Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Sistema Respiratório

Avatar padrão

Lara da Teachy


Ciências

Original Teachy

''EF05CI06''

Sistema Respiratório

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Fornecer uma introdução clara e concisa ao Sistema Respiratório, que é responsável por nos manter vivos e saudáveis.
  2. Capacitar os alunos a identificar e descrever as partes principais do Sistema Respiratório: nariz, boca, traqueia, brônquios, pulmões e diafragma.
  3. Incentivar o reconhecimento da importância de uma boa saúde respiratória, através da identificação dos fatores que podem causar problemas respiratórios (como fumaça, poeira, produtos químicos) e a promoção de práticas saudáveis (como respirar ar puro, praticar exercícios físicos, manter-se hidratado).

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando brevemente sobre o corpo humano e os sistemas que o compõem, como o sistema circulatório, digestivo e muscular. Ele pode pedir aos alunos que toquem em diferentes partes do corpo e perguntem a que sistema ela pertence.

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações para os alunos. A primeira é imaginar como seria respirar debaixo d'água. Isso os leva a pensar sobre a importância do ar para a respiração. A segunda é imaginar o que aconteceria se eles não pudessem mais respirar. Essa situação os faz refletir sobre a importância de um sistema respiratório saudável.

  3. Contextualização: O professor explica que o Sistema Respiratório é fundamental para nossa vida, pois é através dele que recebemos o oxigênio do ar que respiramos e eliminamos o gás carbônico, um resíduo do nosso corpo. Além disso, ele destaca a importância do cuidado com a saúde respiratória, principalmente em tempos de pandemia, onde a respiração saudável é essencial para a prevenção de doenças.

  4. Curiosidades: Para despertar o interesse dos alunos, o professor compartilha duas curiosidades sobre o Sistema Respiratório. A primeira é que, ao longo de um dia, uma pessoa em repouso respira cerca de 7 a 8 litros de ar por minuto. A segunda é que os pulmões, se esticados, cobririam a área do campo de futebol.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode usar recursos visuais, como imagens do Sistema Respiratório, e brinquedos que representam as partes do sistema (por exemplo, um balão para representar os pulmões) para que os alunos possam visualizar e compreender melhor o conteúdo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Para a etapa do desenvolvimento, sugerimos três atividades práticas e lúdicas, das quais o professor poderá escolher uma ou mais, dependendo do tempo disponível e do perfil da turma.

  1. Criação do Sistema Respiratório com materiais recicláveis:

    • O professor dividirá a turma em grupos e fornecerá uma variedade de materiais recicláveis (garrafas, canudos, balões, caixas de papelão, etc.).
    • Cada grupo terá a tarefa de criar uma representação do Sistema Respiratório utilizando esses materiais.
    • Durante a construção, o professor irá circular pelos grupos, auxiliando e fazendo perguntas para estimular a discussão e o pensamento crítico sobre o tema.
    • Ao final, cada grupo apresentará sua criação para a turma, explicando o papel de cada parte do sistema.
    • Esta atividade permite que os alunos visualizem e manipulem as partes do Sistema Respiratório, ajudando na compreensão e memorização do conteúdo.
  2. Jogo da memória do Sistema Respiratório:

    • O professor preparará previamente cartas com imagens de diferentes partes do Sistema Respiratório (nariz, boca, traqueia, brônquios, pulmões, diafragma).
    • Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá um conjunto de cartas viradas para baixo.
    • Em cada turno, um aluno de cada grupo vira duas cartas, tentando encontrar um par correspondente (por exemplo, duas cartas que representam os pulmões).
    • Se fizer um par, ele explicará a função daquela parte do sistema. Se não fizer um par, ele terá que explicar a função de uma das cartas viradas.
    • Esta atividade ajuda na memorização e fixação das partes do Sistema Respiratório, de maneira divertida e interativa.
  3. Simulação da respiração e da tosse saudável:

    • O professor explicará a importância de uma respiração correta e saudável, mostrando como encher e esvaziar os pulmões e como tossir de maneira adequada.
    • Em seguida, os alunos farão uma simulação desses movimentos, primeiro individualmente, depois em pequenos grupos.
    • O professor observará e corrigirá a técnica quando necessário, reforçando a importância da postura correta e do controle da respiração.
    • Esta atividade, além de reforçar o conteúdo teórico, promove a consciência corporal e a prática de hábitos saudáveis, como a respiração e a tosse adequadas.

Lembrando que o professor deverá escolher uma ou mais atividades, dependendo do tempo disponível e das necessidades da turma. É importante também que o professor esteja atento para auxiliar os alunos durante as atividades, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e a discussão sobre o conteúdo.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo e pedirá que cada grupo compartilhe brevemente suas conclusões ou soluções das atividades realizadas. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros, descubram diferentes maneiras de abordar o mesmo problema e reforcem o que aprenderam.

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): O professor, com base nas discussões dos grupos, fará uma revisão das principais partes do Sistema Respiratório (nariz, boca, traqueia, brônquios, pulmões, diafragma) e suas funções. Ele pode usar as criações dos grupos, as cartas do jogo da memória, ou a simulação da respiração e da tosse saudável como referência visual para essa revisão. O professor deve garantir que todos os alunos tenham uma compreensão clara desses conceitos fundamentais.

  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos): O professor proporá que os alunos reflitam silenciosamente sobre o que aprenderam na aula. Para facilitar essa reflexão, ele pode fazer duas perguntas simples:

    • "Qual parte do Sistema Respiratório você achou mais interessante e por quê?"
    • "Por que é importante cuidar da nossa saúde respiratória?" Os alunos terão um tempo curto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma.
  4. Feedback e avaliação (2 - 3 minutos): O professor encerrará a aula fornecendo um feedback positivo sobre o desempenho dos alunos durante as atividades. Ele ressaltará a importância da participação, do trabalho em equipe e do pensamento crítico. Além disso, o professor poderá fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos sobre o tema, como:

    • "Quem pode me dizer qual é a função dos pulmões no Sistema Respiratório?"
    • "Por que devemos tossir para o lado e cobrir a boca com o braço?" Essas perguntas servirão como uma avaliação informal do aprendizado dos alunos.

O retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado, permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Além disso, fornece ao professor informações valiosas sobre a eficácia da aula e quais pontos podem precisar ser reforçados em futuras lições.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor iniciará a conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele relembrará a importância do Sistema Respiratório para nossa vida, as partes que o compõem (nariz, boca, traqueia, brônquios, pulmões e diafragma) e suas funções. Além disso, reforçará os fatores que contribuem para uma saúde respiratória adequada, como a respiração correta e a proteção das vias aéreas durante a tosse.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor explicará como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a reforçar o entendimento teórico. Ele ressaltará que a criação do Sistema Respiratório com materiais recicláveis, o jogo da memória e a simulação da respiração e da tosse saudável permitiram aos alunos "colocar a mão na massa" e experimentar de forma prática e lúdica os conceitos teóricos aprendidos.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o Sistema Respiratório. Pode indicar livros de ciências adequados à faixa etária, vídeos educativos disponíveis na internet (como os do canal "Pequenos Cientistas" no YouTube) e sites confiáveis com conteúdo educativo sobre o corpo humano. Além disso, pode recomendar brincadeiras e jogos que possam ser feitos em casa para continuar aprendendo sobre o assunto.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor ressaltará a relevância do que foi aprendido, explicando que o conhecimento adquirido sobre o Sistema Respiratório não se limita ao ambiente escolar, mas é algo que os alunos podem aplicar em seu dia a dia. Ele lembrará que a conscientização sobre a importância de uma boa saúde respiratória e a adoção de hábitos saudáveis (como a respiração correta e a proteção das vias aéreas durante a tosse) contribuem para o bem-estar e a prevenção de doenças.

A conclusão é uma etapa importante para consolidar o aprendizado, reforçar os conceitos-chave e incentivar os alunos a continuar explorando o tema por conta própria. Além disso, ela ajuda a dar significado ao que foi aprendido, mostrando aos alunos como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em suas vidas.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Invertida | Utilização da Água | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Reações: Introdução
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Consumo Consciente
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Ligações Químicas: Iônicas e Covalentes | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!