Plano de Aula | Metodologia Ativa | Tempo e Oralidade
Palavras Chave | Tempo, Oralidade, Culturas Indígenas, Culturas Africanas, Marcação do Tempo, Calendários, Relógios Naturais, Diversidade Cultural, Práticas Tradicionais, Atividades Interativas, Discussão em Grupo, Teatro, Arte e Engenharia, Aprendizado Colaborativo |
Materiais Necessários | Papel, Tinta, Tecidos, Papelão, Palitos de sorvete, Pedras, Água, Fantasias e adereços para teatro |
Códigos BNCC | EF05HI08: Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos.; EF05HI09: Comparar pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de fazer ao final da aula. Esta seção orienta tanto o professor quanto os alunos sobre as metas de aprendizado, garantindo que a abordagem pedagógica esteja alinhada com os resultados desejados. Por meio dos objetivos, os alunos são preparados para uma exploração aprofundada e crítica das maneiras como diferentes sociedades percebem e registram o tempo.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a reconhecer e explorar as diferentes formas de marcar a passagem do tempo em diversas sociedades ao longo da história, com foco especial em povos indígenas e africanos.
2. Desenvolver habilidades de análise crítica e comparação entre as práticas de marcação do tempo em diferentes culturas, promovendo uma compreensão mais ampla e respeitosa da diversidade cultural.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em sala, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
- Fomentar o interesse dos alunos pelas culturas indígenas e africanas, valorizando suas contribuições para o entendimento moderno do conceito de tempo.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula através de situações problema que os façam refletir sobre como diferentes sociedades podem ter abordagens únicas para a marcação do tempo. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com o mundo real e com outras disciplinas, ampliando a compreensão dos alunos sobre a importância e a diversidade das práticas de marcação do tempo.
Situações Problema
1. Imagine que você é um membro de uma tribo indígena que não tem acesso a relógios ou calendários. Como vocês marcariam o tempo para saber quando plantar ou quando realizar rituais importantes?
2. Pense em uma comunidade africana que utiliza métodos tradicionais de observação da natureza para prever mudanças climáticas e estações do ano. Quais seriam esses métodos e por que são tão importantes para sua subsistência?
Contextualização
A compreensão do tempo e sua marcação são cruciais para o funcionamento de qualquer sociedade. Povos antigos, como os egípcios, gregos e romanos, desenvolveram métodos de medição do tempo que influenciam nossos sistemas modernos. Além disso, diversas culturas indígenas e africanas mantêm práticas tradicionais de observação da natureza e ciclos que servem como calendários naturais, sem a necessidade de instrumentos modernos. Essas práticas não apenas indicam a passagem do tempo, mas também refletem a profunda conexão desses povos com o ambiente natural.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos estudados previamente sobre as diferentes formas de marcação do tempo em culturas diversas. Ao trabalhar em grupos para realizar as atividades propostas, os alunos irão aprofundar sua compreensão, desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação, e internalizarão de forma mais efetiva o conhecimento sobre a diversidade cultural na percepção do tempo.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Calendários do Mundo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e apresentação, enquanto explora a diversidade cultural na marcação do tempo.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar calendários que representem a passagem do tempo de acordo com diferentes culturas. Serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo escolherá uma cultura específica (indígena ou africana) para pesquisar e desenvolver seu próprio calendário. O calendário deve incluir eventos sazonais, celebrações importantes e métodos de marcação do tempo usados pela cultura escolhida.
- Instruções:
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Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolhe uma cultura (indígena ou africana) para estudar.
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Pesquisar sobre a cultura escolhida, focando em como ela marca o tempo e quais são seus eventos e celebrações sazonais.
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Utilizar materiais diversos (papel, tinta, tecidos) para criar um calendário que represente essas informações.
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Cada grupo apresenta seu calendário para a classe, explicando os métodos de marcação do tempo e a importância dos eventos representados.
Atividade 2 - Relógios da Natureza
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a compreensão prática de como diferentes culturas utilizavam elementos naturais para medir o tempo, além de desenvolver habilidades de engenharia e apresentação.
- Descrição: Os alunos irão construir relógios solares, lunares e de água, inspirados na forma como diferentes culturas primitivas marcavam o tempo. Cada grupo será responsável por construir um tipo de relógio e apresentar sua funcionalidade para a classe, explicando como ele é usado para medir o tempo de acordo com os princípios da cultura escolhida.
- Instruções:
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Formar grupos de até 5 alunos.
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Atribuir a cada grupo a construção de um tipo de relógio (solar, lunar ou de água).
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Pesquisar e criar um projeto para construir o relógio escolhido, utilizando materiais como papelão, palitos de sorvete, pedras e água.
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Montar o relógio durante a aula, seguindo o projeto desenvolvido.
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Apresentar para a classe o relógio construído, explicando como ele funciona e como era usado na cultura escolhida.
Atividade 3 - Dramatização Histórica
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Estimular a criatividade e a compreensão das práticas culturais de marcação do tempo através de uma forma de expressão artística, enquanto desenvolve habilidades de colaboração e comunicação.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar e apresentar uma mini peça de teatro que ilustre a forma como uma determinada cultura antiga marcava o tempo e a importância disso para sua sociedade. Cada grupo escolherá um aspecto específico do tempo (por exemplo, o uso de observações astronômicas ou rituais diários) para dramatizar.
- Instruções:
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Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.
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Cada grupo escolhe um aspecto de marcação do tempo de uma cultura específica para pesquisar e dramatizar.
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Escrever um roteiro curto para a peça, incluindo diálogos e movimentos que representem a marcação do tempo.
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Ensaiar a peça durante a aula, utilizando fantasias e adereços simples para enriquecer a apresentação.
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Apresentar a peça para a classe, seguida de uma breve discussão sobre o que foi aprendido.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
Esta etapa de retorno tem como finalidade consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos ao ouvir diferentes perspectivas e experiências de seus colegas, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Esse momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Após a conclusão das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos para que cada grupo possa compartilhar suas descobertas e suas criações. Inicie a discussão com uma breve introdução, reforçando a importância de entender as diferentes maneiras como as culturas marcam o tempo. Encoraje os alunos a discutir não apenas o que aprenderam, mas também como se sentiram ao explorar essas práticas culturais e o que acharam mais interessante ou desafiador.
Perguntas Chave
1. Quais foram os métodos de marcação do tempo mais surpreendentes que vocês descobriram durante a atividade?
2. Como as práticas de marcação do tempo que vocês estudaram se comparam com o uso de relógios e calendários modernos?
3. De que maneira o conhecimento sobre a marcação do tempo em diferentes culturas pode nos ajudar a apreciar melhor a diversidade cultural?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade da etapa de conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, conectando os pontos principais e refletindo sobre a aplicabilidade das lições aprendidas. Este momento também serve para reforçar a importância do tema estudado e do método de ensino utilizado, preparando os alunos para futuras explorações sobre a diversidade cultural e suas aplicações práticas.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados, destacando as diferentes formas de marcar o tempo em diversas culturas e a importância dessas práticas. Deve-se recapitular como os povos indígenas e africanos utilizam métodos variados, como observação da natureza e rituais, para registrar a passagem do tempo.
Conexão com a Teoria
Explique como a aula de hoje conectou teoria e prática, destacando que os alunos tiveram a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico sobre a marcação do tempo em atividades práticas, como a criação de calendários e relógios baseados em métodos culturais antigos. Ressalte a importância deste método de ensino para a compreensão e retenção do conteúdo.
Fechamento
Por fim, enfatize a relevância do estudo das diferentes práticas culturais para a compreensão da diversidade e para o enriquecimento pessoal. Destaque como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no dia a dia, ajudando a valorizar e respeitar as diferentes formas de perceber e organizar o tempo.