Objetivos (5 minutos)
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Identificar as propriedades físicas dos materiais: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e diferenciar algumas propriedades físicas básicas dos materiais, como cor, textura, forma, tamanho e peso. O professor deve orientar a observação direta e a exploração tátil dessas características.
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Relacionar as propriedades físicas com as funções dos materiais: Os alunos devem compreender que as propriedades físicas dos materiais são importantes para determinar suas funções. O professor deve apresentar exemplos práticos, como o porquê de uma colher de metal ser usada para mexer comida quente, enquanto uma colher de plástico não é adequada para essa tarefa.
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Estimular a curiosidade e o pensamento crítico: O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e a pensarem sobre as razões por trás das propriedades físicas dos materiais. Isso pode ser feito através de atividades práticas, discussões em grupo e demonstrações visuais ou táteis.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar relembrando rapidamente os alunos sobre o que são materiais e por que são importantes em nosso dia a dia. Pode-se fazer perguntas simples para verificar a compreensão dos alunos, como "O que é um material que usamos para beber água?" (resposta: copo) ou "O que usamos para escrever na lousa?" (resposta: giz).
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Situações Problemas: O professor deve propor duas situações-problema que envolvam as propriedades físicas dos materiais. Por exemplo, "Por que a areia é usada para fazer castelos na praia, mas não a água?", ou "Por que usamos roupas de lã no inverno e roupas de algodão no verão?". Essas perguntas devem despertar a curiosidade dos alunos e incentivá-los a pensar sobre as propriedades físicas dos materiais.
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Contextualização: O professor deve explicar que entender as propriedades físicas dos materiais é muito importante em várias situações do nosso dia a dia. Por exemplo, ao escolher um brinquedo, precisamos considerar se é seguro, se não vai quebrar facilmente, se é adequado para a idade da criança, entre outros. Da mesma forma, ao escolher a roupa que vamos usar, precisamos pensar se ela é confortável, se vai nos manter quentes ou frescos, se é fácil de lavar e passar, etc.
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Ganhar a atenção dos alunos: O professor pode então apresentar duas curiosidades para despertar o interesse dos alunos. Primeiro, pode-se mostrar um objeto feito de alumínio, como uma lata de refrigerante, e perguntar aos alunos se eles sabem que é o mesmo material usado para fazer aviões. Isso pode levar a uma discussão sobre como as propriedades físicas do alumínio (leveza, resistência à corrosão) o tornam adequado para diferentes usos. Em seguida, o professor pode mostrar um pedaço de papel e perguntar aos alunos por que eles acham que o papel queima facilmente. Isso pode levar a uma discussão sobre como as propriedades físicas do papel (ser leve, fino e feito de fibras vegetais secas) o tornam inflamável.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "O Jogo das Propriedades Físicas" (10 - 15 minutos):
- O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
- Cada grupo receberá uma caixa com uma variedade de materiais (ex. pedras, penas, folhas, papel, plástico, madeira, metal, tecido etc.) e uma folha de papel com as propriedades físicas listadas (ex. cor, textura, forma, tamanho, peso).
- A tarefa do grupo será associar cada material com as propriedades físicas que eles acham que melhor descrevem o mesmo. Por exemplo, a pedra pode ser associada a cor e textura, o papel a cor e forma, a pena a textura e peso, etc.
- O professor deve caminhar pela sala, orientando e auxiliando os alunos na identificação e associação das propriedades físicas.
- Ao final, cada grupo deve compartilhar suas associações e justificar suas escolhas. Essa atividade promove a observação, o pensamento crítico e a comunicação.
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Atividade "O Corpo Humano e as Propriedades dos Materiais" (10 - 15 minutos):
- O professor dividirá a turma em pares e entregará a cada par um "Corpo Humano de Material" (desenho de um corpo humano em uma cartolina, sem os órgãos).
- O objetivo da atividade é que os alunos "vistam" o corpo humano com os materiais corretos, de acordo com as propriedades físicas e as funções dos órgãos. Por exemplo, o coração pode ser "vestido" com um material vermelho (cor), macio (textura) e que ocupe pouco espaço (tamanho), como uma esponja.
- O professor deve fornecer aos alunos uma variedade de materiais (algodão, papel, folhas, pedras, etc.) para que possam escolher o mais adequado para cada órgão.
- Ao final, cada par deve apresentar para a turma a seleção que fez e as justificativas para suas escolhas. Essa atividade promove a aplicação prática do conhecimento sobre as propriedades físicas dos materiais e a compreensão de como essas propriedades influenciam as funções dos materiais.
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Atividade "Jogo das Características dos Materiais" (10 - 15 minutos):
- O professor dividirá a turma em dois times e dará a cada time um conjunto de cartas com imagens representando diferentes materiais e uma lista de características físicas.
- Um membro de cada time por vez terá que pegar uma carta e descrever uma característica física do material representado. Se o time adversário acertar o material, ganha um ponto.
- O professor deve orientar os alunos a descreverem as propriedades físicas de maneira objetiva, sem dizer o nome do material diretamente (por exemplo, em vez de "é feito de plástico", eles podem dizer "é maleável", "é leve", etc.).
- O jogo continua até que todas as cartas sejam usadas. O time com mais pontos no final é o vencedor. Esta atividade promove a observação atenta das propriedades físicas dos materiais, a comunicação clara e a colaboração em equipe.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):
- O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas e conclusões das atividades realizadas.
- O professor deve encorajar os alunos a explicarem suas escolhas e raciocínios, perguntando a eles como eles chegaram a determinada conclusão sobre as propriedades físicas dos materiais.
- Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas que levem os alunos a conectar as propriedades físicas dos materiais com suas funções e usos na vida cotidiana.
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Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):
- O professor deve então retomar as situações-problema propostas no início da aula e perguntar aos alunos se eles conseguem agora entender melhor as respostas.
- O professor deve explicar como as propriedades físicas dos materiais, discutidas durante as atividades práticas, são importantes para resolver essas situações-problema. Por exemplo, por que a água não pode ser usada para fazer castelos de areia, ou por que usamos roupas de lã no inverno e roupas de algodão no verão.
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Reflexão Final (2 - 3 minutos):
- Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam.
- O professor pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos: "Qual foi a propriedade física dos materiais que você achou mais interessante e por quê?" e "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?".
- Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas reflexões com a turma, promovendo assim um ambiente de aprendizagem colaborativo e estimulando o pensamento crítico.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):
- O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos da aula. Isso inclui a definição de propriedades físicas dos materiais, como cor, textura, forma, tamanho e peso, e a compreensão de como essas propriedades estão relacionadas com as funções e usos dos materiais.
- O professor deve relembrar as principais conclusões das atividades práticas realizadas, destacando as descobertas mais interessantes ou surpreendentes dos alunos.
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Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):
- Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Deve-se ressaltar que, através das atividades práticas, os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico sobre as propriedades físicas dos materiais de uma maneira divertida e significativa.
- O professor deve destacar como as atividades práticas ajudaram a reforçar a compreensão dos alunos sobre o tópico e a relacioná-lo com situações reais do dia a dia.
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Materiais Extras (1 minuto):
- O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros infantis sobre ciências que abordam o tema das propriedades dos materiais, ou vídeos educativos disponíveis online que apresentam experimentos simples envolvendo as propriedades dos materiais.
- O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "Por quê? Como? - Ciências para Crianças" de Renata Junqueira de Souza, que contém diversas atividades práticas e curiosidades sobre ciências para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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Importância do Assunto (1 - 2 minutos):
- Por fim, o professor deve ressaltar a importância do que foi aprendido. Ele pode explicar que o conhecimento sobre as propriedades físicas dos materiais é fundamental para diversas áreas do conhecimento e para a vida cotidiana.
- O professor pode dar exemplos práticos, como a importância de conhecer as propriedades dos materiais ao escolher um brinquedo ou uma roupa, ou ao realizar uma atividade em casa, como cozinhar ou limpar.
- O professor deve encorajar os alunos a continuar observando e explorando as propriedades dos materiais no dia a dia, e a fazerem perguntas sobre o porquê das coisas serem de determinada forma, estimulando assim a curiosidade e o pensamento crítico.