Entrar

Plano de aula de História dos Povos Originários

História

Original Teachy

''EF05HI01''

História dos Povos Originários

Plano de Aula | Metodologia Teachy | História dos Povos Originários

Palavras ChavePovos Originários, História, Cultura, Costumes, Tecnologias, Metodologia Digital, Atividades Interativas, Redes Sociais, Influenciadores Digitais, Pesquisa Online, Trabalho em Grupo, Colaboração, Kahoot, Histórias em Quadrinhos Digitais, Reflexão, Feedback 360°, Sustentabilidade, Diversidade Cultural
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores com acesso à internet, Ferramentas de design gráfico (Canva, PowerPoint), Plataforma Kahoot!, Ferramentas de criação de histórias em quadrinhos (Pixton, Canva), Projetor ou tela para apresentações, Materiais de papelaria para anotações
Códigos BNCCEF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.; EF05HI03: Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e direcionada para a aula, garantindo que o professor e os alunos compreendam os objetivos principais e secundários que devem ser alcançados. Isso ajudará a orientar as atividades práticas e interativas que serão realizadas, assegurando que o aprendizado seja focado, contextualizado e significativo.

Objetivos principais:

1. Compreender a história e cultura dos povos originários da América.

2. Identificar e apreciar os costumes e características desses povos.

3. Relacionar os conhecimentos adquiridos com a realidade atual dos alunos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a habilidade de pesquisa em fontes digitais.
  2. Promover a colaboração e comunicação em atividades em grupo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa de introdução tem a finalidade de engajar os alunos e despertar seu interesse pelo tema, utilizando ferramentas digitais que fazem parte de seu cotidiano. Ao permitir que os alunos busquem informações e compartilhem descobertas, promove-se a autonomia e a curiosidade investigativa. As perguntas chave servirão para iniciar um debate inicial e contextualizar o conhecimento prévio dos alunos sobre os povos originários da América.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre a história dos povos originários da América, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre esses povos. Pode ser sobre os costumes, tradições, tecnologias ou qualquer outro aspecto que eles achem relevante e fascinante. Depois que encontrarem o fato, cada aluno deve compartilhar com a turma, explicando por que achou interessante.

Reflexões Iniciais

1. Quais são algumas das principais características culturais dos povos originários da América?

2. Como os povos originários influenciaram a história e a cultura da América Latina?

3. Quais são alguns exemplos de tecnologias e inovações criadas pelos povos originários?

4. Como podemos ver a influência dos povos originários em nossa sociedade moderna?

5. Quais são algumas das práticas sustentáveis que aprendemos com os povos originários?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre os povos originários da América de maneira interativa e criativa. Ao resolver problemas e realizar atividades práticas utilizando tecnologias digitais, os alunos se tornam protagonistas do seu aprendizado, contextualizando os conhecimentos adquiridos na realidade atual e desenvolvendo habilidades colaborativas, criativas e de pesquisa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciadores Digitais Indígenas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a compreensão profunda da cultura e história dos povos originários através da criação de conteúdos digitais, utilizando habilidades de pesquisa, criatividade e trabalho em grupo.

- Descrição: Os alunos irão criar um perfil fictício de um influenciador digital indígena em plataformas de redes sociais. Eles devem abordar conteúdos relacionados aos costumes, tradições, tecnologias e características dos povos originários da América. Cada grupo deve criar posts, stories e vídeos curtos como se fossem o influenciador indígena, promovendo a cultura e história de seu povo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um povo originário da América para representar.

  • Os grupos devem utilizar celulares e computadores com acesso à internet para pesquisar mais sobre os costumes, tradições e características do povo escolhido.

  • Criem um perfil fictício de influenciador digital no papel ou utilizando ferramentas de design gráfico como Canva ou PowerPoint.

  • Desenvolvam uma série de posts, stories e vídeos representando o dia a dia, costumes e a história do povo escolhido.

  • Os grupos deverão compartilhar suas criações com a turma ao final da atividade, explicando as escolhas e o contexto histórico representado.

  • O professor deve incentivar a interação entre os grupos, permitindo perguntas e feedbacks sobre as apresentações.

Atividade 2 - Jogo Interativo de Reconhecimento Cultural

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre os povos originários da América de forma lúdica e interativa, incentivando a colaboração e o aprendizado através do jogo.

- Descrição: Os alunos irão participar de um jogo interativo online, onde deverão responder perguntas sobre os povos originários da América. Usando plataformas como Kahoot!, os alunos competirão em equipes para ver quem consegue acertar mais perguntas sobre os costumes, tradições, tecnologias e características dos povos originários.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve usar um celular ou computador com acesso à internet.

  • Acesse a plataforma Kahoot! e crie ou selecione um quiz sobre a história e cultura dos povos originários da América.

  • Os alunos devem responder às perguntas do quiz, discutindo e decidindo a resposta em grupo.

  • Ao final do jogo, revele o grupo vencedor e discuta as perguntas e respostas mais desafiadoras.

  • Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e compartilharem novas informações que descobriram durante o jogo.

Atividade 3 - Histórias em Quadrinhos Digitais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de contar histórias e representar culturas através de narrativas visuais, promovendo a compreensão e valorização dos povos originários.

- Descrição: Os alunos irão criar histórias em quadrinhos digitais que representem o cotidiano, mitos ou eventos históricos dos povos originários da América. Utilizando ferramentas como Pixton ou Canva, os alunos devem construir narrativas visuais com base em suas pesquisas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema ou história relacionada aos povos originários da América para contar.

  • Utilizem celulares e computadores com acesso à internet para pesquisar mais sobre o tema escolhido.

  • Criem uma história em quadrinhos digital usando ferramentas como Pixton ou Canva.

  • Desenvolvam personagens, cenários e diálogos que reflitam com precisão os costumes, tradições e eventos históricos do povo escolhido.

  • Os grupos devem compartilhar suas histórias com a turma ao final da atividade, explicando as escolhas criativas e o contexto histórico.

  • O professor deve promover uma sessão de perguntas e respostas para que todos os grupos possam aprender uns com os outros.

Retorno

Duração: (15-20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e conexões com o tema abordado. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Discussão em Grupo

[Discussão em Grupo] Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Siga o roteiro sugerido abaixo:

  1. Introdução: Pergunte aos alunos sobre a experiência de criar os conteúdos digitais.
  2. Compartilhamento: Cada grupo deve apresentar brevemente suas criações e refletir sobre o processo de pesquisa e desenvolvimento.
  3. Reflexão: Incentive os alunos a discutirem os aspectos mais desafiadores e os mais gratificantes da atividade.
  4. Conexões: Pergunte aos alunos como o que aprenderam sobre os povos originários pode ser relacionado à realidade atual e à vida moderna.

Reflexões

1. O que mais lhe surpreendeu ao aprender sobre os povos originários da América? 2. Como a atividade ajudou você a entender melhor a cultura e os costumes dos povos originários? 3. Você consegue identificar alguma influência dos povos originários em nossa sociedade moderna? Dê exemplos.

Feedback 360°

[Feedback 360°] Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, abordando os seguintes pontos:

  1. Pontos Fortes: O que cada membro fez bem durante a atividade?
  2. Áreas de Melhoria: O que cada membro pode melhorar em atividades futuras?
  3. Apreciação: Algo específico que foi apreciado na colaboração de cada membro.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão: Esta etapa tem como objetivo consolidar o aprendizado da aula, conectando os conteúdos abordados com a realidade e motivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas vidas. Resumir de forma criativa reforça a memorização e torna a experiência de aprendizado mais dinâmica e significativa.

Resumo

Resumo Criativo: Imagine-se navegando no tempo com um super tablet mágico! Hoje, viajamos pelas civilizações dos povos originários da América, descobrindo suas culturas incríveis, tradições fascinantes e tecnologias inovadoras. Criamos perfis de influenciadores indígenas, jogamos quiz interativos e até desenhamos histórias em quadrinhos! ✨

No Mundo

No Mundo Atual: A aula de hoje se conecta profundamente com o mundo atual através das redes sociais, que moldam a maneira como compartilhamos e absorvemos informações. Do mesmo jeito que aprendemos sobre os povos originários com posts e vídeos, estamos sempre conectando culturas e histórias através da internet na vida moderna.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Entender as culturas dos povos originários nos ajuda a valorizar a diversidade e a reconhecer a importância de práticas sustentáveis e tecnológicas que ainda são relevantes hoje. Essas lições podem ser aplicadas em nosso cotidiano para respeitar e preservar a herança cultural e ambiental.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies