Entrar

Plano de aula de Palavras com Mais de Um Significado

Português

Original Teachy

'EF05LP02'

Palavras com Mais de Um Significado

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Palavras com Mais de Um Significado

Palavras ChavePalavras polissêmicas, Interpretação de textos, Atividades práticas, Contextualização, Análise contextual, Comunicação eficaz, Trabalho em equipe, Pensamento crítico, Engajamento, Dinâmicas interativas, Aplicação de conhecimento, Expressão artística, Discussão em grupo
Materiais NecessáriosListas de palavras polissêmicas, Textos contendo exemplos das palavras, Papéis, Tintas, Pincéis, Materiais para cenários teatrais (se disponíveis), Figurinos simples (se disponíveis), Quadro branco ou flipchart, Marcadores
Códigos BNCCEF05LP02: Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
Ano Escolar5º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer as bases do que será explorado durante a sessão. Ao definir claramente os objetivos, os alunos terão uma noção precisa do que se espera deles e entenderão a importância de explorar as múltiplas facetas das palavras. Isso não só fortalece sua compreensão da língua portuguesa, mas também ajuda a desenvolver habilidades críticas de interpretação e análise.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e compreender palavras do português que possuem mais de um significado, como 'manga'.

2. Desenvolver habilidades de análise contextual para a correta interpretação de palavras polissêmicas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em sala para promover uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que os façam pensar e aplicar o conhecimento prévio sobre palavras com múltiplos significados. Além disso, a contextualização com a história etimológica e exemplos reais ajuda a solidificar o entendimento dos alunos sobre a complexidade e a riqueza da língua portuguesa. Este momento prepara o terreno para as atividades práticas que seguirão, garantindo que os alunos estejam motivados e conscientes da relevância do assunto.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um livro e encontra a palavra 'manga'. Como você saberia se a autora está falando sobre a fruta ou sobre a parte de uma camisa?

2. Pensem em uma conversa em que alguém diz 'A manga da camisa do meu pai está com uma mancha de manga'. O que essa frase pode significar, considerando que 'manga' pode ter mais de um significado?

Contextualização

A palavra 'manga' é um excelente exemplo de polissemia no português, possuindo significados tanto relacionados à fruta quanto à parte de uma peça de vestuário. Curiosamente, o termo 'manga' para a fruta vem do árabe 'manga', enquanto o sentido de 'manga' para designar a parte da roupa vem do latim 'manica', que significa 'manga'. Esta dualidade de significado não é exclusiva do português e pode ser encontrada em muitas outras línguas ao redor do mundo.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e lúdica o conhecimento prévio sobre palavras polissêmicas. Através de atividades interativas em grupo, os alunos terão a oportunidade de explorar, discutir e representar os diferentes significados das palavras em contextos variados. Essa abordagem não só reforça a compreensão do conteúdo, mas também promove habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Escolhendo uma das atividades propostas, o professor pode adaptar o plano de aula para atender às necessidades e ao estilo de aprendizado de sua classe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro das Palavras Polissêmicas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar e aplicar corretamente os diferentes significados de palavras polissêmicas através de exemplos práticos.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo receberá uma lista de palavras com mais de um significado e terá que encontrar exemplos dessas palavras em textos espalhados pela sala. Cada exemplo correto que eles encontrarem dará a eles uma pista para a próxima 'palavra tesouro'. O objetivo é completar a lista o mais rápido possível.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribua a lista de palavras polissêmicas para cada grupo.

  • Espalhe os textos pela sala e assegure-se de que cada texto contenha pelo menos uma das palavras da lista.

  • Os grupos devem ler o texto, identificar o uso da palavra e discutir qual é o significado correto com base no contexto.

  • Cada vez que um grupo acertar o significado, eles receberão a próxima pista.

  • O primeiro grupo a completar a lista e retornar à mesa do professor com as respostas corretas vence.

Atividade 2 - Drama das Palavras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de maneira criativa e lúdica os diferentes significados de palavras polissêmicas.

- Descrição: Nesta atividade, cada grupo de alunos receberá uma palavra polissêmica e terá que criar uma pequena peça teatral que demonstre os diferentes significados da palavra. Eles deverão usar cenários e figurinos simples para representar os diferentes usos da palavra.

- Instruções:

  • Escolha uma palavra polissêmica para cada grupo de alunos.

  • Cada grupo deve criar uma pequena peça que ilustre os diferentes significados da palavra.

  • Discuta com os alunos sobre como eles podem representar cada significado de forma clara e criativa.

  • Permita que os grupos ensaiem suas peças por alguns minutos.

  • Cada grupo apresentará sua peça para a classe, explicando os diferentes significados da palavra ao final da apresentação.

Atividade 3 - Pintando Significados

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e entender de forma artística os diferentes significados de palavras polissêmicas.

- Descrição: Os alunos usarão tintas e papéis para criar um quadro que represente os diferentes significados de uma palavra polissêmica. Eles devem usar cores, formas e símbolos que ajudem a ilustrar cada significado.

- Instruções:

  • Dê a cada grupo de alunos um conjunto de materiais de pintura.

  • Explique o conceito de palavras polissêmicas e peça que escolham uma para representar visualmente.

  • Os grupos devem discutir e planejar como cada significado da palavra será representado no quadro.

  • Permita que os alunos pintem seus quadros, utilizando as cores e formas para diferenciar os significados.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu quadro para a classe, explicando a escolha de cores e formas para cada significado.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o que aprenderam durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico, além de oferecer uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos nós tivemos a chance de explorar e representar os diferentes significados das palavras polissêmicas, vamos compartilhar nossas descobertas e experiências. Cada grupo terá a oportunidade de explicar como abordou a tarefa e o que aprendeu com ela. Vamos ouvir atentamente uns aos outros para enriquecer nosso entendimento das palavras em contextos diversos.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao tentar identificar e representar os diferentes significados das palavras polissêmicas?

2. Como o conhecimento sobre os diferentes significados de uma palavra pode ajudar na interpretação de textos?

3. Houve algum significado de uma palavra que surpreendeu vocês? Por quê?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conteúdos explorados durante a sessão. Resumir e recapitular os pontos chave ajuda a reforçar o aprendizado, enquanto estabelecer a conexão entre teoria e prática e discutir a relevância prática do conteúdo prepara os alunos para aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.

Resumo

Nesta etapa final da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre palavras polissêmicas, reforçando o conceito de que uma única palavra pode ter múltiplos significados e como estes se aplicam em diversos contextos. Deve-se recapitular os exemplos discutidos e utilizados nas atividades, como 'manga', destacando as interpretações variadas.

Conexão com a Teoria

Ao longo da aula, os alunos aplicaram a teoria de palavras polissêmicas na prática através de atividades interativas, como a Caça ao Tesouro e o Drama das Palavras. Essas dinâmicas permitiram que os conceitos teóricos fossem explorados de maneira concreta e contextualizada, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a importância do estudo de palavras com múltiplos significados para a compreensão de textos e comunicação eficaz no dia a dia. Compreender essas nuances linguísticas enriquece não apenas o vocabulário, mas também a capacidade de interpretação e expressão dos alunos em diferentes situações comunicativas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies