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Plano de aula de Mapas: Leituras

Geografia

Original Teachy

''EF05GE08''

Mapas: Leituras

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Mapas: Leituras

Palavras ChaveLeitura de Mapas, Geografia, Espaço e Localização, Metodologia Ativa, Mapas Digitais, Coordenadas GPS, Atividades em Grupo, Redes Sociais, Tecnologia Educacional
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Acesso ao Google Maps ou aplicativos de mapas digitais, Conta no Instagram (ou uso de Google Slides/PowerPoint estilizado), Imagens da internet para posts, Ferramentas de criação de vídeo (ex. aplicativo de gravação e edição de vídeo)
Códigos BNCCEF05GE08: Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.; EF04GE10: Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para os objetivos centrais da aula, garantindo que todos estejam cientes das habilidades que precisam ser desenvolvidas. Isso cria uma base sólida para as atividades práticas subsequentes, alinhando o entendimento dos alunos com os elementos importantes na leitura de mapas.

Objetivos principais:

1. Analisar e compreender os conceitos de espaço e localização por meio da leitura de mapas.

2. Ler mapas de maneira adequada, identificando elementos como legendas, escalas e coordenadas.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico ao interpretar informações geográficas.
  2. Promover a colaboração entre os alunos através de atividades em grupo.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é aquecer os alunos para o tema central da aula, motivando-os e despertando seu interesse. O uso dos celulares para pesquisa permite que eles se conectem com a realidade moderna e vejam a relevância prática dos mapas, além de prepará-los para o debate inicial.

Aquecendo

Introduza o tema da aula falando sobre a importância dos mapas na compreensão do espaço e da localização. Explique como eles são ferramentas essenciais que usamos todos os dias, desde encontrar o melhor caminho para casa até planejar viagens globais. Peça aos alunos que usem seus celulares para pesquisar um fato interessante sobre mapas, como a história dos primeiros mapas ou como a tecnologia moderna está mudando a forma como os usamos.

Reflexões Iniciais

1. Por que os mapas são importantes na nossa vida cotidiana?

2. Como a tecnologia digital mudou a maneira como interpretamos e usamos mapas?

3. Quais são os elementos fundamentais de um mapa que devemos prestar atenção?

4. Como a leitura correta de um mapa pode nos ajudar a entender melhor o mundo ao nosso redor?

5. Você pode dar um exemplo de uma situação em que a leitura de um mapa foi crucial?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e interativa que permite aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos sobre leitura de mapas em situações reais e contextualizadas. Utilizando ferramentas digitais modernas como redes sociais, GPS e criação de vídeos, os alunos são incentivados a explorar a geografia de maneira lúdica e envolvente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Aventuras no Instagram: Diário de Viagem Virtual 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Aplicar a leitura de mapas na criação de uma narrativa digital, compreendendo a localização e as características dos lugares escolhidos.

- Descrição: Os alunos irão criar uma narrativa de viagem fictícia utilizando o Instagram, onde cada grupo escolherá um destino no mapa e irá elaborar posts diários destacando pontos turísticos, cultura, culinária e curiosidades geográficas do local. Eles devem utilizar legendas geográficas corretamente e incluir mapas e coordenadas geográficas para contextualizar suas postagens.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe um destino no mapa mundial para sua viagem fictícia.

  • Os alunos devem pesquisar fatos interessantes sobre o destino escolhido.

  • Cada grupo cria uma conta fictícia no Instagram (pode ser um PowerPoint ou Google Slides estilizado como Instagram) e elabora ao menos 5 posts, cada um com uma foto (imagens da internet), legenda e informações geográficas.

  • Os posts devem incluir mapas com coordenadas específicas, explicando como chegar a cada ponto turístico.

  • Cada grupo apresenta seu diário de viagem para a turma, explicando a escolha do destino e destacando os elementos geográficos no processo.

Atividade 2 - Missão Impossível: Desafio de Mapas e Coordenadas 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de localização e interpretação de mapas digitais, utilizando coordenadas GPS para resolver problemas.

- Descrição: Os alunos se tornam agentes secretos que precisam resolver um mistério utilizando mapas digitais e coordenadas de GPS. Eles receberão pistas que os levarão a diferentes locais no mapa de uma cidade fictícia, onde precisarão identificar elementos importantes e resolver pequenos quebra-cabeças utilizando tecnologia GPS disponível em seus celulares.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo recebe um conjunto de pistas iniciais com coordenadas GPS que levam a diferentes pontos em um mapa digital de uma cidade fictícia (usando Google Maps).

  • Os alunos devem usar seus celulares para entrar na coordenada fornecida e responder a perguntas sobre o local, que podem incluir elementos como a identificação de pontos de interesse, interpretação de legendas e escalas, etc.

  • Cada resposta correta libera uma nova pista, levando-os para a próxima localização.

  • O primeiro grupo a resolver todas as coordenadas e chegar ao ponto final vence o desafio.

Atividade 3 - Influenciadores Geográficos: Vídeo Tour pelo Seu Bairro Ideal 

> Duração: 60 a 70 minutos

- Objetivo: Utilizar mapas digitais para planejar um espaço urbano, compreendendo a importância de diferentes localizações e elementos geográficos.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em influenciadores digitais e criar um vídeo tour apresentando o bairro ideal. Eles deverão utilizar mapas digitais para planejar o layout do bairro, incluindo localizações importantes como escolas, hospitais, parques e lojas, e justificar suas escolhas com base em elementos geográficos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve planejar e desenhar um bairro ideal utilizando mapas digitais (Google My Maps ou outra ferramenta similar).

  • Os alunos devem incluir ao menos 5 localizações importantes (escolas, hospitais, parques, etc.) e explicar por que escolheram essas localizações com base em conceitos geográficos.

  • Usando seus celulares, cada grupo cria um vídeo tour apresentando seu bairro, com narração explicando as razões geográficas para suas escolhas.

  • Os grupos compartilham seu vídeo tour com a turma e respondem a perguntas sobre suas decisões geográficas.

Retorno

Duração: 20 a 30 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados adquiridos durante as atividades práticas, proporcionando um espaço para que os alunos reflitam sobre suas experiências, compartilhem percepções e recebam feedbacks construtivos. Isso não só fortalece o entendimento dos conceitos geográficos como também desenvolve habilidades sociais e de comunicação.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as experiências e suas conclusões. Utilize o roteiro a seguir para guiar a discussão: 1. Inicie a discussão pedindo que cada grupo faça uma breve apresentação do que realizaram durante as atividades. 2. Pergunte aos alunos sobre os desafios que encontraram durante o processo e como os superaram. 3. Incentive os alunos a compartilharem como as atividades os ajudaram a entender melhor os conceitos de leitura de mapas e localização. 4. Pergunte se eles puderam ver a importância das habilidades adquiridas em suas vidas cotidianas ou em futuras situações.

Reflexões

1. Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao interpretar os mapas e como os solucionaram? 2. Como as atividades ajudaram a melhorar a compreensão sobre a importância da geografia e leitura de mapas? 3. Você consegue pensar em situações do dia a dia ou futuras onde essas habilidades serão úteis?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo. Instrua os alunos a fazerem comentários construtivos, apontando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Enfatize a importância de ser respeitoso e focar em como cada membro contribuiu para o trabalho do grupo. Sugira que utilizem frases como 'Eu gostei de como você...','Seria interessante se você pudesse melhorar em...' para guiar o feedback.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade ✨ Esta etapa finaliza a experiência de aprendizado, permitindo que os alunos revisitem os conceitos abordados de maneira lúdica e reflexiva. Fortalece a conexão entre teoria e prática e destaca a relevância das habilidades adquiridas para o mundo real.

Resumo

Vamos Revisar!  Hoje, exploramos o mundo dos mapas em uma jornada emocionante! De diários de viagem no Instagram até missões impossíveis com coordenadas GPS e a criação dos bairros ideais, nossos detetives de geografia aplicaram conceitos de leitura de mapas de formas inovadoras e super divertidas! ️

No Mundo

Se Conectando com o Mundo Atual  Nesta era digital, a leitura de mapas vai muito além dos mapas de papel. Utilizamos GPS, mapas digitais e até redes sociais para entender melhor o espaço e a localização ao nosso redor. Esta aula mostrou como a tecnologia pode tornar o aprendizado mais relevante e empolgante para os alunos.

Na Prática

Importância no Dia a Dia  Saber ler mapas não é apenas uma habilidade escolar; é essencial para navegar em novas cidades, planejar viagens e até mesmo encontrar locais específicos no dia a dia. Compreender mapas digitais e utilizar coordenadas GPS são habilidades vitais em um mundo cada vez mais tecnológico e interconectado.

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