Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender o conceito de tempo: O professor deve ajudar os alunos a entender a ideia de tempo, que é a maneira como nós medimos a passagem dos dias, semanas, meses e anos. Isso pode ser feito através de exemplos práticos e cotidianos que as crianças possam se relacionar, como o ciclo do dia e da noite, a passagem dos dias da semana e a contagem dos aniversários.
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Identificar e compreender o passado e o presente: As crianças devem ser capazes de distinguir entre o passado e o presente. Isso pode ser feito através de atividades que as levam a refletir sobre como as coisas eram antigamente e como são hoje. O professor pode trazer objetos antigos e modernos para a sala de aula e discutir as diferenças entre eles.
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Desenvolver a noção de mudança e continuidade: As crianças devem ser capazes de entender que o tempo traz mudanças, mas também há coisas que permanecem as mesmas. O professor pode usar exemplos simples para ilustrar esse conceito, como a mudança de estações, o crescimento de uma planta ou o envelhecimento de uma pessoa.
Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o interesse pelas histórias e pelo passado: O professor deve incentivar os alunos a fazerem perguntas e a quererem aprender mais sobre o passado. Isso pode ser feito contando histórias interessantes e envolventes, e encorajando os alunos a compartilharem suas próprias experiências e conhecimentos.
- Desenvolver habilidades de observação, comparação e análise: As atividades propostas devem permitir que os alunos observem, comparem e analisem as diferenças e semelhanças entre o passado e o presente. Isso ajudará no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Relembrando conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os alunos sobre o conceito de história, que é a maneira como aprendemos sobre o passado. Ele pode fazer isso através de perguntas simples, como "O que é história?" e "Por que é importante aprender sobre o passado?". Isso irá preparar o terreno para o novo tópico que será abordado.
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Situações-problema: O professor pode então apresentar duas situações que irão despertar o interesse dos alunos e introduzir o tópico da aula. A primeira situação pode ser: "Imagine se você acordasse um dia e descobrisse que não existe mais o calendário. Como você saberia que dia é hoje?". A segunda situação pode ser: "Se você fosse um detetive e tivesse que descobrir como era a vida na época dos seus avós, que pistas você procuraria?".
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Contextualização: O professor deve explicar que o conceito de tempo e a importância da história estão presentes em nosso dia a dia. Ele pode dar exemplos de como usamos o tempo em nossas rotinas diárias, como a ideia de esperar pela hora do recreio ou pelo fim das aulas. Além disso, o professor pode mencionar como a história está presente em nosso ambiente, como nos nomes das ruas, nos monumentos e nos feriados.
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Ganhar atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos e despertar o interesse deles pelo tópico, o professor pode contar duas curiosidades. A primeira é que o conceito de tempo foi criado pelos seres humanos para nos ajudar a organizar a nossa vida, e que em diferentes culturas e épocas, as pessoas usavam diferentes maneiras de medir o tempo. A segunda curiosidade é que a história não é apenas sobre eventos importantes que aconteceram no passado, mas também sobre a vida das pessoas comuns, como nós, e como elas viviam, trabalhavam e se divertiam.
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Introdução ao tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula, que é a conexão entre o tempo e a história. Ele pode dizer: "Hoje, vamos explorar como o tempo e a história estão conectados. Vamos descobrir como as pessoas do passado mediam o tempo e como isso influenciou a maneira como vivemos hoje. Além disso, vamos aprender a valorizar o presente, entendendo mais sobre o nosso passado".