Entrar

Plano de aula de Pronomes: Possessivos

Inglês

Original Teachy

Pronomes: Possessivos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introdução aos pronomes possessivos: O principal objetivo desta etapa é garantir que os alunos compreendam o conceito de pronomes possessivos em inglês. Eles devem entender que esses pronomes são usados para indicar posse ou pertencimento. Exemplos simples serão usados para ilustrar esse conceito, como "Este é o meu livro" ou "Aquele é o seu cachorro".

  2. Identificando pronomes possessivos: Nesta etapa, os alunos serão orientados a identificar pronomes possessivos em frases simples. Eles devem ser capazes de identificar o pronome e a quem ele se refere. Por exemplo, em uma frase como "A casa é dela", os alunos devem ser capazes de identificar "dela" como um pronome possessivo se referindo à pessoa que possui a casa.

  3. Praticando o uso de pronomes possessivos: A etapa final dessa fase consiste em permitir que os alunos pratiquem o uso de pronomes possessivos em frases simples. Eles serão incentivados a criar suas próprias frases, demonstrando seu entendimento do conceito. Por exemplo, eles podem ser solicitados a criar uma frase usando o pronome possessivo "meu" para descrever um objeto que possuem.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando alguns conceitos já aprendidos que são fundamentais para a compreensão dos pronomes possessivos, como os pronomes pessoais (I, you, he, she, it, we, they) e o verbo "to have" (have/has). Isso ajuda a estabelecer uma base para o novo conteúdo e a conectar o conhecimento anterior com o novo.

  2. Sugestão de situações problema: O professor apresenta duas situações-problema que envolvem o uso de pronomes possessivos. A primeira situação pode ser: "Se você tivesse um cachorro, como você diria 'O cachorro é meu' em inglês?". A segunda situação pode ser: "Se você tivesse um brinquedo, como você diria 'O brinquedo é dela' em inglês?".

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explica que os pronomes possessivos são muito importantes porque são usados o tempo todo na comunicação em inglês. Ele pode dar exemplos do uso de pronomes possessivos em situações cotidianas, como quando alguém se apresenta e diz: "Oi, meu nome é João" ou quando alguém fala sobre sua família e diz: "Esta é a minha mãe".

  4. Introdução do tópico de maneira lúdica: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico de maneira lúdica e divertida. Por exemplo, ele pode trazer alguns objetos para a sala de aula (como uma bola, um livro, e um ursinho de pelúcia) e dizer: "Esta é a minha bola. Este é o meu livro. E este é o meu ursinho de pelúcia. Agora, quem pode me dizer qual é o pronome que estou usando para falar sobre esses objetos?". Isso encoraja os alunos a participarem ativamente da aula e a se envolverem com o tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Quem é o dono?": O professor prepara uma série de cartões ilustrados com imagens de objetos (brinquedo, livro, mochila, etc.) e os distribui entre os alunos. Em seguida, o professor lê uma frase em inglês que descreve um objeto (por exemplo, "This is my toy.") e os alunos devem mostrar o cartão correspondente, se eles tiverem. Aqueles que não tiverem o cartão correspondente devem dizer "Not mine!" (Não é meu!). Esta atividade ajudará os alunos a entender o uso dos possessivos "my", "your", e "not mine".

  2. Jogo da memória dos pronomes possessivos: O professor prepara um jogo da memória com cartões que apresentam pronomes possessivos (por exemplo, "my", "your", "his", "her", "our", "their"). O jogo é jogado em pares, com os alunos virando dois cartões por vez. Se eles encontrarem um par de pronomes possessivos, eles devem criar uma frase simples usando o pronome e a palavra que o professor designar (por exemplo, se o par for "my" e "book", eles podem dizer "This is my book."). O objetivo é coletar o maior número possível de pares de cartões, e ao final, o aluno com mais pares ganha o jogo.

  3. Atividade "Ligue o Pronome": O professor prepara um conjunto de cartões com imagens e pronomes possessivos misturados. Os alunos devem ser instruídos a ligar o pronome com a imagem correta. Por exemplo, se houver uma imagem de um cachorro, os alunos devem ligar o pronome "his" (dele) a esta imagem. Essa atividade ajuda os alunos a associarem pronomes possessivos a diferentes pessoas ou objetos.

  4. Atividade "Diga algo seu": O professor distribui um pequeno pedaço de papel para cada aluno. Eles são então encorajados a desenhar ou escrever algo que possuem ou que é importante para eles. Em seguida, eles devem usar um pronome possessivo na frase que descreve o objeto ou a pessoa desenhada. Por exemplo, se eles desenharem um cachorro, eles podem escrever "This is my dog." ou "I have a dog. It's mine." Esta atividade permite que os alunos pratiquem o uso dos pronomes possessivos de uma forma mais pessoal e significativa.

Todas as atividades mencionadas são propostas e o professor pode escolher a que considerar mais apropriada para a turma, levando em conta o tempo disponível e o nível de proficiência dos alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos): O professor reúne todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Ele começa perguntando a cada aluno sobre a atividade que fizeram, pedindo que eles compartilhem uma frase que criaram usando um pronome possessivo. Por exemplo, "João, por favor, compartilhe a frase que você criou usando o pronome possessivo 'my'." O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar e de serem ouvidos pela turma. Durante a discussão, o professor pode fornecer feedback, corrigindo erros e reforçando os acertos.

  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor faz uma breve revisão da teoria, destacando como as atividades em grupo se relacionam com o conceito de pronomes possessivos. Ele pode dizer: "Lembram-se quando usamos os cartões para jogar 'Quem é o dono?'? Aqueles eram pronomes possessivos, e vocês tiveram que usá-los para descrever os objetos. Isso é uma forma de mostrar posse ou pertencimento."

  3. Reflexão final (3 - 5 minutos): Para concluir a aula, o professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele faz duas perguntas simples, e os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas. As perguntas podem ser:

    • "Qual pronome possessivo você acha que é mais fácil de usar? Por quê?"
    • "Você consegue pensar em uma situação do dia a dia em que você usaria um pronome possessivo em inglês?"

O professor pode então pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma, promovendo a expressão oral e a reflexão sobre o aprendizado. Ele reforça a importância do que foi aprendido, dizendo: "É muito importante saber usar os pronomes possessivos, porque eles nos ajudam a falar sobre as coisas que são nossas ou de outras pessoas em inglês. Vocês fizeram um ótimo trabalho hoje!"

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos principais pontos (2 - 3 minutos): O professor conclui a aula reiterando os principais conceitos e pontos aprendidos pelos alunos. Ele pode fazer uma revisão rápida dos pronomes possessivos mais comuns (my, your, his, her, its, our, their) e explicar novamente como eles são usados para indicar posse ou pertencimento. O professor também pode destacar as situações em que os pronomes possessivos são mais frequentemente utilizados, como ao falar sobre objetos, pessoas ou animais e suas posses.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): O professor enfatiza como a aula conectou a teoria à prática. Ele pode explicar que, através das atividades lúdicas, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e divertida. Isso ajuda a consolidar o aprendizado e a torná-lo mais significativo para os alunos.

  3. Sugestões de materiais complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais adicionais que os alunos podem utilizar para reforçar o que aprenderam em sala de aula. Isso pode incluir jogos online interativos que se concentram no uso de pronomes possessivos, livros de inglês para crianças que contêm exercícios sobre o tema, ou vídeos educativos disponíveis na internet. O professor pode dizer: "Se vocês quiserem praticar mais em casa, podem jogar o jogo 'Quem é o dono?' online. Também podem pedir para seus pais lerem para vocês um livro de inglês que tenha atividades sobre pronomes possessivos. E se quiserem assistir a um vídeo divertido sobre o assunto, procurem por 'Pronomes Possessivos em Inglês' no YouTube!"

  4. Importância do assunto para o dia a dia (1 minuto): Por fim, o professor destaca a relevância do tópico para o cotidiano dos alunos. Ele pode dizer: "Sabendo usar os pronomes possessivos em inglês, vocês podem falar sobre as coisas que são suas e das outras pessoas, como seus brinquedos, livros, animais de estimação, membros da família, e muito mais! Isso é muito útil quando vocês estão conversando ou escrevendo em inglês."

  5. Encerramento (30 segundos): Para encerrar, o professor parabeniza os alunos pelo esforço e participação durante a aula e os encoraja a continuar aprendendo e praticando inglês. Ele pode dizer: "Vocês fizeram um ótimo trabalho hoje! Continuem praticando e em breve serão verdadeiros especialistas em pronomes possessivos. Vejo vocês na próxima aula!"

Com a conclusão, o professor encerra a aula de maneira eficaz, reforçando o que foi aprendido, sugerindo materiais para aprofundamento e incentivando os alunos a continuar aprendendo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies