Entrar

Plano de aula de Conversão: Comprimento

Matemática

Original Teachy

''EF05MA19''

Conversão: Comprimento

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Conversão: Comprimento

Palavras ChaveConversão de unidades, Comprimento, Metro, Quilômetro, Centímetro, Problemas práticos, Atividades interativas, Trabalho em equipe, Aplicação de conceitos, Jogo de tabuleiro, Criação de filme, Cozinha pedagógica, Discussão em grupo, Reflexão sobre aprendizado, Utilização de medidas em situações reais
Materiais NecessáriosCartas com desafios de conversão, Tabuleiro de jogo, Peões para o jogo, Materiais para criação de cenários e personagens (papéis coloridos, canetas, etc.), Câmera ou smartphone para filmagem, Receitas impressas, Ingredientes para a receita (pode ser discutido com a equipe da cozinha da escola), Materiais de cozinha (utensílios, balança, etc.), Quadro branco ou flip chart, Marcadores para quadro
Códigos BNCCEF05MA19: Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de fazer ao final da aula. Ao definir objetivos claros e direcionados, o professor orienta o foco dos alunos e maximiza a eficiência do tempo de aprendizado em sala. Esta seção serve como um guia para as atividades subsequentes, garantindo que os alunos possam aplicar os conceitos teóricos já estudados de maneira prática e significativa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a converter unidades de medida de comprimento, como metros, quilômetros e centímetros, em diferentes contextos e situações práticas.

2. Desenvolver habilidades para resolver problemas que envolvam a conversão de unidades de medida de comprimento, aplicando o conceito de proporção.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe durante as atividades práticas em sala de aula.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações-problema que eles possam já ter encontrado em suas experiências cotidianas, estimulando a reflexão e a aplicação prática dos conceitos estudados previamente. Além disso, ao contextualizar a importância da conversão de unidades de comprimento, os alunos conseguem perceber a relevância do tema em diversas situações reais, aumentando o interesse e a motivação para aprender.

Situações Problema

1. Imagine que você está ajudando a decorar uma festa e recebeu a tarefa de medir a extensão de um corredor para esticar um banner de um lado ao outro. O corredor tem 50 metros, mas você precisa converter essa medida para centímetros para escolher o tamanho certo do banner. Como você faria essa conversão?

2. Se você tivesse que ir da sua casa até a escola, e a escola fica a 2 quilômetros de distância, mas no seu aplicativo de mapas o trajeto está mostrando a distância em metros, como você converteria essa medida para saber aproximadamente quantos metros você precisaria percorrer?

Contextualização

A conversão de unidades de comprimento é uma habilidade matemática essencial que encontramos em muitas situações do dia a dia, desde medir o comprimento de um tecido para costurar até calcular distâncias em mapas ou aplicativos de navegação. Além disso, entender como converter metros, quilômetros e centímetros ajuda na compreensão de escalas, como mapas que representam grandes áreas em pequenos espaços, tornando-os mais fáceis de ler e entender. A necessidade de converter unidades de medida é uma prática comum em diversas culturas e contextos históricos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e contextualizada os conceitos de conversão de unidades de medida de comprimento que estudaram. As atividades propostas visam não só consolidar o conhecimento teórico através da prática, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Escolhendo apenas uma das atividades propostas, o professor pode adaptar a aula às necessidades e interesses específicos de sua turma, garantindo uma experiência de aprendizado envolvente e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Jogo das Corridas de Medida

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de conversão de unidades de medida de comprimento de forma lúdica e colaborativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá cartas com desafios que envolvem medir e converter distâncias em um jogo de tabuleiro criado especialmente para a aula. O tabuleiro terá diferentes 'estações' que representam locais com medidas a serem convertidas, como um mercado (metros para centímetros), uma pista de atletismo (quilômetros para metros) e uma estrada (centímetros para metros).

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as cartas com os desafios de conversão para cada grupo.

  • Explique que o objetivo é percorrer o tabuleiro realizando corretamente as conversões dos desafios propostos em cada estação.

  • Cada grupo deve discutir e resolver as conversões em conjunto antes de mover seu peão no tabuleiro.

  • O primeiro grupo a completar todas as estações corretamente e chegar à linha de chegada vence.

Atividade 2 - CineMat

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e criatividade ao explicar o processo de conversão de unidades de medida de comprimento.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, irão criar um pequeno filme explicativo sobre a conversão de unidades de medida de comprimento, usando materiais diversos da sala de aula como cenários e personagens. Cada grupo escolherá um cenário onde a conversão de medidas seja necessária, como uma viagem de carro (quilômetros para metros) ou a compra de tecido (metros para centímetros).

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um cenário onde a conversão de unidades de medida de comprimento é necessária.

  • Os alunos devem escrever um roteiro que inclua a necessidade de converter medidas e como isso é feito.

  • Utilize os materiais disponíveis na sala de aula para criar os cenários e os personagens do filme.

  • Cada grupo apresenta seu filme para a classe, explicando as conversões realizadas durante a história.

Atividade 3 - Conversão na Cozinha

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de conversão de unidades de medida de comprimento em uma situação prática do cotidiano.

- Descrição: Nesta atividade prática, os alunos usarão medidas de comprimento na cozinha da escola para preparar uma receita, convertendo as medidas de acordo com a necessidade. Cada grupo receberá uma receita que originalmente usa medidas em metros, e eles deverão converter para centímetros para adaptar a receita ao tamanho de uma festa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Entregue a cada grupo uma receita de um prato que originalmente usa medidas de comprimento em metros.

  • Os grupos devem converter as medidas para centímetros para ajustar a receita ao número maior de convidados.

  • Supervisione a preparação do prato na cozinha da escola, ajudando os alunos a converter as medidas.

  • Ao final, os grupos apresentam o prato preparado e explicam as conversões realizadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências, reforçando o aprendizado através da verbalização e da escuta ativa. Esta discussão ajuda a consolidar o conhecimento adquirido, permitindo que os alunos identifiquem erros comuns e aprendam com as soluções de outros grupos. Além disso, ao discutir a aplicação prática do conceito de conversão de unidades de comprimento, os alunos podem perceber a relevância do que aprenderam em situações do cotidiano e em futuras aprendizagens.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução, destacando a importância de compartilhar o que cada grupo aprendeu e observou durante as atividades. Sugira que cada grupo apresente um resumo dos principais desafios encontrados, como os superaram e o que aprenderam sobre a conversão de unidades de comprimento.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao converter as unidades de medida de comprimento durante as atividades?

2. Como a colaboração e o trabalho em equipe ajudaram seu grupo a superar os desafios?

3. Houve alguma situação na vida real onde vocês puderam aplicar o que aprenderam hoje sobre a conversão de unidades de comprimento?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos chave e possam aplicá-los em diferentes contextos. Recapitulando o conteúdo, a aula reforça a memória dos alunos e ajuda na transferência do conhecimento teórico para a prática. Além disso, destacar a relevância do tema para o dia a dia motiva os alunos a valorizarem e continuarem a desenvolver suas habilidades matemáticas.

Resumo

Na etapa de Conclusão, é essencial resumir e recapitular os principais pontos abordados durante a aula. Os alunos revisitarão o processo de conversão de unidades de medida de comprimento, como metros, quilômetros e centímetros, aplicado em diversos contextos práticos através das atividades lúdicas e interativas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos aplicassem diretamente o conhecimento teórico adquirido através de atividades que simularam situações do cotidiano. Essa abordagem não só facilitou a compreensão dos conceitos como também ilustrou sua utilidade em diversas situações reais, como na preparação de receitas na cozinha ou em medidas para decoração.

Fechamento

Compreender e saber converter unidades de medida de comprimento é uma habilidade matemática fundamental, utilizada diariamente em diversas situações práticas. A capacidade dos alunos de realizar essas conversões e resolver problemas relacionados demonstra a aplicabilidade do conteúdo aprendido e a importância de uma base sólida em matemática para o cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies