Entrar

Plano de aula de Propriedades Físicas dos Materiais

Ciências

Original Teachy

''EF05CI01''

Propriedades Físicas dos Materiais

Objetivos (5 minutos)

  1. Identificar as propriedades físicas dos materiais: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever as propriedades físicas dos materiais, como cor, textura, forma, tamanho, solidez, transparência, maleabilidade, flexibilidade, resistência, etc.

  2. Analisar as propriedades físicas dos materiais em diferentes objetos: Após a identificação, os alunos devem ser capazes de analisar como as propriedades físicas dos materiais influenciam em suas aplicações e usos em diferentes objetos do cotidiano.

  3. Compreender a importância das propriedades físicas dos materiais no nosso dia a dia: Por fim, os alunos devem entender a relevância de conhecer e entender as propriedades físicas dos materiais, reconhecendo como essas propriedades determinam os usos e aplicações dos materiais que encontramos em nosso cotidiano.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os diferentes tipos de materiais que eles já aprenderam anteriormente, como madeira, metal, plástico, tecido, vidro, etc. Ele pode pedir aos alunos para trazerem exemplos desses materiais para a aula e perguntar a eles para que cada material é utilizado em nosso dia a dia.

  2. Situação Problema 1: O Mistério do Objeto Desconhecido: O professor apresenta aos alunos um objeto misterioso, que pode ser um brinquedo, uma ferramenta, um utensílio doméstico, etc., envolto em um pano. O professor pergunta aos alunos o que eles acham que o objeto é feito e porque eles chegaram a essa conclusão.

  3. Situação Problema 2: O Desafio da Construção: O professor propõe aos alunos um desafio: construir a estrutura mais alta possível usando apenas palitos de dente e marshmallows. O professor pergunta aos alunos quais materiais eles acham que serão mais resistentes e por que eles acham isso.

  4. Contextualização da Importância do Assunto: O professor explica que entender as propriedades físicas dos materiais é fundamental para diversas situações do nosso dia a dia. Por exemplo, ao escolher o material para construir uma casa, é importante saber se ele é resistente o suficiente para suportar o peso da estrutura. Ou ao escolher a roupa para usar em um dia quente, é importante saber se o material é transpirável e leve para nos manter confortáveis.

  5. Curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre as propriedades físicas dos materiais. Por exemplo, ele pode contar que a borracha é um material muito elástico porque suas moléculas são entrelaçadas, o que permite que ela se estique e volte à sua forma original. Ou que o vidro é um material transparente porque sua estrutura permite que a luz passe por ele sem ser refletida ou absorvida.

  6. Introdução do Tópico: Após todas essas atividades, o professor introduz o tópico da aula: as propriedades físicas dos materiais. Ele explica que cada material tem suas próprias características que o tornam adequados ou inadequados para determinadas aplicações, e que essas características são o que chamamos de propriedades físicas dos materiais.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: Explorando as Propriedades Físicas dos Materiais (10 - 15 minutos)

    O professor organiza os alunos em grupos de até cinco integrantes e distribui para cada grupo uma seleção de objetos feitos de diferentes materiais, como madeira, metal, plástico, tecido, vidro, etc. O professor também fornece uma lista das propriedades físicas que os alunos devem observar nos objetos, como cor, textura, forma, tamanho, solidez, transparência, maleabilidade, flexibilidade, resistência, etc.

    O desafio para os alunos é examinar esses objetos e, juntos, identificar as propriedades físicas de cada um deles. Para cada propriedade identificada, o grupo deve tentar explicar como essa propriedade influencia na utilização do objeto em nosso cotidiano.

    O professor circula pela sala, orientando e auxiliando os alunos na identificação das propriedades físicas dos materiais e na compreensão de como essas propriedades influenciam na utilização dos objetos.

  2. Atividade 2: Moldando o Conhecimento (10 minutos)

    Depois de explorar as propriedades físicas dos materiais através da observação dos objetos, o professor propõe uma atividade em que os alunos devem aplicar esse conhecimento de maneira prática.

    Cada grupo de alunos recebe uma caixa com diversos materiais, como argila, papel, tecido, palitos de sorvete, pedaços de madeira, fio de lã, etc. O desafio é que eles criem um objeto (um brinquedo, uma ferramenta, um utensílio doméstico, etc.) levando em consideração as propriedades físicas dos materiais disponíveis.

    Os alunos devem discutir em grupo quais propriedades são necessárias para o objeto que pretendem construir e quais materiais disponíveis são mais adequados para atender a essas necessidades. O professor deve incentivar a discussão e a troca de ideias entre os membros do grupo.

    No final, cada grupo apresenta o objeto que construiu e explica as escolhas que fez em relação aos materiais, demonstrando a compreensão das propriedades físicas dos materiais e como elas influenciam na utilização dos objetos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: (5 - 7 minutos) O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e inicia uma discussão em grupo. Ele pede a cada grupo que compartilhe uma propriedade física que eles identificaram em um dos objetos que receberam e como essa propriedade influencia na utilização do objeto. O professor incentiva todos os alunos a participarem da discussão, fazendo perguntas para aprofundar a compreensão e promovendo a troca de ideias entre os alunos.

  2. Conexão com a Teoria: (3 - 5 minutos) Após a discussão, o professor faz a conexão entre as observações e conclusões dos alunos com a teoria apresentada no início da aula. Ele reforça os conceitos das propriedades físicas dos materiais e como essas propriedades influenciam em suas aplicações e usos no dia a dia. O professor pode usar os objetos construídos pelos alunos na atividade prática como exemplos, destacando como a escolha dos materiais foi influenciada pelas propriedades físicas.

  3. Reflexão Final: (2 - 3 minutos) Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples para ajudar os alunos a refletirem sobre suas aprendizagens:

    • Qual propriedade física dos materiais você acha que é a mais importante e por quê?
    • Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?
  4. Feedback do Professor: (1 minuto) O professor dá um feedback geral para a turma, elogiando as participações, destacando as ideias mais importantes que foram discutidas e reforçando a importância do que foi aprendido. Ele encoraja os alunos a continuarem explorando e observando as propriedades físicas dos materiais em seu dia a dia.

  5. Encerramento da Aula: (1 minuto) O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos e reforçando o quão importante é entender as propriedades físicas dos materiais para o nosso dia a dia. Ele também faz uma breve recapitulação dos tópicos abordados na aula e anuncia o que será ensinado na próxima aula, criando uma expectativa positiva para os próximos encontros.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos Aprendidos: (2 - 3 minutos)

    O professor inicia a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele reforça as propriedades físicas dos materiais, como cor, textura, forma, tamanho, solidez, transparência, maleabilidade, flexibilidade, resistência, entre outras. O professor também destaca como essas propriedades influenciam nas aplicações e usos dos materiais em nosso cotidiano, e como os alunos puderam explorar e observar essas propriedades durante as atividades práticas.

  2. Conexão da Teoria, Prática e Aplicações: (1 - 2 minutos)

    Em seguida, o professor explica como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele ressalta que a discussão inicial e as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar a teoria, observando e analisando as propriedades físicas dos materiais em objetos reais. Além disso, as aplicações discutidas durante a aula, como a construção de uma casa ou a escolha de uma roupa para um dia quente, demonstraram a importância de conhecer e entender as propriedades físicas dos materiais no nosso dia a dia.

  3. Materiais Extras: (1 - 2 minutos)

    O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Isso pode incluir livros infantis sobre ciências, vídeos educativos online, jogos interativos, ou até mesmo atividades práticas que podem ser realizadas em casa, como explorar as propriedades de diferentes materiais na cozinha ou no jardim. O professor também pode recomendar que os alunos observem os materiais ao seu redor de forma mais atenta, notando suas propriedades físicas e refletindo sobre como essas propriedades influenciam em suas aplicações.

  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia: (1 - 2 minutos)

    Por fim, o professor reforça a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele explica que entender as propriedades físicas dos materiais nos ajuda a tomar decisões melhores em diversas situações. Por exemplo, ao escolher o material para fazer um brinquedo, é importante saber se ele será seguro, resistente e adequado para a finalidade desejada. Ou ao escolher a roupa para um dia frio, é importante saber se o material é isolante e manterá o corpo aquecido. O professor também destaca que, ao entender as propriedades físicas dos materiais, os alunos podem apreciar melhor a diversidade e a complexidade dos materiais ao seu redor, desenvolvendo uma curiosidade e uma apreciação pela ciência e pelo mundo que os cerca.

  5. Encerramento da Aula: (1 minuto)

    Para finalizar, o professor agradece a participação de todos, encoraja os alunos a continuarem explorando e aprendendo sobre as propriedades físicas dos materiais, e anuncia o tópico da próxima aula, criando uma expectativa positiva para os próximos encontros.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies