Entrar

Plano de aula de Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Português

Original Teachy

'EF15LP15'

Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Leitura: Compartilhada e Autônoma Avançada

Palavras ChaveLeitura compartilhada, Leitura autônoma, Interpretação de textos, Expressão oral, Atividades interativas, Teatro de sombras, Debate, Mapa emocional, Habilidades críticas, Habilidades sociais, Aprendizado colaborativo
Materiais NecessáriosCartolinas, Palitos de churrasco, Fita adesiva, Marcadores, Lápis de cor, Canetas, Tesouras, Lanterna ou fonte de luz, Papel para cartões
Códigos BNCCEF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.; EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.; EF15LP17: Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.; EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.; EF03LP11: Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP09: Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF05LP09: Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF03LP12: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP10: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP10: Ler e compreender, com autonomia, anedotas, piadas e cartuns, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF03LP18: Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP14: Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.; EF05LP15: Ler/assistir e compreender, com autonomia, notícias, reportagens, vídeos em vlogs argumentativos, dentre outros gêneros do campo político-cidadão, de acordo com as convenções dos gêneros e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF03LP19: Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.; EF04LP15: Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).; EF05LP16: Comparar informações sobre um mesmo fato veiculadas em diferentes mídias e concluir sobre qual é mais confiável e por quê.; EF03LP24: Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.; EF04LP19: Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.; EF05LP22: Ler e compreender verbetes de dicionário, identificando a estrutura, as informações gramaticais (significado de abreviaturas) e as informações semânticas.; EF04LP20: Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.; EF05LP23: Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer as metas de aprendizado da aula, guiando tanto o professor quanto os alunos sobre o que se espera alcançar. Neste caso, o foco é habilitar os alunos a participar ativamente de discussões e atividades de leitura, além de promover uma compreensão mais profunda e crítica dos textos. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seus esforços e o professor pode ajustar as atividades de acordo com as metas estabelecidas.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a propor e conduzir discussões e atividades relacionadas à leitura de textos, demonstrando compreensão avançada dos conteúdos.

2. Desenvolver habilidades de leitura crítica e de expressão oral, permitindo aos alunos articular suas ideias e interpretações de forma clara e argumentativa.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a empatia e a escuta ativa durante as interações, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem o propósito de engajar os alunos e conectar os conhecimentos prévios com o conteúdo que será explorado em sala, utilizando situações problema para ativar o pensamento crítico e a criatividade. Além disso, a contextualização serve para mostrar a relevância do tema no cotidiano e na formação dos estudantes, motivando-os a participar ativamente das atividades propostas.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para que elaborem um pequeno drama baseado em um conto que tenham lido, explorando diferentes interpretações e pontos de vista dos personagens.

2. Desafie os alunos a escrever uma carta de um personagem de um livro a outro personagem, discutindo um evento chave da história e suas repercussões.

Contextualização

Em um mundo cada vez mais digital, a importância da leitura não se limita ao ato de decodificar palavras. A leitura compartilhada e autônoma permite a compreensão de diferentes perspectivas, enriquece o vocabulário e melhora a habilidade de expressão. Além disso, a capacidade de discutir e debater sobre textos desenvolve habilidades sociais e críticas essenciais para a vida em sociedade. Exemplos de grandes debates literários ou adaptações de livros para o cinema ilustram como a leitura influencia diversas esferas da cultura e do conhecimento.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para colocar em prática os conhecimentos prévios dos alunos e fortalecer suas habilidades de leitura compartilhada e autônoma. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos aplicam conceitos de interpretação, expressão e argumentação, consolidando o aprendizado de forma criativa e colaborativa. Esta etapa é crucial para que os alunos vivenciem na prática a teoria estudada, garantindo uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Teatro de Sombras Literárias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de interpretação e expressão artística, além de promover uma compreensão mais profunda do texto através da representação visual.

- Descrição: Os alunos irão recriar cenas de um livro lido anteriormente através de teatro de sombras. Cada grupo escolherá uma cena significativa e construirá as sombras dos personagens e do ambiente, usando cartolinas, palitos de churrasco e uma fonte de luz. Eles deverão pensar em como usar a iluminação para transmitir diferentes emoções e atmosferas.

- Instruções:

  • Revisitem o livro lido e escolham uma cena chave.

  • Desenhem e recortem os personagens e elementos do cenário em cartolinas.

  • Fixem os palitos de churrasco nos recortes, que servirão de suporte para as sombras.

  • Pratiquem a maneira de segurar os palitos para que as sombras sejam projetadas de forma clara.

  • Montem o cenário com uma fonte de luz e realizem a apresentação, narrando a cena conforme ela se desenrola.

Atividade 2 - Debate de Personagens

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a capacidade de argumentação e aprofundar a compreensão dos motivos e características dos personagens literários.

- Descrição: Cada grupo de alunos assumirá o papel de um personagem de um livro, apresentando e defendendo os pontos de vista e ações do personagem em uma situação específica do enredo. Os outros grupos atuarão como 'júri', fazendo perguntas e comentários sobre as ações dos personagens, com base na leitura feita.

- Instruções:

  • Cada grupo escolhe um personagem e uma situação do livro para debater.

  • Preparam argumentos que justifiquem as ações e palavras do personagem naquela situação.

  • Apresentam suas justificativas em um debate estruturado, com tempo pré-determinado para cada grupo.

  • Os outros grupos fazem perguntas e comentários, como se fossem personagens ou observadores da história.

Atividade 3 - Mapa dos Contos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender a interação dos personagens com o ambiente, promovendo uma análise mais profunda das relações e emoções presentes na narrativa.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo criará um mapa que representa a geografia emocional dos personagens de um conto, marcando pontos importantes com descrições de eventos e emoções associadas. Os alunos usarão materiais de arte para desenhar o mapa e cartões para representar os personagens e suas jornadas.

- Instruções:

  • Escolham um conto e identifiquem os pontos principais da história.

  • Desenhem um mapa que represente o ambiente do conto, marcando locais chave.

  • Crie cartões para cada personagem, descrevendo suas emoções e ações em cada ponto do mapa.

  • Montem o mapa com os cartões e apresentem seu trabalho, explicando as escolhas feitas.

Retorno

Duração: (10 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre o processo de leitura compartilhada e autônoma. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e desenvolver habilidades de argumentação e expressão. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e identificar áreas que ainda podem precisar de reforço ou revisão.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode propor que cada grupo compartilhe brevemente o que realizou, destacando os desafios encontrados e as soluções criativas adotadas. Em seguida, o professor pode dirigir a conversa para temas mais amplos, como as diferentes interpretações das cenas representadas, as emoções evocadas pela leitura e como essas atividades ajudaram a aprofundar a compreensão dos textos. Encoraje os alunos a fazerem conexões entre as atividades práticas e os conceitos teóricos discutidos previamente.

Perguntas Chave

1. Quais foram os aspectos mais desafiadores ao recriar as cenas dos textos em suas atividades? Como vocês superaram esses desafios?

2. De que maneira as atividades de hoje mudaram a sua percepção ou entendimento dos personagens e enredos dos livros?

3. Como as discussões e interações durante as atividades ajudaram a esclarecer pontos dos textos que não estavam claros inicialmente?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A Conclusão serve para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que foi aprendido e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em contextos mais amplos. Esta etapa é crucial para garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara dos tópicos discutidos e de sua importância, preparando-os para futuras atividades de leitura e discussão crítica.

Resumo

Nesta etapa final, é crucial recapitular os principais pontos abordados na aula, como as atividades de teatro de sombras, o debate de personagens e a criação de mapas emocionais dos contos. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a garantir que os alunos possam vincular as experiências práticas com os conceitos teóricos discutidos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos de leitura compartilhada e autônoma em atividades dinâmicas e colaborativas. Ao engajar os alunos em discussões e representações, a teoria se torna palpável, facilitando a compreensão e o envolvimento dos estudantes com os textos.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a importância da leitura compartilhada e autônoma no cotidiano dos alunos, sublinhando como essas habilidades não só enriquecem o conhecimento literário, mas também promovem uma comunicação mais eficaz e crítica em diversas situações da vida. A capacidade de discutir e interpretar textos é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies