Entrar

Plano de aula de Maior ou Menor

Matemática

Original Teachy

Maior ou Menor

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Maior ou Menor

Palavras ChaveMaior ou Menor, Números Naturais, Ordenação, Sequências Crescentes e Decrescentes, Atividades Práticas, Aprendizado Colaborativo, Contextualização, Aplicação Matemática, Discussão em Grupo, Reflexão Final
Materiais NecessáriosCartas de baralho, Cartões coloridos de 1 a 100, Marcadores para desenhar pista de corrida, Cartas com números de 1 a 50, Cartões com idades aleatórias de 1 a 12
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar tanto as atividades preparatórias quanto as práticas em sala de aula. Nesta fase, o foco é garantir que os alunos compreendam claramente o que se espera deles e por que é importante dominar as habilidades de identificar maior e menor em conjuntos de números. Este conhecimento não só fortalece a compreensão matemática fundamental, mas também prepara os alunos para aplicações mais complexas de comparação numérica em disciplinas futuras e no cotidiano.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e comparar números naturais, reconhecendo a relação de maior e menor entre eles.

2. Desenvolver a habilidade de ordenar números naturais em sequências crescentes e decrescentes, a partir de diferentes conjuntos de números.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de discussões em grupo sobre as justificativas por trás das escolhas de maior e menor.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e revisar o conteúdo estudado previamente de maneira prática e contextualizada. As situações problema incentivam os alunos a aplicar o conhecimento de forma ativa, enquanto a contextualização mostra a relevância do tema em situações reais, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre a importância do conceito de maior e menor.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para organizarem-se em grupos de no máximo cinco pessoas. Distribua cartas de baralho para cada grupo e peça que ordenem as cartas de acordo com seu valor. Depois, solicite que cada grupo justifique por que determinada carta é maior ou menor que outra.

2. Utilize o exemplo de uma competição de corrida em que diferentes competidores alcançam marcas de distância variadas. Peça aos alunos que organizem os competidores por ordem de distância percorrida e depois discutam em grupo por que um competidor pode ser considerado 'maior' que outro.

Contextualização

Explique a importância de entender e aplicar o conceito de maior e menor no dia a dia, como na hora de organizar tarefas por prioridade ou ao comparar preços em compras. Use exemplos simples, como decidir quem deve ser o primeiro a receber um prêmio em uma competição ou quem é o mais velho entre irmãos, para mostrar como a compreensão de maior e menor é essencial em várias situações cotidianas.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e contextualizada o conceito de maior e menor que estudaram previamente. Através de atividades lúdicas e colaborativas, esta etapa busca consolidar o aprendizado, incentivando a participação ativa dos alunos e aprofundando sua compreensão do tema. Ao trabalhar em grupos, os alunos também desenvolvem habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o aprendizado em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Zoo dos Números

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de ordenação de números naturais e justificar a posição de cada número na sequência.

- Descrição: Os alunos serão responsáveis por organizar um zoológico de números, onde cada animal representa um número natural. Eles devem colocar esses animais em ordem de tamanho, sendo que o mais 'forte' é o maior de todos.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua cartões coloridos, cada um com um número natural de 1 a 100, representando diferentes tipos de animais no zoológico.

  • Peça que cada grupo ordene os cartões, colocando os 'animais' em ordem crescente de tamanho.

  • Cada grupo deve apresentar sua ordem, explicando por que cada animal veio antes ou depois dos outros, baseando-se no conceito de maior ou menor.

  • Realize uma discussão em classe para comparar as escolhas de cada grupo e esclarecer dúvidas.

Atividade 2 - A Grande Corrida

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a habilidade de ordenar números de forma lúdica e competitiva, incentivando o raciocínio rápido e a cooperação dentro do grupo.

- Descrição: Os alunos irão participar de uma corrida onde terão que ordenar os números para movimentar seus 'competidores'. Cada número representa a quantidade de passos que seu 'corredor' pode dar.

- Instruções:

  • Forme grupos de até cinco alunos.

  • Desenhe uma pista de corrida no chão da sala, com números de 1 a 50 marcados ao longo do percurso.

  • Dê a cada grupo um conjunto de cartas com números aleatórios de 1 a 50.

  • Os grupos devem escolher uma carta, ordenar-se com base no número escolhido e mover seu 'corredor' até aquele ponto da pista.

  • O grupo que conseguir colocar seus 'corredores' em ordem crescente e cruzar a linha de chegada primeiro vence.

  • Discuta com a classe as estratégias usadas pelos grupos e como a ordem dos números afetou o resultado da corrida.

Atividade 3 - Festa de Aniversário

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a importância da ordem numérica na organização e planejamento de tarefas cotidianas, como a organização de uma festa.

- Descrição: Cada grupo de alunos organizará uma festa de aniversário para um personagem imaginário, ordenando os convidados por idade (números naturais) para preparar a mesa de acordo com as preferências de cada convidado.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até cinco.

  • Distribua cartões com idades aleatórias de 1 a 12, representando os convidados da festa.

  • Os grupos devem ordenar os cartões por idade para decidir onde cada convidado deverá sentar na mesa.

  • Cada grupo deve justificar por que um convidado deve sentar em determinado lugar, baseando-se na ordem crescente ou decrescente de idades.

  • Ao final, cada grupo apresenta sua mesa pronta e explica as escolhas para a classe.

  • Promova uma discussão sobre como a ordem dos números influencia as decisões e as configurações em diferentes situações.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno tem como finalidade consolidar o aprendizado e permitir que os alunos articulem o que aprenderam através da reflexão e da troca de ideias. Ao discutir em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar seu entendimento, ouvir perspectivas diferentes e refletir sobre o processo de aprendizado, o que é essencial para a internalização do conhecimento matemático. Além disso, esta discussão ajuda o professor a avaliar o grau de compreensão dos alunos e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou reforço.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar como ordenar números em diferentes contextos, vamos compartilhar nossas experiências e descobertas. Cada grupo terá a chance de explicar o que aprendeu e como aplicou o conceito de maior e menor nas atividades. Vamos ouvir atentamente uns aos outros para entender as diferentes abordagens e estratégias utilizadas.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao ordenar os números e como vocês as superaram?

2. Como o conceito de maior e menor pode ser aplicado em situações cotidianas fora da escola?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta interessante durante as atividades que mudou a forma como vocês pensavam sobre maiores e menores?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para consolidar o conhecimento adquirido, vinculando claramente a teoria aprendida com as práticas realizadas em sala. Além disso, serve para reforçar a relevância do conteúdo na vida diária dos alunos, garantindo que eles compreendam a aplicabilidade do que aprenderam. Esta reflexão final ajuda a solidificar o aprendizado e a preparar os alunos para a utilização efetiva dos conceitos de maior e menor em contextos além da sala de aula.

Resumo

Nesta etapa final, o professor realizará um resumo abrangente das atividades e discussões, recapitulando os principais conceitos explorados sobre a comparação de números naturais e a ordenação em sequências crescentes e decrescentes.

Conexão com a Teoria

O professor demonstrará como as atividades práticas, como o 'Zoo dos Números' e a 'Grande Corrida', se conectaram com a teoria estudada, enfatizando a aplicação do conceito de maior e menor em situações do cotidiano e em contextos lúdicos que facilitaram o aprendizado.

Fechamento

Por fim, o professor enfatizará a importância do domínio desses conceitos matemáticos básicos, mostrando como a habilidade de ordenar números é fundamental para atividades diárias, como planejar eventos ou organizar tarefas, e como essa compreensão pode ser utilizada em futuras aprendizagens matemáticas e em situações reais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies