Entrar

Plano de aula de Tipos de Poluição

Geografia

Original Teachy

'EF05GE11'

Tipos de Poluição

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir o conceito de poluição e seus diferentes tipos (do ar, da água e do solo), de maneira lúdica e acessível.
  2. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar os três tipos de poluição em situações reais, utilizando exemplos próximos à sua realidade.
  3. Desenvolver a consciência ambiental e a importância da preservação do meio ambiente por meio de atividades práticas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de geografia, como o estudo do ambiente e a importância de preservá-lo. Também pode fazer perguntas para os alunos sobre situações em que eles já tenham ouvido falar de poluição, para despertar o interesse e a curiosidade deles sobre o assunto.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações que são comuns no dia a dia dos alunos, mas que podem causar impacto na compreensão do tema. A primeira situação pode ser sobre um rio próximo à escola que costumava ter peixes e muita vegetação, mas agora está sujo e sem vida. A segunda situação pode ser sobre a fumaça que sai da chaminé de uma fábrica perto da casa de um dos alunos, que muitas vezes deixa o ar cheio de cheiro ruim.

  3. Contextualização: O professor explica que essas situações são exemplos de poluição, que é quando algo é jogado no ambiente e o deixa sujo, doente ou até mesmo morto. Ele reforça que a poluição pode afetar não só a natureza, mas também a vida das pessoas e dos animais. Para tornar o assunto mais próximo da realidade dos alunos, o professor pode trazer exemplos de poluição que eles possam ver ou ouvir falar, como lixo jogado na rua, água de rio e mar sujos, e o ar poluído das grandes cidades.

  4. Ganhando a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a poluição. Por exemplo, ele pode falar sobre o "Grande Ponto de Lixo do Pacífico", uma área do oceano que é três vezes o tamanho da França e está cheia de plástico e outros detritos. Outra curiosidade interessante pode ser sobre a chuva ácida, que é uma forma de poluição do ar e pode corroer monumentos e prejudicar a saúde das pessoas e dos animais.

  5. Introdução do tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula, explicando que eles vão aprender mais sobre os diferentes tipos de poluição e como eles podem ajudar a combater a poluição e a preservar o meio ambiente.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Nesta etapa, o professor irá propor atividades práticas para reforçar o aprendizado sobre os diferentes tipos de poluição (do ar, da água e do solo), que além de divertir, irão estimular a observação e a reflexão dos alunos. São sugeridas três atividades, as quais o professor pode escolher a que melhor se encaixa na dinâmica da turma. Cada atividade deve ser acompanhada de uma roda de conversa para discussão dos resultados e conclusões.

  1. Jogo da Memória Ambiental:

    • O professor produz cartas com imagens representando diferentes tipos de poluição (do ar, da água e do solo) e outras com imagens de ações de preservação ambiental (reciclagem, plantio de árvores, etc).
    • As cartas são distribuídas de forma aleatória, com as imagens para baixo.
    • Os alunos, em duplas ou pequenos grupos, devem virar duas cartas por vez, tentando encontrar pares de imagens que correspondam ao mesmo tipo de ação. Se acertarem, ganham um ponto e podem continuar jogando. Caso contrário, as cartas devem ser viradas novamente, na mesma posição.
    • Ganha o jogo o grupo que conseguir encontrar mais pares de ações de preservação ambiental.
  2. Cobrinha Recicladora:

    • O professor distribui aos alunos pequenos pedaços de papel reciclado que representam "lixo".
    • Em cima de uma mesa, é desenhado um caminho sinuoso que representa o "rio" e que passa por diferentes obstáculos (que podem ser desenhos de fábricas, cidades, etc).
    • Cada aluno, em sua vez, deve tentar acertar o "lixo" no "rio", passando por entre os obstáculos.
    • A cada pedaço de "lixo" acertado no "rio", o aluno perde um ponto. Já cada pedaço de "lixo" que fica no caminho dos obstáculos, representa um ponto negativo.
    • Ganha o jogo o aluno que conseguir acertar mais "lixo" no "rio" sem passar pelos obstáculos.
  3. Cenário Poluído:

    • O professor desenha num cartaz um cenário poluído com lixo no chão, água suja e fumaça no ar (uma cidade, por exemplo).
    • O professor também desenha algumas ações de preservação ambiental (reciclagem, plantio de árvores, etc).
    • Os alunos, em pequenos grupos, devem então "limpar" o cenário, colocando por cima as ações de preservação ambiental de forma a escondê-lo.
    • Ao final, o grupo que conseguir "esconder" mais pontos do cenário poluído com as ações de preservação, ganha o jogo.

Estas são sugestões de atividades lúdicas que podem ser adaptadas de acordo com a realidade e necessidades da turma. O importante é que os alunos se divirtam, interajam e, ao mesmo tempo, aprendam sobre a importância da preservação do meio ambiente e as consequências da poluição.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo: O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e propõe uma discussão em grupo sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas, soluções e estratégias usadas durante as atividades. O professor deve garantir que cada criança tenha a chance de falar e expressar suas ideias, incentivando um ambiente respeitoso e colaborativo. Esta discussão permite que os alunos aprendam uns com os outros e reforcem o que aprenderam durante as atividades práticas.

  2. Conexão com a teoria: Após a discussão, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria, reforçando os conceitos de poluição do ar, da água e do solo, e a importância das ações de preservação ambiental. Ele pode fazer isso por meio de perguntas direcionadas, como "Qual tipo de poluição vocês acham que estava mais presente nas nossas atividades?" ou "Quais ações de preservação vocês usaram para 'limpar' o cenário poluído?".

  3. Reflexão individual: Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão individual. Ele faz duas perguntas simples, mas significativas, que incentivam os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como isso se conecta com o seu dia a dia. As perguntas podem ser:

    • "Qual é uma ação que você pode fazer para ajudar a prevenir a poluição do ar, da água ou do solo?"
    • "Por que é importante cuidar do nosso meio ambiente e evitar a poluição?"

    O professor dá um minuto para que os alunos pensem sobre as respostas e, em seguida, quem quiser, pode compartilhar suas reflexões com a turma. Esta etapa de reflexão ajuda a consolidar o aprendizado, incentivando os alunos a pensarem criticamente sobre o tema e a assumirem um papel ativo na preservação do meio ambiente.

Este retorno é uma parte essencial do plano de aula, pois permite que o professor avalie o que os alunos aprenderam e como eles estão aplicando esse conhecimento. Além disso, ajuda a criar uma cultura de aprendizado reflexivo e engajado, que é fundamental para o sucesso contínuo dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor inicia a conclusão resumindo os principais pontos abordados na aula. Ele relembrará os diferentes tipos de poluição (do ar, da água e do solo), as principais causas e consequências da poluição e as ações de preservação ambiental que podem ser adotadas para evitar ou minimizar a poluição. Para reforçar o aprendizado, o professor pode pedir aos alunos que repitam em voz alta os conceitos aprendidos, tornando o resumo um momento interativo.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: Em seguida, o professor irá destacar a importância da conexão entre a teoria e a prática. Ele explicará que as atividades práticas realizadas permitiram aos alunos vivenciar e compreender de forma mais concreta e significativa os conceitos teóricos apresentados. O professor pode usar exemplos das atividades realizadas para ilustrar como a teoria e a prática se complementam.

  3. Materiais Extras: Para complementar o aprendizado, o professor irá sugerir alguns materiais extras que os alunos podem explorar em casa. Esses materiais podem incluir vídeos educativos sobre poluição e preservação ambiental, jogos online interativos que reforcem os conceitos aprendidos, e livros ou sites infantis sobre o tema. O professor também pode orientar os alunos a observarem o meio ambiente em sua comunidade e a identificarem possíveis situações de poluição e ações de preservação.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor irá reforçar a importância do assunto aprendido para a vida diária dos alunos. Ele explicará que entender sobre poluição e preservação ambiental é fundamental para que eles possam contribuir para um mundo mais limpo e saudável. O professor pode mencionar exemplos concretos de como as ações individuais de cada um podem fazer a diferença, como reciclar o lixo em casa, economizar água e energia, e cuidar das plantas e animais.

  5. Encerramento: O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos e ressaltando que a aula de hoje foi apenas o começo de um caminho de descobertas e aprendizagens sobre o meio ambiente. Ele incentiva os alunos a continuarem explorando o tema em casa e a compartilharem suas descobertas e ações de preservação com a turma na próxima aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies