Entrar

Plano de aula de Estrelas e Constelações

Ciências

Original Teachy

''EF05CI10''

Estrelas e Constelações

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Incentivar o reconhecimento e a identificação de diferentes tipos de estrelas e constelações, promovendo a observação atenta e o questionamento científico.

  2. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo do céu noturno, despertando o desejo de aprender mais sobre o universo e suas maravilhas.

  3. Facilitar a compreensão de conceitos científicos por meio de atividades práticas e lúdicas, promovendo a experimentação e a descoberta de forma divertida e envolvente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conceitos: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos sobre o Sistema Solar e o papel do Sol, da Lua e das estrelas nesse sistema. Pode-se fazer perguntas como "Quem aqui se lembra qual é a estrela mais próxima da Terra?" ou "O que são constelações?" para estimular a participação e a ativação do conhecimento prévio dos alunos.

  2. Situações problemas: Em seguida, o professor apresenta duas situações problemas para despertar o interesse dos alunos:

    • "Imagine que você está caminhando à noite e vê um grupo de estrelas formando um desenho. Você gostaria de saber que desenho é esse e o que ele significa. Como você pode descobrir?"
    • "Agora imagine que você vê uma estrela que brilha mais do que as outras. Você gostaria de saber por que ela brilha mais. O que você faria para descobrir o motivo?"
  3. Contextualização: Para mostrar a importância do assunto, o professor pode contar que, há muito tempo, as pessoas usavam as estrelas para se orientarem, como uma espécie de GPS. Além disso, pode mencionar que muitas histórias e mitos foram criados a partir da observação das estrelas, e que até hoje as constelações são usadas para contar essas histórias.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as estrelas e constelações, como por exemplo:

    • "Sabiam que as estrelas são como o Sol, mas muito, muito longe da Terra? Elas são tão distantes que a luz que elas emitem demora muito tempo para chegar até nós. Por isso, quando olhamos para o céu, estamos vendo como as estrelas eram há muito, muito tempo atrás."
    • "E sabiam que algumas constelações são tão importantes que têm nomes de animais, como o Leão, a Ursa Maior e a Ursa Menor? Essas constelações ajudavam os navegadores antigos a se orientarem no mar."

Ao final desta etapa, os alunos deverão estar curiosos e motivados a aprender mais sobre as estrelas e constelações, prontos para aprofundar seus conhecimentos na etapa seguinte.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta etapa, o professor pode escolher realizar uma ou mais atividades práticas, dependendo do tempo disponível e das necessidades da turma.

  1. Atividade: "Caça às Estrelas"

    • Materiais necessários: Uma lanterna, uma folha de papel, um lápis ou caneta, e um objeto para fazer peso (por exemplo, uma pedrinha).

    • Procedimento: O professor, previamente, deve ter colado na parede ou no teto da sala imagens de diferentes estrelas e constelações. Estas imagens devem ser previamente numeradas.

    • Desenvolvimento: O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo recebe uma folha de papel, um lápis/caneta, uma lanterna e um objeto para fazer peso. O objetivo do jogo é descobrir o maior número de constelações iluminando as imagens na parede com a lanterna. O professor deve lembrar os alunos que a lanterna precisa estar em um ângulo que não atrapalhe os outros grupos, por isso, o objeto para fazer peso deve ser usado para segurar a lanterna. Cada vez que um grupo descobre uma constelação, eles devem marcar o número correspondente na folha de papel. O grupo que descobrir o maior número de constelações vence o jogo.

    • Discussão: Após o tempo determinado para o jogo, o professor reúne todos os grupos e pede que cada um compartilhe as constelações que descobriram. O professor então mostrará as imagens das constelações e explicará mais sobre cada uma delas, incentivando os alunos a fazerem perguntas e a compartilharem suas observações.

  2. Atividade: "Construção de Constelações"

    • Materiais necessários: Papel cartão ou cartolina, canetas coloridas, tesoura e objetos brilhantes (por exemplo, adesivos de estrelas ou lantejoulas).

    • Procedimento: O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo recebe uma folha de papel cartão, canetas coloridas, tesoura e objetos brilhantes.

    • Desenvolvimento: O objetivo é que os alunos, em seus grupos, criem suas próprias constelações no papel cartão. Eles podem desenhar formas e padrões e depois colar as estrelas brilhantes para representar as estrelas. O professor deve lembrar que as constelações podem ser de qualquer coisa que eles queiram, não precisam ser apenas de animais ou objetos.

    • Discussão: Após a construção das constelações, cada grupo deve apresentar a sua para a turma, explicando o que eles desenharam e por que escolheram aquelas formas. O professor pode então explicar que as constelações que vemos no céu também são desenhos que as pessoas inventaram para representar diferentes figuras, como forma de contar histórias ou se orientar.

  3. Atividade: "Estrelas Brilhantes"

    • Materiais necessários: Pedaços de papel, lápis de cor e cola.

    • Procedimento: O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo recebe um pedaço de papel, lápis de cor e cola.

    • Desenvolvimento: O objetivo desta atividade é que os alunos simulem o brilho das estrelas. Para isso, eles devem desenhar estrelas pequenas no papel e depois colori-las com lápis de cor. Depois, com a cola, eles devem preencher o interior das estrelas. Assim, quando a cola secar, as estrelas vão parecer estar brilhando.

    • Discussão: Após a secagem da cola, cada grupo deve compartilhar as suas "estrelas brilhantes" com a turma, explicando o processo de criação e o que aprenderam sobre o brilho das estrelas. O professor pode então aproveitar para falar sobre a luz das estrelas, como ela é formada e porque algumas estrelas parecem brilhar mais do que outras.

Lembrando que o professor pode escolher realizar a atividade que mais se adequar ao tempo disponível e às necessidades da turma. Além disso, o professor deve estar atento durante todas as atividades para esclarecer dúvidas, orientar os alunos e promover a participação e a colaboração de todos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e propõe uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as descobertas e aprendizados que teve durante as atividades práticas.
    • Cada grupo terá um tempo determinado para compartilhar, e os outros alunos serão incentivados a fazer perguntas ou comentários sobre as apresentações dos colegas. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que o ambiente seja respeitoso e colaborativo.
    • Durante a discussão, o professor pode aproveitar para destacar as principais ideias e conceitos que foram explorados durante as atividades, reforçando a aprendizagem e corrigindo eventuais equívocos.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve retomar os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas.
    • Por exemplo, se durante as discussões os alunos descobrirem que as constelações podem ser de qualquer forma, não apenas de animais, o professor pode reforçar este ponto, explicando que as constelações são na verdade desenhos que as pessoas inventaram para representar diferentes figuras, como forma de contar histórias ou se orientar.
    • Além disso, o professor pode ressaltar como as atividades práticas ajudaram os alunos a compreenderem melhor os conceitos teóricos, reforçando a importância da experimentação e da prática na aprendizagem das ciências.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos: "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje sobre as estrelas e constelações?" e "Como você pode usar o que aprendeu hoje no seu dia a dia?".
    • O professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma, se sentirem confortáveis. Esta é uma oportunidade para os alunos valorizarem suas aprendizagens e perceberem a relevância do que foi estudado para o seu cotidiano.

Ao final desta etapa, os alunos deverão ter consolidado seus aprendizados sobre estrelas e constelações, compreendendo a teoria por trás do assunto e tendo a oportunidade de aplicar esse conhecimento de forma prática e lúdica. Eles também deverão estar mais conscientes da importância da observação, da experimentação e da colaboração para a construção do conhecimento científico.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode relembrar a turma sobre o que são estrelas e constelações, como elas são formadas e por que são importantes para a orientação e a contação de histórias.
    • Além disso, o professor pode enfatizar as descobertas feitas pelos alunos durante as atividades práticas, como a variedade de formas que as constelações podem ter e o fato de que as estrelas brilham devido à luz que elas emitem.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor continua a conclusão explicando como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode mencionar como as atividades "Caça às Estrelas" e "Construção de Constelações" permitiram que os alunos aplicassem os conceitos teóricos de uma maneira divertida e envolvente.
    • Além disso, o professor pode ressaltar como a discussão em grupo e a reflexão final ajudaram a consolidar o aprendizado e a promover uma compreensão mais profunda dos conteúdos.
  3. Materiais de Referência (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais de referência para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre estrelas e constelações. Estes materiais podem incluir livros infantis sobre astronomia, sites educativos com jogos interativos e vídeos explicativos, e até mesmo aplicativos de celular que permitem a observação do céu em tempo real.
    • O professor pode mencionar a importância de verificar as fontes de informação e de sempre buscar por materiais confiáveis e adequados para a idade dos alunos.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor encerra a aula ressaltando a importância do estudo das estrelas e constelações. Ele pode mencionar que, além de serem belas e fascinantes, as estrelas e as constelações são parte do nosso mundo e do nosso universo, e entender um pouco mais sobre elas pode nos ajudar a compreender melhor o nosso lugar no cosmos.
    • Além disso, o professor pode lembrar que a astronomia é uma ciência antiga e importante, que tem sido usada por muitos séculos para a navegação, a agricultura, a religião e a arte. Ele pode também mencionar que, hoje em dia, a astronomia continua sendo uma ciência fundamental, que nos ajuda a entender o universo e a nossa própria existência.

Ao final da conclusão, os alunos deverão ter uma compreensão clara do que aprenderam na aula, de como o conhecimento teórico se aplica na prática, de onde podem buscar mais informações sobre o assunto e de por que o estudo das estrelas e constelações é importante. Isso irá prepará-los para futuras aulas sobre o tema e para a exploração contínua e autônoma do maravilhoso mundo da ciência.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies