Objetivos (5 - 10 minutos)
- Identificar e nomear as principais constelações visíveis a olho nu: Os alunos devem ser capazes de reconhecer as constelações mais comuns no céu noturno, como a Ursa Maior (que contém a "Carroça" ou "Carro"), a Ursa Menor (que contém a "Estrela Polar") e o Cruzeiro do Sul, se visível na região.
- Desenvolver a noção de que as constelações são agrupamentos de estrelas que parecem formar figuras: Com base na observação direta das constelações, os alunos devem entender que essas formações são como "desenhos" feitos pelas estrelas no céu.
- Compreender que as estrelas são corpos celestes semelhantes ao Sol, mas muito mais distantes: Os alunos devem entender que as estrelas são como o nosso Sol, mas estão a uma distância tão grande que parecem pequenos pontos de luz no céu noturno.
Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela astronomia: Através da exploração das estrelas e constelações, os alunos devem se sentir incentivados a aprender mais sobre o universo ao seu redor.
- Promover a observação e o pensamento crítico: Ao observar as constelações e as estrelas, os alunos devem desenvolver suas habilidades de observação e pensamento crítico, fazendo perguntas e tirando suas próprias conclusões.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Relembrando conteúdos: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre o que são estrelas e o que eles já conhecem sobre elas. Serão feitas perguntas simples para verificar o conhecimento prévio, como: "O que são as estrelas?" e "Por que as estrelas brilham?". (3 - 5 minutos)
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Situação problema: O professor, então, apresentará duas situações problemas para despertar a curiosidade dos alunos e introduzir o tema da aula. Primeiro, ele pode perguntar: "Vocês já se perguntaram por que algumas estrelas parecem formar figuras no céu, como um carro ou um urso?". Em seguida, ele pode propor: "E se eu disser que essas figuras são como desenhos que pessoas de outros tempos e lugares fizeram usando as estrelas?". (2 - 3 minutos)
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Contextualização: O professor explicará que, por milhares de anos, as pessoas têm usado as estrelas para se orientar na Terra e para contar histórias. Ele pode mencionar que os marinheiros, por exemplo, usavam as estrelas para se guiar no mar. Além disso, o professor pode mencionar que diferentes culturas têm suas próprias histórias e desenhos feitos com as estrelas, e que esses desenhos são chamados de constelações. (3 - 5 minutos)
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Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as estrelas e constelações. Por exemplo, ele pode mencionar que o Cruzeiro do Sul, uma das constelações mais conhecidas do hemisfério sul, é também uma referência para os navegantes, pois aponta sempre para o sul. Além disso, ele pode falar que a estrela mais brilhante do céu, a Sirius, faz parte da constelação do Cão Maior, e que é conhecida como o "Cão do Céu". (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "Crie a sua Constelação": O professor dividirá a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos e entregará para cada grupo uma folha de papel, lápis de cor e uma pequena lanterna.
1.1. Passo 1 - Observação: Os alunos serão levados para um local escuro da sala de aula e o professor apagará as luzes. Em seguida, o professor utilizará a lanterna para simular as estrelas no teto, formando uma constelação simples como exemplo. Os alunos serão incentivados a observar as estrelas e a constelação formada.
1.2. Passo 2 - Criação: De volta às mesas, os grupos serão desafiados a criar suas próprias constelações, utilizando as luzes da lanterna para simular as estrelas. Eles poderão desenhar as constelações observadas e dar nomes para elas.
1.3. Passo 3 - Apresentação: Ao final, cada grupo apresentará sua constelação para a turma, explicando o porquê do nome dado e a figura que ela representa. (10 - 12 minutos)
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Atividade "Caça às Constelações": Essa atividade é uma simulação de como nossos antepassados identificaram as constelações no céu.
2.1. Passo 1 - Preparo: O professor espalhará cartões de papel com desenhos de constelações pelo chão da sala de aula (pré-selecionadas e conhecidas pelos alunos). Os alunos serão divididos novamente em grupos e cada grupo receberá um "mapa do céu" que o professor terá preparado, contendo as mesmas constelações dos cartões, mas sem a identificação.
2.2. Passo 2 - Caça: Utilizando suas "lupas" (lanternas), os alunos terão que "caçar" as constelações no chão e identificá-las em seus mapas.
2.3. Passo 3 - Análise: Após a "caça", o professor guiará uma discussão sobre as constelações encontradas, incentivando os alunos a descreverem as figuras, a relação entre elas e a história por trás de cada uma. (10 - 12 minutos)
Essas duas atividades, quando realizadas em sala de aula, permitirão que os alunos experimentem o que é observar e criar constelações, além de entenderem a importância e a beleza desses agrupamentos de estrelas. São atividades lúdicas, que estimulam a criatividade, a observação e a cooperação entre os alunos. Além disso, permitem que os alunos se movimentem e interajam com o ambiente, o que contribui para a aprendizagem significativa.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em grupo: O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo para promover a discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as constelações que criaram, os nomes que deram e a história por trás de cada uma. Durante a apresentação, os demais alunos serão incentivados a fazer perguntas e comentários, promovendo a interação e o respeito mútuo. (5 - 7 minutos)
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Conexão com a teoria: Após as apresentações, o professor retomará os conceitos teóricos da aula, explicando como as constelações que foram criadas se relacionam com as que existem no céu. Ele pode usar os desenhos das constelações feitas pelos alunos para exemplificar e reforçar a ideia de que as constelações são agrupamentos de estrelas que parecem formar figuras. Além disso, o professor pode reforçar que cada cultura tem suas próprias constelações e que elas são como "desenhos" feitos pelas pessoas usando as estrelas. (3 - 5 minutos)
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Reflexão final: Para encerrar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele fará duas perguntas simples para estimular a reflexão:
3.1. "Qual foi a constelação que você mais gostou de criar e por quê?"
3.2. "Por que você acha que as pessoas de diferentes lugares e tempos criaram constelações diferentes?"
O professor dará um minuto para os alunos pensarem sobre as perguntas e, em seguida, aqueles que quiserem poderão compartilhar suas respostas com a turma. (2 - 3 minutos)
Este retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com o mundo ao seu redor. Além disso, a discussão em grupo e a conexão com a teoria promovem a aprendizagem colaborativa e a compreensão dos conceitos de forma mais profunda.