentos adquiridos e reconhecer a importância da dança em diferentes contextos.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos discutidos, como a importância da dança como forma de expressão artística que utiliza o corpo como instrumento principal, a habilidade de transmitir emoções e contar histórias por meio de movimentos ritmados e expressivos, e a diversidade cultural da dança ao redor do mundo.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, houve uma clara integração entre a teoria estudada em casa e a prática em sala, onde os alunos puderam aplicar os conceitos de movimento e expressão através de atividades práticas como a 'Dança das Emoções', 'História em Movimento' e 'Dança do Mundo'. Esta abordagem prática não apenas reforçou o aprendizado teórico, mas também permitiu uma compreensão mais profunda dos temas abordados.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância da dança no cotidiano, não apenas como uma forma de arte, mas como um meio de comunicação e expressão cultural. Entender e apreciar a dança proporciona aos alunos uma nova perspectiva sobre como o movimento do corpo pode ser uma ferramenta poderosa para se conectar com os outros e com o mundo ao redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies