Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

Avatar padrão

Lara da Teachy


Artes

Original Teachy

''EF15AR25''

Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Patrimônio Cultural, Material e Imaterial

Palavras ChavePatrimônio Cultural, Material e Imaterial, Identidade Cultural, Expressões Artísticas, Engajamento, Colaboração, Criatividade, Teatro, Exposição, Caça ao Tesouro, Preservação Cultural, Reflexão Crítica, Integração Comunitária
Materiais NecessáriosMapas da escola, Marcadores para mapas, Pistas impressas, Miniaturas de monumentos, Vídeos de danças folclóricas, Papel, Cola, Tesoura, Itens recicláveis, Dispositivos para reprodução de vídeo, Materiais para dramatização (figurinos, adereços)
Códigos BNCCEF15AR25: Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer claramente os objetivos que guiarão as atividades e discussões em sala. Ao definir o que se espera alcançar, os alunos são orientados a pensar criticamente sobre como as artes refletem e preservam a cultura e a história de um povo. Isso é essencial para que eles possam vincular o conhecimento prévio do tema com as atividades práticas que serão realizadas, maximizando assim o seu aprendizado e engajamento durante a aula.

Objetivos principais:

1. Compreender a importância do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, e sua influência na formação da identidade e história de um povo.

2. Relacionar diferentes formas de expressão artística com os conceitos de patrimônio material e imaterial, identificando exemplos concretos em sua comunidade ou região.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o respeito pela diversidade cultural através da exploração de diferentes patrimônios culturais.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento que eles adquiriram em casa com situações práticas e relevantes. Ao enfrentar situações problema e ao contextualizar a importância do patrimônio cultural com exemplos reais e impactantes, os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre o papel da arte na conservação da cultura e na formação da identidade de uma comunidade.

Situações Problema

1. Imagine que a prefeitura de sua cidade decidiu construir um novo shopping center no local onde atualmente existe um antigo teatro que é considerado um patrimônio cultural. Discuta com seus colegas: Qual seria o impacto dessa decisão para a cultura local?

2. Pense em uma festa tradicional de sua comunidade que é passada de geração para geração. Como essa tradição ajudaria novos moradores a entender melhor a cultura local? Discuta como o conhecimento sobre tradições pode facilitar a integração e o respeito mútuo.

Contextualização

A importância do patrimônio cultural está diretamente ligada à sua capacidade de contar a história de um povo e de conectar gerações. Por exemplo, quando falamos do Carnaval do Rio de Janeiro, não mencionamos apenas uma festa, mas um evento que encapsula a história, as lutas sociais e a evolução cultural brasileira ao longo dos anos. Esses patrimônios, seja na forma de monumentos ou tradições orais, servem como uma janela para o passado e um espelho de nossos valores contemporâneos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento visa a aplicação prática do conhecimento prévio adquirido pelos alunos sobre patrimônio cultural, material e imaterial. Através de atividades lúdicas e colaborativas, esta etapa permite que os alunos explorem e aprofundem seu entendimento sobre a importância dos patrimônios culturais e como eles influenciam e são parte integrante da nossa identidade e história. Cada atividade é projetada para ser tanto educativa quanto divertida, envolvendo os alunos de maneira criativa e interativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Cultural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe, enquanto aprendem sobre diferentes patrimônios culturais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 membros e receberão um mapa da escola com pontos marcados, onde cada ponto representa um 'tesouro cultural'. Cada tesouro será uma representação de um patrimônio cultural material ou imaterial (como uma miniatura de um monumento famoso, um vídeo de uma dança folclórica, etc.). Os alunos deverão usar pistas para localizar cada tesouro e responder perguntas relacionadas ao que representam.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Entregue um mapa da escola com os pontos marcados a cada grupo.

  • Forneça pistas que os ajudem a localizar os tesouros.

  • Em cada ponto, os alunos devem responder a uma pergunta sobre o patrimônio encontrado.

  • Cada resposta correta ganha pontos; o grupo com mais pontos ao final vence.

Atividade 2 - Montando Nossa Exposição

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a criatividade e o entendimento sobre a diversidade cultural através da arte e apresentação.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar uma exposição em pequenos grupos, representando patrimônios culturais da sua região ou de diferentes partes do mundo. Eles deverão utilizar materiais recicláveis para construir modelos de patrimônios materiais ou preparar apresentações de patrimônios imateriais (danças, músicas, etc.).

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Cada grupo escolhe um patrimônio cultural material ou imaterial para representar.

  • Forneça materiais como papel, cola, tesoura e itens recicláveis.

  • Os alunos constroem um modelo ou preparam uma apresentação sobre seu patrimônio escolhido.

  • Cada grupo apresenta seu trabalho para a classe, explicando o significado cultural do patrimônio escolhido.

Atividade 3 - Drama do Patrimônio

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a compreensão e apreciação do patrimônio cultural através do teatro, melhorando também habilidades de expressão oral e colaboração.

- Descrição: Os alunos criarão peças de teatro curtas que envolvam a história e a importância de um patrimônio cultural específico. Cada grupo escolherá um patrimônio, pesquisará sua história e significado e depois escreverá e apresentará uma dramatização que ensine esses aspectos para seus colegas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um patrimônio cultural (material ou imaterial).

  • Os alunos pesquisam seu patrimônio e escrevem uma peça de teatro curta.

  • Os grupos ensaiam suas peças.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos compartilhem e reflitam sobre o que aprenderam, consolidando o conhecimento adquirido através das atividades práticas. Esta discussão ajuda a reforçar a importância do patrimônio cultural e incentiva os alunos a pensar sobre como podem atuar como agentes de preservação cultural em suas próprias comunidades. Além disso, promove habilidades de comunicação e de argumentação crítica.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão aberta em grupo, onde cada grupo compartilhará seus aprendizados e descobertas das atividades. Inicie a discussão com uma revisão geral, perguntando sobre as experiências dos grupos durante as atividades. Encoraje os alunos a refletirem sobre o impacto do patrimônio cultural na sociedade e em suas próprias vidas. Use este momento para conectar os diferentes pontos de vista e ressaltar a diversidade de interpretações e expressões culturais.

Perguntas Chave

1. Qual patrimônio cultural vocês acharam mais interessante e por quê?

2. Como o estudo de patrimônios culturais pode ajudar a preservar a história e a identidade de uma comunidade?

3. De que maneira vocês podem contribuir para a preservação dos patrimônios culturais na sua própria comunidade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

O propósito desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, vinculando claramente as experiências práticas à teoria estudada e destacando a importância do patrimônio cultural na vida diária. Essa recapitulação ajuda os alunos a refletir sobre a relevância do que aprenderam e a entender como podem aplicar esses conhecimentos para valorizar e preservar a cultura local.

Resumo

Resuma os principais conceitos abordados sobre patrimônio cultural, material e imaterial, destacando exemplos chave e insights obtidos durante as atividades práticas.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas complementaram a teoria estudada, enfatizando como a experiência direta com o patrimônio cultural enriqueceu o entendimento dos alunos.

Fechamento

Destaque a relevância do patrimônio cultural no cotidiano, explicando como o conhecimento e a valorização desses patrimônios contribuem para a preservação da identidade e história das comunidades.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Arte: Crítica Social
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Arte: Crítica Social | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Arte: Introdução | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Dramaturgia e o Teatro Contemporâneo
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies