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Plano de aula de Movimento e Dança

Educação Física

Original Teachy

''EF35EF09''

Movimento e Dança

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir o conceito de movimento e dança de forma lúdica e divertida, incentivando os alunos a explorarem diferentes maneiras de se moverem e expressarem através da dança.

  2. Desenvolver a coordenação motora, o ritmo e a expressão corporal dos alunos, através de atividades práticas de dança, que envolvam o uso de diferentes partes do corpo e a percepção do ritmo musical.

  3. Promover a socialização e a cooperação entre os alunos, através da realização de atividades em grupo, onde seja necessária a interação e o respeito pelo espaço e pelo corpo do outro.

Objetivos secundários:

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, através da criação de movimentos e sequências de dança.

  • Proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado prazerosa e significativa, através da prática de dança, que é uma atividade lúdica e culturalmente rica.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre a importância do movimento e da atividade física para o corpo, a saúde e o bem-estar. Ele poderá fazer perguntas como: "Quem se lembra por que é importante brincar e se movimentar todos os dias?" e "Quem pode me dizer como o nosso corpo se sente quando ficamos muito tempo parados?".

  2. Situações-problema: O professor apresentará duas situações para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos. A primeira situação poderá ser: "Imaginem que vocês são árvores e o vento está soprando. Como vocês se movem?". A segunda situação poderá ser: "Vocês estão em uma ilha deserta e precisam chamar a atenção de um avião que está passando. Como vocês vão se mover para chamar a atenção?".

  3. Contextualização: O professor explicará que, assim como os animais, nós também nos movimentamos de diferentes maneiras. Ele poderá mostrar imagens ou vídeos de animais se movendo de maneiras diferentes (como um elefante andando, um peixe nadando, um pássaro voando) e compará-los com os movimentos humanos. O professor também pode falar sobre como diferentes culturas usam a dança para se expressar e contar histórias.

  4. Introdução do tópico: Para introduzir o tópico de movimento e dança, o professor poderá propor duas atividades divertidas. A primeira atividade será "Estátua Musical", onde o professor tocará uma música e os alunos deverão se mover de acordo com o ritmo da música. Quando a música parar, os alunos terão que ficar "congelados" na posição em que estiverem. A segunda atividade será "Siga o Líder", onde o professor será o líder e os alunos terão que imitar seus movimentos.

  5. Ganhar a atenção dos alunos: O professor contará aos alunos que na aula de hoje eles terão a chance de se tornar verdadeiros dançarinos, aprendendo diferentes movimentos de dança e criando suas próprias coreografias. Ele também pode mostrar alguns vídeos de dança de diferentes estilos (como ballet, hip hop, danças folclóricas) para inspirar os alunos e despertar seu interesse pelo assunto.

  6. Apresentando o gancho: O professor irá perguntar aos alunos se eles sabem o que é um dançarino. Ele pode perguntar como eles acham que um dançarino se move e por que eles acham que a dança é importante. O professor também pode desafiar os alunos a pensar em diferentes maneiras de se mover, como um animal ou um objeto, e a compartilhar suas ideias.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor apresentará duas atividades práticas de dança que envolvam a coordenação dos alunos, o ritmo e a expressão corporal. As sugestões a seguir são apenas exemplos e podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada sala de aula.

Atividade 1: Dança das Estátuas

  1. O professor dividirá a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma peça de música de ritmo variado (preferencialmente músicas infantis com ritmos diferentes).

  2. O professor explicará que, quando a música começar, os alunos devem começar a se mover de acordo com o ritmo. Quando a música parar, eles devem congelar em uma posição. O desafio é que a posição deve refletir um movimento de dança que eles estavam fazendo quando a música parou.

  3. O professor irá tocar as músicas uma a uma, garantindo que cada grupo tenha a oportunidade de dançar. Ele irá elogiar os esforços e a criatividade de cada grupo ao congelarem suas posições.

Atividade 2: Criação de Coreografia em Grupo

  1. O professor dividirá a turma em grupos e pedirá a cada grupo para escolher um estilo de dança que eles gostariam de aprender (por exemplo: ballet, hip hop, danças folclóricas).

  2. O professor fornecerá uma lista de movimentos de dança simples para cada estilo escolhido (por exemplo: passos básicos de ballet, movimentos de quebra de hip hop, movimentos de danças folclóricas).

  3. Os alunos terão 10 minutos para praticar os movimentos e criar uma pequena coreografia usando os movimentos que aprenderam. O professor circula pela sala de aula, auxiliando e incentivando os alunos em suas criações.

  4. Após o tempo determinado, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua coreografia para a turma. O professor elogiará o esforço e a criatividade de cada grupo.

Durante o desenvolvimento dessas atividades, o professor deve encorajar os alunos a experimentarem diferentes maneiras de se moverem, respeitando as limitações de cada um. O objetivo é tornar a aula de dança uma experiência divertida e prazerosa, onde os alunos possam explorar sua criatividade e expressão corporal.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reunirá todos os alunos em um grande círculo e iniciará uma discussão sobre as atividades realizadas. Ele perguntará aos alunos o que eles aprenderam com as atividades e como se sentiram ao participar delas. O professor também poderá perguntar: "Quais foram os movimentos de dança que vocês mais gostaram de fazer? Por quê?" e "Como vocês se sentiram ao criar suas próprias coreografias?". O professor incentivará os alunos a compartilharem suas experiências e opiniões, ressaltando que todas as respostas são válidas e importantes.

  2. Conexão com a Teoria: O professor explicará que, através das atividades de dança, eles puderam experimentar na prática os conceitos de movimento, ritmo e expressão corporal que foram discutidos na teoria. Ele reforçará que a dança é uma forma de arte e de expressão que permite que as pessoas se comuniquem e se movimentem de maneiras diferentes. O professor também poderá mostrar exemplos de como a dança é usada em diferentes culturas e contextos (por exemplo: danças folclóricas, danças de celebração, danças de protesto), para ilustrar a importância e a diversidade da dança.

  3. Reflexão Individual: O professor proporá um momento de reflexão individual, onde os alunos terão um minuto para pensar sobre o que aprenderam na aula. Ele fará duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos: "O que vocês acharam mais divertido na aula de dança hoje?" e "O que vocês aprenderam sobre movimento e dança que podem usar em suas vidas fora da escola?". O professor incentivará os alunos a compartilharem suas respostas, mas ressaltará que a reflexão é um momento pessoal e que cada aluno pode escolher se quer compartilhar ou não.

  4. Feedback do Professor: Finalmente, o professor fornecerá feedback sobre a aula. Ele elogiará o esforço e a participação de todos os alunos e destacará os pontos positivos das atividades realizadas. O professor também poderá sugerir áreas de melhoria para futuras aulas, se houver, e reforçar a importância da prática e do esforço na aprendizagem da dança e de quaisquer outras habilidades. O professor encerrará a aula reafirmando o quão bem os alunos se saíram e o quanto eles aprenderam sobre movimento e dança.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor fará um breve resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele relembrará os alunos sobre a importância do movimento e da atividade física para o corpo e a saúde, e sobre como diferentes culturas usam a dança para se expressar. O professor também ressaltará a importância da coordenação motora, do ritmo e da expressão corporal na dança, e como os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver essas habilidades através das atividades práticas.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor explicará como a aula conectou a teoria com a prática. Ele destacará que, através das atividades de dança, os alunos puderam experimentar na prática os conceitos de movimento, ritmo e expressão corporal que foram discutidos na teoria. O professor também poderá mencionar que os alunos puderam aprender sobre a importância da prática e do esforço na aprendizagem de novas habilidades, e como a dança é uma atividade que combina diversão e aprendizado.

  3. Materiais Extras: O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Ele poderá recomendar livros infantis sobre dança, sites com vídeos de dança de diferentes estilos, ou aplicativos de dança que os alunos possam usar em casa para praticar. O professor também poderá sugerir que os alunos assistam a apresentações de dança (seja ao vivo ou em vídeo) e tentem identificar os movimentos e os conceitos de dança que aprenderam na aula.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor explicará a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele enfatizará que a dança é uma forma de expressão e comunicação que pode ser usada em diferentes situações e contextos. O professor também poderá mencionar que a dança é uma atividade que promove a coordenação motora, o ritmo, a expressão corporal, a criatividade e a socialização, todas habilidades importantes para o desenvolvimento dos alunos. Além disso, o professor lembrará os alunos que, assim como os animais, nós também nos movimentamos de diferentes maneiras, e que é importante explorar e celebrar essa diversidade de movimentos.

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