Plano de Aula | Metodologia Ativa | Música: Introdução
Palavras Chave | elementos musicais, expressão artística, análise crítica, trilha sonora, remixagem cultural, música e emoção, atividades práticas, sala de aula invertida, discussão em grupo, apreciação musical |
Materiais Necessários | faixas de áudio com trechos musicais, instrumentos musicais de brinquedo, gravuras de partituras, fichas informativas sobre elementos musicais, objetos do cotidiano (caixas, copos, canetas), softwares de edição de música no computador |
Códigos BNCC | EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.; EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.; EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.; EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.; EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Artes |
Unidade Temática | Artes Plasticas |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer uma base sólida de entendimento do que se espera alcançar com a aula. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seu foco e esforços durante as atividades práticas em sala, sabendo o que se espera que aprendam e desenvolvam. Esta clareza ajuda a maximizar o aproveitamento do tempo de aula e a assegurar que os alunos atinjam as competências desejadas.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e descrever os elementos que compõem uma música, como ritmo, melodia, harmonia, timbre e letra, e compreender como esses elementos combinados podem transmitir emoções e expressões artísticas.
2. Incentivar a análise crítica de músicas para reconhecer influências culturais e históricas em diferentes estilos musicais, promovendo uma compreensão mais ampla e apreciativa da diversidade musical.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de escuta crítica e atenta, essenciais para a compreensão e apreciação de diferentes gêneros musicais.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio adquirido com os objetivos da aula. Ao apresentar situações problema, estimula-se a reflexão e a aplicação dos conceitos de música de forma prática e contextualizada. A contextualização ajuda a mostrar a relevância da música no mundo real, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre como a música é mais do que apenas sons, mas uma expressão cultural profunda.
Situações Problema
1. Imagine que você está assistindo a um filme de aventura e a trilha sonora muda de repente. Como você acha que isso afetaria a emoção que você está sentindo? Discuta com seus colegas como a música pode mudar a maneira como percebemos uma cena no cinema.
2. Pense em uma música que você gosta muito. Quais elementos da música (ritmo, melodia, harmonia, timbre, letra) fazem você gostar dela? Como esses elementos podem ser comparados com as ferramentas que um pintor usa para criar um quadro?
Contextualização
A música não é apenas uma sequência de sons; ela é uma poderosa forma de expressão cultural que atravessa fronteiras e gera emoções. Por exemplo, o Hino Nacional Brasileiro não é apenas uma melodia; ele carrega a história e identidade de um povo. Além disso, músicas de diferentes regiões do mundo usam instrumentos e escalas específicos que refletem as tradições e valores culturais locais. Essas conexões mostram como a música é uma parte vital das artes e da vida cotidiana.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 85 minutos)
A fase de Desenvolvimento, na metodologia de sala de aula invertida, é projetada para permitir que os alunos apliquem ativamente o conhecimento prévio adquirido em casa. Por meio de atividades práticas e colaborativas, os alunos têm a oportunidade de explorar os elementos da música de maneira envolvente e contextualizada, reforçando sua compreensão e apreciação. Esta etapa visa solidificar a aprendizagem através da prática direta, incentivando a criatividade, a análise crítica e a colaboração entre os alunos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives Sonoros: O Mistério dos Elementos Musicais
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de análise dos elementos musicais e sua influência na interpretação e expressão artística.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para investigar uma 'cena do crime musical'. Cada grupo receberá uma faixa de áudio curta, contendo um trecho musical misterioso, e um 'kit de detetive' com instrumentos musicais de brinquedo, gravuras de partituras e fichas informativas sobre os elementos musicais.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
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Distribua a cada grupo um trecho musical e um kit de detetive.
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Peça que identifiquem os elementos musicais presentes na faixa: ritmo, melodia, harmonia, timbre e possível mensagem da letra.
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Cada grupo deve criar uma pequena apresentação explicando suas descobertas e como cada elemento contribui para a emoção ou mensagem da música.
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Após as apresentações, discuta em classe as diferentes interpretações e conexões culturais que os grupos conseguiram estabelecer.
Atividade 2 - Construtores de Emoções: Criando a Trilha Sonora
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender e aplicar os elementos musicais para criar uma atmosfera emocional específica, além de promover trabalho em equipe e criatividade.
- Descrição: Os alunos, em grupos, terão a missão de criar uma trilha sonora para uma cena de um filme mudo, usando instrumentos de percussão e objetos do cotidiano (como caixas, copos e canetas). Eles deverão considerar o ritmo, a melodia e a harmonia para expressar as emoções da cena.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Exiba a cena do filme mudo sem trilha sonora.
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Distribua os 'instrumentos' de percussão e os objetos do cotidiano para cada grupo.
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Os alunos devem discutir e planejar como a música irá se adequar à cena, expressando as emoções corretas.
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Cada grupo apresenta sua trilha sonora junto com a cena e explica as escolhas musicais feitas.
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Realize uma votação para escolher a trilha sonora mais adequada às emoções da cena.
Atividade 3 - Mestre dos DJ's: Remixando Culturas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar a diversidade cultural na música e promover habilidades de edição e criação musical.
- Descrição: Neste desafio, os alunos explorarão como diferentes estilos musicais e culturas podem ser combinados para criar um novo som. Cada grupo receberá músicas de diferentes regiões do mundo para remixar, usando um software simples de edição de música no computador.
- Instruções:
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Forme grupos de no máximo 5 alunos.
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Entregue a cada grupo músicas de diferentes estilos e culturas.
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Oriente os alunos sobre o uso básico do software de edição de música.
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Os grupos remixarão as músicas, focando em manter a integridade cultural de cada uma, mas criando algo novo e inovador.
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Cada grupo apresenta seu remix e explica as escolhas feitas durante o processo de criação.
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Discuta em classe como a combinação de diferentes culturas musicais pode ser uma forma de expressão artística e multicultural.
Retorno
Duração: (20 - 30 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado por meio da reflexão e da troca de experiências entre os alunos. A discussão em grupo permite que os estudantes articulem e aprofundem seu entendimento sobre como os elementos musicais influenciam a percepção e a expressão artística. Além disso, ao ouvir as perspectivas de seus colegas, os alunos podem ganhar novos insights e apreciação pela diversidade de interpretações e estilos musicais.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir a cada equipe que compartilhe suas principais descobertas e experiências durante as atividades. Sugira que comecem falando sobre os desafios encontrados e como os superaram, antes de entrar em detalhes sobre as criações musicais e suas interpretações. Encoraje os alunos a explicarem como os elementos musicais influenciaram suas decisões e expressões artísticas, e como isso se relaciona com o estudo prévio sobre a música. Esta etapa da discussão deve durar cerca de 20 minutos.
Perguntas Chave
1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou ao analisar e aplicar os elementos musicais nas atividades propostas?
2. Como vocês conectaram os elementos musicais com as emoções ou mensagens que desejavam transmitir nas criações musicais?
3. De que maneira a compreensão dos elementos musicais pode ajudar na apreciação e crítica de diferentes estilos musicais?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados durante a aula. Esta etapa serve para reforçar o aprendizado, vinculando teoria e prática, e para destacar a importância e a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. Além disso, a conclusão ajuda a preparar os alunos para futuras aplicações do conhecimento musical em suas vidas, tanto pessoalmente quanto academicamente.
Resumo
Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, relembrando como os elementos musicais (ritmo, melodia, harmonia, timbre e letra) foram explorados em diversas atividades práticas. Deve-se destacar as descobertas feitas pelos alunos, incluindo as conexões culturais e históricas identificadas e como esses elementos podem influenciar as emoções e a expressão artística.
Conexão com a Teoria
O professor deve explicar como a aula de hoje conectou a teoria musical estudada anteriormente com práticas concretas, como a criação de trilhas sonoras e remixes, permitindo aos alunos aplicar diretamente o conhecimento prévio. Essa ligação ajuda a solidificar a compreensão dos alunos sobre como a teoria musical é aplicada na prática, reforçando a importância dos elementos musicais na expressão artística e cultural.
Fechamento
Por fim, o professor deve enfatizar a relevância do estudo da música na vida cotidiana, destacando como a música não só entretém, mas também comunica emoções, histórias e culturas. Esta reflexão final visa consolidar a importância da música como uma forma de arte que enriquece nossa compreensão do mundo e das pessoas ao nosso redor.