Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Dança como Patrimônio Histórico

Avatar padrão

Lara da Teachy


Educação Física

Original Teachy

'EF35EF10'

Dança como Patrimônio Histórico

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Dança como Patrimônio Histórico

Palavras ChaveDança como Patrimônio Histórico, Expressão Cultural, Atividade Física, História da Dança, Tradições e Costumes, Criação Coreográfica, Dinâmica de Grupo, Pesquisa e Apresentação, Conexão Teoria e Prática, Comunicação Cultural
Materiais NecessáriosAcesso à internet para pesquisa, Livros sobre danças tradicionais e culturas, Dispositivo de reprodução de música, Espaço adequado para ensaios e apresentações, Possíveis trajes ou adereços para a dança
Códigos BNCCEF35EF10: Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.; EF35EF11: Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.; EF35EF12: Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.; EF35EF09: Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera alcançar com a aula. Ao definir objetivos específicos, os alunos podem direcionar melhor seu foco e esforço, e o professor pode planejar atividades que atendam diretamente às metas propostas. Nesta aula, o foco está em compreender e apreciar a dança não apenas como uma atividade física, mas também como um elemento cultural significativo e duradouro.

Objetivos principais:

1. Explorar a dança como patrimônio histórico, relacionando-a aos aspectos culturais e físicos.

2. Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e comparar diferentes danças em contextos históricos e culturais variados.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos em discussões sobre a importância da dança em diferentes culturas.
  2. Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos por diferentes estilos e tradições de dança.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A introdução é projetada para engajar os alunos ao conectar o conteúdo estudado em casa com situações práticas e reais, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico. As situações problema ajudam os alunos a aplicar seu conhecimento prévio em novos contextos, enquanto a contextualização destaca a relevância e a beleza das danças como patrimônios culturais vivos, preparando o terreno para um estudo mais profundo e significativo.

Situações Problema

1. Imagine que você é um historiador que descobriu um antigo manuscrito descrevendo uma cerimônia de dança tribal que ocorreu há centenas de anos. Como você conectaria essa dança às práticas culturais atuais?

2. Pense em uma dança tradicional de sua própria cultura ou região. Quais elementos dessa dança você considera que poderiam ter se originado de práticas antigas e por quê?

Contextualização

A dança é uma forma de expressão que atravessa séculos e culturas, mantendo viva a história e os costumes de povos antigos. Por exemplo, o Haka, uma dança maori da Nova Zelândia, não é apenas uma exibição de força; é uma forma de comunicação e expressão que evoluiu ao longo de gerações. Além disso, a dança pode ser vista em rituais, festas e até em protestos, mostrando sua versatilidade e importância contínua na sociedade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem os conceitos estudados em casa de maneira prática e engajadora. Ao trabalhar em grupos para criar e apresentar danças que refletem aspectos culturais e históricos, os alunos desenvolvem não apenas habilidades de expressão artística, mas também de pesquisa, trabalho em equipe e empatia cultural. As atividades propostas visam solidificar o entendimento da dança como patrimônio histórico, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre como a arte pode ser usada para contar histórias e transmitir culturas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dance o Mapa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a criatividade e o conhecimento cultural dos alunos, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e de expressar história e cultura através do movimento.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão a tarefa de criar uma dança que represente a história e a cultura de um lugar específico. Cada grupo escolherá um país diferente e pesquisará brevemente sobre suas danças tradicionais e influências culturais. Em seguida, deverão criar uma coreografia que conte a história do país escolhido, utilizando movimentos que reflitam tradições locais, música típica e elementos identitários.

- Instruções:

  • Escolha um país diferente para cada grupo.

  • Pesquise online ou em livros sobre as danças tradicionais e a cultura desse país.

  • Desenvolva uma coreografia de no máximo 3 minutos que conte a história e a cultura do país escolhido.

  • Selecione uma música tradicional ou moderna do país para acompanhar a dança.

  • Ensaiem a coreografia em grupo, garantindo que todos os movimentos estejam sincronizados e expressem claramente a história e a cultura do país.

Atividade 2 - Dança das Épocas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e representar as mudanças culturais e históricas através da dança, promovendo o entendimento da evolução da expressão artística e cultural.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, escolherão duas eras históricas distintas para pesquisar e, posteriormente, criar uma dança que represente a transição cultural entre essas duas épocas. A dança deve evocar elementos característicos de cada período, como roupas, música e eventos históricos, mostrando como a dança pode ser usada para contar a história de uma era.

- Instruções:

  • Escolham duas eras históricas para focar (por exemplo, Renascimento e Era Vitoriana).

  • Pesquisem as danças populares e características de cada período escolhido.

  • Criem uma dança que misture elementos das duas eras, mostrando a evolução cultural.

  • Escolham músicas que representem cada época e que possam ser fundidas de forma criativa na coreografia.

  • Ensaiem a dança, garantindo que a transição entre os estilos seja fluida e represente adequadamente a evolução cultural.

Atividade 3 - Dance a História

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a conexão entre história e dança, desenvolvendo habilidades de pesquisa e criatividade para expressar eventos históricos através do movimento artístico.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, em grupos, escolherão um evento histórico significativo e criarão uma dança que conte a história desse evento. Eles deverão pesquisar detalhes do evento, como contexto social, político e cultural, e expressar esses aspectos através de movimentos coreografados, utilizando música e vestimentas apropriadas.

- Instruções:

  • Escolham um evento histórico de importância global ou local.

  • Pesquisem sobre o evento, incluindo seu contexto e impacto cultural.

  • Desenvolvam uma coreografia que represente os principais aspectos do evento escolhido.

  • Escolham uma música que complemente a coreografia e reflita o clima do evento.

  • Ensaiem a dança, assegurando que cada movimento conte uma parte da história escolhida e que a mensagem seja clara para o público.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas descobertas com os colegas. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e consolidar seu entendimento, bem como de ouvir e aprender com as perspectivas dos outros. Essa troca ajuda a promover uma compreensão mais profunda e rica da dança como patrimônio histórico e cultural, além de desenvolver habilidades de comunicação e empatia.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Comece a discussão com uma breve introdução: 'Hoje exploramos como a dança pode ser um patrimônio histórico e cultural. Cada grupo criou uma dança que contou uma história ou representou aspectos de uma cultura ou época. Vamos agora compartilhar o que aprendemos e como nos sentimos durante o processo.' Encoraje cada grupo a apresentar brevemente sua dança e a explicar as escolhas que fizeram com relação aos movimentos, à música e ao tema escolhido.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar representar a cultura ou a história do país/época escolhido em sua dança?

2. Como a dança pode ajudar a preservar e transmitir a história e os valores culturais de uma sociedade?

3. Houve algo em particular que você descobriu durante a pesquisa que o surpreendeu ou mudou sua perspectiva sobre a cultura ou a história estudada?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão tem como objetivo consolidar o aprendizado, reforçando os conceitos principais discutidos e observados durante a aula. Ao resumir o conteúdo, enfatizar a relevância prática e teórica e conectar o que foi estudado com o que foi feito, esta etapa ajuda a garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aprofundada do assunto. Além disso, reforça a importância da dança como um meio de comunicação cultural e histórica, incentivando os alunos a continuar explorando e valorizando essas expressões em seu cotidiano.

Resumo

Para encerrar, vamos recapitular o que foi aprendido hoje. Exploramos a dança como patrimônio histórico, conectando-a com aspectos culturais e físicos. Os alunos participaram de atividades práticas, como 'Dance o Mapa', onde criaram danças para representar a história e a cultura de diferentes países, e 'Dança das Épocas', que permitiu a exploração de transições culturais através de movimentos coreografados. Além disso, 'Dance a História' trouxe a oportunidade de expressar eventos históricos significativos através da dança.

Conexão com a Teoria

Esta aula conseguiu estabelecer uma sólida conexão entre teoria e prática através de atividades que permitiram aos alunos aplicar os conceitos estudados previamente em um contexto prático e significativo. Através de discussões e análises das danças criadas, os alunos puderam ver como a teoria sobre a dança como patrimônio histórico se manifesta de forma viva e dinâmica, reforçando o aprendizado através da experiência direta.

Fechamento

A importância de estudar a dança como patrimônio histórico vai além do movimento; ela é uma ferramenta poderosa para preservar e transmitir tradições, histórias e identidades culturais. Ao entender e valorizar essas expressões artísticas, os alunos se tornam mais conectados com diferentes culturas e épocas, promovendo uma perspectiva mais ampla e respeitosa do mundo ao seu redor.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Esportes de Campo e Taco
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Brincadeiras e Jogos: Ciranda e Corda
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Vôlei
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Brincadeiras e Jogos: Amarelinha
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!