Entrar

Plano de aula de Principais Fases da Lua

Ciências

Original Teachy

''EF05CI12''

Principais Fases da Lua

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Principais Fases da Lua

Palavras ChaveEngajamento Digital, Fases da Lua, Periodicidade Lunar, Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia, Lua Minguante, Observação Astronômica, Realidade Aumentada, Storytelling, Redes Sociais, Gamificação, Aprendizado Ativo, Feedback 360°, Diário Digital, Ciência Interativa
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Aplicativos de observação astronômica (ex.: Star Walk, Moon Tracker), Acesso a redes sociais (ex.: Instagram, TikTok), Conta no Kahoot ou Quizizz, Computadores ou tablets para criação de diários digitais, Google Docs ou similar para diário digital, Projetor ou tela interativa para apresentações, Acesso a fontes confiáveis de informação na internet
Códigos BNCCEF05CI12: Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam os objetivos centrais e estejam cientes das habilidades que desenvolverão ao longo da aula, preparando-os para a realização das atividades práticas e digitais propostas.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever as fases da Lua: nova, crescente, cheia e minguante.

2. Explicar a periodicidade das fases da Lua e compreender seu ciclo completo de aproximadamente 29,5 dias.

Objetivos secundários:

  1. Relacionar as fases da Lua com eventos e fenômenos naturais observáveis.
  2. Incentivar a utilização de ferramentas digitais para a observação astronômica.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início, conectando o tema das fases da Lua à sua realidade digital e cotidiana. A atividade inicial com os celulares e o debate subsequente estimulam a curiosidade e preparam o terreno para uma aula interativa e centrada no aluno.

Aquecendo

Introdução ao Tema: As fases da Lua sempre fascinaram a humanidade, servindo como guia para calendários e influenciando mitos e culturas. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre as fases da Lua. Eles podem usar fontes confiáveis na internet, como sites de astronomia ou aplicativos de observação estelar. Após alguns minutos, peça que compartilhem as descobertas com a turma. Isso não só ativa o conhecimento prévio, mas também faz a ponte entre a aprendizagem formal e o cotidiano digital dos alunos.

Reflexões Iniciais

1.Que fases da Lua você conhece e como elas são visualmente diferentes?

2.Por que a Lua muda de aparência ao longo do mês?

3.Como a posição da Terra, da Lua e do Sol influencia essas fases?

4.Você conhece algum evento histórico ou cultural relacionado às fases da Lua?

5.Como você poderia usar a tecnologia para observar ou registrar as fases da Lua?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos de maneira prática e interativa, utilizando ferramentas digitais para aprofundar seu conhecimento sobre as fases da Lua. Por meio de atividades criativas e contextualizadas com a realidade digital moderna, os alunos se tornam protagonistas de seu aprendizado, aplicando o que já estudaram em situações inovadoras e divertidas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  A Jornada da Lua

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Relacionar as fases da Lua com eventos do cotidiano e utilizá-las para criar conteúdo informativo e criativo nas redes sociais, reforçando o conhecimento e a comunicação digital.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um 'storytelling' nas redes sociais para documentar as fases da Lua como se fossem influenciadores digitais. Utilizando aplicativos como Instagram ou TikTok, eles devem criar postagens e vídeos explicando cada fase da Lua e sua periodicidade, relacionando com datas do calendário e eventos históricos ou culturais.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social para utilizar (Instagram, TikTok, etc.).

  • Os alunos devem criar um perfil fictício ou utilizar uma conta existente (com supervisão e consentimento dos pais).

  • Cada grupo deve criar pelo menos 4 postagens ou vídeos curtos, cada um explicando uma fase da Lua (Lua nova, crescente, cheia e minguante).

  • Incentive os alunos a serem criativos usando filtros, hashtags e até mesmo pequenos roteiros para tornar as postagens mais interessantes.

  • Os alunos devem investigar e incluir informações sobre como essas fases influenciam eventos naturais e culturais.

  • Após a criação, cada grupo deve apresentar suas postagens para a turma, explicando as escolhas feitas e as informações incluídas.

Atividade 2 -  Lua em Realidade Aumentada

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar tecnologias de realidade aumentada para visualizar e registrar as fases da Lua, promovendo a observação astronômica e o registro de dados de forma digital e contextual.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão aplicativos de realidade aumentada (AR) para visualizar as fases da Lua em tempo real. Usando AR, eles poderão 'ver' a Lua em suas várias fases e criar um diário digital para registrar suas observações.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve baixar um aplicativo de realidade aumentada de observação astronômica, como Star Walk ou Moon Tracker.

  • Os alunos devem usar o aplicativo para observar a Lua e suas fases em tempo real, mudando a data e hora para ver como a Lua muda ao longo de um ciclo de aproximadamente 29,5 dias.

  • Enquanto observam, os alunos devem criar um diário digital (pode ser um documento compartilhado no Google Docs) onde anotem suas observações diárias, incluindo capturas de tela da Lua em diferentes fases.

  • Peça para que incluam informações relevantes sobre o que estão vendo e curiosidades aprendidas.

  • Ao final, cada grupo deve compartilhar seu diário digital com a turma e discutir as mudanças observadas.

Atividade 3 -  Quiz Interativo: Quem Sabe Mais Sobre a Lua?

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a revisão e a consolidação do conhecimento sobre as fases da Lua de uma maneira divertida e interativa, utilizando a gamificação para aumentar o engajamento dos alunos.

- Descrição: Nessa atividade gamificada, os alunos participarão de um quiz interativo utilizando plataformas como Kahoot ou Quizizz para testar seus conhecimentos sobre as fases da Lua. O quiz será elaborado colaborativamente por eles mesmos para depois ser jogado por toda a turma.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve usar uma plataforma de quiz digital, como Kahoot ou Quizizz, e criar uma série de perguntas e respostas sobre as fases da Lua, sua periodicidade e eventos relacionados.

  • Incentive os alunos a usarem imagens, vídeos e fatos interessantes para tornar o quiz mais dinâmico.

  • Os grupos devem compartilhar suas questões na plataforma escolhida.

  • Após a criação dos quizzes, cada grupo apresentará seu quiz à turma, e todos jogarão juntos, respondendo às perguntas e competindo para ver quem sabe mais sobre as fases da Lua.

  • No final do quiz, revele os vencedores e discuta as questões mais desafiadoras, esclarecendo quaisquer dúvidas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e consolidação do aprendizado, permitindo que os alunos compartilhem suas descobertas e recebam feedbacks construtivos. Isso não só reforça os conhecimentos adquiridos, mas também desenvolve habilidades sociais e de comunicação, essenciais na vida acadêmica e cotidiana.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo: Após a conclusão das atividades práticas, promova uma discussão em grupo onde os alunos, em seus respectivos grupos, compartilharão o que aprenderam e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: 'Vamos discutir o que cada grupo descobriu durante as atividades. Cada grupo pode compartilhar suas principais observações e qualquer curiosidade interessante que encontraram.'
  2. Pergunta Inicial: 'Qual foi a fase da Lua que vocês acharam mais interessante e por quê?'
  3. Reflexão sobre Utilização da Tecnologia: 'Como vocês acham que o uso das tecnologias digitais, como redes sociais e realidade aumentada, ajudou no entendimento das fases da Lua?'

Reflexões

1.Como a periodicidade da Lua impacta nosso calendário e eventos culturais? 2.Qual foi a maior descoberta ou surpresa que vocês tiveram ao utilizar aplicativos de AR ou criar conteúdos digitais sobre as fases da Lua? 3.Como o aprendizado sobre as fases da Lua pode ser útil em outras disciplinas ou em sua vida cotidiana?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a fornecer um feedback 360°, onde cada membro do grupo dará e receberá feedback sobre a colaboração e desempenho nas atividades. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Utilize as seguintes diretrizes:

  1. Aspectos Positivos: Peça aos alunos para começarem mencionando algo positivo sobre as contribuições de cada colega.
  2. Áreas para Melhorar: Indique aspectos que poderiam ser melhorados de maneira construtiva e específica.
  3. Reconhecimento das Habilidades: Encoraje os alunos a reconhecerem habilidades específicas que cada membro do grupo demonstrou durante a atividade.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A conclusão tem como objetivo consolidar os principais conceitos aprendidos de maneira envolvente, conectar o conteúdo com a realidade moderna dos alunos e mostrar a relevância prática do conhecimento adquirido. Isso reforça a aprendizagem e motiva os alunos a verem a ciência como parte integrante de seu cotidiano digital. 

Resumo

Resumo Divertido: Vamos recapitular nossa jornada lunar! Em aproximadamente 29,5 dias, a Lua passa pelas fases de Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante. Nossas atividades digitais mostraram como essas fases se repetem e influenciam tudo, desde mares até festivais culturais. ✨ Com realidade aumentada e redes sociais, exploramos cada fase e descobrimos fatos incríveis! Quem sabia que a Lua cheia pode afetar nosso sono? 

No Mundo

No Mundo Atual: Nossa aula trouxe o fascinante ciclo lunar diretamente para o universo digital que faz parte do nosso dia a dia. Utilizando ferramentas modernas como redes sociais e realidade aumentada, vimos como a ciência pode ser explorada e compreendida com a ajuda da tecnologia que nos conecta globalmente. Isso reflete como o aprendizado hoje está cada vez mais interativo e acessível. 

Na Prática

Aplicações: Entender as fases da Lua não é só ciência; é perceber como eventos naturais influenciam nosso calendário, agricultura, pesca e até nossos hábitos culturais. A Lua tem um papel vital em nossas vidas cotidianas e, com a tecnologia, podemos acompanhar e explorar esses fenômenos de forma prática e divertida. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies