Entrar

Plano de aula de Frações: Frações Equivalentes

Matemática

Original Teachy

''EF05MA04''

Frações: Frações Equivalentes

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Frações: Frações Equivalentes

Palavras ChaveFrações Equivalentes, Frações Irredutíveis, Matemática, 5º Ano, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Metodologia Socioemocional, Meditação Guiada, Regulação Emocional, Trabalho em Grupo, Reflexão
Materiais NecessáriosPedaços de papel cortados em diferentes frações (metades, quartos, oitavos, etc.), Canetas ou lápis, Cadernos ou folhas de papel para anotações, Lista de problemas práticos envolvendo frações equivalentes, Quadro branco e marcadores, Cronômetro ou relógio para medição de tempo, Material de meditação guiada (áudio ou script para leitura)
Códigos BNCCEF05MA04: Identificar frações equivalentes.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é preparar os alunos para o conteúdo específico sobre frações equivalentes, ao mesmo tempo em que se introduz o desenvolvimento de competências socioemocionais. Ao entenderem o objetivo da aula, os alunos podem começar a reconhecer suas próprias emoções em relação ao tema, como ansiedade ou confiança, e aprender a regulá-las para otimizar o aprendizado. Isso estabelece uma base sólida tanto para o conteúdo acadêmico quanto para o crescimento emocional.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de identificar frações equivalentes com números naturais, reconhecendo os mesmos números com denominadores distintos.

2. Compreender a existência de uma única fração irredutível entre todas as frações equivalentes.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada para Foco e Concentração

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta prática envolve orientar os alunos através de uma série de instruções que os ajudam a se concentrar na respiração e a liberar tensões acumuladas. A meditação guiada é uma excelente maneira de promover o foco, a presença e a concentração, preparando os alunos emocionalmente para o conteúdo a ser abordado na aula. Além de ajudar a acalmar a mente, a meditação guiada pode aumentar a autorregulação emocional e fomentar um ambiente de aprendizado mais tranquilo e receptivo.

1. Peça aos alunos que se acomodem confortavelmente em suas cadeiras, mantendo a coluna ereta e os pés apoiados no chão.

2. Instrua-os a fecharem os olhos e a focarem na respiração, inspirando profundamente pelo nariz e expirando lentamente pela boca.

3. Oriente-os a prestar atenção às sensações de suas respirações e a deixar de lado quaisquer pensamentos que surgirem, simplesmente reconhecendo-os e voltando o foco à respiração.

4. Guie-os através de uma visualização criativa, como imaginar-se em um lugar tranquilo e seguro, onde se sentem calmos e relaxados.

5. Continue a meditação por cerca de 5 a 7 minutos, mantendo um tom de voz suave e calmante.

6. Conclua a atividade pedindo aos alunos que, lentamente, abram os olhos e, gradualmente, tragam sua atenção de volta à sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

Frações equivalentes podem parecer complicadas à primeira vista, mas elas estão presentes em muitas situações do nosso dia a dia. Por exemplo, quando dividimos uma pizza entre amigos, podemos perceber que 1/2 de uma pizza é o mesmo que 2/4 ou 4/8. Entender frações equivalentes nos ajuda a fazer comparações justas e a tomar decisões informadas. Da mesma forma, na vida, muitas vezes precisamos considerar diferentes perspectivas para encontrar uma solução comum. Desenvolver essa habilidade não só melhora nossa compreensão matemática, mas também promove a empatia e a habilidade de ver o mundo pelos olhos dos outros.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Frações Equivalentes: Frações equivalentes são frações que representam a mesma parte de um todo, mesmo que tenham numeradores e denominadores diferentes. Por exemplo, 1/2 é equivalente a 2/4 e 3/6.

2. Identificação de Frações Equivalentes: Uma maneira de identificar frações equivalentes é multiplicar ou dividir o numerador e o denominador da fração por um mesmo número. Se o resultado for uma fração com os mesmos valores, elas são equivalentes. Por exemplo, ao multiplicar o numerador e o denominador de 1/2 por 2, obtemos 2/4.

3. Fração Irredutível: Uma fração é considerada irredutível quando o numerador e o denominador não podem mais ser divididos pelo mesmo número, exceto 1. Por exemplo, 3/4 é uma fração irredutível, mas 6/8 não é, pois ambos podem ser divididos por 2, resultando em 3/4.

4. Exemplos de Frações Equivalentes: 1/2 = 2/4 = 4/8; 1/3 = 2/6 = 3/9; 2/5 = 4/10 = 6/15.

5. Analogias para Facilitar a Compreensão: Comparar frações equivalentes a diferentes formas de dividir uma pizza. Se uma pizza é cortada em 2 partes (1/2) ou 4 partes (2/4), a quantidade de pizza é a mesma. Isso ajuda a visualizar que, mesmo com números diferentes, a proporção é igual.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 a 40 minutos

Identificando Frações Equivalentes

Nesta atividade, os alunos trabalharão em pequenos grupos para identificar e criar frações equivalentes utilizando materiais concretos (como pedaços de papel cortados em diferentes frações) e resolver problemas práticos que envolvem frações equivalentes.

1. Divida os alunos em grupos de 3 a 4 integrantes.

2. Distribua pedaços de papel cortados em diferentes frações (metades, quartos, oitavos, etc.) para cada grupo.

3. Peça aos alunos que, em seus grupos, combinem os pedaços de papel para formar frações equivalentes. Por exemplo, dois pedaços de 1/4 formam 1/2.

4. Incentive os alunos a anotarem todas as frações equivalentes que encontrarem e a discutirem entre si como chegaram a essas conclusões.

5. Forneça uma lista de problemas práticos que envolvem frações equivalentes e peça aos grupos que resolvam juntos. Por exemplo, 'Se você tem 3/6 de uma barra de chocolate e seu amigo tem 1/2, quem tem mais chocolate?'

6. Peça a cada grupo que apresente suas descobertas para a turma, explicando como identificaram as frações equivalentes e resolveram os problemas.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a realização da atividade, inicie uma discussão em grupo aplicando o método RULER:

Recognize: Peça aos alunos que reconheçam e compartilhem as emoções que sentiram durante a atividade. Pergunte: 'Como vocês se sentiram ao trabalhar em grupo para identificar frações equivalentes?'

Understand: Ajude os alunos a compreenderem as causas dessas emoções. Pergunte: 'Por que vocês acham que se sentiram assim?'

Label: Incentive os alunos a nomearem suas emoções corretamente. Diga: 'Podem descrever essas emoções com palavras específicas, como 'confuso', 'satisfeito', 'frustrado' ou 'animado'?'

Express: Oriente os alunos a expressarem suas emoções de maneira apropriada. Por exemplo: 'Como vocês podem comunicar esses sentimentos de maneira que ajude a melhorar o trabalho em grupo?'

Regulate: Discuta estratégias de regulação emocional, como pedir ajuda quando estiverem confusos ou fazer uma pausa quando se sentirem frustrados. Pergunte: 'O que vocês poderiam fazer de diferente da próxima vez para lidar melhor com essas emoções?'

Essa discussão ajudará os alunos a refletirem sobre suas emoções e a desenvolverem habilidades socioemocionais importantes para o aprendizado e para a vida em grupo.

Conclusão

Duração: 15 a 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Peça aos alunos que escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios que enfrentaram durante a aula e como eles geriram suas emoções. Pergunte: 'Quais foram os momentos mais desafiadores para vocês hoje? Como vocês se sentiram e o que fizeram para lidar com esses sentimentos?' Incentive-os a compartilhar estratégias que acharam eficazes ou que poderiam melhorar para futuras situações.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar os alunos a refletirem sobre suas experiências emocionais durante a aula, promovendo a autoavaliação e a regulação emocional. Isso os ajudará a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, tanto no contexto acadêmico quanto em suas vidas pessoais, fortalecendo assim suas competências socioemocionais.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Explique que essas metas podem incluir melhorar a compreensão das frações equivalentes, ajudar um colega a entender o conceito, ou aplicar o conhecimento de frações equivalentes em situações do dia a dia, como dividir alimentos ou materiais.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Compreender completamente o conceito de frações equivalentes.

2. Ajudar um colega a entender frações equivalentes.

3. Aplicar o conhecimento de frações equivalentes em situações cotidianas.

4. Praticar problemas de frações equivalentes em casa.

5. Melhorar a comunicação e trabalho em grupo durante atividades matemáticas. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a estabelecer metas claras e alcançáveis. Isso promove uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal, conectando o conteúdo da aula com situações reais e futuras oportunidades de aprendizado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies