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Plano de aula de Acentuação e Tonicidade das Palavras

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Original Teachy

'EF05LP03'

Acentuação e Tonicidade das Palavras

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Acentuação e Tonicidade das Palavras

Palavras ChaveAcentuação, Tonicidade, Oxítonas, Paroxítonas, Proparoxítonas, Mindfulness, Habilidades Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Reconhecer Emoções, Compreender Emoções, Nomear Emoções, Expressar Emoções, Regular Emoções
Materiais NecessáriosFolhas de papel, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Listas de palavras para atividade de classificação, Cadernos dos alunos, Relógio ou cronômetro para controle do tempo
Códigos BNCCEF05LP03: Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.; EF03LP06: Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema da acentuação e tonicidade das palavras, estabelecendo uma base sólida de conhecimento. Isso permitirá que eles desenvolvam habilidades essenciais na língua portuguesa, ao mesmo tempo que trabalham em sua inteligência emocional, como o autoconhecimento e a autoconsciência sobre suas próprias emoções e reações ao aprender novos conteúdos.

Objetivos Principais

1. Acentuar corretamente as palavras, identificando as regras de acentuação gráfica.

2. Reconhecer e classificar a sílaba tônica de uma palavra, determinando se é oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Momento de Atenção Plena

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a prática de Mindfulness (Atenção Plena). Esta prática ajuda os alunos a focarem no momento presente, promovendo a concentração e a presença. Durante a prática, os alunos são guiados a prestar atenção em sua respiração e nas sensações do corpo, ajudando-os a acalmar a mente e preparar-se emocionalmente para aprender.

1. Peça aos alunos para se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas retas e os pés apoiados no chão.

2. Instrua os alunos a fecharem os olhos ou focarem em um ponto fixo à sua frente.

3. Oriente-os a respirarem profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, de forma lenta e controlada.

4. Peça aos alunos para colocarem uma mão no peito e outra no abdômen, sentindo o movimento da respiração.

5. Guie os alunos a prestarem atenção nas sensações do corpo, como o contato dos pés com o chão e das mãos com o corpo.

6. Sugira que os alunos observem qualquer pensamento ou emoção que surja, sem julgamento, apenas reconhecendo sua presença e deixando-os ir.

7. Continue a guiar os alunos por 5-10 minutos, mantendo um tom de voz calmo e encorajador.

8. Finalize a prática pedindo aos alunos para abrirem os olhos lentamente e trazerem sua atenção de volta à sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

A acentuação e a tonicidade das palavras são essenciais para a comunicação eficaz. Imagine tentar ler um texto sem acentuação correta; isso poderia causar muita confusão e mal-entendidos. Assim como é importante reconhecer e entender as emoções para interagir bem com os outros, reconhecer e entender as regras de acentuação ajuda a tornar nossa comunicação mais clara e precisa.

Além disso, ao aprender sobre acentuação, os alunos também podem refletir sobre como a forma como falamos e escrevemos pode influenciar a maneira como nos expressamos. Da mesma forma que a acentuação pode mudar o sentido de uma palavra, nossas emoções podem mudar a interpretação de nossas ações e palavras. Este é um ótimo momento para os alunos perceberem a importância de expressar suas emoções de forma apropriada e regular seus sentimentos de maneira eficiente.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Definição de Acentuação: A acentuação gráfica é a forma como utilizamos sinais gráficos, como o acento agudo (´), o acento circunflexo (ˆ) e o acento grave (`), para indicar a pronúncia correta das palavras. Esses sinais ajudam a diferenciar palavras que, sem o acento, poderiam ser lidas e entendidas de forma diferente.

2. Tipos de Acentos: Existem três tipos principais de acentos em português: o acento agudo (´), que aparece em vogais abertas (ex: café); o acento circunflexo (ˆ), que aparece em vogais fechadas (ex: você); e o acento grave (`), que é usado principalmente na crase (ex: à).

3. Regras de Acentuação: As regras de acentuação variam de acordo com a tonicidade das palavras. É importante conhecer as regras para oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas:

4. Oxítonas: São palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: café, sofá. Elas são acentuadas quando terminam em 'a(s)', 'e(s)', 'o(s)', 'em', 'ens'.

5. Paroxítonas: São palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: árvore, fácil. Elas são acentuadas quando terminam em 'l', 'n', 'r', 'x', 'ã', 'ão', 'i(s)', 'u(s)', 'um', 'uns', 'ps', 'ditongos'.

6. Proparoxítonas: São palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: médico, lâmpada. Todas as proparoxítonas são acentuadas.

7. Identificação da Sílaba Tônica: A sílaba tônica é aquela que se pronuncia com mais intensidade. Para identificar a sílaba tônica, peça aos alunos para pronunciar a palavra em voz alta e observar qual sílaba é mais forte. Isso também pode ser praticado dividindo a palavra em sílabas e repetindo-as separadamente.

8. Exemplos: Dê exemplos de cada tipo de palavra acentuada e peça aos alunos para identificarem a sílaba tônica e a justificarem a acentuação com base nas regras aprendidas. Exemplos podem incluir: maracujá, lápis, ângulo, etc.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Classificação e Acentuação das Palavras

Nessa atividade, os alunos irão classificar diferentes palavras como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas e aplicar as regras de acentuação corretamente. Eles trabalharão em grupos para promover a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais, ao mesmo tempo em que exercitam o conteúdo estudado.

1. Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.

2. Distribua a cada grupo uma lista de palavras que precisam ser classificadas e acentuadas corretamente.

3. Peça aos grupos para discutirem entre si e decidirem a classificação de cada palavra (oxítona, paroxítona ou proparoxítona) e aplicar a acentuação correta.

4. Cada grupo deve anotar suas respostas em uma folha de papel.

5. Após 15-20 minutos, peça aos grupos para trocarem suas folhas com outro grupo para correção mútua.

6. Corrija as palavras em conjunto, discutindo as respostas corretas e esclarecendo dúvidas.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a correção das atividades, reúna os alunos em um círculo para uma discussão de feedback. Utilize o método RULER para guiar a discussão. Comece pedindo aos alunos para Reconhecer como se sentiram durante a atividade. Pergunte se sentiram confiança, insegurança, felicidade ou frustração ao trabalhar em grupo e ao tentar classificar e acentuar as palavras.

Depois, Compreenda as causas dessas emoções, perguntando por que se sentiram de determinada maneira. Foi por causa do conteúdo, da dinâmica do grupo, ou da dificuldade da tarefa? Ajude os alunos a Nomear essas emoções corretamente, identificando-as de forma clara. Por fim, incentive-os a Expressar seus sentimentos de maneira apropriada, discutindo como poderiam Regular essas emoções em atividades futuras para melhorar a colaboração e o aprendizado em grupo.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Proponha aos alunos uma reflexão escrita ou uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula. Peça-lhes para escreverem ou compartilharem como se sentiram ao lidar com os conceitos de acentuação e tonicidade das palavras e como geriram suas emoções durante a atividade em grupo. Incentive-os a pensar sobre momentos específicos em que sentiram alguma emoção forte, como frustração ao errar uma acentuação ou satisfação ao acertar. Pergunte como reagiram a essas emoções e o que poderiam fazer de diferente em situações futuras para melhorar a regulação emocional.

Objetivo: O objetivo desta atividade de reflexão e regulação emocional é encorajar os alunos a autoavaliarem suas emoções e comportamentos durante a aula. Esta etapa ajuda os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, promovendo o autoconhecimento e a capacidade de regular suas emoções de maneira construtiva.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, sugira que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo aprendido. Peça-lhes para refletirem sobre o que gostariam de melhorar em relação à acentuação e tonicidade das palavras e como podem aplicar esse conhecimento em suas atividades diárias. Incentive-os a escreverem essas metas em seus cadernos e a compartilharem com a turma, se sentirem confortáveis.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Acentuar corretamente todas as palavras em suas redações.

2. Identificar a sílaba tônica das palavras ao ler textos em voz alta.

3. Ajudar um colega que tenha dificuldade em entender as regras de acentuação.

4. Praticar a leitura de textos acentuados para melhorar a fluência e a compreensão.

5. Revisar textos antes de entregar as tarefas para garantir a correta acentuação. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Ao definir metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a continuar desenvolvendo suas habilidades de acentuação e tonicidade das palavras, bem como a aplicar essas habilidades em diferentes contextos, promovendo a continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal.


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