Entrar

Plano de aula de Esportes de Rede e Parede

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF06'

Esportes de Rede e Parede

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a noção de trabalho em equipe: Os alunos devem ser capazes de reconhecer a importância do trabalho em equipe ao jogar esportes de rede e parede. Isso inclui entender a necessidade de se comunicar com os colegas, respeitar as regras do jogo e colaborar para alcançar um objetivo comum.

  2. Explorar a diversidade de esportes de rede e parede: Os alunos devem ser capazes de identificar diferentes esportes que são praticados em redes ou paredes, tais como vôlei, futevôlei, tênis de mesa, entre outros. Eles devem ser capazes de descrever as regras básicas desses jogos e as semelhanças e diferenças entre eles.

  3. Desenvolver habilidades motoras fundamentais: A aula de Educação Física tem como um de seus principais objetivos o desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos. Neste contexto, a aula de hoje se propõe a aprimorar habilidades como lançar, rebater, golpear, saltar, correr, entre outras, através da prática de esportes de rede e parede.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os diferentes tipos de jogos e esportes que eles já conhecem. Isso pode incluir esportes com bola, esportes individuais e coletivos, e as regras básicas de cada um. O professor pode perguntar aos alunos para compartilhar suas experiências de jogo e as regras que eles lembram.

  2. Situação Problema: O professor apresenta duas situações problemas para engajar os alunos. Primeiro, ele pode perguntar: "Como poderíamos jogar vôlei se não tivéssemos uma quadra?". Em seguida, o professor pode apresentar a segunda situação: "E se não tivéssemos uma rede, mas quiséssemos jogar pingue-pongue? Como poderíamos fazer?". Estas situações problemas servem para introduzir a ideia de esportes de rede e parede.

  3. Contextualização: O professor explica que, na vida real, nem sempre temos os materiais necessários para jogar nossos esportes favoritos. Às vezes, precisamos improvisar e usar o que temos disponível. Por exemplo, podemos jogar vôlei na praia sem uma rede oficial, ou podemos jogar pingue-pongue usando uma parede como nossa "rede". O professor também pode mencionar que muitos esportes que são praticados em quadras ou campos oficiais, também podem ser adaptados e jogados em espaços menores, como em casa ou na escola.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre os esportes de rede e parede. Por exemplo, ele pode contar a história de como o vôlei de praia foi criado, quando os jogadores começaram a usar as mãos para passar a bola ao invés dos pés, como no futebol. O professor pode também mencionar que existem competições oficiais de pingue-pongue de parede, onde os jogadores devem acertar a bola na parede e fazê-la voltar para o seu lado da mesa.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor propõe duas atividades lúdicas e pedagógicas que têm por objetivo ensinar e fixar os conceitos de trabalho em equipe e a prática de esportes de rede e parede.

Atividade 1: Vôlei de Balão (10 - 12 minutos)

  1. O professor divide a turma em dois times e posiciona cada time em lados opostos da quadra, que pode ser o pátio ou a sala de aula, dependendo do espaço disponível.

  2. Cada time recebe um balão e o objetivo do jogo é passar o balão por cima da "rede" (uma corda esticada a uma altura acessível) sem deixá-lo cair no chão.

  3. Os alunos devem passar o balão para os colegas, usando as mãos, sem segurá-lo. O balão não pode ser batido nem arremessado, mas deve ser "levado" até o outro lado.

  4. O professor reforça a importância da colaboração e do trabalho em equipe para que o balão alcance o outro lado da "rede".

Atividade 2: Pingue-Pongue na Parede (10 - 12 minutos)

  1. O professor organiza os alunos em duplas e entrega a cada dupla uma raquete de pingue-pongue e uma bolinha de papel ou plástico.

  2. O objetivo do jogo é acertar a bolinha na parede e fazer com que ela volte para o seu lado da "mesa" (uma linha imaginária na mesa ou no chão).

  3. Os alunos devem se revezar para acertar a bolinha na parede, e a dupla adversária deve tentar pegá-la no ar e jogá-la novamente.

  4. O professor orienta os alunos a respeitarem as regras do jogo, a se comunicarem com o parceiro e a respeitarem o turno de cada um.

Durante as atividades, o professor caminha entre os alunos, observando e auxiliando quando necessário. Ao final, ele promove uma discussão com a turma, reforçando os pontos principais de cada atividade e ouvindo o que os alunos aprenderam e como se sentiram com as atividades.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Ele começa perguntando aos alunos sobre o que eles aprenderam com as atividades. Ele pode fazer perguntas como "Qual foi a parte mais difícil de jogar vôlei de balão?" ou "O que vocês descobriram ao jogar pingue-pongue na parede?". O professor estimula a participação de todos e valoriza as contribuições individuais.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): Após a discussão, o professor retoma os conceitos teóricos abordados na introdução e faz a conexão com as atividades práticas. Ele pode perguntar "Como as atividades que fizemos hoje nos ajudam a entender o que é trabalhar em equipe?" ou "Como os esportes de rede e parede que jogamos hoje são semelhantes e diferentes dos esportes que jogamos normalmente?". O professor incentiva os alunos a pensar criticamente sobre a experiência de aprendizado.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos façam uma reflexão individual sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão:

    • "O que você aprendeu hoje que pode te ajudar a se tornar um jogador melhor?"
    • "O que você aprendeu hoje que pode te ajudar a trabalhar melhor em equipe, não só nos esportes, mas em outras atividades também?"

O professor dá aos alunos um minuto para pensar sobre as respostas e, em seguida, convida alguns voluntários para compartilhar suas reflexões com a turma. Ele reforça a importância de valorizar as contribuições de cada membro da equipe e de usar as habilidades individuais para alcançar um objetivo comum.

O retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o progresso dos alunos, reforçar os conceitos aprendidos e encorajar a reflexão e a aplicação do conhecimento.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo (2 - 3 minutos): O professor encerra a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e aprendidos. Ele reforça a ideia de que esportes de rede e parede são uma alternativa quando não se tem acesso a uma quadra ou campo, e que eles podem ser jogados em diferentes espaços, inclusive na escola ou em casa. O professor também ressalta a importância do trabalho em equipe e do respeito às regras em qualquer esporte. Ele pode relembrar os alunos de algumas das regras e conceitos dos jogos de vôlei de balão e pingue-pongue na parede.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor explica como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode dizer: "Hoje, aprendemos sobre esportes de rede e parede na teoria, e depois tivemos a oportunidade de jogá-los na prática. Isso nos ajudou a entender melhor como esses esportes funcionam e como podemos jogá-los, mesmo quando não temos todos os materiais necessários".

  3. Materiais Extras (1 minuto): Para complementar o aprendizado, o professor sugere alguns materiais extras que os alunos podem explorar em casa. Isso pode incluir vídeos de demonstração de diferentes esportes de rede e parede, jogos online que simulam esses esportes, ou livros e revistas sobre a história e as regras desses jogos. O professor pode também incentivar os alunos a praticarem esses jogos em casa, com a família ou com os amigos.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor destaca a importância dos conteúdos abordados para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode dizer: "Aprendendo sobre esportes de rede e parede, vocês podem se divertir e se exercitar mesmo quando não têm acesso a uma quadra ou a um campo. Além disso, vocês estão desenvolvendo habilidades importantes, como o trabalho em equipe e o respeito às regras, que vão ser úteis em muitas outras situações da vida".

A conclusão é uma parte essencial do plano de aula, pois permite ao professor consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a relevância e a aplicabilidade dos conteúdos, e incentivar o estudo independente e a prática contínua.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies