Entrar

Plano de aula de Propriedades das Formas

Matemática

Original Teachy

''EF05MA17''

Propriedades das Formas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Propriedades das Formas

Palavras ChavePolígonos, Reconhecimento, Identificação, Comparação, Aplicação prática, Atividades em grupo, Discussão em grupo, Arquitetura, Design, Aprendizado colaborativo
Materiais NecessáriosPlanta baixa de uma casa, Papel, Lápis, Borracha, Régua, Cartões de 'tesouro' com figuras geométricas, Lista de verificação de tipos de polígonos, Cenários impressos para debate, Quadro branco ou flipchart, Marcadores
Códigos BNCCEF05MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição dos objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos centrais do estudo dos polígonos. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem preparar-se adequadamente em casa e chegar à aula prontos para aprofundar o conhecimento e aplicar as habilidades necessárias. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e garantir uma abordagem consistente durante as atividades práticas em sala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer e identificar polígonos, compreendendo seus elementos constituintes (lados e vértices).

2. Desenvolver a habilidade de comparar diferentes tipos de polígonos, identificando suas características únicas e semelhanças.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a participação ativa dos alunos por meio de discussões em grupo, promovendo um aprendizado colaborativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo envolver os alunos por meio de situações problema que estimulem a aplicação prática do conhecimento prévio sobre polígonos, preparando-os para uma discussão mais aprofundada em sala. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância do estudo dos polígonos, conectando o conteúdo matemático com aplicações reais e cotidianas, o que pode aumentar o interesse e a motivação dos estudantes.

Situações Problema

1. Imagine que você é um arquiteto e deve projetar uma cidade com diversos parques, quadras esportivas e prédios. Como você organiza esses espaços para que sejam eficientes e esteticamente agradáveis, utilizando formas geométricas?

2. Pense em um jogo de tabuleiro onde cada casa tem uma forma diferente, mas todas são polígonos. Como você identificaria rapidamente se um colega posicionou uma peça em uma casa que não é um polígono?

Contextualização

Os polígonos são fundamentais no nosso dia a dia, desde a arquitetura de edifícios até as artes visuais e design de objetos. Por exemplo, o uso de quadrados e retângulos na construção de prédios não só facilita a construção, mas também pode influenciar a estética e a funcionalidade. Além disso, entender polígonos ajuda em situações cotidianas, como organizar móveis em um quarto para otimizar o espaço ou até mesmo em jogos que utilizam formas geométricas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento tem como finalidade proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar de forma prática e lúdica o conhecimento prévio sobre polígonos. Ao trabalhar em grupos, eles desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, além de aprofundar a compreensão sobre a classificação e as propriedades dos polígonos. Cada atividade foi projetada para ser envolvente e desafiadora, incentivando a participação ativa dos alunos e garantindo que o aprendizado seja consolidado através da prática e da discussão.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arquitetos de Polígonos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento sobre polígonos na resolução de problemas práticos e estimular a criatividade na manipulação de formas.

- Descrição: Os alunos irão projetar uma planta de uma casa usando apenas polígonos geométricos para representar cada cômodo. Cada grupo receberá uma planta baixa de uma casa e deverá redesenhá-la, substituindo as figuras tradicionais por polígonos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo uma planta baixa de uma casa com todos os cômodos marcados.

  • Peça que cada grupo redesenhe a planta, substituindo os círculos, retângulos e outras formas por polígonos que melhor se encaixem.

  • Os alunos deverão justificar suas escolhas de polígonos com base na funcionalidade e estética.

  • Cada grupo apresentará sua versão da planta para a classe, explicando as escolhas feitas.

Atividade 2 - Caça ao Polígono Perdido

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o reconhecimento de polígonos e a capacidade de classificação, promovendo uma aprendizagem ativa e lúdica.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. Diversos cartões de 'tesouro' estarão escondidos, cada um com uma figura geométrica. Os alunos deverão identificar se a figura é ou não um polígono, e em caso afirmativo, classificar o polígono quanto ao número de lados e ângulos.

- Instruções:

  • Esconda os cartões de 'tesouro' pela sala de aula antes da chegada dos alunos.

  • Organize os alunos em grupos e explique as regras da caça ao tesouro.

  • Cada grupo receberá uma lista de verificação com tipos de polígonos para procurar.

  • Os grupos deverão encontrar os cartões, identificar se são polígonos e classificá-los.

  • Ao final, cada grupo apresentará os polígonos encontrados e suas classificações.

Atividade 3 - O Grande Debate dos Polígonos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver as habilidades de argumentação e raciocínio lógico, além de aprofundar o conhecimento sobre as propriedades dos polígonos.

- Descrição: Os alunos participarão de um debate estruturado para argumentar sobre a utilização de diferentes polígonos em situações do cotidiano. Cada grupo defenderá o uso de um tipo específico de polígono em um contexto particular.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e atribua a cada grupo um tipo de polígono (triângulos, quadriláteros, pentágonos, etc.).

  • Apresente diferentes cenários onde eles devem escolher qual polígono usar e por quê.

  • Deixe os grupos prepararem seus argumentos com base nas propriedades dos polígonos.

  • Realize o debate, permitindo que cada grupo apresente suas justificativas.

  • Conclua com uma reflexão sobre como diferentes polígonos podem ser mais adequados dependendo do contexto.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e como aplicaram seu conhecimento durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o aprendizado, aprofundando a compreensão dos conceitos de polígonos e suas aplicações práticas. Além disso, proporciona uma oportunidade para os alunos refletirem sobre a importância dos polígonos em contextos reais e imaginarem novas aplicações para seu conhecimento matemático.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar suas descobertas e aprendizados. Utilize a seguinte estrutura para orientar a discussão: Primeiramente, peça que cada grupo resuma brevemente a atividade realizada, destacando os polígonos mais comuns e os desafios encontrados. Em seguida, proponha que discutam as diferenças entre os polígonos utilizados e o impacto dessas escolhas em suas tarefas. Por fim, abra espaço para que os alunos façam perguntas uns aos outros, promovendo um debate mais amplo sobre a utilidade dos polígonos em diferentes contextos.

Perguntas Chave

1. Quais foram os polígonos mais desafiadores de trabalhar e por quê?

2. Como a escolha de diferentes polígonos impacta a funcionalidade e a estética de suas criações?

3. Há situações reais que vocês conseguem imaginar onde o uso de um polígono específico seria mais vantajoso que outro?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é consolidar o aprendizado adquirido durante a aula, fornecendo um resumo dos principais pontos discutidos e garantindo que os alunos possam fazer a ponte entre a teoria matemática e sua aplicação prática. Este momento também serve para reforçar a importância dos polígonos no cotidiano e para motivar os alunos a continuarem explorando e aplicando esses conceitos em contextos variados.

Resumo

Nesta aula, exploramos as propriedades dos polígonos, identificando e comparando diferentes tipos de polígonos, como triângulos, quadriláteros e pentágonos. Os alunos puderam aplicar esses conceitos em atividades práticas, como o redesenho de plantas baixas usando polígonos e a caça ao tesouro para classificar figuras geométricas. Essas práticas reforçaram a capacidade de identificar e trabalhar com polígonos de forma eficaz.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos aplicassem o conhecimento adquirido sobre polígonos em cenários do mundo real, como arquitetura e design. As atividades foram desenhadas para que os alunos não só reconhecessem os polígonos, mas também compreendessem suas aplicações e importância prática, reforçando o aprendizado através da prática ativa.

Fechamento

Compreender as propriedades dos polígonos é crucial, pois eles são fundamentais em diversas áreas, desde a matemática até aplicações práticas no dia a dia, como no design de objetos. Este conhecimento ajuda na resolução de problemas geométricos e na tomada de decisões em situações que envolvem formas, reforçando a importância da matemática no cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies