Entrar

Plano de aula de Cidades e os Diferentes Espaços Urbanos

Geografia

Original Teachy

'EF05GE09'

Cidades e os Diferentes Espaços Urbanos

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o que é uma cidade e os diferentes espaços urbanos que a compõem, como ruas, praças, parques, escolas, hospitais, entre outros. Isso será feito através de uma introdução teórica e de atividades práticas que envolvam a identificação e a descrição desses espaços.

  2. Aprender a importância desses espaços urbanos para a vida na cidade e para a convivência em sociedade. Os alunos serão incentivados a refletir sobre como esses lugares contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que vivem na cidade.

  3. Desenvolver habilidades de observação e descrição, através de atividades de campo que envolvam a visita a espaços urbanos próximos à escola. Os alunos serão orientados a observar atentamente esses espaços e a descrevê-los de forma clara e objetiva.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrar conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que é uma cidade, explicando que é um lugar onde muitas pessoas vivem, trabalham, estudam, brincam, entre outras atividades. O professor também pode fazer um breve resumo sobre as atividades que geralmente acontecem em uma cidade, como o comércio, a educação, a saúde, o lazer, etc.

  2. Situações Problema:

    • O professor apresenta uma imagem de uma cidade no quadro ou através de um recurso audiovisual e pergunta aos alunos: "O que vocês veem nessa imagem? Quais espaços vocês reconhecem?". Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos comecem a identificar e nomear os diferentes espaços urbanos de uma cidade.
    • Em seguida, o professor propõe uma situação problema: "Se vocês fossem prefeitos por um dia, o que vocês mudariam na cidade de vocês? Que tipo de espaços vocês gostariam que tivesse na cidade?". Esta atividade visa despertar a curiosidade dos alunos sobre a urbanização e a importância de planejar os espaços urbanos de forma a atender as necessidades e desejos da comunidade.
  3. Contextualização: O professor explica que entender os diferentes espaços urbanos de uma cidade é importante para que possamos viver de forma mais organizada e harmoniosa. Ele pode dar exemplos práticos, como a necessidade de ter escolas, hospitais, parques e praças distribuídos pela cidade para que as pessoas possam ter acesso a esses serviços e espaços de lazer. O professor também pode mencionar a importância de planejar o uso do espaço urbano de forma a garantir a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: O professor propõe duas curiosidades para despertar o interesse dos alunos pelo tema:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que a maior cidade do mundo, em termos de população, é Tóquio, no Japão? Ela tem mais de 37 milhões de habitantes! E vocês sabiam que, no Brasil, a maior cidade é São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes?". Esta curiosidade tem como objetivo mostrar aos alunos a diversidade e a complexidade das cidades ao redor do mundo.
    • Curiosidade 2: "Vocês sabiam que a cidade de Curitiba, no Paraná, é conhecida como a cidade modelo do Brasil? Ela tem muitos parques, ciclovias, ruas arborizadas e transporte público de qualidade. Isso faz com que a cidade seja mais bonita, saudável e agradável para se viver". Esta curiosidade tem como objetivo mostrar aos alunos um exemplo de cidade que foi planejada de forma a valorizar o bem-estar de seus habitantes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: "Montando Nossa Cidade"

    • O professor divide a turma em grupos de no máximo cinco alunos e distribui para cada grupo uma grande folha de papel, lápis de cor, canetas hidrocor, tesoura e cola.
    • Cada grupo recebe a tarefa de desenhar uma cidade no papel. Eles devem incluir diferentes espaços urbanos em sua cidade, como casas, escolas, hospitais, praças, parques, ruas, etc. O professor pode fornecer imagens de referência ou modelos para ajudar os alunos.
    • O professor circula pela sala, ajudando e orientando os alunos conforme necessário. Ele pode fazer perguntas como: "Por que vocês decidiram colocar a escola perto das casas?" ou "Onde vocês colocariam o parque para que todos os moradores da cidade pudessem aproveitá-lo?" para estimular o pensamento crítico e a discussão em grupo.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresenta sua cidade para a turma. O professor aproveita essa apresentação para reforçar os conceitos aprendidos e para elogiar as soluções criativas e o trabalho em equipe dos alunos.
  2. Atividade: "Descobrindo a Cidade"

    • O professor organiza uma "caça ao tesouro" pela escola, onde os "tesouros" são diferentes espaços urbanos. Antes da aula, o professor deve ter preparado cartões com imagens ou desenhos de diferentes espaços urbanos que podem ser encontrados na escola, como a biblioteca, a quadra de esportes, o refeitório, a sala de aula, etc.
    • Os alunos são divididos em pequenos grupos e recebem uma lista com os cartões que eles precisam encontrar.
    • Ao encontrar cada espaço urbano, os alunos devem fazer uma breve descrição do que veem (por exemplo, "Na biblioteca, vejo muitos livros e mesas para estudar.") e registrar essa descrição.
    • Depois que todos os espaços urbanos foram encontrados, os grupos compartilham suas descrições com a turma. O professor pode aproveitar essa atividade para reforçar a ideia de que cada espaço urbano tem uma função específica e que todos são importantes para a vida na cidade.
  3. Atividade: "Modelando a Cidade"

    • O professor propõe que a turma crie uma cidade em miniatura usando materiais recicláveis, como caixas de papelão, tampas de garrafa, rolos de papel higiênico, etc. Essa atividade pode ser realizada ao longo de várias aulas ou como uma atividade de culminância do projeto sobre espaços urbanos.
    • Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma área do "mapa" da cidade para desenvolver. Eles devem planejar e construir os diferentes espaços urbanos, considerando a localização e a distribuição desses espaços na cidade.
    • Durante o processo de construção, o professor pode fazer perguntas aos alunos para incentivá-los a pensar sobre a função de cada espaço urbano e a importância de sua localização na cidade.
    • No final, as diferentes áreas do "mapa" da cidade são unidas para formar a cidade em miniatura. Os alunos podem então explorar a cidade, observando e descrevendo os diferentes espaços urbanos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor reúne todos os alunos e inicia uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe durante as atividades. Cada equipe pode compartilhar as suas conclusões, descrever os espaços urbanos que identificaram e explicar as razões por trás de suas decisões (por exemplo, por que decidiram colocar a escola perto das casas na atividade "Montando Nossa Cidade").
    • Durante a discussão, o professor deve promover um ambiente de respeito e valorização das ideias de todos os alunos, incentivando-os a ouvir atentamente uns aos outros e a expressar suas opiniões de forma respeitosa.
    • O professor pode fazer perguntas para estimular a reflexão e o pensamento crítico dos alunos, como: "Por que vocês acreditam que a cidade de vocês ficaria melhor se tivesse mais praças?" ou "O que vocês acham que aconteceria se não tivéssemos escolas na cidade?".
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após a discussão, o professor retoma os conceitos teóricos introduzidos no início da aula e faz a conexão com as atividades práticas realizadas. Ele pode reforçar que uma cidade é composta por diversos espaços urbanos, cada um com sua função específica, e que todos eles são importantes para a vida na cidade.
    • O professor pode usar as conclusões e as discussões da aula para ilustrar e exemplificar esses conceitos, tornando-os mais concretos e significativos para os alunos.
    • O professor também pode aproveitar para esclarecer eventuais dúvidas que tenham surgido durante as atividades e para reforçar os pontos mais importantes da aula.
  3. Reflexão Final:

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar essa reflexão: "O que mais chamou a atenção de vocês hoje sobre os espaços urbanos?" e "Por que vocês acham que é importante conhecer e entender os espaços urbanos de uma cidade?".
    • Após o minuto de reflexão, o professor convida alguns alunos a compartilhar suas respostas. O professor deve valorizar as diferentes perspectivas e opiniões dos alunos e reforçar a importância do respeito e da escuta atenta durante a discussão.
    • Por fim, o professor agradece a participação de todos e reforça que o aprendizado é um processo contínuo, que acontece não apenas na sala de aula, mas também em casa, na rua, na escola, em todos os lugares que os alunos frequentam.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula:

    • O professor faz um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Ele reforça a ideia de que uma cidade é composta por diferentes espaços urbanos, como casas, escolas, hospitais, praças, parques, etc., e que cada um desses espaços tem uma função específica que contribui para a vida na cidade.
    • O professor também recapitula as atividades realizadas, destacando o que foi aprendido em cada uma delas. Ele pode, por exemplo, mencionar a atividade "Montando Nossa Cidade" e como ela ajudou os alunos a compreenderem a importância da localização e da distribuição dos espaços urbanos na cidade.
    • Além disso, o professor relembra as curiosidades e situações problemas apresentadas no início da aula, ressaltando como elas foram exploradas e discutidas ao longo da aula.
  2. Conexão entre Teoria, Atividades e Prática:

    • O professor destaca como a aula conseguiu conectar a teoria, as atividades práticas e a realidade dos alunos. Ele explica que, através das atividades, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos de forma concreta e significativa, observando e descrevendo os espaços urbanos e refletindo sobre a importância deles para a vida na cidade.
    • O professor também ressalta que as atividades permitiram aos alunos explorar a cidade de uma maneira lúdica e envolvente, despertando a curiosidade e a motivação para aprender mais sobre o assunto.
  3. Materiais Extras:

    • O professor sugere materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Isso pode incluir livros infantis sobre cidades e espaços urbanos, vídeos educativos disponíveis online, jogos interativos de planejamento urbano, entre outros.
    • Ele pode, por exemplo, indicar o livro "A Cidade Que os Crianças Fizeram" de Stuart Murphy, que conta a história de um grupo de crianças que decide construir uma cidade em miniatura, e o documentário "Cidades do Futuro", disponível no site da TV Escola, que explora as inovações e os desafios do planejamento urbano no século XXI.
  4. Importância do Assunto:

    • Por fim, o professor reforça a importância do assunto, explicando que entender os espaços urbanos é fundamental para vivermos de forma mais organizada e harmoniosa. Ele destaca que todos nós, de alguma forma, fazemos parte de uma cidade e que, portanto, é importante conhecermos e respeitarmos os diferentes espaços que a compõem.
    • O professor também pode mencionar a importância do planejamento urbano para o desenvolvimento sustentável das cidades, lembrando aos alunos que eles também podem contribuir para a melhoria de suas cidades, através de pequenas ações, como o cuidado com os espaços públicos e o respeito ao meio ambiente.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies