Entrar

Plano de aula de Dicionário: Palavras no Contexto

Português

Original Teachy

'EF35LP12'

Dicionário: Palavras no Contexto

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Dicionário: Palavras no Contexto

Palavras ChaveDicionário, Palavras, Contexto, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Competências Socioemocionais, Mindfulness, RULER, Exploração de Palavras, Múltiplos Sentidos, Expressão Emocional, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosDicionários (um para cada dupla de alunos), Listas de palavras e frases para a atividade, Cadernos ou folhas de papel para anotações, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores, Relógio ou cronômetro para controlar o tempo das atividades
Códigos BNCCEF35LP12: Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.; EF04LP03: Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema da aula, destacando a importância das habilidades de uso do dicionário e compreensão de múltiplos sentidos das palavras. Essa introdução permitirá que os alunos entendam o tópico a ser aprendido enquanto desenvolvem competências socioemocionais como autoconhecimento e habilidades sociais, essenciais para interações eficazes e aprendizado colaborativo.

Objetivos Principais

1. Compreender como usar um dicionário para encontrar o significado das palavras.

2. Reconhecer que as palavras podem ter múltiplos sentidos dependendo do contexto em que são usadas.

3. Identificar o sentido correto de uma palavra a partir do contexto em que está inserida.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Consciente

Esta atividade é uma prática de Mindfulness chamada 'Respiração Consciente'. A Respiração Consciente é uma técnica simples e eficaz para ajudar os alunos a se concentrarem e se acalmarem, promovendo a presença no momento e melhorando a capacidade de foco. Durante a atividade, os alunos serão guiados a prestar atenção à sua respiração, sentindo cada inspiração e expiração, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar a concentração.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos repousando sobre os joelhos.

2. Explique aos alunos que eles irão realizar uma atividade de respiração para ajudar a melhorar a concentração e o foco.

3. Peça aos alunos que fechem os olhos, se se sentirem confortáveis, ou fixem o olhar em um ponto à frente.

4. Instrua os alunos a inspirarem profundamente pelo nariz, contando até três, e depois expirarem lentamente pela boca, também contando até três.

5. Oriente os alunos a prestarem atenção à sensação do ar entrando e saindo de seus pulmões. Peça para que tentem sentir o movimento do peito e da barriga enquanto respiram.

6. Guie os alunos para repetirem essa respiração controlada durante 2-3 minutos, mantendo um ritmo calmo e constante.

7. Depois de alguns minutos, peça aos alunos que lentamente abram os olhos ou voltem o olhar ao ambiente, trazendo a atenção de volta à sala de aula.

8. Conclua a atividade perguntando aos alunos como se sentiram durante a prática e se notaram alguma mudança na sua concentração.

Contextualização do Conteúdo

O uso correto do dicionário é uma habilidade fundamental que pode ajudar os alunos em diversas situações da vida. Imagine que você está lendo um livro e encontra uma palavra que não conhece. Saber como usar um dicionário pode ajudá-lo a entender o significado dessa palavra e como ela se encaixa no contexto da história. Além disso, compreender que as palavras podem ter múltiplos sentidos é essencial para uma comunicação eficaz. Por exemplo, a palavra 'banco' pode significar uma instituição financeira ou um assento, dependendo do contexto. Desenvolver essa habilidade não só melhora a leitura e a escrita, mas também fortalece a capacidade de entender e interpretar o mundo ao nosso redor. Conectar esses conceitos ao desenvolvimento socioemocional ajuda os alunos a reconhecerem suas próprias emoções e as dos outros, expressando-se de maneira clara e apropriada.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Definição de Dicionário: Explique que um dicionário é um livro ou recurso digital que lista as palavras de uma língua, fornecendo seus significados, pronúncias e outras informações úteis. É uma ferramenta essencial para a compreensão e uso correto das palavras.

2. Como Usar um Dicionário: Detalhe os passos para encontrar palavras em um dicionário: Identifique a palavra que deseja procurar; Use a ordem alfabética para localizar a palavra; Leia as diferentes definições fornecidas.

3. Múltiplos Sentidos das Palavras: Explique que muitas palavras têm mais de um sentido, dependendo do contexto em que são usadas. Dê exemplos como 'banco' (instituição financeira vs. assento) e 'manga' (fruta vs. parte da roupa).

4. Contexto: Esclareça que o contexto é o conjunto de palavras ou frases que estão ao redor de uma palavra e que ajudam a determinar seu significado. Mostre como o contexto pode mudar o sentido de uma palavra, utilizando frases exemplo.

5. Importância do Dicionário no Desenvolvimento Socioemocional: Relacione o uso do dicionário com o desenvolvimento das competências socioemocionais, como autoconhecimento e habilidades sociais. Explique que entender e usar palavras corretamente ajuda a expressar emoções e pensamentos de maneira clara e apropriada.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Explorando Palavras no Contexto

Nesta atividade, os alunos trabalharão em pares para explorar o uso correto do dicionário e a identificação dos múltiplos sentidos das palavras em diferentes contextos. Eles receberão uma lista de palavras e frases e deverão usar o dicionário para encontrar os significados das palavras e identificar o sentido correto em cada frase.

1. Divida os alunos em pares e distribua uma lista de palavras e frases para cada dupla.

2. Peça aos alunos que utilizem o dicionário para encontrar os significados das palavras listadas.

3. Oriente os alunos a discutirem entre si os diferentes sentidos das palavras, dependendo do contexto das frases fornecidas.

4. Peça aos alunos que anotem os significados encontrados e identifiquem o sentido correto de cada palavra nas frases.

5. Após a atividade, cada dupla deverá apresentar suas conclusões para a turma, explicando como chegaram aos significados e sentidos corretos.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a apresentação das duplas, guie uma discussão em grupo utilizando o método RULER para promover o feedback socioemocional. Comece pedindo aos alunos para Reconhecerem como se sentiram ao trabalhar em pares e ao apresentar suas conclusões para a turma. Incentive-os a Compreender as causas dessas emoções, discutindo o que os deixou confortáveis ou desconfortáveis durante a atividade. Ajude-os a Nomear corretamente as emoções que sentiram, como ansiedade, entusiasmo ou confiança.

Peça aos alunos para Expressarem essas emoções de maneira apropriada, compartilhando suas experiências com respeito e empatia. Por fim, discuta maneiras de Regular essas emoções no futuro, como técnicas de respiração ou estratégias de comunicação eficaz. Encoraje os alunos a refletirem sobre como o uso correto das palavras e a compreensão dos múltiplos sentidos podem ajudar na expressão clara e apropriada de suas emoções e pensamentos.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para realizar uma reflexão sobre os desafios enfrentados na aula e como os alunos geriram suas emoções, sugira aos alunos que escrevam um parágrafo sobre uma situação específica que encontraram difícil durante a atividade e como se sentiram. Alternativamente, conduza uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar um momento desafiador e como lidaram com suas emoções. Incentive a turma a refletir sobre as estratégias que usaram para se acalmar e se concentrar, e discuta quais técnicas foram mais eficazes.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Refletir sobre suas experiências permite que os alunos reconheçam suas emoções e compreendam como suas reações influenciam seu aprendizado e interações sociais. Isso promove o desenvolvimento de habilidades de autoconhecimento e autocontrole, fundamentais para o crescimento socioemocional.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Sugira que cada aluno escreva uma meta específica para melhorar sua habilidade de usar o dicionário e outra meta para aplicar essa habilidade em outras áreas, como leitura ou redação. Incentive-os a serem específicos e realistas em suas metas, e a pensar em passos concretos que podem tomar para alcançá-las.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a habilidade de encontrar palavras no dicionário com rapidez e precisão.

2. Aplicar o uso do dicionário para entender palavras desconhecidas em textos de leitura.

3. Praticar a identificação de múltiplos sentidos de palavras em diferentes contextos.

4. Desenvolver a capacidade de explicar o significado de palavras e seus contextos para os colegas.

5. Utilizar o dicionário para expandir o vocabulário e melhorar a escrita. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Definir metas pessoais e acadêmicas ajuda os alunos a se concentrarem em áreas específicas de melhoria e a desenvolver um plano de ação para alcançar seus objetivos. Isso promove a responsabilidade e a motivação, essenciais para o sucesso contínuo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies