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Plano de aula de Marcos de Memória

História

Original Teachy

'EF05HI07'

Marcos de Memória

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Marcos de Memória

Palavras Chavemarcos de memória, história, identidade cultural, mudanças e permanências, atividades interativas, análise crítica, linha do tempo, jogo de tabuleiro, análise de filme, discussão em grupo, aplicação prática, engajamento estudantil
Materiais Necessárioscaixas do tempo com objetos históricos, materiais para construção de linhas do tempo (papel, canetas), tabuleiro de jogo personalizado com eventos históricos, peões e cartas de perguntas para o jogo de tabuleiro, acesso a filmes ou documentários que retratem marcos de memória, computador ou projetor para apresentações, espaço adequado para atividades em grupo
Códigos BNCCEF05HI07: Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os estudantes podem preparar-se melhor e participar de maneira mais engajada nas atividades propostas. Esta etapa também serve para contextualizar a importância dos marcos de memória no estudo da história, incentivando uma abordagem crítica e reflexiva sobre o passado e suas implicações no presente.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e compreender marcos de memória, destacando sua importância na construção da história e da identidade cultural.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica entre as mudanças e permanências ao longo do tempo, utilizando exemplos práticos de marcos históricos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história através de uma abordagem interativa e prática.
  2. Fomentar a habilidade de comunicação e argumentação dos alunos ao discutir e apresentar suas conclusões sobre os marcos de memória.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem o objetivo de engajar os alunos e ativar o conhecimento prévio adquirido em casa. Ao propor situações problema, os alunos são incentivados a pensar criticamente e a aplicar conceitos históricos de maneira prática. A contextualização busca estabelecer uma ligação direta entre os marcos de memória e o mundo real, aumentando a relevância do estudo da história e preparando o terreno para as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que vocês foram transportados para o passado, para um dos eventos mais marcantes da história. Como vocês acreditam que esse evento mudou o mundo naquela época e como ele afeta nossas vidas hoje?

2. Pensem em um objeto comum hoje, como um telefone celular, que não existia no passado. Como a ausência desse objeto teria impactado a vida das pessoas em um evento histórico que estudamos?

Contextualização

Para entender a importância dos marcos de memória, pense em datas como o 11 de Setembro, que se tornaram símbolos de eventos que mudaram o curso da história moderna. Estes marcos não apenas alteraram o panorama político e social, mas também influenciaram a cultura e as relações internacionais. Além disso, curiosidades como a história do surgimento da escrita, que permitiu a preservação do conhecimento ao longo dos séculos, mostram como pequenas inovações podem ter um impacto duradouro e global.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento visa aplicar de maneira prática e interativa os conceitos de marcos de memória estudados previamente. Ao utilizar abordagens lúdicas e colaborativas, como jogos, simulações e análises de filmes, esta seção do plano de aula busca solidificar o conhecimento dos alunos de forma envolvente e participativa. As atividades propostas incentivam o pensamento crítico, a colaboração e a criatividade, essenciais para o entendimento profundo da história e de sua influência no presente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arqueólogos do Tempo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar e compreender marcos de memória através de uma abordagem prática e interativa, estimulando o trabalho em equipe e a capacidade de argumentação.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos de até 5 pessoas, assumirão o papel de arqueólogos do tempo. Cada grupo receberá uma 'caixa do tempo', contendo objetos que representam diferentes épocas e eventos históricos. Eles deverão usar esses objetos para reconstruir cronologicamente uma linha do tempo, identificando marcos de memória e discutindo suas importâncias e impactos.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma 'caixa do tempo' para cada grupo. Cada caixa contém objetos que representam diferentes épocas e eventos.

  • Peça para que cada grupo organize os objetos de forma a criar uma linha do tempo no chão da sala.

  • Os alunos devem discutir e justificar a posição de cada objeto na linha do tempo, relacionando-os com os marcos de memória estudados.

  • Cada grupo apresentará sua linha do tempo para a classe, explicando a importância de cada marco representado.

Atividade 2 - O Jogo dos Tempos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e aprofundar o conhecimento sobre marcos de memória de forma lúdica e competitiva, incentivando o estudo e a memória dos eventos históricos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de um jogo de tabuleiro elaborado com base em marcos de memória histórica. Cada grupo de alunos jogará em turnos, avançando pelo tabuleiro e respondendo perguntas sobre os eventos históricos, ganhando pontos e bônus que ajudarão a avançar mais rapidamente.

- Instruções:

  • Prepare um tabuleiro que represente diferentes períodos da história e marque espaços que correspondam a eventos históricos importantes.

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos e distribua os peões e cartas de perguntas.

  • Cada grupo joga um dado e avança no tabuleiro. Quando cair em um espaço de evento, deve responder uma pergunta relacionada.

  • As respostas corretas ganham pontos e bônus para avançar mais no tabuleiro.

  • O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro, após passar por todos os marcos de memória, vence a atividade.

Atividade 3 - Cineclube Histórico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar a representação de marcos de memória em filmes, desenvolvendo habilidades de análise crítica e argumentação.

- Descrição: Os alunos, em grupos, escolherão um filme que retrate um marco de memória histórica e farão uma análise crítica do filme, relacionando-o com o contexto histórico real. Posteriormente, apresentarão suas descobertas e opiniões para a classe.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um filme que retrate um marco de memória histórica.

  • Os alunos assistem ao filme e, em seguida, discutem em grupo as conexões entre a narrativa do filme e o evento histórico real.

  • Cada grupo prepara uma apresentação para a classe, destacando as descobertas e análises críticas sobre o filme e seu contexto histórico.

  • As apresentações são realizadas, e a classe participa de uma discussão em conjunto sobre os diferentes filmes e marcos de memória.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o conhecimento adquirido e refletir sobre as experiências práticas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e de desafiar suas próprias compreensões, o que contribui para um entendimento mais profundo e crítico dos marcos de memória e sua relevância na formação da identidade cultural e histórica.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe brevemente o que descobriu e o que mais o surpreendeu ao realizar as atividades. Sugere-se que o professor utilize uma abordagem de rodízio, onde cada grupo tem um tempo igual para apresentar, seguido de um período de perguntas e comentários dos colegas e do professor. Esta estratégia promove a troca de ideias e aprofunda a compreensão coletiva dos temas discutidos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar entender a importância dos marcos de memória através das atividades?

2. Como os marcos de memória que vocês estudaram se conectam com o mundo em que vivemos hoje?

3. Houve algum marco de memória que mudou sua percepção sobre a importância da história?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é assegurar que os alunos tenham adquirido um entendimento claro e profundo dos marcos de memória discutidos e das atividades realizadas. Além disso, visa consolidar a conexão entre a teoria estudada e as práticas realizadas, garantindo que os estudantes possam aplicar esse conhecimento em contextos futuros. Esta etapa também serve para enfatizar a importância do estudo da história para a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua herança cultural e social.

Resumo

Nesta etapa final da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos discutidos sobre os marcos de memória, destacando como cada atividade contribuiu para reforçar o entendimento dos alunos sobre os eventos históricos estudados e sua importância para a construção da identidade cultural e histórica. Este momento é crucial para garantir que todos os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz. As atividades realizadas, como a criação de linhas do tempo, o jogo dos tempos e a análise de filmes, permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico sobre marcos de memória de forma prática e interativa. Isso não apenas facilitou a compreensão dos conceitos, mas também ajudou a visualizar a importância dos marcos de memória na vida cotidiana e na formação de identidades individuais e coletivas.

Fechamento

Por fim, é crucial destacar a relevância do estudo de marcos de memória para a compreensão do mundo atual. Ao entender como eventos do passado moldaram o presente, os alunos podem apreciar melhor as complexidades de suas próprias culturas e desenvolver um senso crítico mais apurado sobre o impacto de suas ações no mundo ao redor. Esta consciência histórica é essencial para a formação de cidadãos responsáveis e engajados em suas comunidades e no mundo.

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