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Plano de aula de Patrimônio: Material e Imaterial

História

Original Teachy

'EF05HI10'

Patrimônio: Material e Imaterial

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir o conceito de patrimônio cultural, abrangendo tanto o patrimônio material (monumentos, prédios históricos, objetos) quanto o patrimônio imaterial (festas, tradições, lendas). O objetivo é que os alunos entendam que o patrimônio não é apenas algo que eles podem ver e tocar, mas também inclui as práticas, expressões, conhecimentos e técnicas que são transmitidas de geração em geração.

  2. Desenvolver a apreciação e o respeito pelo patrimônio cultural, estimulando os alunos a reconhecerem a importância de preservar e valorizar as diferentes manifestações culturais presentes em sua comunidade e em outras culturas.

  3. Promover a participação ativa dos alunos na aprendizagem, incentivando-os a investigar, explorar e compartilhar informações sobre o patrimônio cultural. O objetivo é que eles se tornem protagonistas de seu próprio aprendizado, envolvendo-se em atividades práticas e de pesquisa que os ajudem a compreender e apreciar o patrimônio cultural.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história e pela cultura, promovendo o aprendizado de forma lúdica e significativa.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, observação, comunicação e colaboração, que são fundamentais para a aprendizagem ativa e autônoma.

  • Fomentar o respeito à diversidade cultural, ajudando os alunos a entenderem e valorizarem as diferenças e semelhanças entre as culturas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos: O professor inicia a aula relembrando brevemente os conceitos de "tempo" e "história" que foram abordados em aulas anteriores. Ele pode fazer perguntas como "O que é história?" e "Por que é importante estudar história?". Isso ajuda a estabelecer a base para a compreensão do conceito de patrimônio cultural.

  2. Situações Problema: O professor propõe duas situações problema para despertar o interesse dos alunos:

    • "Imaginem que vocês receberam a tarefa de organizar uma festa na escola. Que tipo de coisas vocês precisam pensar para organizar essa festa?" Esta situação problema ajuda a introduzir o conceito de patrimônio imaterial, uma vez que as festas são uma forma de patrimônio cultural.

    • "Vocês já foram a um museu? O que vocês viram lá? Se vocês tivessem que escolher algo da escola para colocar em um museu, o que seria?" Esta situação problema ajuda a introduzir o conceito de patrimônio material, uma vez que os museus são espaços destinados à preservação de patrimônio cultural.

  3. Contextualização: O professor explica que, assim como as pessoas, as cidades, os países e até mesmo as escolas têm uma história, uma cultura e um patrimônio. Ele pode mencionar alguns exemplos de patrimônio cultural, como o Carnaval, o Futebol, o Samba, o Folclore Brasileiro, a Feira de São Cristóvão, entre outros.

  4. Ganhando a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar curiosidades e histórias relacionadas ao patrimônio cultural:

    • "Vocês sabiam que o Carnaval, que é uma festa muito importante para nós brasileiros, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO? Isso significa que o Carnaval é tão importante que foi reconhecido não só no Brasil, mas em todo o mundo."

    • "Vocês já ouviram falar do Cristo Redentor? Ele é um dos patrimônios culturais mais famosos do Brasil. Ele foi construído há mais de 80 anos e é um símbolo importante da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil para o mundo."

Ao fim desta etapa, os alunos devem estar curiosos e motivados para aprender mais sobre o patrimônio cultural e sua importância no mundo e na sua comunidade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Caça ao Tesouro do Patrimônio"

    • O professor divide a turma em grupos de até 5 alunos. Cada grupo recebe uma lista de itens que representam patrimônio material e imaterial. Os itens são ilustrações ou palavras que devem ser encontradas em diferentes locais da escola (pátio, sala de aula, biblioteca, etc.).

    • Os alunos devem percorrer a escola em busca dos itens da lista. Ao encontrá-los, devem registrar o local onde o encontraram e explicar por que acham que aquele item representa patrimônio cultural.

    • O objetivo dessa atividade é que os alunos apliquem os conceitos aprendidos, identificando o patrimônio cultural em seu ambiente escolar e valorizando-o.

  2. Atividade "Criando um Mural do Patrimônio"

    • Em seguida, o professor propõe que os grupos criem um mural na sala de aula representando o patrimônio cultural. Para isso, eles podem usar cartolinas, revistas, cola, tesoura, lápis de cor, etc.

    • Cada grupo deve escolher um patrimônio cultural (material ou imaterial) que eles considerem importante e representativo. Eles devem pesquisar sobre ele, desenhar ou colar imagens, e escrever uma pequena descrição.

    • Ao final, cada grupo apresenta seu mural para a classe, explicando o que escolheram e por que.

    • Esta atividade tem como objetivo estimular a pesquisa, a criatividade, o trabalho em equipe e a expressão oral dos alunos, além de reforçar o conceito de patrimônio cultural.

  3. Atividade "Jogo da Memória do Patrimônio"

    • Para encerrar a etapa de desenvolvimento, o professor pode propor o jogo da memória com cartas que representam diferentes patrimônios culturais.

    • As cartas são espalhadas sobre uma mesa, com as imagens ou palavras viradas para baixo. Os alunos devem, então, virar duas cartas por vez, tentando encontrar os pares.

    • Cada vez que viram uma carta, eles devem falar sobre o patrimônio que aquela carta representa, explicando por que é importante e como isso faz parte da cultura.

    • Este jogo tem como objetivo reforçar a identificação e valorização do patrimônio cultural, além de desenvolver a memória, a atenção e a expressão oral dos alunos.

Ao fim desta etapa, os alunos devem ter um entendimento claro do que é patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, e por que é importante preservá-lo e valorizá-lo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Ele faz perguntas como: "Quais patrimônios vocês encontraram na escola e por que acham que eles são importantes?", "O que vocês aprenderam sobre o patrimônio cultural que não sabiam antes?" e "Como podemos preservar e valorizar o patrimônio cultural?".

    • Os alunos são encorajados a compartilhar suas descobertas, pensamentos e sentimentos. O professor facilita a discussão, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que as contribuições sejam respeitadas.

  2. Conexão com a Teoria

    • Em seguida, o professor retoma os conceitos de patrimônio material e imaterial e reforça como eles foram aplicados nas atividades. Ele pode perguntar: "Quais itens do mural representam o patrimônio material? E o patrimônio imaterial? Por quê?".

    • O professor também pode perguntar: "Como o jogo da memória do patrimônio ajudou a reforçar o que aprendemos sobre patrimônio cultural?".

  3. Reflexão Individual

    • Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples:

      • "O que mais gostou de aprender sobre o patrimônio cultural hoje e por quê?"

      • "Como você pode ajudar a preservar e valorizar o patrimônio cultural na sua comunidade?"

    • Os alunos têm um minuto para pensar sobre as respostas. Em seguida, quem quiser, pode compartilhar suas reflexões com a turma.

  4. Feedback Final

    • O professor encerra a aula dando feedback aos alunos, elogiando seus esforços, participação e aprendizagem. Ele também pode fazer observações construtivas, destacando áreas em que os alunos podem continuar a trabalhar e melhorar.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda do patrimônio cultural e de sua importância. Eles também devem se sentir motivados a preservar e valorizar o patrimônio cultural, tanto na escola quanto em suas comunidades.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação

    • O professor inicia a conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e aprendidos. Ele reforça a definição de patrimônio cultural, destacando a diferença entre patrimônio material e imaterial.

    • O professor pode perguntar aos alunos: "O que é patrimônio cultural?" e "O que são exemplos de patrimônio material e imaterial?". Isso ajuda a reforçar os conceitos e a verificar a aprendizagem dos alunos.

  2. Conexão da Teoria com a Prática

    • O professor então explica como as atividades realizadas na aula (Caça ao Tesouro do Patrimônio, Criação do Mural do Patrimônio e Jogo da Memória do Patrimônio) ajudaram a conectar a teoria com a prática.

    • Ele pode dizer: "Nas atividades, vocês tiveram a oportunidade de aplicar o que aprendemos sobre patrimônio cultural. Vocês identificaram patrimônios materiais e imateriais na escola, criaram um mural para representar um patrimônio e jogaram um jogo para reforçar o conhecimento sobre patrimônio cultural."

  3. Sugestão de Materiais Extras

    • Para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o patrimônio cultural, o professor pode sugerir alguns materiais extras. Ele pode indicar livros, sites, vídeos e documentários sobre o assunto que sejam adequados para a faixa etária dos alunos.

    • Alguns exemplos de materiais podem ser: o livro "O Que É Patrimônio Cultural?" de Ana Maria de Moraes Belluzzo, o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o vídeo "O Que É Patrimônio Cultural?" do canal "Mundo da Menina" no YouTube, e o documentário "Patrimônio Cultural Imaterial" da série "História do Brasil para Crianças" disponível na plataforma "Curta! On".

  4. Importância do Assunto no Dia a Dia

    • Por fim, o professor destaca a importância do assunto no dia a dia. Ele pode dizer: "O patrimônio cultural está em todos os lugares: nas nossas casas, nas ruas, nas praças, nas escolas. É importante conhecer e valorizar o nosso patrimônio, pois ele faz parte da nossa identidade e da nossa história."

    • Além disso, o professor pode ressaltar que a preservação do patrimônio cultural é responsabilidade de todos. Ele pode dizer: "Cada um de nós pode ajudar a preservar o patrimônio. Podemos cuidar dos lugares e objetos que fazem parte do nosso patrimônio, respeitar as tradições e festas que são parte do nosso patrimônio imaterial, e compartilhar o conhecimento sobre o nosso patrimônio com os outros."

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que é patrimônio cultural, de sua importância e de como podem contribuir para a sua preservação. Eles também devem ter sugestões de materiais para aprofundar seu aprendizado sobre o assunto.

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