Plano de Aula | Metodologia Teachy | Nascimento das Cidades
Palavras Chave | Nascimento das cidades, Transformações sociais, Desenvolvimento da agricultura, História antiga, Redes sociais, Metodologia digital, Atividades práticas, Pensamento crítico, Colaboração, Planejamento urbano, Engajamento digital |
Materiais Necessários | Celulares ou tablets com acesso à internet, Perfis fictícios em plataformas de redes sociais simuladas (Instagram, TikTok), Ferramentas de design 3D gratuitas (Tinkercad), QR codes com links para vídeos, artigos e quebra-cabeças online, Projetor ou Smart TV para apresentação, Materiais para anotação (cadernos, canetas), Imagens de referência e mapas antigos (digitais ou impressos), Software para criação de histórias em quadrinhos e memes, Cadeiras e mesas para trabalho em grupo |
Códigos BNCC | EF05HI01: Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é apresentar aos alunos os objetivos principais e secundários da aula, estabelecendo uma base clara para as atividades que serão realizadas. Isto permitirá aos alunos entenderem a importância do conteúdo e como ele se conecta com a realidade moderna e digital.
Objetivos principais:
1. Entender as transformações sociais ocorridas com o surgimento das primeiras cidades na antiguidade.
2. Compreender o impacto do desenvolvimento da agricultura na formação das primeiras cidades.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando recursos digitais.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo através de atividades práticas.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é engajar os alunos e despertar o interesse deles pelo tema, incentivando a curiosidade e a pesquisa digital. Ao buscar fatos interessantes e responder perguntas chave, os alunos começarão a conectar o conhecimento prévio sobre o surgimento das cidades com a realidade atual e digital, preparando-se para as atividades práticas que irão realizar.
Aquecendo
Aquecimento: Comece a aula introduzindo brevemente o tema 'Nascimento das Cidades'. Explique aos alunos que, na antiguidade, o surgimento das cidades representou uma grande transformação na vida das pessoas. As primeiras cidades surgiram devido ao desenvolvimento da agricultura, que permitiu que as pessoas se fixassem em um lugar e formassem comunidades mais complexas. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o surgimento das primeiras cidades e compartilhem com a turma.
Reflexões Iniciais
1. 樂 Como as primeiras cidades mudaram a vida das pessoas na antiguidade?
2. Qual foi o papel da agricultura no desenvolvimento das primeiras cidades?
3. Quais foram os principais desafios enfrentados pelas primeiras cidades?
4. Como podemos comparar as cidades da antiguidade com as cidades modernas?
5. Qual é a importância das cidades na sociedade atual?
Desenvolvimento
Duração: 60 - 70 minutos
A finalidade desta etapa é permitir que os alunos aprofundem seu entendimento sobre o surgimento das cidades e o impacto da agricultura na antiguidade, através de atividades práticas e interativas que utilizam tecnologias digitais. Isso não apenas reforça o conhecimento adquirido, mas também desenvolve habilidades de pesquisa, colaboração e pensamento crítico.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Cidade Antiga Influenciadora
> Duração: 65 - 70 minutos
- Objetivo: Utilizar as redes sociais para contextualizar o surgimento das cidades na antiguidade e o impacto da agricultura no desenvolvimento urbano.
- Descrição: Os alunos irão assumir o papel de influenciadores digitais de uma cidade antiga, como Ur, Jericó ou Atenas. Eles utilizarão as redes sociais simuladas para criar conteúdo que explique a vida na cidade escolhida, destacando aspectos como a agricultura, a sociedade, a economia e os desafios enfrentados.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher uma cidade antiga entre as opções fornecidas (Ur, Jericó, Atenas).
-
Os grupos devem criar perfis fictícios em uma plataforma de rede social simulada, como Instagram ou TikTok.
-
Cada grupo deve pesquisar sobre a cidade escolhida, focando em aspectos como desenvolvimento da agricultura, transformações sociais e econômicas.
-
Com base na pesquisa, os grupos devem criar uma série de posts e/ou vídeos que expliquem e demonstrem a vida na cidade escolhida.
-
Os conteúdos devem ser criativos e podem incluir histórias em quadrinhos, vídeos curtos, memes e stories.
-
Os grupos devem apresentar seus perfis e conteúdos para a turma, explicando suas escolhas e o que aprenderam.
Atividade 2 - Desafio do Arquiteto da Antiguidade ️
> Duração: 60 - 65 minutos
- Objetivo: Familiarizar os alunos com conceitos de planejamento urbano e histórico, utilizando a tecnologia digital para recriar cidades antigas.
- Descrição: Os alunos serão desafiados a planejar e construir uma maquete digital de uma cidade antiga, utilizando ferramentas de design 3D, como o Tinkercad. Eles deverão considerar aspectos históricos e funcionais, como a localização das áreas agrícolas, residenciais e comerciais.
- Instruções:
-
Forme grupos de no máximo 5 alunos.
-
Cada grupo deve escolher uma ferramenta de design 3D gratuita (como Tinkercad).
-
Explique que os alunos devem planejar e construir a maquete digital de uma cidade antiga, como Ur, Jericó ou Atenas.
-
Os grupos devem pesquisar sobre a estrutura e organização das cidades antigas escolhidas.
-
Com base na pesquisa, os grupos devem criar a maquete digital, considerando a localização das áreas agrícolas, residenciais, comerciais e outros aspectos relevantes.
-
Os alunos podem usar imagens de referência e mapas antigos para auxiliar na construção.
-
Cada grupo deve apresentar a maquete digital, explicando as escolhas de design e como elas refletem as características históricas da cidade escolhida.
Atividade 3 - Caça ao Tesouro Digital nas Cidades Antigas ️
> Duração: 60 - 65 minutos
- Objetivo: Engajar os alunos através de uma atividade interativa e lúdica que os faça explorar e consolidar conhecimentos sobre as primeiras cidades e o desenvolvimento da agricultura.
- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital, onde precisarão resolver enigmas e desafios relacionados às primeiras cidades e ao desenvolvimento da agricultura. Eles utilizarão QR codes espalhados pela sala de aula que direcionam para vídeos, artigos e quebra-cabeças online.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.
-
Espalhe QR codes pela sala de aula, cada um levando a diferentes recursos digitais (vídeos, artigos, quebra-cabeças).
-
Cada QR code contém um desafio ou enigma relacionado ao tema da aula (aspectos das cidades antigas e agricultura).
-
Os grupos devem usar seus celulares para escanear os QR codes e resolver os desafios propostos.
-
Os desafios podem incluir perguntas sobre a organização das cidades antigas, a importância da agricultura e os impactos sociais e econômicos.
-
Cada vez que um grupo resolver um desafio, eles recebem uma pista para o próximo QR code.
-
O primeiro grupo a completar a caça ao tesouro deve compartilhar suas descobertas e explicar o que aprenderam durante a atividade.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é sintetizar e consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e aprendam com os colegas. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem uma maior compreensão do tema, incentivam a colaboração e desenvolvem habilidades de comunicação e pensamento crítico.
Discussão em Grupo
Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilha suas experiências e conclusões ao realizar as atividades propostas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Peça para cada grupo apresentar brevemente a cidade antiga que escolheram e as principais descobertas que fizeram sobre como a agricultura influenciou o surgimento e o desenvolvimento das cidades.
- Incentive os alunos a compartilharem as dificuldades que encontraram durante as atividades e como as superaram.
- Pergunte aos alunos como foi utilizar ferramentas digitais para aprender sobre um tema histórico e como isso impactou seu interesse e compreensão do assunto.
Reflexões
1. Perguntas para Reflexão:
- Como o desenvolvimento da agricultura contribuiu para o surgimento das primeiras cidades?
- Quais foram os maiores desafios enfrentados pelos grupos durante as atividades e como eles foram resolvidos?
- De que maneira vocês acham que o uso de ferramentas digitais e redes sociais ajudou a entender melhor o tema da aula?
Feedback 360°
Feedback 360°: Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos colegas do grupo. Oriente a turma a dar feedbacks construtivos e respeitosos, destacando pontos positivos e sugerindo maneiras de melhorar. Por exemplo:
- "Achei ótimo como você liderou a pesquisa sobre a cidade de Ur e trouxe informações relevantes."
- "Sugiro que da próxima vez a gente possa dividir melhor as tarefas para que todos participem mais ativamente."
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
Finalidade: A conclusão desta aula tem como objetivo consolidar o aprendizado, conectar os conhecimentos históricos à realidade moderna e mostrar a relevância do tema para a vida cotidiana dos alunos. Refletir sobre a aula de forma divertida e atualizada ajuda a fixar os conceitos e a manter o interesse pelo estudo da história e sua ligação com o presente.
Resumo
Resumo Divertido: Imagina só que viagem incrível fizemos hoje! Desde as primeiras cidades antigas como Ur, Jericó e Atenas ️, atravessamos a história e vimos como tudo começou com a agricultura . A gente descobriu como as pessoas passaram de nômades a moradores de cidades movimentadas, enfrentando desafios e construindo novas formas de viver. E tudo isso, se conectando com o mundo digital, como verdadeiros influenciadores históricos nas redes sociais de tempos antigos! ✨
No Mundo
No Mundo Atual: Assim como as primeiras cidades transformaram a vida das pessoas na antiguidade, as cidades modernas também são centros de transformação e desenvolvimento. As tecnologias digitais continuam a mudar o nosso jeito de viver, trabalhar e aprender. Compreender o surgimento das cidades nos ajuda a valorizar e entender melhor os desafios e as inovações do mundo atual, onde a tecnologia e a conexão global desempenham um papel crucial.
Na Prática
️ Aplicações no Dia a Dia: O estudo das primeiras cidades e o impacto da agricultura nos mostram a importância da organização, planejamento e inovação para o desenvolvimento de sociedades. No dia a dia, essa compreensão pode nos ajudar em diversas áreas, desde a organização de nossas comunidades até a utilização sustentável dos recursos e a valorização do trabalho colaborativo e das novas tecnologias.