Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Teatro: Criação e Personagens

Avatar padrão

Lara da Teachy


Artes

Original Teachy

'EF15AR21'

Teatro: Criação e Personagens

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Teatro: Criação e Personagens

Palavras ChaveTeatro, Criação de Personagens, Imitação, Faz de Conta, Metodologia Digital, Avatares Virtuais, Digital Storytelling, Redes Sociais, Minecraft, Interpretação Teatral, Colaboração, Criatividade, Gamificação, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos de criação de avatares (Bitmoji, Zmoji, etc.), Plataformas de videoconferência (Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, etc.), Perfis fictícios no Instagram, Acesso ao jogo Minecraft, Softwares de gravação de vídeo ou transmissão ao vivo
Códigos BNCCEF15AR21: Exercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.; EF15AR22: Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula e as habilidades que serão desenvolvidas ao longo do encontro. O foco será na identificação e criação de personagens teatrais, além de práticas de imitação e faz de conta, para que os alunos possam se engajar de maneira ativa e colaborativa.

Objetivos principais:

1. Identificar os personagens em uma peça teatral e entender como eles são criados.

2. Exercitar a imitação e o faz de conta no contexto teatral.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e interpretação ao analisar personagens.
  2. Promover a colaboração e a interação entre os alunos através de dinâmicas teatrais.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula e as habilidades que serão desenvolvidas ao longo do encontro. O foco será na identificação e criação de personagens teatrais, além de práticas de imitação e faz de conta, para que os alunos possam se engajar de maneira ativa e colaborativa.

Aquecendo

Para iniciar a aula, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a criação de personagens no teatro. Explique que a criação de personagens é uma parte essencial do teatro, onde cada personagem tem suas próprias características, histórias e personalidades. Permita que cada aluno compartilhe o fato encontrado com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os elementos chave na criação de um personagem teatral?

2. Como um ator pode usar a voz e o corpo para diferenciar personagens?

3. Por que a imitação e o faz de conta são importantes em uma peça teatral?

4. Quais são alguns exemplos de personagens icônicos que vocês conhecem e o que os torna memoráveis?

5. Como as redes sociais influenciam a maneira como percebemos e criamos personagens hoje em dia?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e divertida na criação e interpretação de personagens teatrais, utilizando tecnologias modernas para enriquecer o aprendizado. Essas atividades promoverão a criatividade, a colaboração e a capacidade de adaptação às ferramentas digitais, tornando o aprendizado mais engajante e relevante para a realidade dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - 🤖 Teatro Digital: Criação de Personagens Virtuais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade na criação de personagens e desenvolver habilidades de interpretação teatral em um ambiente digital.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos utilizarão aplicativos de criação de avatares para desenvolver personagens teatrais. Eles deverão criar um avatar detalhado, definindo suas características, história e personalidade. Em seguida, farão uma apresentação teatral online utilizando essas criações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça para que cada grupo acesse um aplicativo de criação de avatares (como Bitmoji ou Zmoji) em seus celulares ou computadores.

  • Cada grupo deve criar um personagem/avatar com características específicas, incluindo roupas, expressões e acessórios que correspondam à personalidade e história do personagem.

  • Após a criação dos avatares, os alunos devem escrever um breve roteiro de uma cena teatral onde seus personagens interagem.

  • Cada grupo apresentará sua cena online, usando os avatares criados para representar os personagens. Eles podem utilizar plataformas como Zoom, Google Meet ou Microsoft Teams para isso.

  • Incentive os alunos a usar mudanças de voz e movimentos corporais para dar vida aos avatares, mesmo no ambiente virtual.

Atividade 2 - 📱 Storytelling nas Redes Sociais: Criando Histórias Teatrais no Instagram

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar as redes sociais como uma ferramenta para storytelling teatral, promovendo a criatividade e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Os alunos criarão perfis fictícios no Instagram para seus personagens teatrais. Cada grupo deverá desenvolver uma história através de posts, stories e interações nos comentários, utilizando elementos teatrais para contar sua narrativa.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício no Instagram para seu personagem teatral.

  • Os alunos devem postar fotos, vídeos, e stories que contem a história do personagem, incluindo aspectos de sua personalidade, conflitos e eventos importantes.

  • Incentive os alunos a interagir entre os perfis fictícios, comentando nas postagens uns dos outros, criando assim uma rede de narrativas interligadas.

  • Os grupos devem planejar e escrever os posts com antecedência, considerando como desenvolver a história do personagem ao longo de uma série de publicações.

  • Ao final, cada grupo apresentará um resumo de sua história e como utilizaram as ferramentas do Instagram para contá-la.

Atividade 3 - 🎮 Gamificação Teatral: Criando Personagens e Cenários em Minecraft

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incorporar elementos de gamificação para incentivar a criatividade na criação de personagens e cenários teatrais, promovendo a colaboração e o engajamento.

- Descrição: Os alunos usarão o jogo Minecraft para criar cenários e personagens teatrais. Eles deverão construir um palco, desenvolver os personagens e encenar uma peça teatral dentro do jogo, explorando a narrativa e a construção de mundos digitais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e certifique-se de que cada grupo tenha acesso ao Minecraft.

  • Cada grupo deve escolher um tema para sua peça teatral e construir um palco e cenários dentro do jogo.

  • Os alunos devem criar personagens, utilizando os recursos do Minecraft para personalizar skins e construir itens que representem suas características.

  • Após construírem os cenários e os personagens, os alunos devem escrever um roteiro curto para a peça teatral.

  • Cada grupo apresentará sua peça dentro do Minecraft, utilizando o jogo para movimentar os personagens e representar a narrativa de forma visual.

  • Os grupos podem gravar um vídeo de sua apresentação ou transmitir ao vivo para que todos os alunos possam assistir.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas aprendizagens e experiências, promovendo a autoavaliação e a avaliação colaborativa. Isso ajuda a consolidar o conhecimento, identificar áreas de melhoria e valorizar o esforço individual e coletivo. A prática de feedback 360° incentiva uma cultura de respeito e crescimento contínuo.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, convide os alunos a se reunirem em um círculo e compartilhe a seguinte introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de criar e apresentar seus personagens, vamos compartilhar nossas experiências. Gostaria que cada grupo falasse sobre os desafios que enfrentaram, o que acharam mais divertido e as principais lições que aprenderam. Lembrem-se de respeitar a vez de cada um falar e prestar atenção às diferentes perspectivas.'

Reflexões

1. O que vocês acharam mais desafiador na criação dos personagens e por quê? 2. Como as ferramentas digitais influenciaram a maneira como vocês criaram e apresentaram seus personagens? 3. De que forma trabalhar em grupo ajudou ou dificultou a criação dos personagens e a encenação das peças?

Feedback 360°

Peça aos alunos que formem novamente seus grupos e os oriente a realizar um feedback 360°. Explique que o objetivo do feedback é ser construtivo e respeitoso. Dê as seguintes instruções: 'Cada membro do grupo deve compartilhar um aspecto positivo sobre a contribuição de cada colega e algo que eles acreditam que poderia ser melhorado. Lembrem-se de ser específicos e gentis ao dar o feedback.'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é revisitar os principais pontos aprendidos, conectar a aula com o mundo real e seu contexto moderno, e ressaltar a importância prática do tema, finalizando a experiência de aprendizagem de forma significativa e reflexiva. 📚

Resumo

👀 Resumo da Aula: Hoje, exploramos o incrível universo do teatro! Criamos personagens únicos usando avatares digitais, contamos histórias emocionantes no Instagram e entramos no mundo virtual de Minecraft para construir cenários e encenar peças. Cada atividade foi projetada para estimular a criatividade, a colaboração e a capacidade de dar vida aos personagens de maneira digital! 🌟

No Mundo

🌍 No Mundo Atual: Vivemos em uma era onde o digital e o real estão cada vez mais interligados. Esta aula mostrou como as habilidades teatrais podem ser levadas para o mundo das redes sociais, dos jogos e das plataformas online, refletindo a forma como a tecnologia transforma nossa maneira de interagir e contar histórias. 😎

Na Prática

💡 Aplicações: Compreender a criação de personagens e a arte da narrativa não é apenas para o teatro. Essas habilidades são essenciais na comunicação, no marketing digital, na produção de conteúdo e até mesmo em jogos e filmes. Elas ajudam a desenvolver empatia, criatividade e habilidades de colaboração, que são vitais em nosso mundo cada vez mais digitalizado. 🚀


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Registro Musical | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Arte: Crítica Social
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Arte: Barroca Moderna | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Linguagem Artísticas Diversas | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!