Entrar

Plano de aula de Construindo Narrativas

Português

Original Teachy

'EF15LP14'

Construindo Narrativas

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão de Narrativas: O objetivo principal desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos de entender o que é uma narrativa, identificar seus elementos básicos (personagens, ambiente, enredo) e como eles se conectam para contar uma história. Isso será feito por meio de discussões em sala de aula, exemplos práticos e atividades interativas.

  2. Construção de Narrativas Simples: Como parte do processo de aprendizado, os alunos serão incentivados a criar suas próprias narrativas simples. Eles serão orientados a pensar sobre os personagens, o ambiente e a trama de suas histórias, e a expressar esses elementos de maneira clara e coerente.

  3. Desenvolvimento da Expressão Oral e Escrita: Ao longo da aula, os alunos terão a oportunidade de praticar a expressão oral, compartilhando suas ideias e contribuições com a turma. Além disso, a construção de suas próprias narrativas irá incentivar o desenvolvimento da expressão escrita, à medida que eles aprendem a organizar suas ideias de maneira lógica e coerente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor iniciará a aula relembrando com os alunos sobre a importância da comunicação e como eles expressam suas ideias e sentimentos. Ele pode fazer isso por meio de perguntas como: "Vocês se lembram como nos comunicamos? Quais são as diferentes maneiras de nos expressarmos?". O professor pode pedir para os alunos darem exemplos de como eles se comunicam em diferentes contextos (em casa, na escola, com os amigos).

  2. Situações-problema: O professor pode então apresentar duas situações que irão despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o tópico da aula. Por exemplo, ele pode dizer: "Imaginem que vocês são os escritores de um livro. Como vocês escolheriam os personagens e onde a história vai acontecer? Como vocês fariam para contar essa história de uma maneira que todos possam entender e se divertir?"

  3. Contextualização: Em seguida, o professor pode explicar como a habilidade de contar histórias é importante em muitas áreas da vida. Por exemplo, ele pode dizer: "Saber contar uma história é uma habilidade muito importante. Nos ajuda a expressar nossas ideias, a entender o mundo ao nosso redor e até a resolver problemas. Os escritores de livros, os roteiristas de filmes e até mesmo os jornalistas usam essa habilidade todos os dias".

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode contar uma história curta e envolvente. Por exemplo, ele pode contar a história de um personagem que enfrenta um desafio e como ele resolve esse desafio. No final da história, o professor pode perguntar aos alunos o que eles acham que aconteceu em seguida, estimulando assim o pensamento crítico e a imaginação.

  5. Introdução do tópico: Por fim, o professor explicará que nesta aula eles aprenderão sobre como contar histórias de uma maneira organizada e clara. Ele pode dizer: "Hoje vamos aprender sobre narrativas. Vamos descobrir o que são e como podemos construir nossas próprias histórias. Vocês estão prontos para se tornarem grandes escritores?".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria sobre Narrativas (10 - 12 minutos)

    O professor irá explicar o que são narrativas e seus elementos básicos. Ele pode utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, como uma história de um desenho animado que eles assistiram recentemente, para ilustrar os conceitos.

    • Personagens: O professor irá ensinar que os personagens são as pessoas, animais ou coisas que agem na história. Eles têm características, sentimentos e desejos. Pode ser útil para os alunos pensar nos personagens de suas histórias como se fossem seus amigos ou irmãos, e imaginar o que eles fariam em diferentes situações.
    • Ambiente: O professor irá explicar que o ambiente é o lugar onde a história acontece. Pode ser a casa de um personagem, uma floresta, um planeta distante, ou até mesmo o mundo da imaginação. O ambiente ajuda a dar contexto à história e ajuda os leitores a imaginar onde os personagens estão e o que estão fazendo.
    • Enredo: O professor irá ensinar que o enredo é o que acontece na história. É a sequência de eventos que os personagens passam e como eles resolvem os problemas que encontram. Pode ser útil para os alunos pensarem no enredo de suas histórias como se fosse um caminho que os personagens estão percorrendo.
  2. Atividade de Identificação de Elementos Narrativos (5 - 7 minutos)

    Para que os alunos pratiquem a identificação dos elementos narrativos, o professor irá propor uma atividade simples. Ele pode distribuir diferentes livros ilustrados para grupos de alunos e pedir que eles identifiquem os personagens, o ambiente e o enredo de cada história. O professor irá circular pela sala e auxiliar os alunos, esclarecendo dúvidas e propondo reflexões.

  3. Construção de Narrativas Simples (5 - 6 minutos)

    Para que os alunos possam praticar a construção de narrativas, o professor irá propor que eles criem uma história juntos. Em um grande círculo, cada aluno irá contribuir com uma parte da história: um personagem, um lugar e um evento. O professor irá guiar a atividade, ajudando os alunos a se expressarem e a conectarem suas ideias. Ao final, a história será lida para a turma, reforçando a ideia de que todos podem ser escritores.

  4. Atividade de Construção de Narrativas Individuais (5 - 7 minutos)

    Para encerrar o desenvolvimento da aula, o professor irá propor que cada aluno construa sua própria narrativa. O professor pode fornecer folhas de papel e lápis para auxiliar os alunos nessa tarefa. O professor irá circular pela sala, auxiliando os alunos conforme necessário e encorajando-os a usar sua imaginação.

Ao final desta etapa, os alunos terão uma compreensão mais profunda sobre o que são narrativas e como construí-las. Eles também terão praticado a identificação dos elementos narrativos e terão criado suas próprias narrativas. Essas atividades irão reforçar a aprendizagem, tornando o conteúdo mais significativo e aplicável para os alunos.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    O professor reunirá a turma em um grande círculo e abrirá uma discussão sobre as narrativas que os alunos criaram. Incentivará cada aluno a compartilhar um pouco de sua história, destacando os personagens, o ambiente e a trama que construíram. Os colegas de classe serão incentivados a fazer perguntas e comentários sobre as narrativas uns dos outros, promovendo uma atmosfera de respeito e colaboração.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    Após a discussão, o professor irá relembrar os elementos básicos de uma narrativa (personagens, ambiente, enredo) e perguntará aos alunos como eles aplicaram esses elementos em suas próprias histórias. O professor pode perguntar, por exemplo: "Quem pode nos contar sobre o personagem que criou? Como ele se parece? O que ele gosta de fazer?". Assim, o professor estará verificando se os alunos compreenderam os conceitos apresentados e como foram capazes de aplicá-los.

  3. Reflexão sobre o Aprendizado (2 - 3 minutos)

    Para concluir a aula, o professor proporá que os alunos reflitam brevemente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer isso por meio de duas perguntas simples: "O que você achou mais interessante sobre a aula de hoje? E como você poderia usar o que aprendeu hoje em sua vida fora da escola?". Os alunos serão incentivados a compartilhar suas respostas com a turma, promovendo a consciência metacognitiva e a aplicação do aprendizado em diferentes contextos.

  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    Por fim, o professor dará um feedback geral sobre a participação e o desempenho da turma durante a aula. Ele pode elogiar o esforço dos alunos em construir suas próprias narrativas e expressar suas ideias de maneira clara e coerente. Além disso, o professor pode destacar pontos a serem melhorados e dar sugestões de como os alunos podem aprimorar suas habilidades na próxima vez.

Este retorno é uma etapa essencial para consolidar o aprendizado, permitir que os alunos expressem suas ideias e sentimentos, e para o professor avaliar a eficácia da aula. Além disso, promove um ambiente de aprendizado positivo e encorajador, que incentiva os alunos a se sentirem confiantes em suas habilidades e a continuarem aprendendo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    O professor irá recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de narrativa, personagens, ambiente e enredo. Ele pode fazer isso através de perguntas direcionadas aos alunos, solicitando que eles recontem o que aprenderam. Por exemplo, ele pode perguntar: "Quem pode me dizer o que é uma narrativa? E quais são os elementos que compõem uma narrativa?". O professor irá esclarecer qualquer dúvida que possa surgir durante essa revisão.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (2 - 3 minutos)

    O professor irá explicar como a aula conectou a teoria sobre narrativas com a prática de construir uma narrativa. Ele pode dizer: "Nós aprendemos sobre narrativas, e depois aplicamos esse conhecimento ao criar nossas próprias histórias. Isso nos ajudou a entender melhor como as narrativas funcionam e como podemos usá-las para contar nossas próprias histórias".

  3. Sugestões de Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    Para aprofundar o aprendizado, o professor pode sugerir alguns materiais complementares. Por exemplo, ele pode recomendar livros infantis que tenham narrativas simples e claras, como os da série "O Sítio do Picapau Amarelo". Ele também pode sugerir sites ou aplicativos educativos que tenham atividades de construção de histórias. O professor pode dizer: "Se vocês quiserem aprender mais sobre narrativas, eu recomendo esses livros e esses sites. Eles têm muitas histórias legais e atividades divertidas para vocês praticarem".

  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)

    Por fim, o professor enfatizará a importância do assunto da aula para o dia a dia dos alunos. Ele pode dizer: "Saber construir uma narrativa é uma habilidade muito útil. Ela nos ajuda a expressar nossas ideias e sentimentos, a entender o mundo ao nosso redor e até a resolver problemas. Então, lembrem-se, sempre que vocês estiverem contando uma história, vocês estão usando a habilidade de construir uma narrativa".

  5. Encerramento (1 minuto)

    O professor encerrará a aula agradecendo a participação e o esforço de todos. Ele pode dizer: "Muito obrigado a todos por participarem tão ativamente da aula de hoje. Vocês fizeram um ótimo trabalho na construção de suas histórias. Lembrem-se, a prática leva à perfeição, então continuem contando histórias e construindo narrativas. Até a próxima aula!".

Este momento de conclusão permite que os alunos consolidem o que aprenderam, que o professor avalie a efetividade da aula e que todos saiam da aula com uma compreensão clara e uma apreciação pelo tópico ensinado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies