Entrar

Plano de aula de Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Matemática

Original Teachy

''EF05MA06''

Porcentagem: Porcentagens Notáveis

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de porcentagem e sua aplicação no dia a dia: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito de porcentagem como uma forma de representar uma parte de um todo em termos de uma centena. Devem também ser capazes de identificar exemplos de porcentagens em situações cotidianas.

  2. Reconhecer porcentagens notáveis: Os alunos devem aprender a identificar e reconhecer as porcentagens mais comumente usadas, tais como 25%, 50% e 75%. Devem também entender a relação entre essas porcentagens e as frações equivalentes 1/4, 1/2 e 3/4.

  3. Resolver problemas envolvendo porcentagens notáveis: Os alunos devem aplicar seus conhecimentos sobre porcentagens notáveis para resolver problemas simples, tais como encontrar 25% de um número, ou adicionar 50% a um número.

Objetivos secundários:

  • Promover o pensamento crítico e a resolução de problemas: Os alunos devem ser estimulados a pensar de forma crítica e a resolver problemas de maneira criativa, aplicando seus conhecimentos sobre porcentagens notáveis.

  • Estimular o trabalho em equipe: Através de atividades em grupo, os alunos devem aprender a trabalhar em equipe, compartilhando ideias e colaborando na resolução de problemas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de frações e porcentagens, que foram abordados em aulas anteriores. Pode-se propor uma rápida revisão através de perguntas simples, como "O que é uma fração?" e "O que é uma porcentagem?". Os alunos devem ser incentivados a participar ativamente, respondendo às perguntas e dando exemplos.

  2. Situações problema: O professor deve apresentar duas situações problema que serão resolvidas ao longo da aula. A primeira situação pode ser: "Se em uma classe de 30 alunos, 25% são meninas, quantas meninas há na classe?". A segunda situação pode ser: "Se você tem 10 reais e precisa comprar um brinquedo que custa 50% desse valor, quanto você vai gastar?".

  3. Contextualização: O professor deve explicar aos alunos que a porcentagem é uma ferramenta importante no dia a dia. Pode-se dar exemplos de situações reais em que a porcentagem é usada, como em uma promoção de 50% de desconto em uma loja, ou em uma receita de bolo que pede 25% de açúcar. Isso ajuda a mostrar aos alunos a relevância do assunto.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas curiosidades sobre porcentagens. A primeira é que a palavra "porcentagem" vem do latim "per centum", que significa "por cada cem". A segunda curiosidade é que o símbolo da porcentagem (%) foi criado por um matemático italiano do século XV, chamado Lucas Pacioli, que era amigo de Leonardo da Vinci.

  5. Introdução do tópico: Finalmente, o professor deve introduzir o tópico da aula - porcentagens notáveis. Explicar que existem certas porcentagens que são muito comuns e que é importante saber reconhecê-las e utilizá-las. Pode-se dar exemplos, como 25% (1/4), 50% (1/2) e 75% (3/4), e explicar que essas porcentagens representam frações equivalentes.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Construindo uma pizza notável": Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha de papel em branco e lápis de cor. O professor explicará que eles terão que desenhar uma pizza e "dividi-la" de acordo com as porcentagens notáveis que serão sorteadas. As porcentagens podem ser representadas na forma de fração (por exemplo, 1/4 para 25%, 1/2 para 50% e 3/4 para 75%).

    • O professor sorteará uma porcentagem notável e o grupo terá que desenhar a quantidade de pizza correspondente à fração.

    • Por exemplo, se o professor sortear 75%, o grupo terá que desenhar 3/4 da pizza.

    • O processo será repetido até que todas as porcentagens notáveis sejam sorteadas.

    Ao final, cada grupo apresentará a sua pizza e explicará as frações correspondentes às porcentagens notáveis sorteadas. Isso permitirá aos alunos visualizar a relação entre as porcentagens e as frações de uma maneira divertida e interativa.

  2. Atividade "Montando um quebra-cabeça de porcentagens": Para esta atividade, o professor precisará preparar antecipadamente um conjunto de quebra-cabeças. Cada quebra-cabeça consistirá em uma imagem dividida em partes, e cada parte terá uma porcentagem escrita, junto com a respectiva fração equivalente.

    • O professor distribuirá um quebra-cabeça para cada grupo. Os alunos terão que montar o quebra-cabeça, combinando as partes que representam a mesma porcentagem e a fração equivalente.

    • Por exemplo, se um pedaço do quebra-cabeça diz "25%" e "1/4", os alunos terão que encontrar a outra parte do quebra-cabeça que também representa "25%" e "1/4".

    Esta atividade ajudará os alunos a reforçar a ideia de que as porcentagens notáveis têm frações correspondentes e a praticar a correspondência entre frações e porcentagens.

  3. Atividade "Corrida das porcentagens": Para esta atividade, o professor precisará de cartões grandes com porcentagens escritas (25%, 50% e 75%) e um conjunto de cartões numerados de 1 a 10.

    • O professor espalhará os cartões de porcentagens em uma extremidade da sala e os cartões numerados na outra extremidade.

    • O professor dividirá a turma em dois times e cada time designará um "corredor".

    • O professor dirá um número e uma porcentagem (por exemplo, "Número 3 e 50%"). Os "corredores" de cada time terão que correr até o cartão de número 3 e, em seguida, até o cartão que representa 50%.

    • O primeiro "corredor" que chegar ao cartão de 50% será o vencedor.

    Este jogo, além de ser divertido, ajudará os alunos a associar os números aos conceitos de porcentagem e fração, de uma forma prática e lúdica.

Escolha uma das atividades acima de acordo com o tempo disponível e a dinâmica da turma. Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com o nível de dificuldade dos alunos. O objetivo é tornar o aprendizado divertido e envolvente, incentivando a participação ativa de todos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): Após as atividades práticas, o professor deve reunir toda a turma para uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas soluções e os resultados encontrados. O professor deve fazer perguntas orientadoras para incentivar os alunos a explicarem suas respostas e estratégias usadas. Por exemplo, "Por que vocês acham que essa parte da pizza representa 50%?" ou "Como vocês sabem que essa parte do quebra-cabeça representa 25%?".

  2. Conexão com a teoria (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor deve retomar as porcentagens notáveis (25%, 50% e 75%) e explicar como elas se relacionam com as frações equivalentes (1/4, 1/2 e 3/4). O professor pode usar as soluções dos alunos para ilustrar essas relações. Por exemplo, se um grupo desenhou corretamente 3/4 da pizza para representar 75%, o professor pode apontar que 3/4 é a mesma coisa que 75/100, ou seja, 75%.

  3. Reflexão sobre o aprendizado (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula. Pode-se fazer duas perguntas simples para orientar essa reflexão:

    • "O que vocês acharam mais interessante sobre as porcentagens notáveis e como elas se relacionam com as frações equivalentes?"

    • "Como vocês podem usar o que aprenderam hoje em situações do dia a dia?"

O professor deve dar um minuto para que os alunos pensem sobre as respostas e, em seguida, alguns alunos podem compartilhar suas reflexões com a turma. Essa etapa de reflexão ajuda a consolidar o aprendizado e a conscientizar os alunos sobre a aplicação prática do que aprenderam.

Lembrando que o tempo para cada etapa pode variar de acordo com a dinâmica da turma e o tempo restante. É importante garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de compartilhar suas soluções e reflexões, promovendo um ambiente de respeito e valorização do esforço de cada um.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Revisão dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve iniciar a conclusão da aula fazendo uma revisão dos principais pontos discutidos. Deve-se relembrar os conceitos de porcentagem e de porcentagens notáveis (25%, 50% e 75%), e a relação dessas porcentagens com as frações equivalentes (1/4, 1/2 e 3/4). O professor pode perguntar aos alunos para resumirem esses conceitos em suas próprias palavras, reforçando o aprendizado.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática. Deve-se destacar como as atividades permitiram aos alunos visualizar e manipular as porcentagens notáveis, facilitando a compreensão e a memorização dos conceitos. Além disso, deve-se ressaltar como as situações-problema propostas no início da aula foram resolvidas utilizando as porcentagens notáveis.

  3. Materiais extras (1 minuto): O professor pode sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Pode-se indicar livros de matemática infantil que abordem o tema das porcentagens, sites educativos com jogos interativos sobre porcentagens, ou mesmo atividades para serem feitas em casa com a ajuda dos pais. Alguns exemplos de sites educativos são o Khan Academy (https://www.khanacademy.org/) e o Math Playground (https://www.mathplayground.com/).

  4. Importância do assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Deve-se explicar que as porcentagens são muito utilizadas em diversas situações, como em descontos em lojas, cálculo de juros em empréstimos ou investimentos, e até mesmo na preparação de receitas na cozinha. O professor pode propor aos alunos que fiquem atentos e tentem identificar porcentagens em situações do dia a dia, como em propagandas na TV, em rótulos de produtos, ou em notícias nos jornais.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor deve finalizar a aula agradecendo a participação de todos, reforçando a importância do aprendizado de matemática e encorajando os alunos a continuarem explorando e se divertindo com os números. Pode-se terminar com uma citação motivadora, como "A matemática é a linguagem com a qual Deus escreveu o universo." - Galileu Galilei.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies