Entrar

Plano de aula de Frações: Frações Equivalentes

Matemática

Original Teachy

''EF05MA04''

Frações: Frações Equivalentes

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Frações: Frações Equivalentes

Palavras ChaveFrações Equivalentes, Fração Irredutível, Raciocínio Lógico, Colaboração, Atividades Práticas, Jogos Matemáticos, Pizzaria das Frações, Corrida das Frações Equivalentes, Construtores de Frações, Aplicação de Conhecimento, Engajamento, Discussão em Grupo, Aprendizado Ativo, Visualização de Frações
Materiais NecessáriosCartões com frações de pizzas, Blocos de construção, Placas com frações equivalentes, Espaço para atividade de revezamento, Material para anotações, Dispositivos digitais ou quadro para apresentação
Códigos BNCCEF05MA04: Identificar frações equivalentes.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para esclarecer o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto às metas de aprendizado. Nesta aula, os alunos já vêm com um conhecimento prévio sobre frações, e o objetivo é aprofundar esse entendimento, permitindo que apliquem o conceito de frações equivalentes de forma prática e identifiquem a fração irredutível em diferentes contextos. Esta clareza inicial ajuda a direcionar as atividades e discussões subsequentes, maximizando a eficiência e o engajamento durante a aula.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a identificar frações equivalentes, destacando a importância dos números naturais com denominadores distintos.

2. Desenvolver a habilidade de reconhecer a fração irredutível entre um conjunto de frações equivalentes.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o raciocínio lógico e matemático por meio da manipulação e comparação de frações.
  2. Promover a colaboração entre os alunos durante as atividades práticas para reforçar o aprendizado.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução tem como objetivo engajar os alunos com situações que façam uso de seus conhecimentos prévios sobre frações, aprofundando a compreensão através de problemas contextualizados. Essas atividades iniciais são essenciais para ativar o pensamento crítico e preparar os alunos para as atividades práticas que seguirão. A contextualização visa mostrar a relevância das frações na vida cotidiana, motivando os alunos a entenderem a aplicabilidade do que aprendem.

Situações Problema

1. Imagine que você tem uma barra de chocolate dividida em 8 partes iguais e seu amigo tem uma barra de chocolate dividida em 4 partes iguais. Se vocês comerem a mesma quantidade de chocolate, como poderiam representar isso usando frações?

2. Em uma sala de aula, 2/3 dos alunos preferem matemática, enquanto em outra sala, 4/6 dos alunos têm a mesma preferência. Como podemos verificar se a proporção de alunos que preferem matemática é a mesma nas duas salas?

Contextualização

Frações são utilizadas diariamente, seja em receitas culinárias, ao dividir uma pizza ou mesmo ao medir quantidades em construções. Compreender frações equivalentes não apenas ajuda na solução de problemas matemáticos, mas também é crucial para tomar decisões justas e precisas no dia a dia.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre frações equivalentes. Essas atividades lúdicas e colaborativas não só reforçam o aprendizado, como também promovem habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico. A escolha de uma das atividades propostas pelo professor visa proporcionar uma experiência de aprendizado profunda e memorável, garantindo que cada aluno possa internalizar o conceito de frações equivalentes de maneira divertida e engajadora.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Pizzaria das Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar frações equivalentes e aplicá-las em situações práticas.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo gerenciará uma pizzaria virtual. Eles terão que usar frações equivalentes para atender aos pedidos dos clientes que requerem diferentes tamanhos de pizza.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá cartões que representam diferentes frações de pizzas (1/2, 2/4, 3/6, etc.).

  • Os alunos deverão usar esses cartões para responder aos pedidos dos clientes, encontrando frações equivalentes adequadas.

  • O professor apresentará cenários como: 'Um cliente pede dois pedaços de pizza que representam 1/2 da pizza. Que outras frações vocês podem usar para atender esse pedido?'

  • Os grupos devem discutir e selecionar os cartões de fração que representam a mesma quantidade da pizza pedida.

  • Cada pedido correto ganha pontos para o grupo.

Atividade 2 - Corrida das Frações Equivalentes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar o reconhecimento rápido de frações equivalentes em um contexto de jogo estimulante.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma corrida de revezamento onde precisarão encontrar placas com frações equivalentes para avançar no percurso.

- Instruções:

  • Prepare um circuito na sala de aula com várias estações.

  • Em cada estação, coloque placas com frações equivalentes misturadas.

  • Divida os alunos em grupos e faça-os começar em diferentes pontos do circuito.

  • A cada estação, eles devem escolher a fração equivalente correta de acordo com a fração inicial dada.

  • Cada escolha correta permite que o grupo avance para a próxima estação.

  • O primeiro grupo a completar o circuito vence.

Atividade 3 - Construtores de Frações

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender melhor as frações equivalentes através de atividades práticas e manipulativas.

- Descrição: Os alunos usarão blocos de construção para criar representações visuais de frações equivalentes, ajudando a visualizar as relações entre elas.

- Instruções:

  • Distribua blocos de construção e cartões de frações para cada grupo.

  • Apresente uma fração alvo, como 1/4, e peça aos alunos que construam outras frações equivalentes usando os blocos.

  • Os alunos devem usar os blocos para formar diferentes configurações que representem frações equivalentes à fração alvo.

  • Cada grupo apresentará suas construções e explicará por que as frações são equivalentes.

  • Discussão em grupo para verificar a correção das frações construídas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências e articulem o que aprenderam. Discussões em grupo ajudam a reforçar o entendimento dos conceitos de frações equivalentes e frações irredutíveis, além de desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico. Esta etapa também oferece ao professor insights valiosos sobre a compreensão dos alunos, possibilitando ajustes futuros nas abordagens de ensino se necessário.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas durante as atividades. Incentive os alunos a explicar como identificaram as frações equivalentes e a importância de encontrar a fração irredutível. Esta é uma excelente oportunidade para os alunos expressarem suas ideias e aprenderem uns com os outros, ouvindo diferentes estratégias e abordagens.

Perguntas Chave

1. Quais foram os desafios encontrados ao tentar identificar frações equivalentes durante as atividades?

2. Como vocês determinaram qual fração era irredutível em cada cenário?

3. Que estratégias ou métodos vocês encontraram mais eficazes para comparar e encontrar frações equivalentes?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham clareza sobre os conceitos discutidos e possam refletir sobre a importância das frações no cotidiano. Resumir e recapitular os pontos chave ajuda na retenção do conhecimento e na compreensão da aplicabilidade prática dos conceitos aprendidos.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os conceitos de frações equivalentes, destacando como diferentes frações podem representar a mesma quantidade. É essencial recapitular a identificação de frações irredutíveis e como elas se apresentam como a forma mais simplificada de uma fração.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos aplicassem seus conhecimentos de frações em atividades práticas e jogos. Este método de aprendizado ativo ajuda a solidificar o entendimento teórico através da experiência direta, mostrando como as frações são utilizadas em situações reais.

Fechamento

Frações são fundamentais não apenas em matemática, mas em diversas situações do cotidiano, como ao dividir alimentos, medir ingredientes ou determinar proporções. Compreender frações equivalentes e a fração irredutível é crucial para a tomada de decisões precisas e justas no dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies