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Plano de aula de Mapas: Satélites e Fotografias

Geografia

Original Teachy

'EF05GE08'

Mapas: Satélites e Fotografias

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Mapas: Satélites e Fotografias

Palavras Chavemapas, imagens de satélite, fotografias, paisagens urbanas, transformações urbanas, tecnologias de mapeamento, análise crítica, interpretação geográfica, planejamento urbano, sustentabilidade, trabalho em equipe, atividades práticas, discussão em grupo, aplicação de conhecimento
Materiais Necessárioscomputadores com acesso à internet, projetor, telas ou quadros para projeções, papel para desenhos, régua, canetas e lápis, acesso a softwares de modelagem (opcional), conjunto de imagens de satélite e fotografias
Códigos BNCCEF05GE08: Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer o foco da aula e garantir que os alunos compreendam claramente o que se espera deles ao final da sessão. Ao definir objetivos específicos e mensuráveis, os alunos são guiados na direção correta, maximizando o aproveitamento do tempo de aula para aplicação prática do conhecimento prévio. Esta seção também serve para motivar os alunos, mostrando a relevância do tema no entendimento das mudanças que ocorrem em suas próprias cidades e regiões.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e comparar transformações nas paisagens urbanas utilizando imagens de satélites e fotografias de diferentes épocas.

2. Desenvolver habilidades de observação e interpretação geográfica, promovendo a compreensão de como as tecnologias de mapeamento podem ser utilizadas para estudar mudanças no ambiente.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade sobre o uso de tecnologias geoespaciais no estudo de geografia urbana.
  2. Fomentar o senso crítico dos alunos em relação às informações visuais e espaciais que recebem.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e prepará-los para as atividades práticas que seguirão. As situações problema incentivam os alunos a aplicar o conhecimento prévio de maneira crítica, enquanto a contextualização busca conectar o conteúdo com o mundo real, aumentando a relevância do tema e estimulando a curiosidade dos alunos.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que identifiquem e descrevam as diferenças entre a fotografia de uma cidade na década de 1950 e uma imagem de satélite da mesma cidade atualmente. Questione o que essas diferenças podem indicar sobre o crescimento urbano e as mudanças socioeconômicas.

2. Desafie os alunos a comparar duas fotos aéreas de uma região costeira, uma tirada em 1980 e outra em 2020. Peça para observarem como a linha costeira mudou e o que isso pode significar em termos de impacto ambiental e planejamento urbano.

Contextualização

Para contextualizar o tema, o professor pode contar uma breve história sobre a evolução das tecnologias de mapeamento, desde as primeiras fotografias aéreas até as imagens de satélite e como essas tecnologias são cruciais para entender as mudanças nas paisagens urbanas e naturais ao longo do tempo. Pode-se também mencionar exemplos reais de como essas tecnologias são usadas para monitorar desastres naturais e planejar cidades mais sustentáveis.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre imagens de satélite e fotografias na análise de paisagens urbanas. Por meio das atividades propostas, eles desenvolverão habilidades de observação, interpretação e pensamento crítico, além de estimular a colaboração e o trabalho em equipe. Cada atividade é desenhada para ser envolvente e educativa, proporcionando uma experiência de aprendizado significativa e divertida.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Espião das Mudanças Urbanas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de imagens, além de fomentar o conhecimento sobre a evolução urbana.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives urbanos, investigando as transformações em sua própria cidade ao longo das décadas. Eles receberão imagens de satélite e fotografias de diferentes épocas e locais da cidade e deverão identificar e comparar as mudanças mais significativas, como a construção de novos edifícios, a expansão de estradas e o desaparecimento de áreas verdes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um conjunto de imagens de satélite e fotografias de diferentes décadas da cidade.

  • Peça que observem atentamente as imagens e identifiquem as mudanças mais marcantes.

  • Cada grupo deve preparar uma apresentação com slides para mostrar as mudanças identificadas, justificando o impacto dessas mudanças na cidade.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, e todos discutirão as semelhanças e diferenças encontradas.

Atividade 2 - Crie sua Própria Cidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico sobre o uso de tecnologias espaciais no planejamento urbano.

- Descrição: Os alunos serão desafiados a projetar uma cidade do futuro, levando em consideração o uso de tecnologias espaciais para planejamento urbano. Eles usarão imagens de satélite atuais, dados demográficos e ambientais para criar um modelo em papel ou digital de sua cidade ideal, considerando aspectos como eficiência energética, sustentabilidade e qualidade de vida.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Forneça a cada grupo acesso a imagens de satélite atuais, dados demográficos e ambientais da região.

  • Oriente os alunos a discutir e planejar os principais aspectos de sua cidade do futuro, como zonas residenciais, de lazer e industriais.

  • Peça que desenhem ou utilizem softwares de modelagem para criar um protótipo da cidade, considerando as informações e imagens disponíveis.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu projeto, explicando as escolhas feitas e como as tecnologias de mapeamento foram utilizadas no processo de planejamento.

Atividade 3 - Caça ao Tesouro Geoespacial

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o trabalho em equipe e o uso prático de tecnologias geoespaciais para navegação e orientação.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos participarão de uma caça ao tesouro em que deverão usar coordenadas geográficas e imagens de satélite para encontrar locais específicos dentro da escola. Cada local revelará uma pista para o próximo, e o objetivo final é formar um mapa completo da escola, integrando tanto as coordenadas quanto as características visuais observadas nas imagens.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de coordenadas e imagens de satélite de diferentes áreas da escola.

  • Explique que cada local tem uma pista que levará ao próximo ponto da caça ao tesouro.

  • Os alunos devem usar as imagens e as coordenadas para encontrar os lugares correspondentes na escola e coletar as pistas.

  • O primeiro grupo a completar o mapa e resolver todos os enigmas vence a atividade.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas descobertas e entendimentos com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conhecimento adquirido e a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Além disso, ao responder e ouvir as perguntas, os alunos podem refletir mais profundamente sobre a aplicabilidade do conteúdo aprendido em situações reais, promovendo uma compreensão mais crítica e contextualizada do tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão destacando a importância de compreender as mudanças nas paisagens urbanas e como as tecnologias de mapeamento podem auxiliar nesse entendimento. Peça que cada grupo compartilhe as descobertas mais interessantes e desafios encontrados durante as atividades. Utilize as seguintes perguntas para guiar a discussão: 'Quais foram as mudanças mais surpreendentes que vocês identificaram nas imagens?' 'Como essas mudanças podem afetar o dia a dia das pessoas na cidade?' 'Como vocês utilizariam essas tecnologias para melhorar a própria cidade?' Garanta que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que as ideias sejam respeitadas e valorizadas.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais diferenças entre analisar uma paisagem urbana através de imagens de satélite e de fotografias?

2. Como as tecnologias de mapeamento podem ajudar no planejamento urbano e na gestão do território?

3. De que maneira o uso de imagens de satélite e fotografias poderia ser aplicado para resolver problemas reais em sua própria cidade?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, reforçando o que foi discutido e aprendido durante a aula. É um momento crucial para que os alunos internalizem as informações, conectem-nas com experiências anteriores e percebam a aplicabilidade dos conceitos no mundo real. Além disso, ao ressaltar a importância do tema para suas vidas, a conclusão motiva os alunos a continuarem explorando e valorizando o conhecimento geográfico em seu cotidiano.

Resumo

Para encerrar a aula, é essencial resumir e recapitular os principais pontos abordados. Durante a sessão, os alunos exploraram imagens de satélite e fotografias, analisando as transformações nas paisagens urbanas ao longo do tempo. Através de atividades práticas, eles puderam comparar diferentes épocas e regiões, identificando mudanças significativas e refletindo sobre o impacto dessas transformações.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática de maneira eficaz, através da aplicação de conhecimentos prévios em situações problema e atividades práticas. Os alunos puderam ver como a teoria sobre a evolução urbana e o uso de tecnologias de mapeamento se traduzem em ferramentas úteis para compreender o mundo ao seu redor, em especial suas próprias cidades.

Fechamento

Por fim, é importante destacar a relevância do estudo das transformações urbanas. Compreender essas mudanças não apenas enriquece o conhecimento geográfico dos alunos, mas também os prepara para um olhar crítico e consciente sobre o ambiente em que vivem, incentivando-os a serem participantes ativos na construção de cidades mais sustentáveis e adaptadas às necessidades futuras.

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