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Plano de aula de Acentuação e Tonicidade das Palavras

Português

Original Teachy

'EF05LP03'

Acentuação e Tonicidade das Palavras

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Acentuação e Tonicidade das Palavras

Palavras ChaveAcentuação gráfica, Tonicidade, Sílaba tônica, Oxítona, Paroxítona, Proparoxítona, Atividades interativas, Aprendizado prático, Regras de acentuação, Comunicação escrita e oral, Trabalho em equipe, Análise linguística
Materiais NecessáriosMapas com pistas, Palavras coloridas escondidas pela sala, Blocos de construção com sílabas, Listas de palavras para construção e acentuação, Cartões com palavras, Quadros para escrita, Cronômetro, Canetas e lápis, Papéis ou cadernos
Códigos BNCCEF05LP03: Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.; EF03LP06: Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que será abordado durante a aula. Essa clareza ajuda a direcionar o foco dos alunos e do professor para as metas específicas de aprendizado, garantindo uma compreensão mais efetiva e direcionada dos tópicos de acentuação e tonicidade das palavras. Ao definir os objetivos, os alunos ficam mais preparados para engajar nas atividades práticas com um entendimento claro do que é esperado deles.

Objetivos principais:

1. Ensinar aos alunos como identificar a sílaba tônica em uma palavra e classificar a palavra como oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

2. Capacitar os alunos a aplicar corretamente as regras de acentuação gráfica em palavras, baseando-se na tonicidade.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise linguística que permitam aos alunos explorar e entender a estrutura das palavras de forma independente.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A fase de Introdução tem como objetivo engajar os alunos, fazendo-os refletir sobre a aplicação prática dos conceitos de tonicidade e acentuação. Através das situações problema, os alunos são estimulados a recordar o que aprenderam anteriormente e a começar a pensar criticamente sobre como esses conhecimentos são aplicados no dia a dia. Além disso, ao contextualizar a importância do tema, reforça-se o valor do aprendizado para além da sala de aula, incentivando uma maior curiosidade e interesse pelo assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você está escrevendo um convite para uma festa e precisa decidir se a palavra 'útil' deve ser acentuada. Como você determinaria a sílaba tônica e aplicaria as regras de acentuação?

2. Você está lendo um livro e se depara com a palavra 'fácil'. Sem consultar um dicionário, como você identificaria sua sílaba tônica e decidiria se a palavra precisa ser acentuada?

Contextualização

A acentuação e tonicidade das palavras são fundamentais para a correta escrita e pronúncia no Português, influenciando desde a compreensão de textos até a clareza na comunicação oral. Por exemplo, pequenas diferenças na tonicidade podem alterar completamente o significado de frases, como em 'público' (audiência) e 'publico' (eu publico). Tais nuances demonstram a relevância prática de dominar este aspecto da língua.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é crucial para a aplicação prática e aprofundada dos conceitos de tonicidade e acentuação que os alunos estudaram previamente. Por meio de atividades dinâmicas e colaborativas, os alunos têm a oportunidade de consolidar seu aprendizado de maneira interativa e engajadora, reforçando a compreensão das regras de acentuação e a identificação das sílabas tônicas em diferentes contextos. Esta etapa é projetada para permitir que os alunos apliquem seus conhecimentos de forma prática, garantindo assim uma assimilação mais eficaz e duradoura do conteúdo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça às Sílabas Tônicas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a identificação da sílaba tônica em palavras diversas e aplicar as regras de acentuação, desenvolvendo habilidades analíticas e de trabalho em equipe.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes e participarão de uma caça ao tesouro para encontrar palavras escondidas na sala, cada uma marcada com uma cor que indica se é oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Cada grupo terá um mapa que contém pistas baseadas nas regras de acentuação. Ao encontrar as palavras, os alunos deverão classificar a sílaba tônica e decidir se a palavra deve ser acentuada, justificando suas escolhas.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um mapa com pistas que os guiarão até as palavras escondidas.

  • Cada palavra encontrada deve ser analisada pelo grupo, que decidirá a classificação da tonicidade e a necessidade de acentuação.

  • Cada decisão deve ser justificada com base nas regras estudadas.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas e justificativas para a classe.

Atividade 2 - Construtores de Palavras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e manipular fisicamente as sílabas para melhor entender a tonicidade e acentuação das palavras.

- Descrição: Os alunos, em grupos, usarão blocos de construção onde cada bloco representa uma sílaba. Cada grupo receberá uma lista de palavras para construir, classificar como oxítona, paroxítona ou proparoxítona e, se necessário, acentuar corretamente. Este jogo prático permite aos alunos manipular fisicamente as sílabas, facilitando a compreensão da estrutura das palavras e da acentuação.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 membros.

  • Distribua blocos de sílabas e uma lista de palavras a serem construídas.

  • Os grupos deverão montar as palavras, identificar a tonicidade e, se necessário, colocar o acento gráfico correto.

  • Cada grupo explica as regras aplicadas para acentuação das palavras construídas.

  • Realize uma revisão coletiva para discutir as diferentes soluções dos grupos.

Atividade 3 - Duelo das Palavras Tônicas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover um ambiente competitivo e divertido para praticar a classificação de palavras e regras de acentuação.

- Descrição: Esta atividade transforma o aprendizado em um jogo de perguntas e respostas. Cada grupo de alunos recebe um conjunto de cartões com palavras. Um membro de cada equipe, por vez, escolhe um cartão e lê a palavra em voz alta. Os outros grupos devem rapidamente escrever em um quadro a classificação da palavra (oxítona, paroxítona ou proparoxítona) e, se necessário, acentuá-la corretamente. Pontos são concedidos por respostas corretas e rápidas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua cartões com palavras para cada grupo.

  • Um aluno de cada vez escolhe um cartão, lê a palavra e inicia o cronômetro.

  • Os outros grupos escrevem a classificação e a acentuação correta em um quadro.

  • Reveja as respostas, conceda pontos por precisão e rapidez, e discuta as regras aplicadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar um momento de reflexão coletiva e compartilhamento de experiências, permitindo que os alunos verbalizem e consolidem o conhecimento adquirido durante as atividades práticas. Ao discutir em grupo, os alunos podem esclarecer dúvidas, aprender com os erros e sucessos dos colegas e reforçar a aprendizagem através da troca de ideias. Esta discussão também serve como uma avaliação informal do entendimento dos alunos sobre o tema estudado.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar e refletir sobre o que aprenderam nas atividades. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Vamos agora compartilhar nossas descobertas e aprendizados. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas conclusões e discutir como as atividades ajudaram a entender melhor a acentuação e tonicidade das palavras. Isso nos ajudará a compreender diferentes pontos de vista e a consolidar nosso conhecimento.'

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao classificar as palavras em oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas?

2. Como a atividade de construção de palavras ajudou vocês a entender melhor a colocação dos acentos gráficos?

3. Que estratégias vocês acharam mais eficazes para lembrar as regras de acentuação?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada dos conceitos aprendidos, conectando-os com as atividades realizadas e destacando a relevância prática desses conhecimentos. Além disso, serve para verificar se os objetivos de aprendizado foram atingidos e preparar os alunos para aplicar esses ensinamentos em suas futuras escritas e leituras.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre acentuação e tonicidade das palavras, reforçando o entendimento dos alunos sobre a classificação das palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, e as regras de acentuação gráfica correspondentes.

Conexão com a Teoria

O professor deve destacar como a aula conectou teoria e prática através das atividades interativas, como a 'Caça às Sílabas Tônicas', 'Construtores de Palavras' e 'Duelo das Palavras Tônicas', que permitiram aos alunos aplicar a teoria estudada em situações práticas e lúdicas, facilitando a assimilação dos conceitos.

Fechamento

Finalmente, o professor deve enfatizar a importância da compreensão de tonicidade e acentuação no cotidiano, explicando como esses conhecimentos são essenciais para a correta escrita e pronúncia das palavras, impactando diretamente na clareza da comunicação escrita e oral.

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