Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Sistema Respiratório

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

''EF05CI06''

Sistema Respiratório

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a importância do sistema respiratório para a vida humana: Os alunos devem ser capazes de entender que o sistema respiratório é essencial para nossa sobrevivência, permitindo a entrada de oxigênio e a saída de dióxido de carbono, que são necessários para o funcionamento do nosso corpo.

  2. Identificar as principais partes do sistema respiratório: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear as principais partes do sistema respiratório, como o nariz, a garganta, a traqueia, os pulmões e o diafragma. Eles também devem ser capazes de descrever a função de cada uma dessas partes.

  3. Compreender o processo de respiração: Os alunos devem ser capazes de descrever, em termos simples, como ocorre o processo de respiração. Isso inclui a inalação, onde o ar rico em oxigênio entra no corpo, e a exalação, onde o ar rico em dióxido de carbono é liberado do corpo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que eles já aprenderam sobre o corpo humano e a importância de manter nosso corpo saudável. Pode-se perguntar aos alunos quais partes do corpo eles conhecem, como elas funcionam e por que são importantes. (5 minutos)

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problema que irão instigar a curiosidade dos alunos sobre o sistema respiratório.

    • A primeira situação problema pode ser: "Imagine que você está correndo e de repente precisa parar e descansar. Por que você está respirando tão rápido e com força? O que está acontecendo dentro do seu corpo?"

    • A segunda situação problema pode ser: "E se você estiver correndo e alguém tampar o seu nariz e boca, o que você acha que vai acontecer? Por que isso é perigoso?" (5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar que nosso corpo precisa de oxigênio para funcionar corretamente e que a respiração é a forma como obtemos esse oxigênio. Da mesma forma, precisamos nos livrar do dióxido de carbono, que é um resíduo do nosso corpo. O professor pode usar exemplos do dia a dia, como o ato de correr, para ilustrar a importância do sistema respiratório. (5 minutos)

  4. Introdução ao tópico: O professor deve então introduzir o tópico da aula, explicando que eles irão aprender mais sobre o sistema que nos permite respirar, chamado sistema respiratório. Pode-se dizer que o sistema respiratório é como uma máquina de ar dentro do nosso corpo, que nos ajuda a respirar e a viver. Além disso, o professor pode mencionar que este é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, sem o qual não poderíamos viver. (5 minutos)

Desenvolvimento (25 - 30 minutos)

  1. Explicação sobre o sistema respiratório (10 - 15 minutos)

    • O professor deve começar explicando que o sistema respiratório é composto por várias partes, como o nariz, a boca, a garganta, a laringe, a traqueia, os brônquios, os pulmões e o diafragma.

    • Deve-se identificar cada parte no corpo da criança, se possível, ou em um modelo anatômico se estiver disponível.

    • A função de cada parte deve ser explicada de forma clara e simples. Por exemplo, o nariz e a boca são as portas de entrada do ar no nosso corpo, a garganta e a laringe ajudam a guiar o ar para a traqueia, que é como um tubo que leva o ar para os pulmões. Os pulmões são como balões que se enchem de ar quando respiramos e esvaziam quando expiramos. O diafragma é um músculo que se contrai e relaxa para ajudar a encher e esvaziar os pulmões.

  2. Demonstração do processo de respiração (10 - 15 minutos)

    • O professor deve então demonstrar o processo de respiração para os alunos. Para fazer isso, ele pode pedir aos alunos que coloquem uma mão no peito e outra no abdômen.

    • O professor deve então mostrar como, quando inspiramos, o ar entra pelo nariz ou pela boca, passa pela garganta, pela laringe, pela traqueia, pelos brônquios e finalmente chega aos pulmões. Durante a inspiração, o diafragma se contrai e desce, expandindo a cavidade torácica (caixa torácica) para permitir a entrada de ar nos pulmões. Durante a expiração, o diafragma relaxa e se eleva, reduzindo o espaço na caixa torácica e forçando o ar a sair dos pulmões.

    • O professor deve repetir esse processo de inspiração e expiração algumas vezes, para que os alunos possam ver e sentir o que está acontecendo durante a respiração.

    • Enquanto faz a demonstração, o professor deve explicar que, quando inspiramos, estamos trazendo oxigênio para o nosso corpo, que é usado para queimar os alimentos que comemos e nos dá energia. E quando expiramos, estamos liberando dióxido de carbono, que é um resíduo do nosso corpo.

  3. Atividade Interativa: "O Corredor" (5 - 10 minutos)

    • Para reforçar o entendimento dos alunos sobre o sistema respiratório, o professor pode propor uma atividade chamada "O Corredor".

    • Nesta atividade, os alunos irão simular o processo de respiração, agindo como se estivessem correndo. Eles irão inspirar e expirar profundamente, movimentando os braços e o tronco para cima e para baixo, como se estivessem correndo.

    • Durante a atividade, o professor pode fazer perguntas, como: "O que vocês sentem quando inspiram profundamente? E quando expiram?" ou "Por que acham que o ar entra e sai dos nossos pulmões quando respiramos?"

  4. Atividade Interativa: "A Parada do Ar" (5 - 10 minutos)

    • Para complementar as atividades interativas, o professor pode propor a atividade "A Parada do Ar".

    • Nesta atividade, os alunos irão relembrar a importância de respirar, pois irão simular a sensação de não poder respirar. Eles vão prender a respiração por alguns segundos, para entender o desconforto que é não conseguir respirar.

    • Após a atividade, o professor pode fazer perguntas, como: "Como vocês se sentiram quando não podiam respirar? Por que acham que isso é perigoso?".

  5. Discussão e conclusão (5 - 10 minutos)

    • Ao final das atividades, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam com as atividades e como se sentiram ao fazer as simulações.

    • O professor deve então fazer um resumo dos principais pontos da aula, reforçando a importância do sistema respiratório para a vida humana e como ele funciona.

    • Por fim, o professor deve reiterar a importância de cuidar do sistema respiratório e da saúde em geral, lembrando aos alunos sobre a importância de respirar ar puro, fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.

    • O professor também pode sugerir que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre o sistema respiratório e como manter a saúde dos pulmões. (5 - 10 minutos)

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar o que aprendeu durante as atividades "O Corredor" e "A Parada do Ar".

    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para cada grupo, como: "O que vocês sentiram durante a atividade 'O Corredor'?" ou "Por que acham que é perigoso não conseguir respirar, como na atividade 'A Parada do Ar'?".

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações dos grupos, o professor deve fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria apresentada no início da aula.

    • Por exemplo, o professor pode dizer: "Durante a atividade 'O Corredor', nós simulamos o processo de respiração. Quando corremos, nosso corpo precisa de mais oxigênio para fornecer a energia que precisamos. Por isso, respiramos mais rápido e com mais força. Já na atividade 'A Parada do Ar', nós pudemos sentir o desconforto de não conseguir respirar. Isso acontece porque nosso corpo precisa de oxigênio para viver. Por isso, é muito importante cuidar do nosso sistema respiratório e sempre respirar ar puro".

  3. Reflexão (1 - 3 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. O professor pode fazer duas perguntas simples para essa reflexão:

      1. "O que vocês acharam mais interessante sobre o sistema respiratório? Por quê?"
      2. "Por que é importante cuidar do nosso sistema respiratório?"
    • O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre as respostas antes de compartilhá-las com a classe.

  4. Verificação do aprendizado (1 - 2 minutos)

    • O professor deve ouvir as respostas dos alunos e elogiar suas contribuições. Ele pode então reforçar a importância do sistema respiratório e da saúde em geral, e como o que eles aprenderam na aula pode ser aplicado em suas vidas diárias.

    • Por fim, o professor pode encorajar os alunos a continuarem aprendendo sobre o corpo humano e a importância de manter-se saudável, sugerindo que eles conversem com seus pais ou façam pesquisas adicionais em casa. (5 - 10 minutos)

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula sobre o sistema respiratório. Ele deve revisar as partes do sistema respiratório, suas funções e o processo de respiração.

    • O professor pode usar imagens ou desenhos no quadro para ajudar a reforçar a memória visual dos alunos.

    • O professor deve perguntar aos alunos se eles se lembram das partes do sistema respiratório e suas funções, incentivando-os a responder e ajudando aqueles que têm dificuldade de lembrar.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve então explicar novamente como as atividades práticas "O Corredor" e "A Parada do Ar" se conectam com a teoria apresentada na aula.

    • Ele pode reforçar que, durante a atividade "O Corredor", eles simularam o processo de respiração e puderam ver e sentir como o ar entra e sai dos pulmões. E durante a atividade "A Parada do Ar", eles puderam entender a importância de respirar e como é desconfortável não conseguir respirar.

    • O professor pode perguntar aos alunos se eles conseguem ver a conexão entre as atividades práticas e a teoria, incentivando-os a pensar criticamente.

  3. Sugestão de materiais extras (1 - 2 minutos)

    • O professor pode então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o sistema respiratório.

    • Ele pode recomendar livros, sites, vídeos educacionais ou aplicativos interativos que tenham informações adicionais sobre o sistema respiratório e a importância de cuidar da saúde dos pulmões.

    • O professor deve lembrar aos alunos que aprender é um processo contínuo e que eles são responsáveis por seu próprio aprendizado.

  4. Importância do assunto para a vida cotidiana (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do sistema respiratório para a vida cotidiana. Ele deve lembrar aos alunos que a respiração é uma função vital do corpo humano e que sem oxigênio, não seríamos capazes de viver.

    • Ele pode explicar que o sistema respiratório é como a "máquina de ar" do nosso corpo, que nos permite respirar e viver.

    • Além disso, o professor pode ressaltar que cuidar do sistema respiratório é essencial para manter uma boa saúde. Ele deve lembrar aos alunos sobre a importância de respirar ar puro, de fazer exercícios físicos e de manter uma alimentação saudável.

    • O professor pode concluir a aula reforçando a ideia de que, ao aprender sobre o sistema respiratório, os alunos estão adquirindo conhecimentos que podem ser aplicados em suas vidas diárias para se manterem saudáveis e ativos. (5 - 10 minutos)


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Separação de Misturas | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Propriedades Físicas dos Materiais
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Efeito Estufa e Ação Humana | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Calor e Temperatura | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies