Entrar

Plano de aula de Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Matemática

Original Teachy

''EF05MA06''

Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Palavras ChavePorcentagens Notáveis, Matemática, 5º Ano, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Descontos, Redes Sociais, Leilão, Influenciadores Digitais, Gincana, Trabalho em Grupo, Resolução de Problemas
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computador e projetor (para apresentação), Listas de produtos fictícios com preços e porcentagens de desconto, Orçamento fictício (papel ou digital) para cada grupo, Plataforma para criar postagens simuladas (PowerPoint, documento de texto, etc.), Imagens e hashtags para postagens, Pistas para a gincana de caça ao tesouro, Material de escrita (papel, canetas, etc.)
Códigos BNCCEF05MA06: Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos estejam bem cientes dos objetivos de aprendizado específicos. Isso proporcionará um roteiro claro sobre o que esperar da aula, assegurando que estejam preparados para as atividades práticas e contextualizadas que se seguirão. Esta fase é essencial para alinhar expectativas e centralizar o foco no desenvolvimento das habilidades matemáticas descritas.

Objetivos principais:

1. Compreender a relação entre as porcentagens notáveis (10%, 25%, 50%, 75%, 100%) e suas frações equivalentes (décima parte, quarta parte, metade, três quartos e o total).

2. Calcular corretamente essas porcentagens de números inteiros utilizando exemplos práticos do dia a dia.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico ao aplicar conceitos de porcentagem em contextos cotidianos.
  2. Desenvolver habilidades de resolução de problemas através de atividades interativas e digitais.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, fazendo-os perceber a aplicação prática das porcentagens em seu dia a dia. Ao buscar fatos interessantes e compartilhar com a turma, eles começam a construir conexões entre o conhecimento teórico e a realidade. Isso também facilita a transição para as atividades práticas que se seguirão, mantendo o interesse e a curiosidade elevados.

Aquecendo

 Para começar a aula, explique aos alunos que o tema do dia é 'Porcentagens Notáveis'. As porcentagens estão presentes em muitos aspectos do cotidiano, como descontos em lojas, notas escolares e estatísticas em redes sociais. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar na internet um fato interessante sobre porcentagens. Eles terão 5 minutos para encontrar e compartilhar com a turma. Isso ajudará a contextualizar o tema e a torná-lo mais relevante para a realidade deles.

Reflexões Iniciais

1. O que vocês encontraram sobre porcentagens que acharam interessante?

2. Como vocês acham que as porcentagens são usadas no dia a dia?

3. Alguém já viu um desconto de 50%? Onde?

4. Como vocês acham que uma porcentagem de 25% poderia ser usada em um problema matemático?

5. Vocês conseguem pensar em algum exemplo de onde 10% seja utilizado?

Desenvolvimento

Duração: 80 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa na aplicação do conhecimento teórico sobre porcentagens notáveis. As atividades propostas visam engajar os alunos através de contextos modernos e relevantes, promovendo a colaboração, a resolução de problemas e a comunicação. Essas atividades permitem que os alunos compreendam e utilizem porcentagens de uma forma que faz sentido em suas vidas cotidianas, aumentando a retenção e o interesse pelo tema.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Leilão das Porcentagens

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o cálculo de porcentagens em uma situação prática de compra e venda, promovendo o trabalho em equipe e a tomada de decisões estratégicas.

- Descrição: Os alunos irão participar de um leilão simulado onde deverão calcular o valor de desconto em produtos diferentes utilizando porcentagens notáveis. Cada grupo receberá um orçamento fictício e deverá fazer lances inteligentes baseados nos descontos oferecidos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua uma lista de produtos fictícios com preços e porcentagens de desconto (10%, 25%, 50%, 75%) diferentes para cada grupo.

  • Cada grupo terá um orçamento fictício de R$1000,00 para gastar no leilão.

  • Os alunos devem calcular o valor do produto após o desconto e decidir se querem fazer um lance.

  • O leiloeiro (professor) conduzirá o leilão, aceitando lances e anunciando o vencedor de cada item.

  • Os grupos devem anotar os valores dos produtos comprados e o total gasto ao final da atividade.

Atividade 2 - Influenciadores Digitais e a Matemática das Porcentagens

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Entender e comunicar o cálculo de porcentagens em um contexto moderno e relevante, desenvolvendo habilidades de marketing e comunicação.

- Descrição: Os alunos irão se transformar em influenciadores digitais e criar postagens simuladas sobre promoções e descontos em redes sociais. Eles deverão calcular os descontos oferecidos e explicar a importância dessas porcentagens para atrair seguidores.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo irá escolher um produto ou serviço para ser promovido como influenciador digital.

  • Os alunos devem criar postagens simuladas em uma plataforma de redes sociais (pode ser um PowerPoint ou um documento de texto) explicando as porcentagens de desconto (10%, 25%, 50%, 75%) oferecidas e o valor final do produto/serviço.

  • Os grupos devem usar imagens, hashtags e textos criativos para tornar suas postagens atrativas.

  • Cada grupo apresentará sua postagem para a turma, explicando como calcularam os descontos e por que escolheram aquele produto/serviço e aquelas porcentagens.

Atividade 3 - Gincana das Porcentagens: A Caça ao Tesouro Matemático

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fortalecer a aplicação dos cálculos de porcentagens através de uma atividade interativa e lúdica que promove o trabalho em grupo e a resolução de problemas.

- Descrição: Os alunos participarão de uma gincana de caça ao tesouro onde cada pista envolve a resolução de um problema matemático relacionado a porcentagens notáveis. A última pista levará a um 'tesouro' escondido na sala de aula.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie uma série de pistas com problemas matemáticos envolvendo porcentagens notáveis (10%, 25%, 50%, 75%, 100%).

  • Esconda as pistas pela sala de aula e forneça a primeira pista para cada grupo.

  • Cada grupo deve resolver o problema da pista para encontrar a localização da próxima pista.

  • O grupo que resolver todas as pistas e encontrar o 'tesouro' primeiro será o vencedor.

  • Ao final, discuta as soluções dos problemas com toda a turma, reforçando os conceitos de porcentagens.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos através da reflexão e do compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos revisitem os conceitos abordados, fortaleçam o entendimento e aprendam uns com os outros. O feedback 360° promove habilidades sociais como comunicação eficaz e empatia, além de incentivar uma cultura de colaboração e respeito.

Discussão em Grupo

 Para promover uma discussão em grupo, comece incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro:

  1. Introdução: Pergunte a cada grupo o que acharam das atividades e como se sentiram ao calcular as porcentagens em contextos práticos.
  2. Experiências: Peça para cada grupo detalhar uma situação específica onde encontraram dificuldade ou tiveram um insight interessante.
  3. Aprendizado: Pergunte quais foram os aprendizados mais importantes que obtiveram ao longo das atividades.
  4. Aplicabilidade: Indague como eles acham que podem aplicar esses conhecimentos em situações reais fora da sala de aula.
  5. Encerramento: Agradeça a participação e abra para perguntas e comentários finais.

Reflexões

1. Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao calcular as porcentagens durante as atividades? 2. Como vocês acham que o conceito de porcentagem contribuirá para suas vidas fora da sala de aula? 3. Qual foi a parte mais interessante ou surpreendente das atividades de hoje?

Feedback 360°

 Para realizar o feedback 360°, instrua os alunos a se reunirem com seus grupos de atividade e proporcionarem um feedback construtivo uns para os outros. Oriente-os a utilizarem a Técnica do Sanduíche (um elogio, uma sugestão de melhoria, outro elogio) para garantir que o feedback seja respeitoso e útil. Explique a importância de ouvir ativamente e agradecer pelo feedback recebido. Finalize pedindo que cada aluno compartilhe um ponto positivo sobre trabalhar em grupo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos internalizem os conceitos aprendidos de uma forma leve e divertida. Ao revisar os conteúdos e sua relevância moderna, os alunos consolidam seu aprendizado e se sentem mais preparados para aplicar esse conhecimento em suas vidas. Este encerramento reforça a importância do que foi aprendido e cria um fechamento positivo e memorável para a aula. 

Resumo

Resumo: Imagine um mundo onde calcular porcentagens é tão fácil quanto contar até 3! Hoje, nossos super-alunos matemáticos exploraram o universo das porcentagens notáveis como 10%, 25%, 50%, 75% e 100%. Eles se tornaram leiloeiros, influenciadores digitais e até caçadores de tesouros! Com essas atividades, aprenderam a calcular descontos incríveis e entenderam como essas porcentagens se aplicam a situações do dia a dia, tudo de forma prática e divertida! ️‍♂️

No Mundo

No Mundo: Em um mundo onde tudo está conectado digitalmente, saber calcular porcentagens é uma habilidade essencial. Seja ao aproveitar promoções online, entender estatísticas nas redes sociais ou tomar decisões financeiras inteligentes, as porcentagens estão por toda parte! Esta aula mostrou como matemática e tecnologia andam de mãos dadas, preparando os alunos para um futuro onde essas habilidades serão supervalorizadas. 

Na Prática

Aplicações: A habilidade de calcular porcentagens é crucial para a vida cotidiana - desde determinar descontos em compras, calcular impostos, até mesmo entender estatísticas e probabilidades em diversos contextos. Com esses conhecimentos, os alunos podem tomar decisões mais informadas e eficientes, tanto academicamente quanto em sua vida pessoal. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies