Entrar

Plano de aula de Multiplicação e Divisão de Números Decimais

Matemática

Original Teachy

''EF05MA08''

Multiplicação e Divisão de Números Decimais

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de multiplicação e divisão de números decimais, através de uma explicação inicial do professor, vídeos interativos e materiais visuais.
  2. Aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas envolvendo a multiplicação e a divisão de números decimais, por meio de atividades práticas e lúdicas, estimulando o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
  3. Reforçar o aprendizado com jogos interativos que envolvem a multiplicação e divisão de números decimais, promovendo o engajamento e a participação ativa dos alunos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos: O professor inicia a aula relembrando brevemente os conceitos de multiplicação e divisão, que já foram estudados pelos alunos no passado. Ele pode pedir exemplos de situações do dia a dia em que essas operações são utilizadas, para ajudar na contextualização.

  2. Situação problema: Em seguida, o professor propõe duas situações problemas que envolvem a multiplicação e a divisão de números decimais. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos: "Se cada maçã na cesta pesa 0,5 kg, e temos 3 cestas, quantos quilogramas de maçãs temos ao todo?" ou "Se temos um bolo de 1,2 kg e queremos dividi-lo em 4 partes iguais, quanto pesa cada pedaço?".

  3. Contextualização: O professor explica que a multiplicação e a divisão de números decimais são importantes para resolvermos situações do dia a dia, como calcular o preço de um produto por quilo, a quantidade de comida para cada pessoa em uma festa, entre outros. Ele também pode mencionar que essas operações são utilizadas em várias profissões, como em cozinhas, supermercados, e na área de construção, por exemplo.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode trazer duas curiosidades sobre a multiplicação e a divisão de números decimais. Por exemplo, ele pode contar que o matemático persa Al-Khwarizmi, considerado o pai da álgebra, já utilizava a multiplicação e a divisão de números decimais no século IX, muito antes do que se pensa. Outra curiosidade é que a divisão decimal é uma das operações mais usadas na vida cotidiana, como quando dividimos o valor de uma conta entre várias pessoas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor deve conduzir os alunos através das seguintes atividades, permitindo-lhes a oportunidade de explorar e aplicar o conceito de multiplicação e divisão de números decimais de forma interativa e lúdica.

  1. Atividade: Construindo Decimais

    • O professor dividirá a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribuirá para cada grupo uma caixa contendo palitos de sorvete, tampinhas de garrafa PET e papel colorido.
    • Cada grupo deve usar os palitos para representar as unidades inteiras e as tampinhas para representar as partes fracionárias (decimais).
    • Eles serão então desafiados a criar e representar diferentes decimais, como 1.3, 2.7, 0.6, etc., usando a quantidade certa de palitos e tampinhas.
    • Esta atividade proporcionará aos alunos uma visualização concreta dos números decimais, facilitando a compreensão do conceito.
  2. Atividade: Corrida Decimal

    • Cada grupo receberá uma cartela com uma série de números decimais e uma linha de partida.
    • O professor fará uma série de perguntas, como "Quem pode encontrar um número decimal maior que 1.2, mas menor que 2.0?", ou "Quem pode encontrar um número decimal menor que 0.5, mas maior que 0.2?".
    • O primeiro grupo que conseguir colocar a sua peça de jogo (palito ou tampinha) sobre o número certo corre para a linha de chegada.
    • Esta atividade promoverá o pensamento rápido e a aplicação prática dos conceitos de multiplicação e divisão de números decimais.
  3. Atividade: Caçadores de Tesouros Decimais

    • O professor esconderá diferentes números decimais em vários locais da sala de aula.
    • Ele dividirá a turma em grupos e cada grupo receberá uma lista de números decimais para encontrar.
    • O grupo que encontrar todos os números decimais primeiro, usando apenas multiplicação e divisão, será o vencedor.
    • Esta atividade incentivará os alunos a aplicar os conceitos aprendidos de forma criativa e lúdica.

Estas atividades devem ser realizadas em um ambiente de cooperação e respeito mútuo, onde os alunos possam discutir e debater suas soluções. O professor deve circular pela sala, orientando e auxiliando os grupos conforme necessário.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Após a realização das atividades, o professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo.

    • Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as soluções que encontrou e como chegou a elas. O professor deve encorajar os alunos a explicar o processo que usaram para resolver os problemas, destacando o uso da multiplicação e divisão de números decimais.
    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas adicionais para aprofundar a compreensão dos alunos e corrigir eventuais erros de concepção. Por exemplo, ele pode perguntar: "Por que vocês decidiram multiplicar e não dividir para resolver esse problema?" ou "Como vocês sabem que a resposta está correta?".
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor deve retomar os pontos teóricos da aula, reforçando o conceito de multiplicação e divisão de números decimais e como eles foram aplicados nas atividades.

    • O professor pode, por exemplo, pegar um dos números decimais que foram construídos na primeira atividade e perguntar: "Como podemos multiplicar esse número por 2?" ou "Como podemos dividir esse número por 5?".
    • Ele também pode usar as respostas dos alunos para reforçar a ideia de que a multiplicação aumenta o valor de um número e a divisão o diminui.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um momento sobre o que aprenderam.

    • Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos. A primeira pergunta pode ser: "O que vocês acharam mais fácil na aula de hoje: multiplicar ou dividir números decimais?". A segunda pergunta pode ser: "O que vocês acharam mais difícil na aula de hoje?".
    • Os alunos podem compartilhar suas respostas com a turma, se sentirem confortáveis, ou simplesmente refletir silenciosamente. O professor deve respeitar a individualidade de cada aluno e reforçar que todos estão aprendendo e se desenvolvendo.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e identificar quaisquer áreas que precisem ser reforçadas ou revisadas. Além disso, incentiva os alunos a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem, o que pode ajudá-los a se tornarem aprendizes mais autônomos e reflexivos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor inicia a conclusão recapitulando os principais pontos da aula. Ele deve reforçar os conceitos de multiplicação e divisão de números decimais, destacando como essas operações são utilizadas na resolução de problemas do dia a dia.

    • O professor pode, por exemplo, ressaltar que a multiplicação é usada para aumentar um número e a divisão é usada para diminuí-lo.
    • Ele também pode mencionar novamente as curiosidades compartilhadas na introdução para reforçar a importância e a aplicabilidade dessas operações.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (2 - 3 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática.

    • Ele pode destacar que as atividades práticas, como a construção de decimais e a busca pelo tesouro, permitiram que os alunos aplicassem os conceitos teóricos de multiplicação e divisão de números decimais de maneira concreta e significativa.
    • Além disso, o professor pode mencionar que a discussão em grupo e o retorno proporcionaram oportunidades para os alunos refletirem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto em casa.

    • Ele pode indicar livros didáticos, jogos online, vídeos educativos e sites com atividades interativas que abordem o tema da multiplicação e divisão de números decimais.
    • O professor deve lembrar os alunos que esses materiais são opcionais, mas podem ser úteis para consolidar o aprendizado e para aqueles que desejam desafiar-se ainda mais.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor ressalta a importância do assunto para o dia a dia e para o futuro acadêmico dos alunos.

    • Ele pode mencionar que a multiplicação e a divisão de números decimais são habilidades fundamentais para a resolução de problemas matemáticos mais complexos, que serão abordados nas séries futuras.
    • O professor também deve enfatizar que essas habilidades são amplamente utilizadas em diversas áreas da vida, como em situações cotidianas, em profissões que envolvem cálculos e em atividades de lazer, como jogos de tabuleiro.

A conclusão é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite que o professor reforce os conceitos aprendidos, ajude os alunos a conectar a teoria com a prática, e motive-os a continuar aprendendo e explorando o tema por conta própria. Além disso, ao destacar a importância do assunto, o professor ajuda os alunos a perceberem a relevância do que estão aprendendo para suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies