Entrar

Plano de aula de Números Decimais

Matemática

Original Teachy

''EF05MA02''

Números Decimais

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Números Decimais

Palavras ChaveNúmeros Decimais, Parte Inteira, Parte Fracionária, Vírgula, Leitura de Decimais, Escrita de Decimais, Comparação de Decimais, Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão, Cotidiano, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Apagador, Caderno de anotações, Lápis, Borracha, Régua, Calculadora
Códigos BNCCEF05MA02: Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e abrangente dos objetivos de aprendizagem, garantindo que os alunos saibam exatamente o que irão aprender e quais habilidades serão desenvolvidas ao longo da aula. Isso ajudará a orientar suas expectativas e preparar suas mentes para absorver melhor o conteúdo que será apresentado.

Objetivos principais:

1. Ler e escrever os números racionais na forma decimal.

2. Reconhecer as principais características dos números decimais.

3. Entender que a posição do algarismo é importante para o seu significado.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer um contexto inicial que ajude os alunos a entenderem a relevância dos números decimais em suas vidas diárias. Ao conectar o conteúdo ao cotidiano, os alunos ficam mais motivados e engajados para aprender. Além disso, ao compartilhar curiosidades, o professor desperta o interesse e a curiosidade natural dos alunos, preparando-os para absorver melhor o conteúdo que será apresentado ao longo da aula.

Contexto

Para iniciar a aula sobre números decimais, é importante conectar o conceito ao cotidiano dos alunos. Comece explicando que os números decimais são usados frequentemente em situações do dia a dia, como ao medir comprimentos, ao lidar com dinheiro e ao calcular notas escolares. Ressalte que entender números decimais é essencial para muitas atividades práticas, como fazer compras e calcular troco, além de ser uma base importante para conceitos matemáticos mais avançados.

Curiosidades

Você sabia que a palavra 'decimal' vem do latim 'decimus', que significa 'décimo'? Isso se deve ao fato de que o sistema decimal se baseia em potências de dez. Outra curiosidade interessante é que os números decimais foram usados pela primeira vez na Índia, há mais de 1.500 anos! Eles ajudaram a simplificar cálculos que antes eram muito mais complicados.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 70 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma compreensão detalhada e prática dos números decimais. Através de explicações claras e exemplos práticos, os alunos aprenderão a ler, escrever, comparar e realizar operações com números decimais. As questões propostas ajudarão a reforçar o aprendizado, permitindo que os alunos apliquem o que aprenderam em situações práticas.

Tópicos Abordados

1. Definição de Números Decimais: Explique que números decimais são números racionais que possuem uma parte inteira e uma parte fracionária, separadas por uma vírgula. 2. Leitura de Números Decimais: Ensine como ler números decimais corretamente, enfatizando a importância de pronunciar a vírgula como 'vírgula'. Por exemplo, 2,5 é lido como 'dois vírgula cinco'. 3. Escrita de Números Decimais: Mostre como escrever números decimais a partir de frações e vice-versa. Por exemplo, demonstre que 0,25 é o mesmo que 25/100. 4. Importância da Posição dos Algarismos: Destaque que a posição dos algarismos após a vírgula determina seu valor. O primeiro dígito após a vírgula representa décimos, o segundo representa centésimos, e assim por diante. 5. Comparação de Números Decimais: Explique como comparar números decimais observando a parte inteira primeiro e depois comparando os dígitos na parte decimal da esquerda para a direita. 6. Adição e Subtração de Números Decimais: Ensine como alinhar os números pela vírgula e realizar as operações de adição e subtração, enfatizando a importância de manter a vírgula na mesma posição. 7. Multiplicação e Divisão de Números Decimais: Mostre como multiplicar e dividir números decimais, destacando a necessidade de ajustar a posição da vírgula no resultado.

Questões para Sala de Aula

1. Escreva o número dois inteiros e trinta e sete centésimos na forma decimal. 2. Compare os números 3,456 e 3,465. Qual é maior? Explique por quê. 3. Realize a adição 4,75 + 3,20 e escreva o resultado.

Discussão de Questões

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles compreendam plenamente o conteúdo abordado. Através da discussão detalhada das questões e do engajamento ativo dos alunos com perguntas e reflexões, o professor pode identificar possíveis dificuldades e reforçar conceitos importantes, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos números decimais.

Discussão

  • Para a questão 'Escreva o número dois inteiros e trinta e sete centésimos na forma decimal.', explique que a resposta correta é 2,37. Detalhe que 'dois inteiros' significa a parte inteira do número, e 'trinta e sete centésimos' refere-se à parte decimal, onde 'centésimo' indica duas casas decimais após a vírgula.

  • Na comparação dos números 3,456 e 3,465, esclareça que 3,465 é maior. Explique que a comparação de números decimais começa pela parte inteira (que é igual em ambos os casos) e, em seguida, compara-se dígito a dígito da parte decimal da esquerda para a direita. Neste caso, ao comparar o terceiro dígito após a vírgula (6 em 3,456 contra 5 em 3,465), vemos que 6 é maior que 5.

  • Para a adição 4,75 + 3,20, oriente os alunos a alinharem os números pela vírgula: 4,75 + 3,20. Some os dígitos da direita para a esquerda mantendo a vírgula na mesma posição, resultando em 7,95.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte: 'Vocês conseguem pensar em outras situações do dia a dia onde usamos números decimais?' 2. Questione: 'Se eu tenho 1,5 metros de tecido e compro mais 0,75 metros, quanto terei no total? Como vocês fariam essa adição?' 3. Peça para os alunos refletirem: 'Se compararmos os números 0,56 e 0,65, qual é maior? Por quê?' 4. Desafie: 'Se eu dividir 6,4 por 2, qual será o resultado? Como vocês resolveriam essa divisão?'

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e completa do conteúdo. Ao resumir e conectar a teoria à prática, o professor destaca a relevância do assunto, reforçando a importância do aprendizado para o dia a dia dos alunos.

Resumo

  • Definição de Números Decimais: números racionais com parte inteira e parte fracionária separadas por uma vírgula.
  • Leitura de Números Decimais: importância de pronunciar a vírgula corretamente.
  • Escrita de Números Decimais: conversão entre frações e decimais.
  • Importância da Posição dos Algarismos: posição dos algarismos após a vírgula determina seu valor.
  • Comparação de Números Decimais: comparação de partes inteiras e decimais.
  • Adição e Subtração de Números Decimais: alinhamento pela vírgula e operações básicas.
  • Multiplicação e Divisão de Números Decimais: ajuste da posição da vírgula no resultado.

Durante a aula, conectamos a teoria dos números decimais com práticas cotidianas, como medir comprimentos e lidar com dinheiro. Exemplos práticos e exercícios guiados ajudaram os alunos a ver como aplicar os conceitos em situações reais, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

Os números decimais são fundamentais no dia a dia, desde fazer compras e calcular troco até medir comprimentos e compreender notas escolares. Entender esse tema é essencial para muitas atividades práticas e para o aprendizado de conceitos matemáticos mais avançados. Por exemplo, ao saber que 0,75 é o mesmo que 75 centésimos, os alunos conseguem realizar cálculos com mais precisão e confiança.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies