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Plano de aula de Linguística e Semiótica

Português

Original Teachy

'EF03LP16'

Linguística e Semiótica

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Linguística e Semiótica

Palavras ChaveLinguística, Semiótica, Interpretação, Signos, Significados, Símbolos, Linguagem verbal, Linguagem não verbal, Comunicação, Atividades práticas, Análise crítica, Decodificação, Interpretação visual, Cinema mudo, Mensagens codificadas, Discussão em grupo, Aprendizado interativo, Aplicação teórica
Materiais NecessáriosImagens de peças de arte, Textos descritivos, Câmeras ou celulares para filmagem, Objetos simples para uso em filmes, Músicas ou efeitos sonoros, Cartas com mensagens codificadas, Dicionários
Códigos BNCCEF03LP16: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").; EF04LP13: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).; EF05LP14: Identificar e reproduzir, em textos de resenha crítica de brinquedos ou livros de literatura infantil, a formatação própria desses textos (apresentação e avaliação do produto).; EF03LP17: Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).; EF35LP16: Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.; EF03LP23: Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.; EF04LP18: Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.; EF05LP20: Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.; EF05LP21: Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.; EF03LP26: Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.; EF05LP26: Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de citações, pontuação (ponto final, dois-pontos, vírgulas em enumerações) e regras ortográficas.; EF04LP23: Identificar e reproduzir, em verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica desse gênero (título do verbete, definição, detalhamento, curiosidades), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.; EF05LP27: Utilizar, ao produzir o texto, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível adequado de informatividade.; EF04LP24: Identificar e reproduzir, em seu formato, tabelas, diagramas e gráficos em relatórios de observação e pesquisa, como forma de apresentação de dados e informações.; EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.; EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.; EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.; EF04LP26: Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.; EF05LP28: Observar, em ciberpoemas e minicontos infantis em mídia digital, os recursos multissemióticos presentes nesses textos digitais.; EF04LP25: Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer as metas de aprendizagem da sessão. Ao definir claramente o que se espera que os alunos alcancem, orienta-se tanto a preparação prévia quanto a participação ativa durante a aula. Esta clareza ajuda os estudantes a focar nos aspectos chave da linguística e semiótica, garantindo que o tempo em sala seja aproveitado ao máximo na aplicação prática e discussão dos conceitos.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar os tipos de linguagem (verbal e não verbal) e os elementos que compõem cada uma, como palavras, signos, significados e símbolos.

2. Desenvolver habilidades de análise crítica nas crianças, permitindo que elas interpretem e discutam exemplos de linguagem em contextos variados, aplicando os conceitos estudados previamente.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos por meio de discussões e atividades práticas em grupo.
  2. Fomentar a curiosidade e o interesse dos alunos sobre como a linguagem é utilizada e interpretada no dia a dia.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram previamente com a aplicação prática na aula. Ao apresentar situações problema, estimula-se o pensamento crítico e a aplicação de conhecimentos prévios em novos contextos. A contextualização ajuda a perceber a relevância do estudo da linguística e semiótica, mostrando como estes conceitos são aplicados e importantes no dia a dia, o que aumenta o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro sem figuras. Como você pode entender o que as palavras estão descrevendo sem ver as coisas na vida real?

2. Pense no último filme que assistiu. Como as músicas, sons e cores ajudaram a contar a história além das palavras que os atores falaram?

Contextualização

A linguagem está presente em todas as formas de comunicação que usamos diariamente, não apenas através de palavras, mas também por meio de sinais, símbolos e gestos. Por exemplo, o uso de emojis em mensagens de texto pode mudar completamente o significado de uma frase. Além disso, em filmes e propagandas, a escolha de cores e sons frequentemente comunica emoções e mensagens que complementam ou até superam o impacto das palavras. Compreender esses aspectos da linguagem não verbal ajuda não só na interpretação de textos, mas também na comunicação eficaz em geral.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa os conceitos de linguística e semiótica que estudaram previamente. Através de atividades em grupo, eles explorarão a interpretação de diferentes tipos de linguagem (verbal e não verbal) em contextos variados, como artes visuais, cinema e mensagens codificadas. Este formato não só reforça o aprendizado dos alunos, mas também desenvolve habilidades de colaboração, pensamento crítico e criatividade.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mistério no Museu: Decifrando Significados

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e interpretar signos e símbolos em uma linguagem não verbal, promovendo a compreensão da semiose visual.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão uma imagem de uma peça de arte, junto com um texto descritivo. A imagem conterá elementos simbólicos e cores específicas. A tarefa dos grupos será criar uma história que explique o significado dos elementos simbólicos e cores, e como eles se relacionam com o texto descritivo.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua as imagens e textos descritivos para cada grupo.

  • Cada grupo deverá analisar os elementos da imagem e do texto, discutindo possíveis conexões.

  • Elabore uma história que explique o significado dos elementos simbólicos e cores, e como eles se relacionam com o texto.

  • Prepare uma apresentação para o resto da classe, explicando a interpretação de seu grupo.

Atividade 2 - Cineastas Mirins: Criando Histórias com Imagens e Sons

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a linguagem cinematográfica, enfatizando a importância dos elementos visuais e sonoros na comunicação de ideias e emoções.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, deverão criar um curto filme mudo. Eles usarão uma câmera ou celular e objetos simples para criar cenas que contem uma história. Além das imagens, deverão escolher sons (música ou efeitos sonoros) que ajudem a contar a história.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua os materiais como câmeras ou celulares e objetos simples.

  • Cada grupo cria e filma uma história curta, sem diálogos, apenas com imagens e sons.

  • Escolha músicas ou efeitos sonoros que complementem a história visual.

  • Apresente os filmes para a classe, e discuta como os diferentes elementos (imagens e sons) contribuem para contar a história.

Atividade 3 - Detetives da Palavra: Decifrando Mensagens Secretas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de linguística na decodificação de mensagens, promovendo a compreensão da estrutura e funcionamento da língua.

- Descrição: Os alunos, em grupos, receberão uma carta com uma mensagem codificada. Eles deverão usar o conhecimento prévio sobre a estrutura da língua e a interpretação de sinais e significados para decifrar o código e descobrir o significado da mensagem.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Dê a cada grupo uma carta com uma mensagem codificada.

  • Os grupos deverão usar dicionários e conhecimentos de português para decifrar o código.

  • Apresente as mensagens decifradas para a classe, explicando o processo de decodificação.

  • Discuta como os signos e significados foram importantes para a resolução do código.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam e articulem o que aprenderam através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos de linguagem e semiótica, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Este retorno coletivo também oferece ao professor a oportunidade de avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, pedindo que cada grupo compartilhe suas descobertas e experiências. Utilize perguntas como guia para a conversa, focando em aspectos como a importância da linguagem não verbal, a interpretação dos signos e símbolos, e como esses conceitos podem ser aplicados no dia a dia dos alunos. Encoraje os alunos a expressarem suas opiniões e as conexões que fizeram durante as atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao interpretar os elementos visuais e sonoros nas atividades de hoje?

2. Como as diferentes formas de linguagem (verbal e não verbal) ajudaram a contar as histórias criadas pelos grupos?

3. De que maneira o conhecimento adquirido sobre signos e significados pode ser aplicado fora da sala de aula?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para consolidar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam vincular a teoria estudada com as atividades práticas realizadas. Além disso, serve para reforçar a aplicabilidade dos conceitos de linguística e semiótica no cotidiano, incentivando os alunos a continuarem questionando e explorando a diversidade de formas de comunicação. Esta revisão final ajuda a solidificar o conhecimento adquirido e a preparar os alunos para a aplicação contínua dos conceitos em suas vidas.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre linguística e semiótica, relembrando a definição de linguagem verbal e não verbal, e a importância dos signos, significados e símbolos na comunicação. Deve-se destacar as atividades práticas realizadas, como a decifração de mensagens, a interpretação de arte visual e a criação de filmes mudos, reforçando como cada uma ilustra a aplicação dos conceitos teóricos na prática.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi conectada com a prática através de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar diretamente os conceitos estudados, como a análise de elementos visuais e sonoros em contextos artísticos e comunicacionais. Essa abordagem prática não só reforçou o aprendizado teórico como também demonstrou a relevância dos conceitos de linguagem e semiótica no cotidiano dos alunos.

Fechamento

Ao encerrar, é crucial destacar a importância do estudo de linguística e semiótica no dia a dia, enfatizando como o entendimento desses conceitos pode melhorar a comunicação e a interpretação de mensagens em diversos contextos, desde a leitura de livros e a interpretação de arte até a comunicação digital e audiovisual. Essa compreensão ajuda os alunos a se tornarem comunicadores mais eficazes e críticos.

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