Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Sistema Digestório

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

''EF05CI06''

Sistema Digestório

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Sistema Digestório

Palavras ChaveSistema Digestório, Boca, Estômago, Intestinos, Digestão, Alimentação Saudável, Nutrição, Atividade Prática, Modelo, Trabalho em Equipe, Ciências, Habilidades Práticas, Mercado de Trabalho
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre o sistema digestório, Materiais recicláveis (garrafas plásticas, caixas de papelão, etc.), Massinha de modelar, Etiquetas, Papel e canetas para rotulação, Cadernos, Lápis de cor ou canetinhas, Computador e projetor para exibir o vídeo, Folhas de papel para desenho e escrita, Quiz impresso ou digital
Códigos BNCCEF05CI06: Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.; EF05CI08: Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida sobre o sistema digestório aos alunos, destacando a importância de entender como nosso corpo processa os alimentos que ingerimos. Isso não só aprimora o conhecimento científico, mas também prepara os alunos para atividades práticas e discussões que terão relevância em contextos reais, como a escolha de uma alimentação saudável e a compreensão de processos biológicos essenciais. Conectar o aprendizado teórico com habilidades práticas e o mercado de trabalho é crucial para formar alunos mais conscientes e preparados para a vida cotidiana.

Objetivos principais:

1. Identificar e nomear os componentes principais do sistema digestório, como boca, estômago e intestinos.

2. Descrever as funções de cada componente do sistema digestório na digestão de alimentos.

3. Relacionar o funcionamento do sistema digestório com a importância de uma alimentação saudável.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise através de atividades práticas.
  2. Incentivar a curiosidade científica e o interesse pelo estudo do corpo humano.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma base sólida sobre o sistema digestório aos alunos, destacando a importância de entender como nosso corpo processa os alimentos que ingerimos. Isso não só aprimora o conhecimento científico, mas também prepara os alunos para atividades práticas e discussões que terão relevância em contextos reais, como a escolha de uma alimentação saudável e a compreensão de processos biológicos essenciais. Conectar o aprendizado teórico com habilidades práticas e o mercado de trabalho é crucial para formar alunos mais conscientes e preparados para a vida cotidiana.

Contextualização

O sistema digestório é essencial para a nossa sobrevivência, pois é ele quem transforma o alimento que ingerimos em nutrientes que nosso corpo pode absorver e utilizar. Imagine comer um delicioso pedaço de pizza: é o sistema digestório que trabalha para quebrar cada parte desse alimento e transformá-lo em energia que nos mantém ativos e saudáveis. Entender como esse sistema funciona nos ajuda a fazer escolhas alimentares melhores e a cuidar da nossa saúde.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades: Você sabia que o intestino delgado de um adulto pode medir até 7 metros? Além disso, o estômago produz um ácido tão forte que pode dissolver metais, mas nosso organismo é protegido por uma camada especial para evitar danos. Conexão com o Mercado: Profissionais como nutricionistas e gastroenterologistas dependem de um conhecimento profundo do sistema digestório para ajudar as pessoas a manterem uma boa saúde. Pesquisadores em indústrias alimentícias também estudam como os alimentos interagem com o sistema digestório para criar produtos mais saudáveis e eficazes.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Inicie a aula exibindo um vídeo curto (2-3 minutos) que mostre o caminho de um alimento desde a boca até o intestino, destacando os principais órgãos e suas funções. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora: 'Como você acha que o corpo consegue transformar uma maçã em energia?' Facilite uma breve discussão para que os alunos compartilhem suas ideias.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e prática do sistema digestório. Ao envolver-se em atividades práticas e reflexivas, os alunos consolidam o conhecimento teórico, desenvolvem habilidades de trabalho em grupo e criam conexões significativas entre a teoria e a prática. Além disso, os exercícios de fixação e avaliação garantem que os alunos compreendam os conceitos essenciais e possam aplicá-los em contextos reais.

Tópicos a Abordar

  1. Componentes principais do sistema digestório: boca, estômago, intestinos.
  2. Funções de cada componente na digestão.
  3. Importância de uma alimentação saudável para o sistema digestório.

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como o sistema digestório é vital para a nossa saúde e bem-estar. Peça que considerem como diferentes alimentos podem afetar o funcionamento do sistema digestório e a importância de escolhas alimentares conscientes. Incentive-os a pensar sobre como profissionais de saúde utilizam esse conhecimento no seu dia a dia para ajudar as pessoas a manterem uma boa saúde.

Mini Desafio

Construindo um Modelo do Sistema Digestório

Os alunos irão construir um modelo do sistema digestório utilizando materiais recicláveis e/ou massinha de modelar. O objetivo é representar os principais componentes do sistema digestório e entender suas funções de forma prática e visual.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.
  2. Distribua os materiais recicláveis e massinha de modelar para cada grupo.
  3. Peça que os alunos construam um modelo do sistema digestório, incluindo a boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso.
  4. Oriente os alunos a etiquetarem cada parte do modelo e escreverem uma breve descrição da função de cada componente.
  5. Após a construção, cada grupo deve apresentar seu modelo para a turma, explicando as funções de cada parte do sistema digestório.

Objetivo: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e compreensão do funcionamento do sistema digestório através de uma atividade prática.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que desenhem o sistema digestório em seus cadernos e rotulem cada parte com seu nome e função.
  2. Proponha que os alunos escrevam um parágrafo sobre a importância de uma alimentação saudável para o bom funcionamento do sistema digestório.
  3. Crie um pequeno quiz com perguntas sobre as funções de cada componente do sistema digestório. Exemplo de perguntas: 'Qual é a função do estômago?', 'O que acontece na boca durante a digestão?'

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, proporcionando um momento de reflexão e discussão que permita aos alunos conectar a teoria à prática e entender a relevância do conteúdo aprendido em contextos cotidianos e profissionais. Esta etapa garante que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável do sistema digestório.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Pergunte como a construção do modelo do sistema digestório ajudou a entender o funcionamento de cada componente e suas funções. Incentive-os a refletirem sobre a importância de fazer escolhas alimentares saudáveis e como isso pode impactar diretamente o sistema digestório. Pergunte também como os conhecimentos adquiridos podem ser úteis em futuras carreiras, como na área de saúde ou na indústria alimentícia.

Resumo

Resuma os principais pontos abordados durante a aula: os componentes do sistema digestório (boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso), as funções de cada parte na digestão dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável. Reforce como a atividade prática de construção do modelo auxiliou na compreensão desses conceitos.

Fechamento

Explique aos alunos que entender o sistema digestório é fundamental não apenas para o conhecimento científico, mas também para fazer escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes. Enfatize que esse aprendizado pode ser aplicado em diversas áreas profissionais, como saúde e pesquisa alimentícia, e que o conhecimento adquirido hoje pode influenciar positivamente suas vidas diárias.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Transformação de Energia | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Reações: Introdução
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies