Entrar

Plano de aula de Inovação e Energia

Geografia

Original Teachy

'EF05GE07'

Inovação e Energia

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Inovação e Energia

Palavras ChaveInovação energética, Energia renovável, Energia eólica, Energia solar, Modelagem eólica, Dispositivos solares, Eficiência energética, Sustentabilidade, Aplicação prática, Pensamento crítico, Desenvolvimento tecnológico
Materiais NecessáriosMateriais recicláveis (garrafas plásticas, palitos de sorvete, etc.), Ferramentas de corte e cola, Pequenas lâmpadas LED, Células solares, Fios, Pequenos dispositivos eletrônicos, Dados reais ou simulados sobre consumo de energia
Códigos BNCCEF05GE07: Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer um entendimento claro do que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de fazer ao final da sessão. Os objetivos delineados servem como guias para as atividades e discussões em sala, assegurando que o foco permaneça na compreensão e aplicação prática dos conceitos de inovação e energia. Além disso, ao detalhar os objetivos, os alunos podem melhor direcionar seus esforços de estudo preparatório e participação ativa durante a aula.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever exemplos de inovações tecnológicas no campo da energia, com foco em energias renováveis como eólica e solar.

2. Desenvolver a habilidade de relacionar essas inovações com o contexto geográfico, identificando benefícios e desafios locais e globais.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos sobre como as inovações energéticas podem impactar o ambiente e a sociedade.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio com o tema da aula, utilizando situações-problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos de energia inovadora. Além disso, ao contextualizar o tema com exemplos do mundo real, os alunos podem visualizar a relevância e o impacto das energias renováveis, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que vocês estão em uma cidade onde a maioria da energia usada vem do sol e do vento. Como seria essa cidade? Quais diferenças notáveis em relação a uma cidade que usa principalmente combustíveis fósseis vocês poderiam observar?

2. Pensem em um parque eólico: quais seriam os desafios de construí-lo em diferentes locais do mundo? O que seria necessário considerar em termos de geografia e clima?

Contextualização

A energia é um recurso essencial para o funcionamento de nossas vidas diárias, desde acender as luzes até mover veículos. No entanto, a forma como tradicionalmente produzimos energia, como queimar carvão ou petróleo, tem sérios impactos ambientais. Neste contexto, as energias renováveis, como a solar e a eólica, oferecem alternativas mais limpas e sustentáveis. Para contextualizar, atualmente, a China é o maior produtor de energia solar no mundo, e a Dinamarca é um dos líderes em energia eólica, mostrando que essas tecnologias podem ser implementadas em grande escala.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e inovadora os conceitos estudados sobre energia e inovação. As atividades propostas visam não só aprofundar o entendimento teórico dos alunos, mas também desenvolver suas habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade. Cada atividade é estruturada para envolver os alunos em um processo de aprendizagem ativo, onde eles são desafiados a resolver problemas reais ou simulados, aplicando o conhecimento de forma criativa e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Energia do Futuro: Construindo um Modelo de Parque Eólico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender o funcionamento da energia eólica e aplicar conceitos de sustentabilidade e engenharia em um projeto prático.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão projetar e construir um modelo de parque eólico utilizando materiais recicláveis. O objetivo é entender o funcionamento e os benefícios da energia eólica, além de explorar conceitos de engenharia e design.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique os princípios básicos da energia eólica, mostrando como os moinhos de vento convertem o vento em eletricidade.

  • Distribua os materiais recicláveis (como garrafas plásticas, palitos de sorvete, barbante, etc.) e ferramentas de corte e cola.

  • Oriente os alunos a projetar e construir um modelo de moinho de vento que seja capaz de girar e acender uma pequena lâmpada LED.

  • Incentive os alunos a considerar a localização ideal do parque eólico em seu modelo, pensando nos padrões de vento e no impacto ambiental ao redor.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu projeto, explicando o funcionamento e as escolhas de design.

Atividade 2 - Salvando o Planeta: Desafio Solar

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a viabilidade e o potencial da energia solar no dia a dia, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a criar um dispositivo que utilize energia solar para resolver um problema cotidiano, como carregar um celular ou acender uma pequena lâmpada. Eles aprenderão sobre a captura e conversão da energia solar e sua aplicabilidade prática.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e explique o conceito de energia solar, incluindo como os painéis solares funcionam.

  • Forneça aos grupos materiais como células solares, fios, e pequenos dispositivos eletrônicos.

  • Peça que cada grupo desenhe e construa um aparato que possa utilizar a energia solar para ativar o dispositivo eletrônico fornecido.

  • Os alunos devem considerar a posição do sol, a intensidade da luz e o ângulo de incidência ao projetar seu dispositivo.

  • Cada grupo testará seu protótipo ao ar livre, medindo o desempenho em diferentes condições de luz solar.

  • Concluída a construção, cada grupo apresentará seu projeto e discutirá as aprendizagens e desafios enfrentados.

Atividade 3 - Detetives da Energia: Investigando o Consumo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades analíticas e de resolução de problemas relacionados ao consumo de energia, promovendo a conscientização sobre eficiência energética.

- Descrição: Neste cenário, os alunos assumirão o papel de detetives para investigar o consumo de energia em um edifício fictício. Eles usarão dados reais para identificar oportunidades de economia de energia e propor soluções inovadoras.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos e apresente a eles o 'caso' do edifício com alto consumo de energia.

  • Forneça dados reais ou simulados sobre o consumo de energia do edifício ao longo de um período.

  • Os alunos deverão analisar os dados, identificar os principais 'vilões' do consumo elevado e pensar em soluções para reduzir o uso de energia.

  • Cada grupo preparará uma apresentação que inclua uma análise dos dados, as soluções propostas e os benefícios esperados.

  • As soluções devem incluir o uso de energias renováveis e práticas de eficiência energética.

  • Apresente as soluções para a classe e discuta as vantagens e desafios de sua implementação.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre as experiências práticas. A discussão em grupo ajuda a validar o conhecimento adquirido e a compreender a aplicabilidade dos conceitos de inovação em energia no mundo real. Este momento também serve para desenvolver habilidades de comunicação, argumentação e pensamento crítico, essenciais para a compreensão profunda do tema.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância de refletir sobre o que foi aprendido e as experiências vivenciadas. Encoraje os alunos a compartilhar suas descobertas e desafios durante as atividades, e peça que discutam como as soluções propostas podem ser aplicadas no mundo real. Utilize as seguintes perguntas para guiar a discussão: Quais foram os maiores desafios ao construir e entender o funcionamento dos modelos de energia renovável? Como vocês acreditam que essas tecnologias podem ser implementadas em larga escala para ajudar o planeta? O que vocês aprenderam sobre o consumo de energia e eficiência energética? Como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia?

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais benefícios e desafios que seu grupo enfrentou ao construir o modelo de energia renovável?

2. Como as soluções que vocês propuseram para o edifício de alto consumo de energia poderiam ser aplicadas no mundo real?

3. De que maneira o conhecimento adquirido sobre energia renovável pode ser usado para promover a sustentabilidade em sua comunidade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de Conclusão é permitir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, relacionando o conteúdo teórico com as atividades práticas realizadas. Além disso, serve para reforçar a importância do tema estudado e como as inovações em energia podem ser aplicadas no cotidiano, incentivando uma reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva em relação ao uso de recursos energéticos.

Resumo

Para encerrar, é crucial recapitular os principais pontos abordados sobre inovação e energia, destacando os conceitos de energia eólica e solar, além das soluções práticas desenvolvidas pelos alunos durante as atividades. Revisitar esses tópicos reforça a compreensão e a importância das tecnologias de energia limpa.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conseguiu conectar de forma eficaz a teoria com a prática, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar diretamente o conhecimento teórico em situações práticas e inovadoras. Isso foi evidenciado pelas atividades de construção de modelos de parque eólico e dispositivos solares, que simularam cenários reais de aplicação dessas tecnologias.

Fechamento

Por fim, é fundamental ressaltar a relevância do estudo das energias renováveis e da inovação tecnológica no contexto atual. Essas tecnologias não apenas oferecem soluções mais sustentáveis para nossas necessidades energéticas, mas também abrem caminho para uma geração de jovens mais conscientes e preparados para os desafios ambientais futuros.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies