Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Imagens e Palavras

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

Imagens e Palavras

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Imagens e Palavras

Palavras Chaveimagens, palavras, descrição, associação, atividades interativas, colagem, mapa, cartas, comunicação eficaz, aprendizado prático, reflexão, trabalho em grupo, habilidades visuais, habilidades verbais
Materiais Necessáriosmapas impressos com imagens e palavras, cartas com imagens e palavras, materiais de colagem (revistas, jornais, tesouras, cola), projetor para apresentação de imagens, papel e canetas para anotações, computador ou tablet com acesso à internet (opcional para pesquisa adicional)
Códigos BNCC-
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos tem a finalidade de orientar e focar as atividades subsequentes, garantindo que os alunos compreendam claramente o que se espera deles ao final da aula. Ao estabelecer objetivos claros e bem definidos, os alunos podem direcionar melhor seus esforços de aprendizagem e aplicação do conteúdo pré-estudado em casa na resolução de problemas e atividades em sala.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade de diferenciar imagens e palavras, identificando suas características e funções distintas.

2. Capacitar os alunos a compreender o significado das imagens e expressá-lo através de descrições verbais precisas.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a criatividade e a capacidade de associação de ideias dos alunos ao relacionar imagens e palavras.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com as aplicações práticas que serão exploradas em sala. As situações problema incentivam a reflexão e a aplicação de conceitos, preparando os alunos para as atividades práticas. A contextualização ajuda a entender a relevância do tema no mundo real, aumentando o interesse dos alunos e motivando-os a participar ativamente das discussões e atividades.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para analisarem uma imagem de um parque de diversões e descreverem em palavras o que veem, incluindo detalhes como cores, formas e ações representadas. Isso ajudará a conectar o que visualizam com o vocabulário aprendido.

2. Proponha que olhem para uma imagem de um mapa-múndi. Eles devem identificar os continentes, oceanos e países, e depois tentar explicar em palavras o que cada parte representa, utilizando conhecimentos de geografia e vocabulário específico.

Contextualização

Para contextualizar a importância de diferenciar e descrever imagens e palavras, o professor pode usar exemplos do dia a dia, como a leitura de livros ilustrados e a interpretação de legendas em filmes. Essas habilidades são essenciais não só academicamente, mas também em situações cotidianas, como seguir instruções visuais ou escritas em manuais de montagem, por exemplo. Além disso, o uso de emojis e memes nas redes sociais pode ser mencionado para mostrar como a combinação de imagens e palavras pode ser poderosa e influente na comunicação moderna.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento adquirido em casa sobre a diferenciação entre imagens e palavras. Por meio de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos podem explorar de forma mais profunda as relações entre imagens e palavras, desenvolvendo habilidades de análise, descrição e associação. Esta etapa é crucial para consolidar o aprendizado e garantir que os conceitos sejam compreendidos e retidos de maneira duradoura.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Passeio pela Cidade das Palavras e Imagens

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de associar imagens e palavras, e praticar a descrição verbal baseada em elementos visuais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um mapa que contém imagens e palavras escondidas, representando diferentes locais e atividades em uma cidade fictícia. O desafio é usar a descrição das imagens para descobrir qual palavra ou conceito elas representam e vice-versa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um mapa para cada grupo, que contém imagens e palavras embaralhadas.

  • Peça que os alunos analisem as imagens e descrições para tentar associar corretamente as imagens com as palavras.

  • Cada grupo deve discutir e justificar suas escolhas de associações.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas para a classe.

Atividade 2 - O Grande Mistério das Imagens e Palavras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a habilidade de identificar e explicar relações entre imagens e palavras, estimulando a comunicação efetiva.

- Descrição: Os alunos receberão um conjunto de cartas, metade contendo imagens e a outra metade, palavras relacionadas. O desafio é formar pares corretos, associando a imagem à palavra que melhor a descreve, e vice-versa.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua as cartas, metade com imagens e metade com palavras, para cada grupo.

  • Os alunos devem tentar formar pares corretos de imagem e palavra.

  • Discussão em grupo sobre as escolhas feitas e justificativas.

  • Cada grupo apresenta seus pares e justificações para a classe.

Atividade 3 - Construtores de Histórias Visuais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a criatividade e a capacidade de contar histórias através da combinação de imagens e palavras, além de desenvolver habilidades de apresentação e argumentação.

- Descrição: Utilizando recortes de revistas e jornais, os alunos, em grupos, montarão uma colagem que conte uma história, usando tanto imagens quanto palavras. Após a montagem, cada grupo apresentará sua história e discutirá as escolhas de imagens e palavras.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5.

  • Forneça materiais como revistas, jornais, tesouras e cola.

  • Os alunos devem criar uma colagem que conte uma história, utilizando as imagens e palavras recortadas.

  • Apresentação das histórias para a classe, seguida de uma discussão sobre as escolhas feitas.

  • Incentive os alunos a refletir sobre como a combinação de imagens e palavras afeta a narração.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e como aplicaram o conhecimento prévio em situações práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos e a importância da comunicação eficaz ao descrever imagens e palavras. Além disso, esta etapa permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou reforço em futuras aulas.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, relembrando os objetivos da aula e incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e aprendizados. Pergunte como eles se sentiram ao associar imagens e palavras e o que acharam mais desafiador e interessante nas atividades. Encoraje-os a explicar as estratégias que utilizaram para resolver os desafios apresentados e como a colaboração em grupo os ajudou.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao associar as imagens com as palavras e vice-versa?

2. Como a colaboração em grupo ajudou na resolução das atividades?

3. Que novas habilidades vocês acreditam ter desenvolvido durante as atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos abordados durante a aula. Resumindo e recapitulando, reforça-se o aprendizado e ajuda os alunos a conectar os pontos entre teoria e prática, destacando a relevância do tema para o dia a dia. Esta etapa também serve para reforçar a importância de aplicar o conhecimento adquirido em contextos reais, preparando os alunos para usarem essas habilidades de forma autônoma e eficaz.

Resumo

Para encerrar, é essencial resumir o que foi aprendido. Durante a aula, os alunos exploraram a diferenciação entre imagens e palavras, praticando a habilidade de descrever imagens visualmente e associá-las a palavras que melhor as representam, e vice-versa. Esta recapitulação ajuda a consolidar o entendimento e a garantir que os alunos possam aplicar esses conceitos em contextos variados.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira integrada. Inicialmente, os alunos revisaram os conceitos teóricos em casa, preparando o terreno para as atividades práticas em sala. Essas atividades não apenas reforçaram o aprendizado teórico, mas também demonstraram como a teoria é aplicada na prática através de exemplos do cotidiano e de situações que simulam o uso real de imagens e palavras.

Fechamento

Entender a complexa interação entre imagens e palavras é crucial, não apenas para o estudo da linguagem, mas também para a comunicação eficaz no dia a dia. Por exemplo, a habilidade de interpretar corretamente mapas ou instruções visuais pode ser vital em diversas situações práticas, desde seguir direções até entender conceitos acadêmicos mais complexos.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Composição de Textos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Gênero Textual: Texto Publicitário | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Aumentativo e Diminutivo | Metodologia Digital | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Expositiva | Dígrafos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies