Entrar

Plano de aula de Esportes de Rede e Parede

Educação Física

Original Teachy

'EF35EF06'

Esportes de Rede e Parede

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Esportes de Rede e Parede

Palavras ChaveEsportes de Rede e Parede, Educação Física, Vôlei, Tênis, Badminton, Squash, Regras, Competição, Trabalho em equipe, Habilidades sociais, Atividades práticas, Desenvolvimento de estratégias, Coordenação motora, Análise crítica, Aplicação de conhecimento
Materiais NecessáriosBola de vôlei, Rede de vôlei adaptada, Quadra de vôlei, Raquetes de tênis, Bolas de tênis, Parede de prática para tênis, Raquetes de badminton, Petecas de badminton, Rede de badminton, Espaço para montar circuitos de badminton, Medalhas simbólicas, Material para anotação dos resultados
Códigos BNCCEF35EF06: Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).; EF35EF05: Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para assegurar que os alunos compreendam claramente os conceitos fundamentais dos esportes de rede e parede, capacitando-os a aplicar este conhecimento em atividades práticas e discussões subsequentes. Ao estabelecer uma base sólida de entendimento, os alunos estarão melhor preparados para engajar-se nas atividades práticas e na análise crítica dos esportes estudados.

Objetivos principais:

1. Garantir que os alunos sejam capazes de reconhecer e diferenciar os principais esportes de rede e parede, como vôlei, tênis, squash e badminton.

2. Habilitar os alunos a identificar e explicar as regras básicas, os objetivos e os componentes essenciais dos esportes de rede e parede.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise e síntese ao comparar diferentes esportes e suas características específicas.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa engajar os alunos e revigorar seu conhecimento prévio sobre esportes de rede e parede. Ao introduzir situações problema, o professor estimula o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos estudados. A contextualização, por outro lado, serve para conectar os conceitos com o mundo real, aumentando a relevância do tópico para os alunos e incentivando o interesse e a curiosidade sobre o assunto.

Situações Problema

1. Você foi escolhido para organizar um campeonato de esportes de rede na escola. Que tipo de equipamentos e regras você precisaria definir para jogos como vôlei e badminton?

2. Imagine que você está jogando tênis contra um amigo. Como você determinaria quem ganha o jogo e quais são as penalidades para infrações comuns?

Contextualização

A prática esportiva não é apenas uma forma de exercício, mas também uma maneira de desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe. Esportes de rede e parede, como o vôlei e o squash, são populares ao redor do mundo e possuem uma rica história de competições internacionais. O vôlei foi inventado nos Estados Unidos em 1895 e rapidamente se espalhou globalmente, sendo uma parte essencial das Olimpíadas. Explorar esses esportes ajuda os alunos a entenderem a importância do respeito pelas regras e o espírito de competitividade saudável.

Desenvolvimento

Duração: (5 - 10 minutos para explicação, 60 - 70 minutos para atividade)

A etapa de Desenvolvimento é crucial para aplicar de forma prática e interativa o conhecimento prévio dos alunos sobre esportes de rede e parede. Ao participar das atividades propostas, os alunos não apenas solidificam seu entendimento das regras e técnicas, mas também desenvolvem habilidades sociais, de cooperação e competitividade saudável. Cada atividade foi desenhada para ser desafiadora e divertida, estimulando o interesse dos alunos e proporcionando aprendizado através da prática.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Campeonato de Mini-Vôlei

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, estratégia e compreensão das regras do vôlei.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes para organizar e participar de um mini-campeonato de vôlei. Cada grupo será responsável por montar sua equipe, definir estratégias de jogo e gerenciar substituições durante as partidas. O professor providenciará uma quadra adaptada com rede mais baixa e bola mais leve, adequada para a faixa etária.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher um nome para sua equipe e um capitão.

  • O professor explicará as regras simplificadas do mini-vôlei.

  • Os jogos serão realizados em sets únicos de 15 pontos, sem a necessidade de vantagem.

  • Cada equipe jogará pelo menos uma vez contra todas as outras equipes.

  • Ao final, os pontos serão somados para determinar o campeão do mini-torneio.

Atividade 2 - Desafio do Muro de Tênis

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Melhorar a coordenação motora e a habilidade de rebatida, além de incentivar a superação pessoal e a prática autônoma.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão enfrentar o 'muro', uma parede utilizada para prática de rebatidas no tênis. O objetivo é realizar o maior número possível de rebatidas consecutivas sem errar. Os alunos deverão contar suas rebatidas e tentar superar seu próprio recorde em rodadas subsequentes.

- Instruções:

  • Organize os alunos em filas de até 5 participantes.

  • Cada aluno terá a chance de rebater a bola contra o muro por 2 minutos.

  • Conte quantas vezes cada aluno consegue rebater a bola sem deixá-la cair.

  • Registre o número de rebatidas e incentive os alunos a tentarem superar seu recorde pessoal na próxima rodada.

  • Discuta as técnicas de rebatida e como elas podem melhorar o desempenho.

Atividade 3 - Circuitos de Badminton

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades específicas do badminton como precisão, reflexo e trabalho em equipe, promovendo um ambiente competitivo e divertido.

- Descrição: Os alunos irão participar de um circuito de estações diferentes, cada uma com um desafio específico de badminton. As estações incluirão desafios de precisão de saque, velocidade de resposta e habilidade em duplas. Cada grupo rodará pelas estações, tentando acumular o máximo de pontos.

- Instruções:

  • Prepare 4 estações de badminton com diferentes desafios.

  • Divida os alunos em grupos de até 5.

  • Explique as regras e objetivos de cada estação.

  • Defina um tempo limite para cada grupo em cada estação.

  • Some os pontos alcançados por cada grupo ao final do circuito.

  • Premie o grupo com maior pontuação com medalhas simbólicas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa é vital para permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências práticas e consolidem seu aprendizado. Ao discutir em grupo, eles têm a oportunidade de verbalizar suas observações e aprendizados, o que ajuda na retenção de conhecimento. Além disso, essa discussão promove habilidades de comunicação e pensamento crítico, essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma revisão geral, perguntando aos alunos como se sentiram durante as atividades. Encoraje cada grupo a compartilhar suas estratégias, desafios enfrentados e o que aprenderam sobre cooperação e competição saudável. Use perguntas direcionadas para guiar a conversa, focando em como aplicar as regras dos esportes e a importância do trabalho em equipe.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades que seu grupo enfrentou durante as atividades e como vocês superaram?

2. Como a compreensão das regras dos esportes ajudou na execução das atividades?

3. O que você aprendeu sobre trabalho em equipe e competição através das atividades de hoje?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados durante a aula, além de reconhecer a importância e a aplicabilidade dessas informações em suas vidas. Ao resumir e conectar a teoria à prática, esta etapa reforça o aprendizado e motiva os alunos a continuarem explorando e valorizando os esportes de rede e parede.

Resumo

Nesta fase de conclusão, o professor deve recapitular os principais aspectos dos esportes de rede e parede discutidos durante a aula, reforçando a distinção entre eles, suas regras específicas e as habilidades necessárias para cada um. É importante que os alunos reconheçam o valor do que aprenderam e como isso se aplica tanto no contexto esportivo quanto no desenvolvimento de habilidades sociais e físicas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria estudada em casa foi aplicada em atividades práticas, permitindo aos alunos visualizar e vivenciar diretamente os conceitos de esportes de rede e parede. A conexão entre a teoria e a prática foi evidenciada através do engajamento dos alunos em mini-campeonatos e desafios, que ilustraram a aplicação das regras e técnicas estudadas.

Fechamento

A compreensão dos esportes de rede e parede é crucial não apenas para a prática esportiva, mas também para o desenvolvimento pessoal dos alunos. As habilidades como cooperação, estratégia e respeito pelas regras são transferíveis para muitas áreas da vida, tornando este tópico relevante e valioso para o cotidiano dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies