Plano de Aula | Metodologia Ativa | Sistema Respiratório
Palavras Chave | Sistema Respiratório, Pulmões, Troca Gasosa, Experimentos Práticos, Poluição do Ar, Saúde Respiratória, Atividades Interativas, Discussão em Grupo, Aprendizagem Ativa, Curiosidades Biológicas |
Materiais Necessários | Balões, Garrafas PET cortadas, Pratos de papel, Elásticos, Tubos de ensaio, Indicadores químicos, Materiais recicláveis (garrafas plásticas, palitos de sorvete, cartolina), Acesso a diferentes locais da escola para coleta de amostras de ar |
Códigos BNCC | EF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Vida e Evolução |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
Esta etapa do plano de aula é projetada para estabelecer uma base sólida de compreensão sobre o sistema respiratório humano. Ao focar nos componentes e suas funções, os alunos poderão aplicar esse conhecimento em situações práticas e teóricas, além de desenvolver uma compreensão mais profunda sobre como o corpo humano mantém o processo vital de respiração.
Objetivos principais:
1. Familiarizar os alunos com os componentes do sistema respiratório humano, incluindo pulmões, traqueia e brônquios.
2. Explorar as funções específicas de cada componente no processo de respiração e como eles interagem para garantir a oxigenação do corpo.
Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos sobre a importância do cuidado com o sistema respiratório.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento que eles adquiriram em casa com situações práticas e curiosidades que despertam o interesse. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre o funcionamento do sistema respiratório em contextos reais, preparando-os para as atividades práticas. A contextualização, por sua vez, visa ampliar a compreensão dos alunos sobre a relevância do estudo do sistema respiratório, mostrando como ele é crucial para a vida e como se manifesta em diferentes formas no mundo natural.
Situações Problema
1. Imagine que você está correndo muito rápido e sente falta de ar. O que acontece com seu corpo nesse momento e como o sistema respiratório está respondendo para tentar suprir essa necessidade de oxigênio?
2. Se uma pessoa está em um ambiente com ar muito poluído, como isso afeta a capacidade do sistema respiratório de funcionar corretamente? Quais adaptações o corpo pode fazer para lidar com essa situação?
Contextualização
O sistema respiratório é essencial para nossa sobrevivência, mas muitas vezes não percebemos seu funcionamento a não ser quando algo não vai bem, como em situações de falta de ar ou durante uma gripe. Curiosamente, alguns animais têm adaptações incríveis em seus sistemas respiratórios, como os pulmões dos pássaros, que são muito eficientes para extrair oxigênio do ar, permitindo que voem em altitudes extremas. Essas curiosidades podem ajudar a entender a importância de manter o sistema respiratório saudável.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre o sistema respiratório de maneira prática e interativa. Através das atividades propostas, os alunos poderão visualizar e manipular conceitos complexos, como a troca gasosa nos pulmões e a influência da poluição do ar na saúde respiratória. Esta abordagem prática visa solidificar a compreensão teórica dos alunos e incentivar o pensamento crítico e a colaboração em equipe.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Mergulhadores de Papel
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Compreender visualmente o processo de respiração e a troca gasosa nos pulmões.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão simular a troca gasosa nos pulmões usando um experimento prático. Será criado um modelo de pulmão com um balão de ar dentro de um recipiente transparente, representando a caixa torácica. Ao pressionar o 'diafragma', que será simulado por um prato de papel, o ar sairá do balão para fora, representando a expiração. Quando o prato é puxado para cima, o ar entra de volta no balão, simbolizando a inspiração.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
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Distribua os materiais para cada grupo: balão, garrafa PET cortada, prato de papel e elástico.
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Demonstre como montar o modelo de pulmão, inserindo o balão dentro da garrafa.
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Peça para os alunos discutirem e desenharem o esquema do experimento.
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Cada grupo monta seu modelo de pulmão e realiza a simulação da respiração, anotando suas observações.
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Os alunos apresentam suas descobertas e discutem o funcionamento do sistema respiratório com a classe.
Atividade 2 - Detetives do Ar
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Identificar e compreender os efeitos da poluição do ar no sistema respiratório.
- Descrição: Os alunos se tornarão 'detetives', investigando a qualidade do ar em diferentes locais da escola. Eles usarão tubos de ensaio com indicadores químicos para testar o ar quanto à presença de poluentes. Cada grupo visitará um local pré-determinado, como a cantina, a quadra e a sala de aula, coletando amostras de ar e comparando os resultados.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de 5.
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Instrua os alunos sobre como usar os tubos de ensaio e os indicadores químicos.
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Atribua um local diferente para cada grupo coletar amostras de ar.
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Peça para anotarem suas observações e hipóteses sobre os locais visitados.
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Cada grupo apresenta os resultados de suas investigações, discutindo as possíveis fontes de poluição e seu impacto na saúde respiratória.
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Conduza uma discussão sobre como melhorar a qualidade do ar nos locais detectados.
Atividade 3 - Construtores de Vento
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Visualizar e entender o movimento do ar e sua importância para a respiração.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão construir moinhos de vento usando materiais recicláveis para entender de forma prática como o vento e a respiração estão relacionados. Eles observarão como a força do vento pode ser usada para girar as pás dos moinhos e discutirão as implicações desse movimento no contexto do sistema respiratório.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Forneça materiais recicláveis como garrafas plásticas, palitos de sorvete e cartolina.
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Instrua os alunos a construir um modelo funcional de moinho de vento.
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Realize um teste ao ar livre para verificar o funcionamento dos moinhos em diferentes intensidades de vento.
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Discuta como o movimento das pás do moinho se relaciona com o movimento do ar nos pulmões.
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Peça que cada grupo faça uma pequena apresentação sobre o que aprenderam.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de garantir que todos os alunos tenham compreendido os conceitos fundamentais do sistema respiratório. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa relembrando os objetivos da aula e perguntando a cada grupo o que descobriu nas atividades. Encoraje os alunos a compartilharem suas experiências, dificuldades e o que mais os surpreendeu. Use perguntas direcionadas para garantir que todos os aspectos do sistema respiratório tenham sido compreendidos e explorados.
Perguntas Chave
1. Quais são os principais componentes do sistema respiratório e como cada um contribui para a respiração?
2. Como a qualidade do ar que respiramos pode afetar nossa saúde respiratória?
3. Qual foi a parte mais desafiadora das atividades e o que você aprendeu com ela?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos tenham absorvido os conceitos chaves sobre o sistema respiratório e reconheçam sua importância prática e teórica. Recapitular o conteúdo ajuda na consolidação da aprendizagem e prepara os alunos para aplicar esse conhecimento em situações futuras, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura do tema.
Resumo
Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre o sistema respiratório, reiterando a estrutura e função dos pulmões, traqueia e brônquios e como esses componentes atuam na troca gasosa vital para a respiração.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria estudada em casa com as atividades práticas realizadas em sala, fortalecendo a compreensão do conteúdo. As simulações, experimentos e investigações permitiram uma aplicação direta do conhecimento teórico, demonstrando a importância da teoria para a compreensão de fenômenos práticos.
Fechamento
É crucial que os alunos compreendam a importância do sistema respiratório não apenas de um ponto de vista teórico, mas também prático, visto que influencia diretamente a qualidade de vida e a saúde. Conhecer o funcionamento do próprio corpo permite que os indivíduos tomem decisões mais conscientes em relação à sua saúde respiratória, como escolhas de hábitos alimentares e cuidados com o ambiente.