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Plano de aula de Leitura e Compreensão do Texto

Português

Original Teachy

''EF05LP09''

Leitura e Compreensão do Texto

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Leitura e Compreensão do Texto

Palavras Chaveleitura crítica, interpretação de texto, gêneros textuais, notícias, receitas, manuais de instrução, habilidades de comunicação, trabalho em equipe, atividades práticas, sala de aula invertida
Materiais Necessáriosnotícias de jornal, receitas confusas e incompletas, manuais de instruções de produtos variados, materiais para montagem ou configuração, papel, canetas
Códigos BNCCEF05LP09: Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.; EF05LP07: Identificar, em textos, o uso de conjunções e a relação que estabelecem entre partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o que se espera alcançar com a aula. Neste caso, o foco está em capacitar os alunos a se tornarem leitores críticos e eficazes, habilidade fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal. Ao estabelecer claramente os objetivos, tanto o planejamento quanto a execução das atividades em sala de aula tornam-se mais direcionados e eficazes.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e compreender textos do campo da vida cotidiana, aplicando conhecimentos sobre as convenções do gênero textual e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

2. Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação, permitindo aos alunos não só reconhecer a estrutura do texto, mas também inferir significados e intenções do autor.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por diferentes tipos de textos, ampliando assim seu repertório de leitura.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como finalidade engajar os alunos e reativar o conhecimento prévio sobre leitura e interpretação de textos. As situações problema são projetadas para desafiar os alunos a aplicar suas habilidades de compreensão em cenários cotidianos e fictícios, preparando o terreno para a aplicação prática em sala de aula. A contextualização serve para mostrar a relevância do tema, destacando como a competência em leitura impacta diretamente na vida diária e nas interações sociais.

Situações Problema

1. Desafie os alunos a interpretar um panfleto de um evento local que contém informações sobre horários, atrações e instruções gerais. Peça que identifiquem as partes do texto que indicam esses elementos e discutam qual é a mensagem principal do panfleto.

2. Peça aos alunos para analisarem um bilhete fictício encontrado no chão da escola. O bilhete contém apenas algumas palavras e desenhos simples. Eles devem discutir o que acham que o bilhete está tentando comunicar e como chegaram a essa conclusão, utilizando o contexto e o conhecimento prévio.

Contextualização

Explique a importância da habilidade de leitura e compreensão de textos do cotidiano através de exemplos reais, como a leitura de receitas, manuais de instruções e notícias. Discuta como esses textos fazem parte do dia a dia e são essenciais para a comunicação eficaz em diversas situações, desde seguir uma receita até entender um aviso de segurança.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre leitura e interpretação de textos do cotidiano. Através de atividades práticas e lúdicas, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em equipe, discutir e resolver problemas, além de melhorar suas habilidades de leitura crítica e compreensão. Esta abordagem não só reforça o aprendizado como também torna o processo mais engajador e significativo para os alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Notícia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura crítica e capacidade de inferência, além de promover a compreensão de textos jornalísticos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá uma notícia recente de um jornal local. A notícia deve ser curta e clara, mas com elementos que necessitam de inferência para compreensão total. Os grupos terão que identificar os principais pontos da notícia, a intenção do autor e quais informações adicionais poderiam ser úteis para entender completamente o contexto da notícia.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua uma notícia para cada grupo.

  • Peça que cada grupo leia a notícia e discuta entre si os pontos que não ficaram claros.

  • Cada grupo deve criar uma lista de perguntas que gostariam de fazer ao autor da notícia para esclarecer os pontos obscuros.

  • Cada grupo apresenta sua notícia, os pontos discutidos e as perguntas que elaboraram para a classe.

Atividade 2 - Teatro de Receitas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar habilidades de leitura e interpretação, trabalhar em equipe e desenvolver capacidades de seguir instruções.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão uma 'receita' escrita de forma confusa, com passos misturados e informações faltando. Eles deverão decifrar a receita, reorganizando os passos e completando as informações ausentes. Após a correção, cada grupo encenará a preparação do prato, seguindo a receita corrigida, fazendo ajustes conforme necessário.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua a cada grupo uma 'receita' confusa e incompleta.

  • Os grupos devem trabalhar juntos para entender e corrigir os passos da receita.

  • Cada grupo prepara o prato em uma encenação teatral, seguindo a receita corrigida.

  • Após a encenação, discuta as diferenças entre as receitas originais e corrigidas.

Atividade 3 - Viagem ao Mundo dos Manuais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Trabalhar a habilidade de seguir instruções detalhadas, identificar problemas e propor soluções, além de promover a compreensão de textos técnicos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão manuais de instruções de produtos comuns, como montar um brinquedo ou configurar um eletrônico. Cada grupo terá que seguir o manual para montar ou configurar o produto, ao mesmo tempo em que identificarão possíveis erros, omissões ou melhorias no manual.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um manual de instruções para cada grupo, juntamente com os materiais necessários.

  • Os grupos devem seguir as instruções do manual para montar ou configurar o produto.

  • Simultaneamente, eles devem anotar quaisquer problemas ou melhorias que identificarem no manual.

  • Cada grupo apresenta o produto montado e discute as alterações propostas para o manual.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o processo de leitura e interpretação. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos textos ao ouvir diferentes perspectivas e estratégias de seus colegas. Além disso, essa etapa é essencial para avaliar o grau de compreensão alcançado e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou esclarecimento adicional.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar suas descobertas e experiências durante as atividades. Sugira que comecem destacando o texto que receberam e como abordaram a leitura e compreensão dos elementos não tão óbvios. Encoraje os alunos a discutir o processo de trabalho em equipe e como isso afetou a compreensão do texto.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao tentar entender o texto e como os superaram?

2. Como a leitura crítica e a discussão em grupo ajudaram a esclarecer pontos que não estavam claros?

3. Houve alguma parte do texto que vocês acreditam ter interpretado de forma diferente do que o autor pretendia? Como vocês chegaram a essa conclusão?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham clareza sobre os conceitos abordados e as habilidades desenvolvidas. Esta etapa também serve para reforçar a relevância do conteúdo aprendido, incentivando os alunos a aplicar o conhecimento em situações reais e reconhecendo a importância da leitura e interpretação de textos em diferentes contextos.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir as atividades realizadas e os principais pontos discutidos, enfatizando as habilidades de leitura crítica e interpretação desenvolvidas pelos alunos. Deve-se recapitular as estratégias utilizadas para compreender textos do cotidiano, como notícias, receitas e manuais de instrução, e como essas ferramentas podem ser aplicadas em diversas situações práticas.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou teoria e prática, destacando que a teoria sobre gêneros textuais, estrutura de textos e finalidades comunicativas foi aplicada diretamente nas atividades práticas, como a interpretação de notícias, a correção de receitas e a leitura de manuais. Mostre como essas habilidades são essenciais no dia a dia dos alunos, tanto na escola quanto em suas vidas pessoais.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância da habilidade de leitura e compreensão de textos do cotidiano, reforçando como essas competências são fundamentais para o sucesso acadêmico e pessoal. Deve-se também encorajar os alunos a continuar praticando essas habilidades em casa e na escola, utilizando o conhecimento adquirido para melhorar sua capacidade de comunicação e entendimento.

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