Plano de Aula | Metodologia Ativa | Linguística e Semiótica
Palavras Chave | Linguística, Semiótica, Interpretação, Signos, Significados, Símbolos, Linguagem verbal, Linguagem não verbal, Comunicação, Atividades práticas, Análise crítica, Decodificação, Interpretação visual, Cinema mudo, Mensagens codificadas, Discussão em grupo, Aprendizado interativo, Aplicação teórica |
Materiais Necessários | Imagens de peças de arte, Textos descritivos, Câmeras ou celulares para filmagem, Objetos simples para uso em filmes, Músicas ou efeitos sonoros, Cartas com mensagens codificadas, Dicionários |
Códigos BNCC | EF03LP16: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").; EF04LP13: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).; EF05LP14: Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).; EF03LP17: Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).; EF35LP16: Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.; EF03LP23: Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.; EF04LP18: Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.; EF05LP20: Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.; EF05LP21: Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.; EF03LP26: Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.; EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.; EF04LP23: Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP27: Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.; EF04LP24: Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.; EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.; EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.; EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.; EF04LP26: Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.; EF05LP28: Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.; EF04LP25: Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. |
Ano Escolar | 5º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer as metas de aprendizagem da sessão. Ao definir claramente o que se espera que os alunos alcancem, orienta-se tanto a preparação prévia quanto a participação ativa durante a aula. Esta clareza ajuda os estudantes a focar nos aspectos chave da linguística e semiótica, garantindo que o tempo em sala seja aproveitado ao máximo na aplicação prática e discussão dos conceitos.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar os tipos de linguagem (verbal e não verbal) e os elementos que compõem cada uma, como palavras, signos, significados e símbolos.
2. Desenvolver habilidades de análise crítica nas crianças, permitindo que elas interpretem e discutam exemplos de linguagem em contextos variados, aplicando os conceitos estudados previamente.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de discussões e atividades práticas em grupo.
- Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos sobre como a linguagem é utilizada e interpretada no dia a dia.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram previamente com a aplicação prática na aula. Ao apresentar situações problema, estimula-se o pensamento crítico e a aplicação de conhecimentos prévios em novos contextos. A contextualização ajuda a perceber a relevância do estudo da linguística e semiótica, mostrando como estes conceitos são aplicados e importantes no dia a dia, o que aumenta o interesse e a motivação dos alunos.
Situações Problema
1. Imagine que você está lendo um livro sem figuras. Como você pode entender o que as palavras estão descrevendo sem ver as coisas na vida real?
2. Pense no último filme que assistiu. Como as músicas, sons e cores ajudaram a contar a história além das palavras que os atores falaram?
Contextualização
A linguagem está presente em todas as formas de comunicação que usamos diariamente, não apenas através de palavras, mas também por meio de sinais, símbolos e gestos. Por exemplo, o uso de emojis em mensagens de texto pode mudar completamente o significado de uma frase. Além disso, em filmes e propagandas, a escolha de cores e sons frequentemente comunica emoções e mensagens que complementam ou até superam o impacto das palavras. Compreender esses aspectos da linguagem não verbal ajuda não só na interpretação de textos, mas também na comunicação eficaz em geral.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de linguística e semiótica que estudaram previamente. Através de atividades em grupo, eles explorarão a interpretação de diferentes tipos de linguagem (verbal e não verbal) em contextos variados, como artes visuais, cinema e mensagens codificadas. Este formato não só reforça o aprendizado dos alunos, mas também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Mistério no Museu: Decifrando Significados
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar signos e símbolos em uma linguagem não verbal, promovendo a compreensão da semiose visual.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão uma imagem de uma peça de arte, junto com um texto descritivo. A imagem conterá elementos simbólicos e cores específicas. A tarefa dos grupos será criar uma história que explique o significado dos elementos simbólicos e cores, e como eles se relacionam com o texto descritivo.
- Instruções:
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Forme grupos de até 5 alunos.
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Distribua as imagens e textos descritivos para cada grupo.
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Cada grupo deverá analisar os elementos da imagem e do texto, discutindo possíveis conexões.
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Elabore uma história que explique o significado dos elementos simbólicos e cores, e como eles se relacionam com o texto.
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Prepare uma apresentação para o resto da classe, explicando a interpretação de seu grupo.
Atividade 2 - Cineastas Mirins: Criando Histórias com Imagens e Sons
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar a linguagem cinematográfica, enfatizando a importância dos elementos visuais e sonoros na comunicação de ideias e emoções.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, deverão criar um curto filme mudo. Eles usarão uma câmera ou celular e objetos simples para criar cenas que contem uma história. Além das imagens, deverão escolher sons (música ou efeitos sonoros) que ajudem a contar a história.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.
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Distribua os materiais como câmeras ou celulares e objetos simples.
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Cada grupo cria e filma uma história curta, sem diálogos, apenas com imagens e sons.
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Escolha músicas ou efeitos sonoros que complementem a história visual.
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Apresente os filmes para a classe, e discuta como os diferentes elementos (imagens e sons) contribuem para contar a história.
Atividade 3 - Detetives da Palavra: Decifrando Mensagens Secretas
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Aplicar o conhecimento de linguística na decodificação de mensagens, promovendo a compreensão da estrutura e funcionamento da língua.
- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão uma carta com uma mensagem codificada. Eles deverão usar o conhecimento prévio sobre a estrutura da língua e a interpretação de sinais e significados para decifrar o código e descobrir o significado da mensagem.
- Instruções:
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Organize os alunos em grupos de até 5.
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Dê a cada grupo uma carta com uma mensagem codificada.
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Os grupos deverão usar dicionários e conhecimentos de português para decifrar o código.
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Apresente as mensagens decifradas para a classe, explicando o processo de decodificação.
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Discuta como os signos e significados foram importantes para a resolução do código.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam e articulem o que aprenderam através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de linguagem e semiótica, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este retorno coletivo também oferece ao professor a oportunidade de avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, pedindo que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências. Utilize perguntas como guia para a conversa, focando em aspectos como a importância da linguagem não verbal, a interpretação dos signos e símbolos, e como esses conceitos podem ser aplicados no dia a dia dos alunos. Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e as conexões que fizeram durante as atividades.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios ao interpretar os elementos visuais e sonoros nas atividades de hoje?
2. Como as diferentes formas de linguagem (verbal e não verbal) ajudaram a contar as histórias criadas pelos grupos?
3. De que maneira o conhecimento adquirido sobre signos e significados pode ser aplicado fora da sala de aula?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão é projetada para consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam vincular a teoria estudada com as atividades práticas realizadas. Além disso, serve para reforçar a aplicabilidade dos conceitos de linguística e semiótica no cotidiano, incentivando os alunos a continuarem questionando e explorando a diversidade de formas de comunicação. Esta revisão final ajuda a solidificar o conhecimento adquirido e a preparar os alunos para a aplicação contínua dos conceitos em suas vidas.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre linguística e semiótica, relembrando a definição de linguagem verbal e não verbal, e a importância dos signos, significados e símbolos na comunicação. Deve-se destacar as atividades práticas realizadas, como a decifração de mensagens, a interpretação de arte visual e a criação de filmes mudos, reforçando como cada uma ilustra a aplicação dos conceitos teóricos na prática.
Conexão com a Teoria
Durante a aula, a teoria foi conectada com a prática através de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar diretamente os conceitos estudados, como a análise de elementos visuais e sonoros em contextos artísticos e comunicacionais. Essa abordagem prática não só reforçou o aprendizado teórico como também demonstrou a relevância dos conceitos de linguagem e semiótica no cotidiano dos alunos.
Fechamento
Ao encerrar, é crucial destacar a importância do estudo de linguística e semiótica no dia a dia, enfatizando como o entendimento desses conceitos pode melhorar a comunicação e a interpretação de mensagens em diversos contextos, desde a leitura de livros e a interpretação de arte até a comunicação digital e audiovisual. Essa compreensão ajuda os alunos a se tornarem comunicadores mais eficazes e críticos.